Você está aqui: Página Inicial / Vereador Vaininha solicita disponibilização de “Castra Móvel” em Frutal

Vereador Vaininha solicita disponibilização de “Castra Móvel” em Frutal

por Assessoria de Comunicação última modificação 16/08/2023 14h45

O Legislativo aprovou, na reunião do dia 14, uma indicação da vereadora Lucivaine “Vaininha” que reivindica que seja disponibilizado um “castra móvel” durante a campanha de vacinação antirrábica em animais no município.

Trata-se de um veículo equipado com sala climatizada para procedimentos cirúrgicos para oportunizar a castração de animais (cães e gatos) em bairros distantes do Centro de Zoonoses. A vereadora acrescenta que a medida irá beneficiar muitas famílias que não podem arcar com os curtos de uma castração.

No Centro de Zoonoses, são realizados procedimentos, porém, com esse veículo, a campanha se estende para os bairros mais distantes da cidade, facilitando para os donos de pets.

Vaininha ressalta a importância da castração dos animais já que eles sofrem com inúmeras dificuldades como o abandono. Em razão do procedimento, há uma diminuição quase total nas fugas dos animais e evita-se a agressão entre machos.

A castração animal previne diversas doenças, principalmente nas fêmeas. Com a castração feita antes do primeiro cio, a fêmea tem apenas 0,5% de chances de desenvolver tumor de mama ao longo da vida. Além disso, a castração diminui drasticamente a possibilidade de o animal contrair qualquer tipo de doença no sistema reprodutor.

“Quem ama o seu animal sabe a importância de castrá-lo o quanto antes, pois, enquanto ainda é filhote, terá uma recuperação muito mais rápida. Com os devidos cuidados preventivos, o pet terá uma vida mais longa e saudável pela frente evitando uma série de problemas”, finaliza.