Você está aqui: Página Inicial / Três vereadores pedem a deputado inclusão de Frutal no programa “Mais Saúde”

Três vereadores pedem a deputado inclusão de Frutal no programa “Mais Saúde”

por Assessoria de Comunicação última modificação 23/06/2023 11h36

Os vereadores Alexandre Braz, Fernando da Quineira e Jhonathan Lavador fizeram uma representação em conjunto na qual pedem ao deputado federal André Janones que interceda junto ao Governo Federal para que Frutal seja contemplada com o novo programa “Mais Médicos”, que passou a se chamar “Mais Saúde”.

Segundo eles, o governo fez a abertura de 15 mil novas vagas e até o final de 2023, serão 28 mil profissionais contratados em todo o país principalmente para as áreas de extrema pobreza, com a estimativa de mais de 96 milhões de brasileiros recebendo atendimento médico.

Esse primeiro atendimento, realizado nas unidades básicas de saúde, é responsável pelo acompanhamento da situação de saúde da população, prevenção e redução de agravos.

“O Mais Médicos voltou para responder ao desafio da presença de médicos nos municípios mais distantes dos grandes centros e nas periferias das cidades. Voltar com o programa significa contribuir com o compromisso de cuidar do povo brasileiro e das pessoas que sofrem com a falta de atendimento”, afirmou a ministra da saúde, Nísia Trindade.

Das novas vagas previstas para este ano, 5 mil serão abertas por meio de edital. As outras 10 mil vagas serão oferecidas em um formato que prevê a contrapartida dos municípios. Essa forma de contratação garante às prefeituras menor custo, maior agilidade na reposição do profissional e permanência nessas localidades. O investimento por parte do Governo Federal neste ano será de R$ 712 milhões.

Poderão participar dos editais do “Mais Saúde” profissionais brasileiros e intercambistas, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS). Os médicos brasileiros formados no Brasil continuam a ter preferência na seleção.

“Como a situação da Saúde de Frutal, de forma geral, é bastante precária, será muito interessante que o Município possa ingressar nesse programa; afinal, as reclamações dos usuários da saúde pública são cada vez mais constantes”, justificam os autores da representação.