Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador Jhonathan Lavador quer a instalação de barreiras sanitárias na entrada da cidade

por Assessoria de Comunicação última modificação 16/02/2021 15h58
O vereador Jhonathan Martins (Jhonathan Lavador) quer a instalação de barreiras sanitárias em todas as vias de acesso a cidade de Frutal, com controle de entradas e saídas, como forma de prevenção ao coronavírus. O pedido foi feito em indicação aprovada pelos vereadores na reunião realizada na noite desta segunda-feira (15). Na proposição, ele também pede a sanitização de locais públicos, entre eles, Hospital Frei Gabriel, UBS´s – Unidades Básicas de Saúde e praças.
Segundo Jhonathan, as barreiras sanitárias consistem num mecanismo que tem por a finalidade controlar o acesso de pessoas ao município para prevenir riscos de contaminação e disseminação de doenças, como a Covid-19. “Os principais acessos da cidade devem ser controlados com a ajuda do pessoal da área de saúde do município, com apoio de militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar”, relata.
Ainda segundo Jhonathan, as esquipes das barreiras seguiriam protocolos de segurança. “Estes profissionais teriam autonomia para exigir que motoristas e acompanhantes que desejarem adentrar na cidade sejam submetidos a um questionário de verificação da saúde e caso haja respostas positivas, efetuadas medidas de aferição da temperatura corporal por meio de um termômetro digital”, comenta.
Nas barreiras, os sintomáticos, principalmente aqueles que apresentarem quadro de doença respiratória, deverão preencher um formulário e um termo de compromisso para apresentação obrigatória ao serviço de saúde e procura de uma unidade hospitalar. Os assintomáticos, que tenham contato com suspeitos de Covid-19 deverão se comprometer a cumprir isolamento voluntário em casa, por pelo menos sete dias.
O objetivo principal desta medida é evitar a transmissão do coronavírus em nosso município, com um controle sanitário efetivo nas entradas da cidade, por profissionais da saúde, por policiais treinados e por equipes da vigilância sanitária epidemiológica, que através desta medida poderiam controlar, dialogando com as pessoas e verificando se estas têm algum sintoma, até para orientação sobre o encaminhamento destas aos serviços de saúde.