Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadora Irma manifesta preocupação com a preservação dos mananciais de água em Frutal

por Assessoria de Comunicação última modificação 26/03/2021 18h04
Preocupada com a preservação, manutenção e recuperação dos mananciais e ecossistemas, entre eles, o Ribeirão Frutal, uma das principais fontes de abastecimento de água da cidade, a vereadora Irma Rezende Rocha questionou a Prefeitura sobre quais ações ambientais já foram tomadas para recuperação da bacia desse importante córrego, de suas nascentes e matas ciliares e, ainda, sobre qual o papel da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em relação à preservação dos mananciais de todo o município.
Segundo a vereadora, em 2018, numa parceria entre Prefeitura, Secretaria de Meio Ambiente e Copasa, foi criado o Programa Pró-Mananciais, que resultou na criação de um Conselho Local de Meio Ambiente (Colmeia). Porém, o conselho não prosperou e, nesse sentido, a parlamentar requer saber se as ações compromissadas foram cumpridas, tais como, o investimento de 0,5% da arrecadação da Copasa na recuperação de microbacias em todo o estado, iniciando-se pelos pontos de captação de água, como o Ribeirão Frutal.
"Na ocasião, a Secretaria de Meio Ambiente comprometeu-se a desenvolver um diagnóstico, criar projetos, para depois buscar estes recursos, mostrando preocupação com a continua vazão do Ribeirão Frutal. Infelizmente, o Coletivo Colmeia não se consolidou e hoje a situação é de extrema preocupação, devido ao descontrole na preservação daquele manancial, como desmatamento, assoreamento, contaminação por esgoto, lixo, etc. A falta de planejamento urbano vem afetando enormemente o córrego, infelizmente em algumas situações quase irreversíveis!", relata a vereadora Irma.
Diante dessa situação, ela expediu requerimento à Prefeitura de Frutal a fim de esclarecer se as medidas e investimentos para preservação da bacia do Ribeirão Frutal e outros mananciais de água o município estão sendo adotadas, especialmente para evitar a falta de abastecimento de água, como tem sido registrado de forma frequente durante os períodos de seca. “Sabemos da importância dos mananciais para a manutenção da vida dos nossos ecossistemas e a proteção deles e um dever de todos nós”, afirmou.