Você está aqui: Página Inicial / Representação de Edivalder Cheiroso ao deputado Arnaldo Silva pede criação de centro especializado em autismo para Frutal

por Assessoria de Comunicação última modificação 12/06/2023 15h52

O vereador Edivalder Cheiroso fez uma representação ao deputado estadual Arnaldo Silva pedindo a criação de um centro especializado em autismo, para pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), para Frutal.

De acordo com ele, o município foi incluído no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), que define as diretrizes do Governo de Minas para os próximos anos, graças aos esforços parlamentares da Assembleia Mineira.

O PPAG definiu a criação de centros especializados em autismo, o que representa um grande avanço para o Estado em relação às políticas públicas de apoio e proteção às pessoas com o TEA.

Conforme dados do IBGE, estima-se que há cerca de dois milhões de autistas no Brasil. Como a população total no país é de 200 milhões de habitantes, significa que 1% da população estaria no espectro. Esse número tem aumentado por conta do avanço da ciência, que busca estudar e entender esse transtorno.

“Existe uma demanda acentuada do diagnóstico e tratamento do autismo e muitas famílias em Frutal não possuem condições financeiras para buscar o diagnóstico e o tratamento em outras cidades. Em razão do aumento de casos, essas crianças e adolescentes necessitam de um apoio maior, por isso, a necessidade da criação de um centro de atendimento especializado”, justifica.