Notícias
Banco de notícias desta Casa Legislativa.
Vereador Rapinha recomenda contratação de especialistas para o Hospital Frei Gabriel
O vereador Claudimar Basílio da Silva (Rapinha) recomendou, através de proposição, a contratação de médicos especialistas para o Hospital Frei Gabriel. A solicitação foi aprovada por unanimidade pelos vereadores na reunião da Câmara de segunda-feira (26).
“Observadas às normas regimentais, indico ao prefeito Bruno Augusto a necessidade de envidar esforços junto ao Instituto Social de Saúde São Lucas para contratação dos médicos José Plínio dos Reis, Marco Aurélio Miziara, Ildo Carrilho e Luciano Martins”, solicitou.
“Estes profissionais já prestaram relevantes serviços naquele hospital e já estão familiarizados com a rotina do local. Por isso solicitamos ao Executivo Municipal que interceda, para que estes profissionais da nossa cidade voltem a trabalhar no Hospital Frei Gabriel, atendendo a demanda do Município”, justificou.
Vereadora Irma indica melhorias nas praças do Princesa Isabel I e II
A vereadora Irma Rezende Rocha fez uma indicação visando promover melhorias nas praças dos bairros Princesa Isabel I e II, matéria que foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo frutalense.
Ela solicita no documento uma limpeza geral; poda de árvores que atrapalham a iluminação; melhoria da iluminação com troca de lâmpadas queimadas e instalação de mais postes; instalação de bancos de cimento, além do plantio de arbustos para embelezar os bairros.
Irma Rezende observa que é fundamental efetuar a limpeza com urgência, pois muitos terrenos baldios estão sendo tomados pelo mato, ressaltando que devem ser aplicadas multas de acordo com o Código Municipal de Posturas a fim de compelir os proprietários a providenciar a limpeza de seus terrenos e imóveis.
Ela acrescenta que essa limpeza evitará a proliferação de insetos, escorpiões, roedores, caramujos e, principalmente, do mosquito transmissor de dengue e outras doenças perigosas.
Conforme observa, a legislação permite a Prefeitura notificar os proprietários de terrenos que estão sujos, possibilitando a aplicação de multa e autorização para o Executivo efetuar o serviço de limpeza e cobrar do contribuinte infrator.
Em sua indicação, a vereadora comenta que verificou que as praças estão necessitando de providências quanto a iluminação para proporcionar lazer aos moradores.
“Gostaríamos que as praças tivessem uma estética urbanística adequada, beneficiando crianças e suas mães e que sejam desfrutadas diariamente por todos os munícipes. Esperamos que todos fiquem satisfeitos com a boa utilização dos recursos provenientes dos impostos por eles pagos. Além disso, uma boa iluminação traz mais segurança, por isso, é preciso fazer poda de árvores que estão atrapalhando e a troca de lâmpadas queimadas”, ressalta.
A vereadora também lembra que este pedido atende a diversas reclamações de moradores. Irma ainda sugere a colocação de bancos patrocinados pelo comércio da cidade e que os moradores cuidem das plantas nas praças.
Vereador Fernando pede mais um veículo para atender a comunidade da Boa Esperança
O vereador Fernando de Barcelos de Paula (Fernando da Quineira), através de indicação encaminhada nesta semana ao prefeito Bruno Augusto, pediu mais um veículo para atender a área de saúde na região do povoado de Boa Esperança. “Caso não seja possível um novo automóvel sugerimos a substituição do atual por um mais confortável”, explicou.
Segundo Fernando, o povoado é bastante movimentado, principalmente por estar situado nas proximidades da Usina Cerradão. “A população de Boa Esperança cresceu muito com a chegada usina e de seus prestadores de serviços. Somente um veículo não tem atendido à demanda existente, sendo que esse carro já está bastante desgastado”, afirmou.
NOTA PÚBLICA
A Câmara Municipal desde que tomou conhecimento sobre denúncias publicadas pela imprensa regional a respeito de possíveis falhas na aplicação de vacinas e vencimento de doses das mesmas em Frutal, manteve imediato contato com a Secretaria Municipal de Saúde para apurar o caso e manter a população devidamente informada.
Ao presidente da Câmara, vereador Edivalder Fernandes da Silva, a secretária municipal de Saúde, Lamonise Alves Ribeiro, afirmou que não houve nenhuma irregularidade na campanha imunização em Frutal e que tudo será devidamente esclarecido pela Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com Superintendência Regional de Saúde.
Todos os demais vereadores e vereadoras de Frutal manifestam preocupação com o assunto e também acompanham o caso em busca de esclarecimento oficial, com intuito de tranquilizar a população. A Câmara Municipal de Frutal, mais uma vez, reforça seu compromisso com a comunidade e se coloca a disposição de todos!
Vereadores Juninho e Tõe da Véia lutam pela criação da Delegacia Rural em Frutal
Visando aumentar a segurança na zona rural, os vereadores Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato) e Antônio Joaquim da Silva (Tõe da Véia) lutam pela instalação de uma Delegacia Rural junto à Polícia Civil de Frutal. Para isso, eles encaminharam representação ao deputado estadual Arnaldo Silva, ao Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Joaquim Francisco, e ao chefe do Departamento da PCMG em Uberaba, Cézar Felipe Colombari, solicitando a criação dessa seção investigativa para crimes ocorridos na zona rural do município.
"Frutal tem sido alvo constante de furtos e roubos de gado, de defensivos agrícolas, veículos, tratores e até mesmo de caminhões de soja. Os produtores rurais estão assustados e à mercê dos bandidos, que não são identificados, não são presos e voltam a cometer esses crimes nas fazendas do município", desabafam os vereadores.
De acordo com Juninho e Tõe da Véia, a delegacia especializada em crimes ocorridos na zona rural será um reforço no combate a esses danos patrimoniais, proporcionando aos produtores que possam ter mais segurança e um ponto de referência em investigações para que possam cuidar desses casos.
"A classe rural é que tem segurado a economia desse país nesses tempos difíceis, e é merecido que os produtores tenham uma delegacia especializada nessas investigações, o que resultará em mais segurança para o homem do campo", afirmam os parlamentares.
Vereadora Maíza quer Centro de Diagnóstico de Imagens no Hospital Frei Gabriel
Na reunião da Câmara desta segunda-feira (26), foi aprovada uma indicação da vereadora Maíza Signorelli Nunes, destinada à secretária de saúde Lamonise Maria Alves Ribeiro para que seja instalado um Centro de Diagnóstico por Imagens (CDI) no Hospital Frei Gabriel ou que sejam contratados os serviços que são executados nesse centro para as pessoas que necessitarem.
Para ela, o Hospital já deveria contar com um centro de diagnósticos para atender os pacientes, que precisam se deslocar a outros centros para esse procedimento, atrasando o diagnóstico médico.
Maíza explica que o CDI se utiliza de tecnologia de imagem para realização de diagnósticos, intervenção e até tratamento em alguns casos. Normalmente, são as radiografias (raio-x), mamografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, radiologia intervencionista, medicina Nuclear, entre outras.
“Estes exames têm importância relevante na prevenção e tratamento de doenças, pois muitas delas não têm sinais ou sintomas no seu início. Com isso, as imagens auxiliam no diagnóstico precoce, sendo a melhor forma de se descobrir uma doença e iniciar o tratamento precoce, aumentando a chance de sucesso no processo de cura. Por isso, esperamos contar com a atenção do prefeito e da secretária de saúde no sentido de conseguirmos esse CDI”, justifica.
Câmara Municipal aprova criação de pedestal em frente ao Hospital Frei Gabriel
Em uma indicação assinada pelos 15 vereadores de Frutal, foi aprovada uma indicação visando realizar a reforma do Hospital Frei Gabriel e colocação de um pedestal com o busto do frei, em frente àquela instituição de saúde. “Seria adequado instalar o busto do frei Gabriel que tanto significou para a nossa comunidade devido ao seu exemplo de vida, pautada na caridade ao próximo e na fé cristã. Esta é uma maneira de homenageá-lo devidamente”, salientam.
Assinaram o pedido, os vereadores Alex Freitas, Alexandre Braz, Antônio Joaquim da Silva (Tõe da Veia), Claudimar Basílio (Rapinha), Edivalder Fernandes (Cheiroso), Fernando Barcelos (Fernando da Quineira), Gislene Maria da Silva, Irma Rezende Rocha, Jarbas Azevedo (Jarbinhas Despachante), Jhonathan Martins (Jhonathan Lavador), José Adão (Zizi), Juliene Sabino, Maíza Signorelli Nunes, Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato) e Sinomar Borges.
Quem foi Frei Gabriel?
Conhecido como "Irmão de Todos", Frei Gabriel foi um missionário que se dedicou a várias obras sociais e religiosas. Nasceu em 1907 como Antônio Machi, na cidade chamada Frazzanó, na Itália, e iniciou a vida religiosa em 1923.
Chegou ao Brasil em outubro de 1936. Em Minas Gerais, sua primeira fraternidade foi em Carmo do Paranaíba, onde foi idealizador e iniciador, em 15 de agosto de 1946, da construção da igreja de São Francisco de Assis.
Depois, foi para Uberaba, onde trabalhou ativamente para a construção das igrejas de Santa Teresinha e São Judas Tadeu. Também promoveu todos os anos o Natal dos Pobres, chegando, em 1955, a distribuir grande quantidade de gêneros alimentícios para inúmeras famílias uberabenses.
Além do Carmo do Paranaíba e Uberaba, Frei Gabriel morou em algumas cidades mineiras construindo algumas igrejas e trabalhando na assistência dos enfermos e pobres.
Porém, foi em Frutal, onde chegou em 1957, que o frade capuchinho fortaleceu os trabalhos de missionário: construiu a igreja matriz de Nossa Senhora do Carmo, a Casa Paroquial, a Igreja Nossa Senhora Aparecida, o Asilo Pio XII e a capela, a Casa da Criança e a Santa Casa de Misericórdia com a Capela e a Casa das Irmãs.
Após uma viagem à terra natal, Frei Gabriel passou alguns dias internado no hospital que ele mesmo fundou e faleceu em 17 de abril de 1973, aos 66 anos de idade.
Vereador Jhonathan Lavador cobra reparos devidos no asfalto após obras pela Copasa
O vereador Jhonathan Martins Siqueira (Jhonathan Lavador) foi autor de uma indicação em que cobra da direção da Copasa a pavimentação devidamente refeita sem alterar o nível da rua após a execução de algum serviço na cidade.
Conforme ele destaca, muitos buracos vêm sendo abertos nas ruas para a execução de serviços da Copasa. Porém, a companhia não faz devidamente a pavimentação, o que acaba danificando o asfalto, além de gerar muitas reclamações da população.
Vereadores questionam Prefeitura sobre recursos de mais se meio milhão destinados para a saúde de Frutal
Os vereadores Maíza Signorelli Nunes, Jarbas Azevedo Filho (Jarbinhas Despachante) e Juliene Sabino da Silva apresentaram requerimento ao prefeito Bruno Augusto para solicitar esclarecimentos se é verdade que o município recebeu mais de meio milhão de reais destinados ao Fundo Municipal de Saúde para ações de enfrentamento da emergência em saúde em razão da pandemia de Covid-19.
Segundo o documento assinado pelos vereadores, há informações de que foram destinados a Frutal um repasse de R$577.897,00 e outro de R$127.226,00 para serem aplicados em equipamentos de maternidade e triagem auditiva neonatal.
Porém, segundo os vereadores, as verbas estariam paradas nos cofres do Fundo Municipal, com risco de serem perdidas e devolvidas para o Governo ao fim do período de pandemia, trazendo prejuízos para a saúde do município.
“Esta é uma informação relevante para a nossa atividade de fiscalização e esperamos que o requerimento possa ser atendido dentro do prazo legal”, destacam os vereadores.
Com a aprovação do pedido de informações, a Prefeitura tem no máximo 15 dias para esclarecer as dúvidas dos vereadores, apontando se as verbas realmente estão disponibilizadas e o andamento para a sua execução dentro das aplicações para as quais foram destinadas.
Vereadora Irma busca informações sobre serviços de coleta de lixo e descarte de objetos
Por meio de um requerimento de autoria da vereadora Irma Rezende Rocha, ela solicita ao prefeito Bruno Augusto que seja encaminhado à Câmara informações a respeito do serviço de coleta de lixo na cidade.
Ela questiona se existe projeto de coleta estratégico para o período de pandemia, em relação aos descartes de objetos das residências em que há pessoas contaminadas e quais os projetos que apresentaram bons resultados em relação a esse descarte.
Irma indaga ainda sobre o monitoramento feito pela Secretaria de Saúde e o trabalho da Associação de Catadores de Recicláveis de Frutal (Ascafru) a respeito do descarte. E, por fim, a vereadora pergunta quais são as propostas para a reciclagem do lixo imediatas ou traçadas para o pós-pandemia.
Para ela, é preciso tomar todos os cuidados possíveis para evitar a propagação do vírus e suas variantes, por isso, é necessário separar com muito cuidado o lixo doméstico de pessoas contaminadas ou com sintomas, como o descarte de luvas, máscaras e outros objetos.
Irma ressalta que é possível observar muitos sacos de lixo espalhados pelas calçadas em algumas ruas. Ela comenta que em algumas cidades, as pessoas precisam ter uma lixeira em frente sua casa, caso contrário, está sujeito a penalidades.
A vereadora ressalta a importância do trabalho da Ascafru porque garante a subsistência de vários catadores de lixos recicláveis, além de significar também maior preservação do meio ambiente.
Segundo a vereadora, muitas pessoas estão separando o lixo orgânico e não orgânico em geral. Porém, dentro do caminhão de lixo, tudo é triturado junto.
“Falta um projeto de reciclagem que funcione. Mas isso não depende somente das ações da Prefeitura. Depende de todos nós. Por isso, torna-se necessária uma ampla campanha de conscientização da população, pela adoção de uma forma ecologicamente correta de destinação dos materiais recicláveis descartados pela população”, finaliza.
Vereadora Gislene defende implantação de posto policial no Garimpo do Bandeira
A necessidade de envidar esforços junto ao comandante da 4ª Cia. Independente da Polícia Militar, para a instalação de um posto policial no povoado Garimpo do Bandeira. Esta foi uma indicação da vereadora Gislene Maria da Silva.
De acordo com ela, um posto naquele povoado é essencial para a segurança dos moradores que já convivem com a violência cada vez mais intensa devido ao desenvolvimento do local, o que gera mais insegurança e medo àqueles que lá residem.
“A presença constante da polícia inibe atos de vandalismo e mesmo agressões físicas que ali vêm ocorrendo com muita frequência, em função também do consumo de drogas”, declara.
Vereadores Sinomar e Fernando pedem redutor de velocidade no final da Avenida Campos Sales
Por meio de indicação assinada pelos vereadores Sinomar Borges e Fernando Barcelos de Paula (Fernando da Quineira), o Executivo poderá instalar um redutor de velocidade dentro das normas de legislação na Avenida Campos Sales, esquina com rua Orlando Pinto da Cruz.
Os autores explicam que a medida visa a segurança dos motoristas e pedestres, já que muitos moradores reclamam que os condutores de veículos transitam em alta velocidade naquela localidade.
“Nosso objetivo é atender pedidos dos moradores que esperam providências por parte da Administração. Mas é fundamental que tenha a devida pintura refletiva e placas de alerta para evitar acidente e danos nos veículos”, concluem.
Vereador Edivalder Cheiroso sugere contratação de médico legista para Frutal
O vereador Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso) apresentou uma indicação em que sugere a contratação de um médico legista para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) no município.
Segundo ele, esse médico iria trabalhar em comum acordo com os médicos legistas do Estado, agilizando as liberações e a escala dentro do município.
“É preciso proporcionar condições para que todo procedimento de liberação de corpos seja célere, considerando o grande sofrimento que é para as famílias essa difícil hora em que um ente querido parte definitivamente”, argumenta.
Vereador Rapinha pede aquisição de ônibus para atender distrito de Aparecida de Minas
A destinação de um ônibus de boa qualidade para atender os moradores do distrito de Aparecida de Minas com transporte gratuito até Frutal foi uma indicação feita pelo vereador Claudimar Basílio da Silva (Rapinha).
Este pedido é para atender as pessoas que não têm veículos ou condições de vir a Frutal para as necessidades como pagamento de contas ou trabalhar.
“A Administração pode proporcionar esse benefício de disponibilizar um ônibus circulando em horários previamente agendados e de forma gratuita”, declara.
Na mesma indicação, Rapinha pede para melhorar a iluminação no entroncamento da BR-153 no trevo que dá acesso ao distrito de Aparecida de Minas, assim como podar árvores para garantir esse objetivo.
Vereador Alexandre Braz indica mão única frente à Creche Pequeninos de Jesus
O vereador Alexandre José Braz teve uma indicação aprovada e destinada ao setor de obras e ao Departamento de Trânsito em que solicita a implantação de sentido único de direção na Rua João Signorelli em frente a Centro de Educação e Formação Infantil “Pequeninos de Jesus” a fim de minimizar o tráfego de veículos e evitar acidentes.
Na indicação, ele pede ainda para instalar sinalização horizontal e vertical determinando vagas para perueiros e que seja feito reparo na travessia elevada já existente que tem ocasionado avarias em veículos.
Alexandre explica que a indicação atende munícipes que o procuraram por se preocuparem com fluxo de veículos e principalmente na grande movimentação de crianças, adolescentes e pedestres no período de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
“A rua possui mão dupla e intenso trânsito de veículos e pessoas. Com estas mudanças e devida sinalização, o tráfego fluirá normalmente, evitando acidentes”, garante.
Câmara aprova criação de CEI para investigar repasses à Fundação Frei Gabriel
Vereadores de Frutal assinaram requerimento no qual pedem a instalação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) com a finalidade de averiguar a regularidade jurídica, contábil e operacional dos repasses à Fundação Frei Gabriel e à Sociedade Amigos do Hospital São Francisco de Assis no período de 2010 a 2016.
O pedido foi assinado pelos vereadores Alex Reis de Freitas, Alexandre Braz, Edivalder Fernandes da Silva, Fernando Barcelos de Paula, Gislene Maria da Silva, Irma Rezende Rocha, Jarbas Azevedo Filho, Jhonathan Martins Siqueira, Juliene Sabino da Silva, Maíza Signorelli Nunes, Sebastião Custódio Couto Júnior e Sinomar Borges.
Conforme esclarecem, o convênio foi firmado entre a Sociedade Amigos do Hospital São Francisco de Assis, Fundação Hospital Frei Gabriel e Município de Frutal, sendo de responsabilidade da Sociedade a gestão e operacionalização do Frei Gabriel. À Fundação, caberia a supervisão da prestação dos serviços e ao município realizar o repasse da subvenção. Porém, na época, a Administração se tornou inadimplente perante suas obrigações.
A Câmara instalou a Comissão Especial de Investigação com a finalidade de exercer seu papel fiscalizador e sanar as dúvidas em relação a estes fatos. “A CEI tem por objetivo apurar, analisar e chamar à responsabilidade, qualquer e eventual deslize de improbidade administrativa, pela transparência dos recursos públicos destinados, e que seja o ponto de partida para um processo de aprimoramento do modelo, tornando mais rigorosos e transparentes esses contratos, com maior controle social”, esclarecem.
De acordo com os vereadores, a abertura da CEI atende ao pedido de centenas de frutalenses. A Comissão terá um prazo de 90 dias para fazer as apurações, podendo ser prorrogada caso seja necessário.
Vereadores cobram reforma no Hospital Frei Gabriel
A Câmara de Frutal aprovou uma indicação que ressalta a necessidade de se fazer uma ampla reforma nas instalações do Hospital Municipal Frei Gabriel, que passou a ser administrada por uma nova empresa.
Para os edis, esta mudança traz esperança de um novo tempo a se iniciar na saúde pública do município, oferecendo mais qualidade e atendimento humanizado aos pacientes que buscam a cura de seus males físicos.
“Para que isso ocorra, precisamos que as instalações do hospital estejam à altura dessa nova gestão, considerando que ali existem vários problemas que precisam ser resolvidos”, argumentam.
A matéria foi assinada pelos vereadores Alex Reis de Freitas, Alexandre Braz, Antônio Joaquim da Silva (Tõe da Veia), Claudimar Basílio (Rapinha), Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso), Fernando Barcelos de Paula (Fernando da Quineira), Gislene Maria da Silva, Irma Rezende Rocha, Jarbas Azevedo Filho (Jarbinhas Despachante), Jhonathan Martins Siqueira (Jhonathan Lavador), José Adão da Silva (Zizi), Juliene Sabino, Maíza Signorelli Nunes, Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato) e Sinomar Borges.
Mesa Diretora da Câmara solicita que Prefeitura possa perdoar multas do período da Onda Roxa
Os vereadores da Mesa Diretora da Câmara de Frutal apresentaram indicação à Prefeitura para que se estude o cancelamento das multas aplicadas a comerciantes durante o período em que Frutal esteve na Onda Roxa do Minas Consciente.
De acordo com a sugestão, assinada pelos vereadores Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso), José Adão da Silva (Zizi), Gislene Maria da Silva, Alexandre Braz e Jhonatan Martins Siqueira (Jhonathan Lavador), essa seria uma forma de dar um alívio aos comerciantes que já estão sofrendo as consequências de todas as restrições de funcionamento impostas ao longo de mais de um ano.
“Sabemos das dificuldades que estes estão enfrentando e assim, em momentos de verdadeiro desespero para conseguir uma renda para comprar alimentos e pagar suas contas, que já estavam atrasadas, muitos abriram seus comércios desrespeitando o horário estabelecido pelo decreto municipal”, destacam.
Os vereadores acrescentam que atualmente a situação econômica de grande parte dos comerciantes é delicada e que há a necessidade de se compreender a situação, o que poderia levar à concessão do perdão e cancelamento das multas para dar mais um alívio a eles. “Essas pessoas, que afinal se encontram de situação desesperadora, merecendo, portanto, esta ajuda do Poder Público”, concluem.
Vereadora Irma pede providências para melhorias do bairro Jardim do Bosque
A vereadora Irma Rezende Rocha foi autora de uma indicação na qual pediu providências quanto a algumas solicitações feitas pelos moradores do Jardim do Bosque.
O pedido é que seja feito recapeamento ou tapa buracos na Av. Brasília, no cruzamento com a Rua 15; instalação de um redutor de velocidade na Rua Raul Soares, entre os números 677 e 1.687, além de completar o calçamento no entorno do bosque.
Conforme explica a vereador, a Avenida Brasília é uma das principais vias de acesso do bairro, porém apresenta trechos com muitos buracos, gerando transtornos aos motoristas com a ocorrência de acidentes que causam prejuízos aos carros e motos. Além disso, provoca insegurança aos pedestres, uma vez que os veículos precisam desviar dos buracos.
“É de suma importância a instalação de uma lombada no trecho citado, pois os carros e motos transitam em alta velocidade, colocando em risco a segurança de pedestres que moram nas imediações, especialmente de crianças e idosos, que são mais vulneráveis. Esperamos ainda o calçamento no entorno do bosque, o que atenderá aos reclamos da população residente naquele bairro”, finaliza.
Vereador Alex defende multas a pessoas que alugarem imóveis para realização de festas clandestinas
A Câmara de Frutal aprovou uma indicação de autoria do vereador Alex Reis de Freitas, solicitando ao Executivo a criação de um projeto de lei estabelecendo multas para os proprietários de imóveis urbanos e rurais que os cederem ou alugarem para a realização de festas clandestinas, durante o período de vigência de decreto municipal, estipulado em razão da pandemia.
Ele observa que muitos empresários donos de casas utilizadas para festas e que pagam funcionários, aluguel e impostos estão há um ano sem poder realizar suas atividades regulares e, por isso, passando por sérias dificuldades financeiras.
Entretanto, segundo ele, alguns proprietários ou locatários, sem alvará de funcionamento e sem autorização da Prefeitura, realizaram festas clandestinas.
“Este projeto é para coibir a realização destas festas, como forma de evitar que os participantes se exponham ao risco de contrair o Covid e espalhar ainda mais o vírus entre as pessoas da cidade”, esclarece.
Vereador Rapinha indica construção de rotatória no final da Rua Dom Bosco
O vereador Claudimar Basílio da Silva (Rapinha) apresentou uma indicação em que solicita a construção de uma rotatória no entroncamento das Ruas Dom Bosco e João Signorelli com a Avenida das Américas.
Ele pede ainda a construção de uma travessia elevada com faixa de pedestre em frente ao portão do ginásio poliesportivo do Centro de Formação Pequeninos de Jesus, que fica situada no cruzamento daquelas ruas.
“É preciso urgente uma rotatória naquele entroncamento, que tem espaço suficiente para esse melhoramento, bem como sinalizar adequadamente para dar mais visão e comodidade para quem trafega naquele local. Além disso, essa travessia elevada em frente à creche vai proporcionar maior segurança às pessoas”, conclui.
Vereadores Edivalder e Zizi apresentam pedido de mais uma ambulância para atender Aparecida de Minas
A necessidade de aquisição de uma ambulância para o distrito de Aparecida de Minas foi alvo de indicação feita pelos vereadores Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso) e José Adão da Silva (Zizi), respectivamente, presidente e 1º vice-presidente da Câmara de Frutal.
Segundo eles, o distrito conta apenas com um veículo para o atendimento na área de saúde de toda a população.
“O veículo é insuficiente para atender o transporte dos pacientes, já que a demanda é cada vez mais crescente. Sabemos que o prefeito tem compromisso para com a área de saúde e temos confiança que irá atender a essa demanda”, justifica.
Vereador Fernando da Quineira recomenda lombadas para trecho da Avenida Rio de Janeiro
A instalação de redutores de velocidade (lombadas) foi uma indicação feita pelo vereador Fernando Barcelos de Paula (Fernando da Quineira) e aprovada por seus colegas.
Ele pediu que as lombadas sejam feitas dentro das normas de trânsito e com as devidas sinalizações na Avenida Rio de Janeiro, próximos aos número 2.088 e 2.370, além de outro em frente ao Supermercado JB.
De acordo com ele, a medida visa prevenir acidentes, uma vez que, por se tratar de uma larga avenida, os veículos passam em alta velocidade, gerando perigo de atropelamento de pedestres, crianças e idosos.
“Precisamos oferecer mais proteção à integridade física dos motoristas e transeuntes e melhorar o fluxo do trânsito. É fundamental que estes obstáculos tenham a devida pintura refletiva e as placas de alerta”, ressalta.
Vereadora Gislene indica redutor de velocidade em rua do Jardim das Laranjeiras
A vereadora Gislene Maria da Silva fez uma indicação destinada ao Departamento Municipal de Trânsito, enfatizando a necessidade de instalar sinalização vertical e horizontal, bem como redutor um obstáculo redutor de velocidade na Rua Floripes de Almeida Mendonça, no Jardim das Laranjeiras.
Segundo ela, esta é uma reivindicação dos moradores daquela localidade que esperam esta providência por parte da Administração Municipal.
A vereadora expõe ainda a sua preocupação no sentido de que seja construído obstáculo dentro das normas, com a pintura refletiva e com colocação de placas de alerta para que os motoristas fiquem atentos.
“Considerando a alta velocidade com que motoristas, motociclistas e ciclistas transitam por lá, é preciso que sejam tomadas estas medidas para evitar acidentes e danos aos veículos”, destacou.
Vereadora Irma busca informações sobre serviços de coleta de lixo e descarte de objetos
Por meio de um requerimento de autoria da vereadora Irma Rezende Rocha, ela solicita ao prefeito Bruno Augusto que seja encaminhado à Câmara informações a respeito do serviço de coleta de lixo na cidade.
Ela questiona se existe projeto de coleta estratégico para o período de pandemia, em relação aos descartes de objetos das residências em que há pessoas contaminadas e quais os projetos que apresentaram bons resultados em relação a esse descarte.
Irma indaga ainda sobre o monitoramento feito pela Secretaria de Saúde e o trabalho da Associação de Catadores de Recicláveis de Frutal (Ascafru) a respeito do descarte. E, por fim, a vereadora pergunta quais são as propostas para a reciclagem do lixo imediatas ou traçadas para o pós-pandemia.
Para ela, é preciso tomar todos os cuidados possíveis para evitar a propagação do vírus e suas variantes, por isso, é necessário separar com muito cuidado o lixo doméstico de pessoas contaminadas ou com sintomas, como o descarte de luvas, máscaras e outros objetos.
Irma ressalta que é possível observar muitos sacos de lixo espalhados pelas calçadas em algumas ruas. Ela comenta que em algumas cidades, as pessoas precisam ter uma lixeira em frente sua casa, caso contrário, está sujeito a penalidades.
A vereadora ressalta a importância do trabalho da Ascafru porque garante a subsistência de vários catadores de lixos recicláveis, além de significar também maior preservação do meio ambiente.
Segundo a vereadora, muitas pessoas estão separando o lixo orgânico e não orgânico em geral. Porém, dentro do caminhão de lixo, tudo é triturado junto.
“Falta um projeto de reciclagem que funcione. Mas isso não depende somente das ações da Prefeitura. Depende de todos nós. Por isso, torna-se necessária uma ampla campanha de conscientização da população, pela adoção de uma forma ecologicamente correta de destinação dos materiais recicláveis descartados pela população”, finaliza.
Ações do documento