Você está aqui: Página Inicial / Vereadora Irma sugere implantação de “motofog” para combater mosquito Aedes em Frutal

por Assessoria de Comunicação última modificação 12/04/2023 16h21

A vereadora Irma Rezende Rocha fez uma indicação pedindo para a Secretaria da Saúde providenciar um ‘motofog’, visando o combate do mosquito Aedes aegypti transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika.

O motofog já é utilizado em cidades como Uberaba e Uberlândia e tem gerado bons resultados. Trata-se de uma motocicleta com bomba adaptada que é usada como veículo “fumacê” e que traz várias vantagens no combate às pragas, pernilongos como rapidez e menor custo na aquisição e manutenção. Também traz como vantagem ser 70% menos poluente e ter acesso mais fácil a terrenos restritivos.

“É um equipamento eficaz e de baixo custo. Por termos muitas pessoas contaminadas pelo mosquito, a prevenção é de extrema importância. Já que a vacina contra essas doenças ainda não é disponibilizada pelo SUS, precisamos utilizar meios de prevenção mais eficazes no combate ao mosquito, principalmente visando atender as populações mais carentes do Brasil”, declara.

A vereadora Irma observa que, no biênio passado, a Câmara de Frutal devolveu R$ 150 mil objetivando a aquisição de um veículo fumacê e, como ainda não foi efetuada a compra, ela espera que seja empregado para adquirir o “motofog”.