Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Bruno defende incluir Frutal em consórcio aero-médico

Bruno defende incluir Frutal em consórcio aero-médico

por Jarkes Fernando Alves publicado 14/08/2019 08h15, última modificação 13/08/2019 14h29

Alguns municípios vizinhos a Frutal já contam com o serviço de transporte aero-médico, que fica à disposição 24 horas para atender aos munícipes em casos mais graves. A equipe de socorristas da aeronave é composta por militares do corpo de bombeiro e agentes do Samu, num projeto que foi possível graças ao apoio do governo estadual e um consórcio entre os municípios beneficiados.

Segundo o vereador Bruno Augusto de Jesus Ferreira, Frutal não participou deste consórcio, o que, para ele, é um ponto negativo e ao mesmo descaso com a população. “Eu apurei que, caso Frutal quisesse participar do consórcio, teria que pagar três mil reais mensais. Com isso, nossa cidade teria direito ao uso da aeronave, assim como da equipe para realizar transferências para Uberaba, que hoje são feitas pela UTI móvel, quando esta tem disponibilidade. Prefeitos da região me informaram que a Prefeitura de Frutal não quis entrar no consórcio e, por esse motivo não temos esse atendimento”, contou.
O vereador destacou que o atendimento aero-médico garante agilidade e aumenta a possibilidade de vida do paciente. “Na sexta-feira, 9 de agosto, um paciente de 26 anos que estava internado no hospital municipal em Iturama teve seu quadro agravado. A secretaria de saúde daquele município solicitou o transporte aero-médico e o transferiu para Uberaba, de maneira rápida e segura. Agora, Frutal que é considerada uma cidade polo regional, não pode ficar sem esse benefício, ainda mais quando a realidade da saúde em Frutal é caótica”, afirmou.
Na reunião desta segunda-feira ele expediu requerimento à prefeita Maria Cecilia e, ao finalizar, enfatizou: “Espero que Frutal não dê mais um passo atrás”.