Você está aqui: Página Inicial / Representação de Edivalder Cheiroso ao deputado Arnaldo Silva pede criação de centro especializado em autismo para Frutal

Representação de Edivalder Cheiroso ao deputado Arnaldo Silva pede criação de centro especializado em autismo para Frutal

por Assessoria de Comunicação última modificação 12/06/2023 15h52

O vereador Edivalder Cheiroso fez uma representação ao deputado estadual Arnaldo Silva pedindo a criação de um centro especializado em autismo, para pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), para Frutal.

De acordo com ele, o município foi incluído no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), que define as diretrizes do Governo de Minas para os próximos anos, graças aos esforços parlamentares da Assembleia Mineira.

O PPAG definiu a criação de centros especializados em autismo, o que representa um grande avanço para o Estado em relação às políticas públicas de apoio e proteção às pessoas com o TEA.

Conforme dados do IBGE, estima-se que há cerca de dois milhões de autistas no Brasil. Como a população total no país é de 200 milhões de habitantes, significa que 1% da população estaria no espectro. Esse número tem aumentado por conta do avanço da ciência, que busca estudar e entender esse transtorno.

“Existe uma demanda acentuada do diagnóstico e tratamento do autismo e muitas famílias em Frutal não possuem condições financeiras para buscar o diagnóstico e o tratamento em outras cidades. Em razão do aumento de casos, essas crianças e adolescentes necessitam de um apoio maior, por isso, a necessidade da criação de um centro de atendimento especializado”, justifica.

 

error while rendering plone.comments
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo