Você está aqui: Página Inicial / Quatro vereadores solicitam UTI pediátrica e neonatal no HFG

Quatro vereadores solicitam UTI pediátrica e neonatal no HFG

por Assessoria de Comunicação última modificação 05/05/2023 16h13

Os vereadores Lucivaine Vaininha, Fernando da Quineira, Jhonathan Lavador e Alexandre Braz assinaram uma indicação em conjunto em que pedem para instalar uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica e Neonatal no Hospital Frei Gabriel.

Eles esclarecem que o objetivo é poder prestar assistência a crianças e as famílias, em situações de emergência e agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida e exigem tratamento imediato. A UTI tem o intuito de monitorar com precisão as situações consideradas mais graves ou as crianças com alguma descompensação orgânica.

Quando voltada para o atendimento de recém-nascidos, a unidade busca o tratamento de prematuros que apresentam alguma situação adversa ao nascer, significando que nem sempre os bebês estão doentes, mas, muitas vezes, precisam de uma atenção maior da equipe médica para que possam crescer com qualidade, se tornando aptos a respirar, sugar e deglutir. Para isso, contam com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos.

Os autores comentam que a UTI Neonatal é relevante também porque pode impedir o desenvolvimento de qualquer doença que possa acometer o recém-nascido e, inclusive, colocá-lo em risco.

“O intuito da UTI é promover uma boa qualidade de vida para aquela criança, criando um ambiente protegido para que ela fortaleça as funções em desenvolvimento. Isso amplia seu potencial de crescimento saudável, bem como assegura a família de que está tudo bem com o novo membro”, justificam.