Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadora Juliene recomenda distribuição de equipamentos de proteção individual

Vereadora Juliene recomenda distribuição de equipamentos de proteção individual

por Assessoria de Comunicação última modificação 18/02/2021 16h30
“O EPI é importante para proteger os profissionais individualmente, reduzindo qualquer tipo de ameaça ou risco para o trabalhador. O uso dos equipamentos de proteção é determinado por uma norma técnica chamada NR 6, que estabelece que os equipamentos de proteção individual sejam fornecidos de forma gratuita ao trabalhador para o desempenho de suas funções dentro da empresa”, ressaltou a parlamentar.
A vereadora Juliene Sabino recomendou nesta semana, através de indicação aprovada por unanimidade na Câmara, a necessidade da Prefeitura de Frutal distribuir EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – para servidores da Secretaria Municipal de Saúde. O pedido também é extensivo aos coletores de resíduos sólidos (lixo comum), garis e funcionários do Cemitério Municipal. “Todas as atividades profissionais que possam imprimir algum tipo de risco físico para o trabalhador devem ser cumpridas com o auxílio de EPIs”, explicou.
Segundo Juline, os profissionais mencionados por ela em sua proposição precisam estar protegidos, pois fazem parte da infraestrutura de resposta a esta epidemia, principalmente neste momento atual, em que a nova síndrome respiratória pandêmica, denominada Covid-19, associada ao novo coronavírus SARS-CoV-2, é capaz de gerar muitas incertezas no ambiente profissional, em especial na transmissibilidade das partículas virais infectantes.
O uso do EPI, conforme a vereadora Juliene, é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas em casos de acidentes de trabalho. Além disso, o equipamento de proteção individual também é usado para garantir que o profissional não será exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida dos profissionais durante e depois da fase ativa de trabalho.