Zizi sugere projeto de proteção a crianças e adolescentes no ambiente digital

Na reunião do Legislativo, no dia 30, o vereador Zizi solicitou ao prefeito e à Secretaria Municipal de Educação que seja desenvolvido um projeto educativo permanente voltado aos pais e responsáveis, com foco na proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital, incluindo orientações e esclarecimentos sobre o ECA Digital.

Conforme ele comenta, a crescente presença de crianças e adolescentes no ambiente digital exige atenção redobrada das famílias e do poder público. “O acesso às redes sociais, jogos online e demais plataformas digitais, embora traga benefícios educacionais e de comunicação, também expõe os jovens a riscos como cyberbullying, exploração, exposição indevida, dependência digital e contato com conteúdos impróprios”, declara.

Zizi sugere que o projeto englobe palestras, encontros e oficinas voltadas aos pais e responsáveis nas escolas municipais; esclarecimentos sobre o ECA Digital; produção e distribuição de materiais informativos e cartilhas educativas; capacitação de educadores para orientação contínua às famílias; orientações práticas sobre uso seguro da internet e muitas outras ações. “É uma ação preventiva de grande relevância social, que contribuirá diretamente para a formação de cidadãos mais protegidos e informados”, completa.