Você está aqui: Página Inicial / Juliene Sabino quer contratação de empresa especializada em rastreamento de infecções para pacientes

por Assessoria de Comunicação última modificação 16/08/2023 16h47

A Câmara aprovou uma indicação de autoria da vereadora Juliene Sabino que sugere a contratação de uma empresa especializada em serviço de rastreamento de infecções pelo papilomavírus humano e infecções sexualmente transmissíveis (IST's).

Além disso, ela pede a inclusão de treinamento, acondicionamento, transporte, processamento da genotipagem, liberação dos laudos, produção de relatório bioestatístico e epidemiológico, fornecimento de insumos para coleta, de acordo com as normas do Sistema Único de Saúde (SUS) e conforme características e especificações constantes no escopo técnico.

De acordo com a vereadora, o exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença no início, antes que a mulher apresente sintomas.

Trata-se de fornecer às munícipes carentes a oportunidade da detecção de 28 tipos de HPV, sendo esta uma iniciativa mais assertiva e moderna para a prevenção do câncer de colo de útero.

“A estratégia de diagnóstico precoce contribui para a redução do estágio de apresentação do câncer. Também é importante que a população e os profissionais estejam aptos para o reconhecimento dos sinais suspeitos, bem como o acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde”, declara Juliene.