Você está aqui: Página Inicial / Vereador Jarbinhas quer tradução em Libras nas transmissões ao vivo da Câmara e Prefeitura

por Assessoria de Comunicação última modificação 18/06/2021 11h28
Indicação do vereador Jarbas Azevedo Filho (Jarbinhas) pede que a Câmara e Prefeitura de Frutal institua tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nas transmissões ao vivo promovidas pelos dois órgãos, como reuniões ordinárias, processos licitatórios, audiências públicas, encontros, entre outros. Com a proposição, o vereador destaca a necessidade de promover igualdade de condições de cidadania para as pessoas que têm deficiência auditiva.
“A Lei Brasileira de Inclusão tem normas destinadas a assegurar e promover, em igualdade de condições, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, visando a inclusão social e cidadania. A Lei trata das diversas ferramentas para garantir que todos os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados, defendendo-os da exclusão, discriminação, preconceito e da ausência de acesso real a todos os setores da sociedade”, explica.
Jarbinhas aponta ainda que o intérprete de Libras tem a atribuição de promover a intermediação comunitária entre os usuários de LIBRAS, interpretando a linguagem oral e, atualmente, isso não ocorre nas reuniões ordinárias da Câmara, bem como outras transmissões ao vivo promovidas pelo Legislativo que são transmitidas via Internet pelas redes sociais.
“Julgo que será gratificante e positivo abrir espaço para a tradução em Libras, que dará oportunidade às pessoas com deficiência de assistir e entender completamente o que está sendo dito, discutido e debatido nessas transmissões ao vivo”, finaliza.