Representação de Alex Freitas pede a deputados federais votação de fim da escala de trabalho 6x1
Através de representação aprovada pela Câmara de Frutal, no dia 15, o vereador Alex Freitas solicitou aos deputados federais o empenho e agilidade para votação e aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que acaba com a escala de trabalho de 6 dias por um.
O documento foi enviado para os deputados Reginado Lopes, Samuel Viana, Nikolas Ferreira, Zé Vitor, Igor Timo, Dandara Silva Castro, Welinton Prado, Ana Paula Junqueira, Delegado Marcelo Freitas, Maurício do Vôlei, Luiz Tibé, Gilberto Abramo, Newton Cardoso Júnior e André Janones.
Alex informa que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, na quarta-feira (10), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe uma escala de trabalho de dois dias de descanso para cinco dias trabalhados, a escala 5×2.
Pelo texto que avançou, fica proibida a chamada “escala 6X1”, na qual são seis dias trabalhados por semana para ganhar uma folga. A principal vantagem da escala 5x2 é a promoção de um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal do colaborador, resultando em maior bem-estar, saúde mental e produtividade.
O autor destaca como vantagens melhor qualidade de vida; aumento da produtividade e eficiência; redução do absenteísmo e aumento do comprometimento; saúde mental e bem-estar; organização e previsibilidade, além de flexibilidade.
“A adoção da escala 5x2 pode tornar a empresa mais atrativa no mercado de trabalho, auxiliando na retenção de talentos e na atração de novos profissionais que buscam um modelo de jornada que valorize o bem-estar”, finaliza.