Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereador Jhonathan Lavador pede liberação do poço artesiano do Hospital Frei Gabriel

O vereador Jhonathan Martins Siqueira quer a liberação do poço artesiano do Hospital Municipal Frei Gabriel. Segundo o parlamentar, atualmente o HFG gasta em média R$ 50 mil mensais com a Copasa. Através de uma indicação, ele pediu ao prefeito Bruno Augusto para resolver a questão junto aos órgãos regulatórios.
“Há um poço perfurado no Hospital Municipal Frei Gabriel, porém este ainda não pode ser utilizado por não ter a devida outorga, necessitando, portanto, que sejam tomadas as providências necessárias para conseguir a liberação dessa outorga, haja vista que a conta mensal de água do hospital tem sido em média R$ 50 mil”, explicou.

Vereador Jarbinhas quer tradução em Libras nas transmissões ao vivo da Câmara e Prefeitura

Indicação do vereador Jarbas Azevedo Filho (Jarbinhas) pede que a Câmara e Prefeitura de Frutal institua tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nas transmissões ao vivo promovidas pelos dois órgãos, como reuniões ordinárias, processos licitatórios, audiências públicas, encontros, entre outros. Com a proposição, o vereador destaca a necessidade de promover igualdade de condições de cidadania para as pessoas que têm deficiência auditiva.
“A Lei Brasileira de Inclusão tem normas destinadas a assegurar e promover, em igualdade de condições, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, visando a inclusão social e cidadania. A Lei trata das diversas ferramentas para garantir que todos os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados, defendendo-os da exclusão, discriminação, preconceito e da ausência de acesso real a todos os setores da sociedade”, explica.
Jarbinhas aponta ainda que o intérprete de Libras tem a atribuição de promover a intermediação comunitária entre os usuários de LIBRAS, interpretando a linguagem oral e, atualmente, isso não ocorre nas reuniões ordinárias da Câmara, bem como outras transmissões ao vivo promovidas pelo Legislativo que são transmitidas via Internet pelas redes sociais.
“Julgo que será gratificante e positivo abrir espaço para a tradução em Libras, que dará oportunidade às pessoas com deficiência de assistir e entender completamente o que está sendo dito, discutido e debatido nessas transmissões ao vivo”, finaliza.

Vereadores participam de reunião em BH com o vice-governador Paulo Brant

Quatro vereadores frutalenses participaram nesta quinta-feira (17) de uma reunião com o vice-governador de Minas Gerais Paulo Brant. Edivalder Cheiroso, Zizi, Jhonathan Lavador e Tõe da Véia, integraram comitiva que contava ainda com o prefeito Bruno Augusto, o vice-prefeito Jerry Silva e o deputado estadual Raul Belém.
O objetivo do encontro foi discutir a elevação da Companhia Independente de Polícia Militar de Frutal para Batalhão. A iniciativa é parte de um conjunto de ações de segurança pública promovidas pelo Poder Executivo, em parceria com o Poder Legislativo, Ministério Público e Poder Judiciário.
Os vereadores que estiveram em Belo-Horizonte representaram todos os demais edis da Câmara de Frutal, que também apoiam a proposta e somente não participaram do encontro em razão da pandemia – que recomenda número limitado de pessoas em reuniões desta natureza.

Vereador Edivalder recomenda criação de central de ajuda para candidatos ao processo seletivo da Prefeitura

Em uma indicação feita pelo vereador Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso), foi aprovada pela Câmara, a necessidade de se criar uma Central de Ajuda (física ou digital) para tirar dúvidas em relação aos processos seletivos que são realizados pela Prefeitura.
De acordo com ele, muitas pessoas relatam dificuldades em relação às inscrições e também na interpretação dos editais dos processos seletivos que estão sendo realizados pela Prefeitura. “Por isso, há necessidade de que seja criada uma central de orientação, onde as dúvidas seriam esclarecidas com segurança”, explica.

Vereadora Gislene defende instalação de lixeiras e contratação de vigias para as UBS da cidade

A vereadora Gislene Maria da Silva foi autora de indicação em que pede para instalar com urgência uma lixeira defronte a UBS “Osvaldo Morelli”, situada na antiga Santa Casa, onde também funcionam os programas “Saúde da Mulher”, CAPS I e II.
Ela comenta que na UBS Osvaldo Morelli, existe um fluxo diário muito grande de pessoas e, por isso, precisa ter lixeira para o descarte de lixo. Além desta, ela pede que todas as unidades de saúde que não contam com esse equipamento passem a ter lixeiras, evitando que os cidadãos joguem lixo no chão ou que animais rasquem os sacos plásticos, causando sujeiras nas ruas.
Em outra indicação, Gislene pediu a designação de um vigia noturno para a UBS “Osvaldo Morelli” e todas as unidades de saúde do município.
Conforme ela destaca, esta é uma providência bastante necessária e urgente, considerando que o vandalismo tem aumentado na cidade. “É uma medida simples e que garantirá a preservação dos bens públicos”, justifica.

Vereadora Irma reivindica apoio psicológico para pessoas que testaram positivo de Covid em Frutal

A vereadora Irma Rezende Rocha fez um requerimento ao prefeito, solicitando informações a respeito de psicólogos de plantão na Unidade Ambulatorial de Atendimento à Covid e como tem sido a assistência às pessoas diagnosticadas com a doença.
Ela justifica que as pessoas que testaram positivo para o vírus necessitam de apoio psicológico. “normalmente, elas são tomadas pelo medo, incertezas e até desespero, pois são muitas as notícias de intubação e óbitos. Julgamos que é muito relevante haver um amparo psicológico a estas pessoas abaladas pelo resultado positivo do teste e às famílias destas”, arremata.

Vereador Jarbinhas propõe prioridade para vacinação de trabalhadores do setor bancário

Por indicação do vereador Jarbas Azevedo Filho (Jarbinhas), a Câmara aprovou pedido para priorizar a vacinação contra a Covid para as pessoas que atuam no setor bancário de Frutal, por consideram que eles ficam expostos diariamente aos riscos de contaminação.
Ele observa que a atividade bancária é considerada essencial, já que os trabalhadores são responsáveis pelo pagamento de milhares de benefícios assistenciais e previdenciários, Auxílio Emergencial e outros serviços, o que atrai grande fluxo de clientes às agências.
“Diante disso, solicitamos a inclusão da categoria bancária no rol dos grupos priorizados para a vacinação contra a Covid não apenas para a segurança destes trabalhadores, mas também a redução da transmissão entre os vacinados”, finaliza.

Vereador Jhonathan requisita médico e enfermeiro para urgências do HFG

A designação de um médico e um enfermeiro plantonistas para atender o setor de urgência no Hospital Frei Gabriel foi uma reivindicação feita pelo vereador Jhonathan Martins Siqueira (Jhonathan Lavador).
Para ele, é preciso que haja mais médico e um enfermeiro para atender a grande demanda do setor de urgência do HFG. “Os casos de Covid ficam como prioridade nos atendimentos, atrasando os demais casos urgentes. Isso gera prejuízo aos pacientes que ficam por horas à espera, muitas vezes com riscos à saúde”, esclarece.

Vereador Edivalder Cheiroso reivindica reforma em praça no bairro Frutal II

O vereador Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso) indicou ao Governo Municipal a necessidade de providenciar uma ampla reforma da Praça Domingos Dias da Cruz, localizada no bairro Frutal II, entre as ruas João Gualberto Rezende e José Morelli. “É preciso melhorar a iluminação pública do espaço, o seu playground, bem como capinar o local, para que esta sirva ao lazer dos moradores das imediações, que sentirão que os impostos pagos estão sendo bem aplicados”, afirmou.

Vereadores Zizi e Rapinha indicam melhorias no Hospital Frei Gabriel

Frequentemente os vereadores apresentam indicações ao prefeito Bruno Augusto em que defendem melhorias no Hospital Frei Gabriel. Recentemente foram apresentadas mais duas: uma pedindo iluminação externa e outra manutenção em aparelhos de TV e ar condicionado.
A melhoria da iluminação foi solicitada pelo vereador José Adão da Silva (Zizi), que na proposição, justificou seu pedido: “A parte externa do Hospital Frei Gabriel é bastante escura, necessitando que ali seja instalada uma boa iluminação, para o conforto e tranquilidade dos que chegam e têm de adentrar naquele local. É preciso levar em consideração também a segurança proporcionada aos pacientes e colabores da unidade hospitalar”, afirmou.
Já a manutenção de aparelhos de TV e ar condicionado tem como autor o vereador Claudimar Basílio da Silva (Rapinha). “São muitos os quartos cujos pacientes não podem contar com os aparelhos de TV e de ar condicionado, em virtude destes se encontrarem estragados. Por isso, pedimos ao prefeito que determine ao Instituto São Lucas, que hoje administra o nosso hospital, que providencie esses reparos, com urgência”, destacou.

Vereador Jhonathan cobra limpeza de área no Residencial Waldemar Marchi III

O vereador Jhonathan Martins Siqueira (Jhonathan Lavador), em indicação encaminhada ao prefeito Bruno Augusto, cobrou a necessidade de providenciar a limpeza e instalação de uma cerca no terreno localizado próximo a equina das ruas Wilson Roberto Piantamar e Maria Conceição da Rocha, no Residencial Waldemar Marchi III.
“Trata-se de uma área verde, mas pessoas têm jogado bastante lixo no local – incluindo animais mortos, o que vem provocando um mau cheiro terrível que incomoda e prejudica a vizinhança, trazendo riscos à saúde pública. Sugerimos ainda, a colocação de placa "Proibido Jogar Lixo", que poderá também inibir o descarte de detritos naquele terreno”, comentou.

Vereadora Maíza solicita academia ao ar livre para a Apae de Frutal

Através de representação encaminhada ao deputado estadual Arnaldo Silva, a vereadora Maíza Signorelli Nunes, solicitou esforços do parlamentar para viabilizar a liberação de uma academia ao ar livre, a ser instalada nas dependências da APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Frutal. “Sou testemunha do trabalho e da atenção que sempre foram dispensados pelo deputado Arnaldo em favor das APAEs. E agora, feliz com o seu retorno à Assembleia Mineira e certa da continuidade da sua luta, que também é nossa, solicitamos este benefício, que será de grande valia para a preservação da saúde daqueles que ali são atendidos diariamente”, afirmou.

Vereadora Irma pede operação tapa buracos em rua do bairro Parque das Acácias

A vereadora Irma Rezende Rocha, através de indicação encaminhada ao Governo Municipal, pediu uma atenção especial para a Rua Pica Pau, situada no bairro Parque das Acácias, no sentido de efetuar uma urgente operação tapa buracos.
“Já foram feitas indicações pedindo providências para solucionar esse e outros problemas dessa rua, como a inexistência de meio fio, dificultando muito a locomoção de pedestres e trazendo muita insegurança, pois a referida via é bem movimentada por ônibus, carros e caminhões”, afirmou.
A vereadora Irma explica que a Rua Pica Pau é um importante acesso de ligação entre os bairros Flamboyant, Parque das Acácias e Jardim do Bosque. “Os moradores tentam solucionar o problema dos buracos jogando restos de construções, para atenuar o problema, mas precisamos de uma ação mais efetiva”, destacou.
Outro problema citado pela vereadora é a falta de calçada no entorno do CEMEI “Simpliciano Martins de Souza”, que torna o espaço vulnerável a depósito de lixo e o crescimento de mato. “Os transeuntes acabam andando pelo leito da rua. Muitos moradores estão fazendo estas reivindicações, buscando mais segurança e bem estar para seus bairros, mostrando também preocupação com o meio ambiente”, ressaltou.

Vereadora Irma pede operação tapa buracos em rua do bairro Parque das Acácias

A vereadora Irma Rezende Rocha, através de indicação encaminhada ao Governo Municipal, pediu uma atenção especial para a Rua Pica Pau, situada no bairro Parque das Acácias, no sentido de efetuar uma urgente operação tapa buracos.
“Já foram feitas indicações pedindo providências para solucionar esse e outros problemas dessa rua, como a inexistência de meio fio, dificultando muito a locomoção de pedestres e trazendo muita insegurança, pois a referida via é bem movimentada por ônibus, carros e caminhões”, afirmou.
A vereadora Irma explica que a Rua Pica Pau é um importante acesso de ligação entre os bairros Flamboyant, Parque das Acácias e Jardim do Bosque. “Os moradores tentam solucionar o problema dos buracos jogando restos de construções, para atenuar o problema, mas precisamos de uma ação mais efetiva”, destacou.
Outro problema citado pela vereadora é a falta de calçada no entorno do CEMEI “Simpliciano Martins de Souza”, que torna o espaço vulnerável a depósito de lixo e o crescimento de mato. “Os transeuntes acabam andando pelo leito da rua. Muitos moradores estão fazendo estas reivindicações, buscando mais segurança e bem estar para seus bairros, mostrando também preocupação com o meio ambiente”, ressaltou.

Vereadora Maíza sugere adicional de insalubridade para motoristas de ambulância

A vereadora Maíza Signorelli Nunes fez sugestão no sentido de que seja concedido um adicional de insalubridade para os motoristas de ambulância, no valor de 40% enquanto perdurar a pandemia da Covid-19.
Conforme esclarece, o adicional de insalubridade é um direito constitucional que assegura aos trabalhadores uma compensação pelos riscos a que estes se submetem em suas funções a condições gravosas a sua saúde.
“Julgamos que este benefício deve ser concedido a esses servidores, considerando que estes se expõem todos os dias em seu trabalho. Desta forma, é justo o pagamento do benefício”, enfatiza.
Ela lembra que esta é uma competência do Poder Executivo, por isso, é necessário que o prefeito se manifeste encaminhando um projeto de lei para ser votado pelo plenário da Câmara de Vereadores.

Vereador Zizi cobra cumprimento de tempo de espera em fila de bancos

O vereador José Adão da Silva (Zizi) apresentou uma indicação em que solicita a fiscalização das agências bancárias quanto ao cumprimento de lei que prevê o tempo máximo de espera para o atendimento pelos caixas.
A lei prevê a espera de até 15 minutos em dias normais, 20 minutos em véspera ou após feriados prolongados e de até 25 minutos nos dias de pagamento dos funcionários públicos municipais, estaduais ou federais.
No documento, Zizi pede esforços por parte da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) a fim de tomar providências junto às instituições financeiras, visando que os clientes não fiquem expostos ao sol e sem tempo determinado para serem atendidos pelas agências bancárias, evitando aglomerações e disseminação da Covid.
O vereador ressalta que já existe uma lei de 2005 que estabelece o prazo destes atendimentos e, portanto, deve ser respeitada e cumprida em benefício da população em geral.
Segundo ele, as instituições bancárias precisam se adequar de forma a atender com excelência a população. Para o vereador, é preciso que o Poder Executivo fiscalize o cumprimento da norma legal de modo a amenizar o sofrimento das pessoas que precisam ficar em filas imensas sob o sol e com risco de contrair o vírus da Covid.
Os vereadores Antônio Joaquim da Silva (Tõe da Veia), Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso), Jhonathan Martins Siqueira e Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato) apoiaram a iniciativa através de suas assinaturas na indicação.

Vereador Jhonathan Lavador quer melhorias em ruas dos bairros Flamboyant e Parque das Acácias

O vereador Jhonathan Martins Siqueira foi autor de duas indicações em que pede a realização de operação tapa buracos nos bairros Residencial Flamboyant e Parque das Acácias.
Segundo ele, as ruas do bairro Flamboyant estão em situação bastante precária devido aos buracos, gerando reclamações constantes dos motoristas e pedestres, pelos transtornos e riscos de acidentes.
Jhonathan observa que a operação tapa buracos resolverá o problema de poças de água e de trânsito ocorrido naquele bairro. No Flamboyant, ele solicita ainda a retiradas de galhadas de podas de árvores feita por morador na Avenida Goiás.
Em relação ao Parque das Acácias, o vereador Jhonathan comenta que as ruas – principalmente a Andorinha e a Perdizes – estão em péssimas condições de conservação e para evitar danos e prejuízos é preciso providenciar os reparos com urgência.

Vereadora Irma pede reparos e limpeza em área próxima ao aterro municipal

Por meio de indicação, a vereadora Irma Rezende Rocha solicitou limpeza e reparos no final da Rua Silviano Brandão e estrada do Bentinho, uma vez que as áreas próximas ao aterro municipal estão servindo de depósito de lixo.
Irma relata que o trecho final da Silviano Brandão está bastante sujo e com muito lixo acumulado, além de necessitar de uma operação tapa buracos. Na estrada do Bentinho, também há acúmulo de lixo, principalmente próximo ao aterro sanitário e é preciso fazer reparos urgentes na ponte antes que se torne intransitável.
Conforme relata a vereadora, para descartar lixos como galhadas e restos de construções no aterro sanitário é preciso efetuar um pagamento à empresa Forza Engenharia Sustentável e, por isso, muita pessoas colocam o lixo na estrada.
“Esta estrada é uma importante via de acesso a fazendas, chácaras e condomínio, assim como uma das saídas para o povoado de Vila Barroso. Portanto, a manutenção dela é uma justa demanda dos moradores da zona rural do Município”, declara.

Vereador Edivalder Cheiroso propõe criação de Distrito Industrial em Frutal

A criação de um Distrito Industrial em Frutal foi motivo de indicação do presidente da Câmara, Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso). A finalidade deste distrito é atrair empreendimentos e receber investimentos de forma a criar novos empregos e gerar maior arrecadação.
Ele comenta que o município tem progredido, mas é preciso que tenha um espaço para a implantação de um Distrito Industrial para o correto direcionamento de novas indústrias que servirão para alavancar o desenvolvimento de Frutal.
“Frutal tem uma localização estratégica e privilegiada por estar no centro de capitais e grandes centros do Brasil. Isso influencia empresários na hora de decidir onde instalar novas empresas ou filiais. Certamente, a criação de um Distrito atrairá mais investimento e irá gerar emprego e renda”, conclui.

Vereadores defendem criação de novos redutores de velocidade em ruas de Frutal

A vereadora Juliene Sabino defendeu nesta semana, através de indicação aprovada em plenário, a instalação um obstáculo redutor de velocidade (lombada), dentro das normas estabelecidas pela legislação de trânsito e com a devida sinalização de alerta, na altura do número 671 da Rua Araguari, 671, no bairro Progresso.
Segundo ela, a medida é preventiva e visa evitar acidentes. “Os veículos somente passam em alta velocidade. Isso tem gerado um perigo constante. O risco de atropelamentos é grande, principalmente de crianças e idosos. É preciso garantir a integridade física de todos”, afirmou.
Avenida Goiás
O vereador Alexandre Braz também tem se mostrado preocupado com o trânsito de Frutal. Recentemente, ele pediu a colocação de um redutor de velocidade (lombada) nas duas pistas da avenida Goiás, na altura do número 1.684, nas proximidades do cruzamento com a Rua Castro Alves, no Estudanti.
“É preciso construir com urgência um obstáculo naquela altura da Avenida Goiás, considerando o grande perigo que ali existe de acidentes e/ou atropelamentos, dada a grande velocidade dos condutores, que só passam acelerados, apesar do grande número de transeuntes”, justificou.


Vereador Rapinha busca apoio para vacinação de estudantes com mais de 18 anos

A Câmara de Frutal aprovou dois pedidos de representação de autoria do vereador Claudimar Basílio da Silva (Rapinha), ambos destinados ao deputado estadual Heli Grilo nos quais solicita seus esforços junto ao Governo do Estado.
Em um deles, Rapinha requer a vacinação contra a Covid para estudantes maiores de 18 anos das redes municipal, estadual e escolas particulares, o mais rápido possível.
A finalidade é providenciar o retorno das aulas presenciais, oferecendo segurança aos professores, funcionários das escolas e motoristas. “Para que a área da educação retome sua plena normalidade, precisamos que os estudantes maiores de 18 anos estejam vacinados contra a Covid”, frisa.
VEÍCULO ADAPTADO
Na segunda representação, o vereador pede a liberação de um veículo “van” adaptado para cadeirantes a ser destinado para a Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é possibilitar o fácil acesso das pessoas com deficiência e mobilidade reduzidas para serem transportados.
No mesmo documento, ele reivindica ainda a realização de um leilão em Frutal dos veículos apreendidos pela Polícia Militar.

Vereador Sinomar quer veículo adaptado para transporte de deficientes físicos

O vereador Sinomar Borges encaminhou nesta semana representação ao deputado federal Franco Cartafina, solicitando esforços do parlamentar para liberação de um veículo tipo "van", adaptado para deficientes físicos, para atender a área da saúde de Frutal.
“Esta Van, devidamente adequada, visa possibilitar o fácil acesso das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, especialmente os cadeirantes, que dependem dos importantes serviços da Secretaria Municipal da Saúde e necessitam ser transportados”, destacou.

Vereador Tõe da Veia pede reforma de ponte na Zona-Rural de Frutal

O vereador Antônio Joaquim da Silva (Tõe da Veia), mais uma vez, se posicionou em defesa dos moradores da Zona-Rural do município de Frutal. Através de proposição aprovada na última segunda-feira (7), ele indicou a necessidade de reformar a ponte do córrego Barro Preto, localizada na fazenda do finado Quinzinho Pereira.
“Situada a mais ou menos 5 km, a referida ponte é a 1ª depois do córrego São Bento, sendo de madeira e encontrando-se em péssimas condições, o que tem trazido perigo aos que nela transitam. Por ali passam caminhões transportando soja, milho, leite, etc., necessitando assim que a Prefeitura providencie a sua reforma, sem demora”, afirmou.

Vereador Edivalder Cheiroso reivindica maquinário da Prefeitura para atender produtores rurais

O vereador Edivalder Fernandes da Silva foi autor de uma reivindicação no sentido de disponibilizar o maquinário da Prefeitura a produtores rurais que necessitam da execução de serviços transitórios em suas propriedades.
Ele observa que a Lei Orgânica do Município permite esta concessão desde que não traga prejuízos aos trabalhos da Prefeitura e que se cobre um preço inferior ao do mercado para ajudar a classe rural neste tempo de pandemia.
“Acredito que este auxílio ao produtor rural é muito importante já eles necessitam de pequenos serviços em suas propriedades, mas que somente podem ser feitos com máquinas que a Prefeitura possui. Esperamos que o Executivo analise a viabilidade deste pedido para atender ao setor rural”, conclui.

Vereadora Irma sugere estudo para criação de “Auxílio Conectividade” com o propósito de beneficiar professores

A vereadora Irma Rezende Rocha foi autora de indicação em que sugere um estudo para se verificar a possibilidade da criação do "Auxílio Conectividade" para os professores da Rede Municipal, enquanto perdurar a pandemia da Covid-19 e as aulas online.
Conforme ela explica, esta seria uma ajuda de custo para as atividades laborais que demandam mais gastos com internet, mais tempo de preparação das aulas e acompanhamento dos alunos e familiares, o que exige um aumento considerável da jornada de trabalho.
Para a vereadora, esta é uma reivindicação justa dos professores municipais e estaduais, pois, estes relatam as dificuldades das aulas online, já que muitos deles não tinham preparo para lidar com as ferramentas, computadores e programas.
Alguns tiveram que trocar de celular e notebook, a partir de 2020 e contratar mais pacote de dados para ter mais conectividade a fim de atender esta exigência.
“Diante das dificuldades de algumas escolas, professores colaboram com a compra de materiais para a impressão dos trabalhos dos alunos. Eles sempre se preparam para as novas metodologias de ensino, montando estúdio em casa e muitas vezes procurando assessoria de técnicos de informática para instalar novos programas para suas aulas online. Como não há previsão da reabertura das escolas para os alunos, achamos justa essa ajuda aos servidores para cobrir as despesas extras”, comenta.
Irma Rezende informa que esse auxílio já foi aprovado em alguns municípios, citando a Prefeitura de Manaus que paga o valor de R$ 70,00 como auxílio.
Ela adianta que apesar da crise econômica no país, a Prefeitura de Frutal tem conseguido honrar seus compromissos; por isso, acredita que o prefeito analisará a indicação. “Os professores são dignos de muitos aplausos, de acolhimento, de reconhecimento de sua importância e de uma maior valorização pelo poder político e pela sociedade”, finalizou.

Ações do documento