Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Edivalder propõe que Frutal tenha Internet via satélite

Edivalder propõe que Frutal tenha Internet via satélite

por Jarkes Fernando Alves última modificação 13/08/2019 13h54

O vereador Edivalder Fernandes da Silva, que apresentou a Indicação 466/2019, chamou a atenção da administração para a necessidade de que seja providenciado o cadastramento do município de Frutal no programa federal ‘Internet para Todos’, procurando, após o devido cadastramento, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para dar prosseguimento ao processo, com o objetivo de que os cidadãos tenham uma Internet de alta qualidade ao seu alcance. Ele explicou que o programa, do Governo Federal, é uma iniciativa inédita e já está em pleno andamento.

O projeto, segundo ele, utiliza o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas-SGDC, para levar Internet em banda larga a todo o território nacional, o que significa a possibilidade de mais inclusão digital e social a todos os brasileiros. Em maio de 2019, o Tribunal de Contas da União deu aval à operacionalização, pela Telebrás, do contrato que aquela empresa tem para a efetiva implementação do programa, visto que foram verificados os ajustes contratuais que a estatal promoveu.
Edivalder aponta que mais de quatro mil municípios já aderiram ao projeto e, em breve, milhões de cidadãos serão amplamente beneficiados com Internet de alta qualidade. “É importante observar que o acesso do cidadão à Internet não será gratuito, mas de muito baixo custo. Haverá pacotes de alta velocidade, disponibilizados por provedores de banda larga. Ao fazer o cadastro junto ao MCTIC, os municípios indicam as localidades que não possuem conectividade com Internet em banda larga, onde a Telebrás vai operar a estrutura terrestre para assegurar todas as conexões. As unidades escolares e as Unidades Básicas de Saúde também podem ser conectadas à rede de computadores, com acesso gratuito à rede.”