Vereador Samir cobra providências quanto ao uso indevido do Calçadão de Frutal

Foi aprovado um requerimento de autoria do vereador Samir Alouan solicitando ao prefeito e ao secretário Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Ivanildo Gomes dos Santos, esclarecimentos sobre as providências adotadas quanto ao uso indevido do Calçadão de Frutal.

Ele questiona o motivo da Prefeitura e a Secretaria de Trânsito não ter realizado fiscalização efetiva quanto ao uso correto do Calçadão de Frutal; se a Administração tem ciência da circulação e estacionamento irregular de veículos no local; quais medidas foram adotadas até o momento e por que as correntes de contenção não foram recolocadas em seus devidos lugares.

Samir indaga ainda se há projeto ou previsão para reinstalar as placas de sinalização indicando a proibição de trânsito e estacionamento de veículos no calçadão; quais providências imediatas a Prefeitura pretende tomar para garantir o cumprimento das normas; se existe cronograma para reordenamento e preservação preventiva do calçadão e se a Administração pretende elaborar medidas emergenciais para coibir a prática irregular observada.

O autor do requerimento explica que o Calçadão foi criado para uso exclusivo de pedestres, garantindo segurança, mobilidade e preservação do espaço urbano. Ele acrescenta que anteriormente o local contava com placas de sinalização e correntes de proteção, impedindo o trânsito de veículos como bicicletas, motos, carros e outros. Com a falta destas correntes, atualmente, ocorrem o trânsito e estacionamento irregular de veículos, causando riscos a pedestres, prejuízo ao comércio local e desrespeito às normas de trânsito vigentes.

“Queremos resguardar a segurança dos pedestres e a correta utilização do espaço público, preservando o objetivo original do calçadão como área exclusiva de convivência, circulação humana e lazer”, justifica.