Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Ex-técnico da Copasa leva informações à Câmara

Ex-técnico da Copasa leva informações à Câmara

por Jarkes Fernando Alves última modificação 19/12/2019 16h13
Ex-técnico da Copasa leva informações à Câmara

Joaquim Leonel

O ambientalista e ex-técnico da Copasa, Joaquim Leonel da Silva, levou à Câmara de Vereadores uma série de informações durante a sessão ordinária da segunda-feira, 16, onde foi convidado para falar sobre o mau cheiro da Estação de Tratamento de Esgotos, problema que existe há anos sem uma solução efetiva. Leonel foi encarregado em 2013, de cuidar dos serviços de tratamento de esgotos no distrito da Copasa pertencente a Frutal.

Segundo Joaquim, ele tentou fazer testes com um novo produto na Ete em Frutal, mas a direção da empresa determinou que isso fosse feito em Iturama-MG, onde o mau cheiro voltou após os seis meses em que foi desenvolvido o teste. Joaquim Leonel apontou ainda que a arrecadação pelo tratamento de esgoto chega a aproximadamente um milhão de reais, mas o tratamento deixa a desejar. A empresa distribui em torno de 180 mil litros de água/dia, mas o que chega à Ete para tratamento não passa de 80 mil litros. “Se fizermos uma média, chegamos a quase 140 milhões de reais que a Copasa deve devolver por ter cobrado a mais dos usuários pelo tratamento.”

Joaquim sugeriu que a Câmara e as demais autoridades evitem a privatização da empresa e tomem uma atitude em defesa do povo de Frutal. “Nós temos um contrato e ele não venceu. Vamos pegar a Copasa para o município e levar essa insatisfação dos clientes ao Ministério Público. Antes eu não podia falar por uma questão de ética, mas agora, como cidadão, vou cobrar como todos estão cobrando."