Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Em indicação, vereadora Gislene Maria solicita construção de passarelas elevadas em vários pontos da cidade

A vereadora Gislene Maria fez uma indicação ao prefeito e Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos em que pede a construção de passarelas elevadas em frente ao Hospital Municipal Frei Gabriel, Hospital São José, clínicas médicas, UBSs, Parque Municipal Leda Campos Borges, supermercados, secretarias e departamentos públicos municipais e estaduais.

Ela justifica a necessidade das passarelas devido a alta circulação de veículos naquelas áreas, o que aumenta significativamente o risco de acidentes envolvendo pedestres.
Gislene observa ainda que o Código de Trânsito Brasileiro especifica que é dever do Poder Público garantir a segurança viária e proteção dos cidadãos, especialmente em locais de grande concentração populacional e fluxo de veículos.

A vereadora enfatiza que as passarelas elevadas proporcionam um meio seguro para os pedestres atravessarem as vias, evitando o conflito direto com o tráfego de veículos e reduzindo assim o risco de atropelamentos e outros acidentes. Além disso, contribuem para a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, garantindo a inclusão e a integração social.

“A implementação dessas passarelas está em total conformidade com as diretrizes do Detran, que preconizam medidas para a promoção da segurança viária e a redução da vulnerabilidade dos pedestres nas vias públicas”, justifica

Em requerimento, Professora Irma cobra asfaltamento e iluminação pública em trecho da Rua Joaquim Domingues de Menezes

Na sessão ordinária do dia 20, a vereadora Irma Rezende teve um requerimento aprovado na qual pede ao prefeito e responsáveis do serviço de iluminação pública para que encaminhe ao Legislativo informações sobre as demandas dos moradores de um trecho da Rua Joaquim Domingues de Menezes.

Ela indaga porque uma parte da rua que termina no portão do fundo do cemitério municipal não recebeu asfalto e se o serviço de energia elétrica está buscando soluções para resolver o problema da falta de iluminação naquele local.

De acordo com a vereador, desde 2012, têm sido feitas diversas indicações dos moradores quanto a estes dois problemas, porém, não foram atendidas. Com isso, os habitantes sofrem com o problema da poeira e da escuridão pela falta de asfalto e iluminação pública.

A professora Irma adianta ainda que já foram feitas diversas solicitações na Cemig, contudo, sem atendimento e resposta. Ela declara que a solução é simples e que trará mais conforto e segurança aos moradores daquela região.

Rapinha quer aquisição de ambulância e UTI Móvel para transporte de pacientes

Na sessão do dia 20, o vereador Rapinha fez uma indicação ao prefeito reivindicando a aquisição de mais ambulâncias e UTI móvel, para o transporte de pacientes acamados, bem como promover os reparos que forem preciso nas que estão estragadas, com maior rapidez.

“É preciso a aquisição destes veículos para o transporte de pessoas acamadas e também consertar os de propriedade da Prefeitura que estão necessitando urgentemente de reparos, para que possam servir às suas finalidades em benefício do povo”, declara.

Alex Freitas requisita informações sobre evento “Circuito do Produtor Rural”

Na reunião do dia 20, o vereador Alex Freitas fez um requerimento em que pede ao prefeito informações sobre os gastos durante o evento “Circuito do Produtor Rural” dos anos de 2022 e 2023. Também solicita as cópias das notas fiscais e comprovantes de pagamento de todas as empresas e prestadores de serviços envolvidos no evento nos dois anos de realização.

No requerimento, ele pede ainda que seja informada qual a forma de cessão utilizada para a destinação de barracas e stands às empresas que estavam expondo e vendendo seus produtos no evento.

Alex Freitas indaga ainda se houve cobrança destes espaços. Se sim, que encaminhe as cópias da devida prestação de contas. Caso não tenha havido, que seja encaminhada a cópia da lei que permite tal cessão para a iniciativa privada.

O vereador observa que esta solicitação está dentro da sua função de fiscalizar e que as informações terão grande contribuição para o seu trabalho, pois dizem respeito aos gastos realizados pelo Município.

Edivalder Cheiroso quer renovação de placa do Centro Viva Vida “Dolores Ferreira de Queiroz”

Numa indicação aprovada na sessão ordinária da Câmara, no dia 20, o vereador Edivalder Cheiroso solicitou a renovação da placa do Centro Viva Vida “Dolores Ferreira de Queiroz” que se encontra bastante apagada.

Ele enfatizou que “dona Dolores” prestou relevantes serviços para o município e enumerou diversas obras como postos de saúde, lar de idosos e igrejas que tiveram a contribuição dela, bem como em doações e distribuição de cestas básicas e remédios para pessoas carentes.

“Por tudo isso é que entendemos que a homenagem a ela prestada, decorrente da Lei nº 5.417, de 27 de dezembro de 2007, deve continuar com a renovação da placa do Centro Viva Vida, que recebeu seu nome “Dolores Ferreira de Queiroz” e que se trata de uma medida de fácil execução”, conclui

Vaininha quer que o Executivo firme parcerias com entidades visando treinamento profissional

A vereadora Vaininha foi autora de uma indicação em que pede ao Executivo para firmar parceria com entidades corporativas voltadas para o treinamento profissional, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (SESC); Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC), a fim de viabilizar a implantação de cursos profissionalizantes, em várias áreas, em Frutal.

Ela enfatiza que é de substancial importância a instalação de cursos profissionalizantes em Frutal, que está em franca expansão e é cidade polo da micro região. Desta forma, estará proporcionando preparo, estímulo e oportunidade de emprego a inúmeras pessoas, minimizando grande parte dos problemas sociais que o Município tem sob sua responsabilidade.

“Seria uma forma de fomentar empregos e oportunidades àqueles que estão necessitando entrar no mercado de trabalho. O Senai tem atribuições como realizar, em escolas instaladas e mantidas pela Instituição, ou sob forma de cooperação, a aprendizagem industrial a que estão obrigadas as empresas de categorias econômicas sob sua jurisdição, nos termos de dispositivo constitucional e da legislação ordinária”, diz.

Também enumera que a instituição tem a função de assistir os empregadores na elaboração e execução de programas gerais de treinamento do pessoal dos diversos níveis de qualificação, e na realização de aprendizagem metódica, ministrada no próprio emprego; bem como, proporcionar, aos trabalhadores maiores de 18 anos, a oportunidade de completar, em cursos de curta duração, a formação profissional parcialmente adquirida no local de trabalho.

Além das instituições, ela cita ainda o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); e Serviço Social de Transporte (Sest).

Zizi solicita reforço em sinalizações de Pare que estão se apagando

Aprovada na noite desta segunda-feira (20/5), em reunião da Câmara Municipal de Frutal, Indicação de autoria do Vereador Zizi, que propõe que o Departamento Municipal de Trânsito reforce as sinalizações de Pare, que estão se apagando, tanto em vias da região central como em bairros.

“A minha Indicação destaca que é importante que as pinturas sejam iniciadas em locais onde há circulações de veículos mais intensas”, ressaltou o vereador.

Além disso, ainda conforme Zizi, é necessário que a Prefeitura implante novas sinalizações de Pare em outras vias, onde também há intensas circulações de veículos, principalmente em horários de pico.

As medidas vão contribuir para a prevenção de acidentes e para a melhor fluidez do tráfego.

Gislene Maria requer informações sobre empresa responsável pelos serviços públicos de limpeza urbana

A vereadora Gislene Maria foi autora de um requerimento – aprovado na sessão do dia 20 – em que ela pede ao prefeito informações sobre a empresa responsável pelos serviços públicos de limpeza urbana, Sudeste Brasil Cooperativa de Transporte.

Ela indaga a quantidade de funcionários, carga horária, salário e se a escala de trabalho dos funcionários é diária, semana, quinzenal ou mensal. Também questiona quem é o responsável pela escala, os valores gastos com a folha de pagamento e com combustíveis e qual o valor pago à empresa mensalmente.

Gislene declara que a população tem o direito de saber a respeito destas informações já que a empresa presta o serviço de limpeza pública da cidade.

Rapinha quer providências quanto a consertos necessários na UBS “Geraldo Chico”

Foi aprovada uma indicação do vereador Rapinha que pede ao prefeito providências na UBS Geraldo Chico. Ele solicita para arrumar o telefone, contratar um profissional farmacêutico; arrumar a cozinha que se encontra interditada e finalizar a obra da UBS, que fica na Rua Bandeirantes com a Rua Uberaba.

O vereador comenta que as unidades básicas de saúde são responsáveis pelos atendimentos de rotina, como consultas com o clínico geral, tratamentos, vacinação, pré-natal, atendimento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos. É a porta de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Fazemos esse pedido já que o principal objetivo desses postos de saúde é acompanhar o cidadão no fomento à saúde e à prevenção de doenças ou de complicações de doenças já existentes, e que a UBS Geraldo Chico está com esses problemas que prejudicam o atendimento aos cidadãos que dela necessitam”, arremata.

Requerimento de Alex Freitas pede informações sobre shows contratados pela Prefeitura de 2021 a 2023


Em requerimento aprovado na reunião do dia 20, o vereador Alex Freitas solicitou ao prefeito informações sobre os nomes e valores, assim como os comprovantes de pagamento de todos os shows contratados pela Prefeitura nos anos de 2021, 2022 e 2023. Ele justifica que estas informações servirão para que sejam repassadas às pessoas que sempre o questionam a esse respeito.

O vereador Alexandre Braz fez uma representação ao deputado federal José Silva em que solicita a liberação de um veículo tipo "van", adaptado para deficientes físicos, a fim de atender a área da saúde de Frutal e recursos para a Guarda Mirim de Frutal. A

A Câmara de Frutal aprovou uma representação de autoria do vereador Edivalder Cheiroso que pede aos representantes do Ministério Público responsáveis pela Defesa dos Direitos dos Consumidores e dos Direitos dos Idosos e ao Procon previdências urgentes junto às agências bancárias de Frutal, especialmente junto ao Banco Itaú, para que sejam instalados abrigos adequados de proteção contra sol e chuva aos clientes e usuários que ficam em fila de espera na área externa dos estabelecimentos.

Atualmente, é comum existir longas filas formadas nas portas das agências bancárias durante o período de pagamento dos salários e benefícios sociais, que ocorre entre o 1º e o 10º dia de cada mês. Muitas vezes, as pessoas são obrigadas a aguardar por horas a fio nas filas, enfrentando sol escaldante ou forte chuva e até mesmo ventos, sem qualquer tipo de abrigo adequado para se protegerem. Ele comenta que isso ocorre principalmente em frente à agência do Banco Itaú, que abre às dez horas da manhã.

“Essas condições desfavoráveis prejudicam a saúde e o bem-estar dos clientes, podendo resultar em problemas como insolação, queimaduras solares, gripes, resfriados e outras doenças relacionadas ao clima. Além disso, a exposição prolongada ao sol e à chuva pode afetar negativamente a qualidade de vida dos cidadãos, especialmente idosos, crianças, gestantes e pessoas com deficiência”, observa.

O vereador salienta que é imprescindível que sejam adotadas medidas para garantir a proteção e o conforto das pessoas que aguardam atendimento nas filas das agências bancárias. “Nossa preocupação é com a adoção de medida que propicie segurança e conforto aos usuários de serviço bancário, sem exposição excessiva às intempéries climáticas”, acrescenta

Em representação ao deputado José Silva, vereador Alexandre pede recursos para aquisição de van e para Guarda Mirim

O vereador Alexandre Braz fez uma representação ao deputado federal José Silva em que solicita a liberação de um veículo tipo "van", adaptado para deficientes físicos, a fim de atender a área da saúde de Frutal e recursos para a Guarda Mirim de Frutal.

Alexandre diz que a van, devidamente adequada, possibilitará o fácil acesso das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, especialmente os cadeirantes, que dependem dos importantes serviços da Secretaria Municipal da Saúde e necessitam ser transportados.

Ele ressalta ainda que o recurso para a Guarda Mirim de Frutal é de grande importância, pois é uma organização sem fins lucrativos que visa amparar crianças e jovens em vulnerabilidade social. Por meio de valores cidadãos, capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho, direcionam a infância e juventude ao caminho da honestidade e oportunidade.

A entidade atua de diversas formas, oferecendo lazer, educação, ensinamentos morais, qualificação e inserção profissional por meio de iniciativas próprias e programas como o Jovem Aprendiz.

“Atualmente, a GM está com 13 anos de história e atuação e já acolheu e encaminhou mais de 3200 jovens, talentos lapidados pela disciplina militar, hoje verdadeiros cidadãos”, conclui.

Zizi destaca a necessidade de escolas municipais distribuir cartilhas educativas sobre capacitismo

Indicação do Vereador Zizi, aprovada nesta segunda-feira (20/5) na Câmara Municipal de Frutal, solicitou a necessidade da Prefeitura de Frutal criar e distribuir nas escolas municipais cartilhas educativas sobre capacitismo.

O capacitismo é o conjunto de práticas de preconceito contra pessoas com deficiência, que impedem o pleno exercício da cidadania destas pessoas. É a discriminação ocorrida por meio de determinados tratamentos, formas de comunicação, práticas, barreiras físicas e arquitetônicas que impedem o pleno exercício da cidadania dessas pessoas.

“Com uma linguagem simples e direta, estas cartilhas devem ser elaboradas com dicas e orientações para o enfrentamento aos comportamentos capacitistas”, ressaltou o vereador.

Zizi lembra que expressões capacitistas são aquelas que reforçam preconceitos e estereótipos sobre pessoas com deficiência. “Estas expressões geralmente se baseiam na ideia de que pessoas com deficiência são inferiores ou incapazes”, complementou.
Exemplos de expressões capacitistas, são: “Dar uma de João sem braço”; “Desculpa de aleijado é muleta” e “Estava só aqui no meu mundinho autista.”
Segundo o artigo 88 da Lei Brasileira de Inclusão, quem praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência pode sofrer pena reclusão, de um a três anos, e multa.

Vereadoras Vaininha e Professora Irma querem realização de mutirão de ultrassonografia para zerar filas de espera

Assinaram um requerimento em conjunto as vereadoras Vaininha e Irma Rezende Rocha, direcionado ao prefeito e Secretaria de Saúde e que foi aprovada na reunião do dia 20. Elas requisitam informações sobre quando será realizado um mutirão de ultrassonografia, bem como a criação de medidas que visam zerar as filas de espera de consultas de ortopedista, urologista, oftalmologista, pediatra e outras, para atender a demanda existente no Município.

Conforme ressaltam, é necessário que sejam providenciados meios para zerar as filas de espera de consultas no sistema de saúde do Município. “As pessoas não podem ficar aguardando indefinidamente para terem seus diagnósticos. Por isso, é preciso que sejam contratados mais médicos especialistas para atender a demanda de consultas, inclusive que seja providenciado um aumento quantitativo de exames em favor do povo”, declaram.

Com a execução de um mutirão, as vereadoras acreditam que certamente serão solucionados os casos médicos de muitas pessoas, ressaltando-se as crianças que não podem esperar, pois necessitam dos cuidados de um pediatra.

Elas enfatizam ainda que os exames realizados através de imagem têm grande importância na prevenção e tratamento de doenças, pois a maioria das doenças não tem sinais ou sintomas no seu início, sendo que as imagens auxiliam no diagnóstico precoce, sendo a melhor forma de se descobrir uma doença e assim iniciar um tratamento aumentando a chance de sucesso no processo de cura.

“A grande maioria das doenças pode ser prevenida e até curada se diagnosticada precocemente. O desenvolvimento tecnológico transformou esse método em um instrumento poderoso de investigação médica dirigida”, finalizam.

Ex-deputado Narcio Rodrigues faz prestação de contas de seu trabalho na implantação de unidade do Hospital Hélio Angotti em Frutal

Na reunião do dia 6, fez uso da tribuna livre, o ex-deputado e ex-secretário de estado, Narcio Rodrigues da Silveira. Ele fez um relatório sobre conquistas que tem feito como diretor de Relações Institucionais do Hospital Hélio Angotti.

Em sua prestação de contas, ele falou sobre o trabalho do hospital no combate ao câncer na região e informou que já foi locado um prédio na Avenida Euvaldo Lodi que será sede da instituição em Frutal.

Narcio Rodrigues destacou sua alegria pelo fato de já haver mais de R$ 2,5 milhões em conta para se implantar uma unidade do HHA em Frutal. Ele enfatizou ainda que as emendas dos vereadores do município têm contribuído muito para o desenvolvimento do projeto e diz que espera que logo seja dada a ordem de serviço para o início da construção da unidade.

Os vereadores parabenizaram a iniciava de Narcio Rodrigues dando apoio a esta iniciativa. Também o presidente da Câmara, Juninho do Sindicato, salientou que o Legislativo tem economizado para ajudar nesta questão. “Esta unidade é de grande importância para o município, por isso, todos nós estamos empenhados para que retorne esse benefício ao povo de Frutal e região”, finaliza.

Secretário e procurador falam sobre polêmica do transporte de lixo de Ribeirão Preto para Frutal

O secretário de Meio Ambiente, Fabiano Vieira, e o procurador do município, Igor Maike de Queiroz, fizeram o uso da tribuna livre da Câmara de Frutal, na sessão ordinária do dia 6. A finalidade foi a de abordar a questão que gerou grande polêmica na cidade quando foi noticiado que uma empresa iria fazer o transporte de lixo doméstico da cidade de Ribeirão Perto (SP) para Frutal.

Fabiano relatou que o Município concedeu a licença a uma empresa particular e que foram 10 meses de análise e pesquisa constatando que a cidade tem capacidade para receber mil toneladas diárias por dia de lixo urbano.

Ele declarou que a documentação foi toda verificada pelo Ministério Público e que a licença está regular. Após a polêmica, o prefeito Bruno Augusto suspendeu a licença até que o Ministério Público se manifeste.

Também o procurador jurídico ressaltou que, judicialmente, não existem nenhuma irregularidade, erros ou algo a ser sanado na contratação da empresa.

Os vereadores se manifestaram fazendo diversos questionamentos aos palestrantes e prometeram que irão fiscalizar para que não haja contaminação do solo e da água causado pelo recolhimento deste lixo em Frutal.

Zizi solicita ações voltadas para o Movimento Maio Amarelo

Aprovada, na reunião da Câmara de Frutal, desta segunda-feira (6/5), Indicação, de autoria do vereador Zizi, que solicita à Secretaria Municipal de Educação a necessidade de realizar ações voltadas para prevenções a acidentes de trânsito nas escolas municipais.

“A ideia principal da Indicação é despertar a atenção dos estudantes para o Movimento Maio Amarelo”, destacou o vereador.

Criado em 2011 com base em resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, o Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a segurança no trânsito e que tem como meta despertar a atenção da sociedade para o elevado número de mortes e lesões no trânsito ao redor do mundo.

Neste ano, o tema escolhido foi: “Paz no trânsito começa por você”.
Os dados mais atualizados do Ministério da Saúde, que monitora as internações e as mortes no trânsito, mostram que, em 2022, 34 mil pessoas perderam a vida no país em razão de acidentes de trânsito.

Maio foi escolhido para concentrar as ações de atenção no trânsito. Foi neste mês, em 2011, que a ONU propôs a Década de Ação para Segurança no Trânsito, visando conscientizar a sociedade sobre os altos índices de acidentes em ruas, estradas e rodovias.

Vereadores Maíza, Edivalder e Jhonathan pedem projeto que proíbe o recebimento de lixo de outras cidades em Frutal

Determinar à Procuradoria Jurídica do Município que envide estudos urgentes para verificar a possibilidade da confecção de projeto de lei, visando proibir o recebimento de lixo de outras cidades no Município de Frutal. Esta foi uma indicação aprovada na reunião do dia 6, tendo como autores os vereadores Maíza Signorelli, Edivalder Cheiroso e Jhonathan Lavador.

Eles entendem que é preciso uma lei que expresse essa proibição, haja vista a polêmica recente envolvendo a possibilidade de uma empresa trazer diariamente a Frutal toneladas de lixo oriundo da cidade de Ribeirão Preto.

Para os vereadores, essa enorme quantidade de rejeitos e resíduos transferida diariamente para a cidade gerará um grande impacto ambiental e um flagrante desconforto e riscos para a população que reside na área receptora.

Vereadora Maíza Signorelli sugere unificação de atendimentos e exames preventivos para a Secretaria de Saúde

Foi aprovado na reunião do dia 6, um requerimento da vereadora Maíza Signorelli destinado ao prefeito e Secretaria de Saúde solicitando informações sobre quando será unificado o atendimento e todos os exames preventivos ou necessários em um só local como ocorria na antiga Santa Casa.

De acordo com ela, esta é uma ação que o governo municipal precisa implementar em favor da mulher, contribuindo para a perspectiva da saúde desta como direito de cidadania.

“Sabemos que foi preciso tirar esse atendimento da Rua Pio XII, por estar insalubre, mas da maneira como hoje é feito em cada UBS não é conveniente, ficando todas as mulheres na expectativa de que a Administração Municipal voltará a prestar-lhes um atendimento unificado”, disse.

Maíza observa que essa medida de criar um Centro de Atenção à Mulher, visa garantir a elas o acesso mais fácil à prevenção, assistência e recuperação da saúde, humanizando a atenção integral, uma vez que haveria a ampliação do acesso a todos os exames como de sangue, ultrassom, Papanicolau em um só lugar.

Devolução de duodécimo da Câmara é solicitada pelo vereador Edivalder para aquisição de câmeras de monitoramento

Foi aprovada uma indicação do vereador Edivalder Cheiroso que pediu à Mesa Diretora a devolução de parte do duodécimo não utilizado pela Câmara ao Executivo e sugerindo que esse recurso seja investido na aquisição de câmeras de monitoramento rural, por meio de convênio com o Consep rural, objetivando oferecer mais segurança às pessoas residentes no campo.

Ele observa que o Consep já instalou algumas câmeras, porém, não são suficientes para o monitoramento da maior parte da zona rural do município. Caso tenha mais investimento, irá proporcionar mais segurança às pessoas da zona rural.
“As câmeras servem como os olhos da polícia, identificando os suspeitos de crime com maior rapidez e direcionando o efetivo para o local mais exato possível. É um projeto moderno e atualizado, que permite oferecer às forças policiais o uso de tecnologia de ponta. Hoje, com o aumento da violência, inclusive no campo, é imprescindível oferecer à população que reside na zona rural mais meios eficazes de segurança pública”, declara.

Rapinha cobra contratação de mais pediatras e dermatologista para atender demanda do Frei Gabriel, distrito e povoados de Frutal

A necessidade de contratar mais médicos pediatra e dermatologista, para atenderem todos os dias no Hospital Municipal Frei Gabriel, distrito de Aparecida de Minas e nos povoados. Esta foi uma indicação feita pelo vereador Rapinha na sessão ordinária do dia 6.

De acordo com ele, é preciso tomar providências para que sejam colocados médicos pediatra e dermatologista à disposição da população de Frutal, do distrito e dos povoados, que necessitam contar com esses serviços para que as demandas na área da Saúde do Município sejam atendidas.

Em requerimento, Maíza cobra conclusão de obras da antiga UBS da Rua Antônio de Paula

Na reunião do dia 6, foi aprovado um requerimento de autoria da vereadora Maíza Signorelli, em que ela solicitou ao prefeito informações sobre a conclusão de obras na antiga UBS da Rua Antônio de Paula e o que se pretende instalar lá.

Trata-se de um imóvel localizado em pleno centro da cidade e as pessoas têm a questionado a respeito do término da reforma que ali está sendo efetuada, bem como o que a Administração Municipal pretende que ali funcione.

Limpeza do Córrego do Brejinho é solicitada pela vereadora Gislene Maria

A vereadora Gislene Maria da Silva indicou ao prefeito e ao secretário de Meio Ambiente, que seja feita a limpeza urgente do Córrego do Brejinho e o corte de uma árvore de grande porte.

Ela conta que recebeu diversas denúncias sobre o mau cheiro e descarte incorreto de lixo no córrego. Além disso, o acúmulo de resíduos e detritos e o descarte indiscriminado de lixo e resíduos sólidos têm contribuído significativamente para a degradação ambiental daquela área, colocando em risco a saúde pública.

Gislene solicita ainda a desobstrução do Córrego do Brejinho, bem como para a implementação de ações de conscientização ambiental junto à população. “Precisamos contribuir nas ações que serão desenvolvidas para a limpeza do córrego. É imprescindível que cada cidadão compreenda a importância de preservar esse recurso natural tão precioso e se comprometa a evitar o descarte inadequado de resíduos sólidos”, ressalta.

Em relação à árvore, ela explica que está com sinais claros de deterioração e possui raízes visíveis, o que aumenta significativamente o risco de sua queda. Por se tratar de uma árvore de grande porte, ao cair, pode representar uma ameaça à segurança das pessoas, além de poder atingir o telhado de uma residência próxima. A remoção da árvore ajudaria a preservar a integridade do ambiente urbano a longo prazo.

Edivalder Cheiroso quer via de mão única em trecho da Rua Prudente de Morais

Numa indicação aprovada pela Câmara, no dia 6, o vereador Edivalder Cheiroso fez uma indicação em que pede ao prefeito que determine como via de mão única a Rua Prudente de Morais, desde a Rua Felizardo Fontoura até a Rua Ipiranga, a fim de facilitar a fluidez do trânsito.

Edivalder comenta que as vias de mão única garantem mais segurança e também contribuem para a melhoria do fluxo do trânsito.

Vereadora Irma faz questionamentos sobre problemas no distrito de Aparecida de Minas

Por unanimidade, foi aprovado um requerimento da vereadora Irma Rezende Rocha que pede ao prefeito que atenda os moradores de Aparecida de Minas, principalmente em relação a iluminação de ruas e problemas do Residencial “Cidade de Deus”.

Ela questiona quando será solucionado o problema da energia elétrica das ruas Salatiel Sabino, Joaquim Albano. Rua José Pontes, João Cecílio dos Santos e a Guilhermina Fernandes Lourenço; e se pode puxar energia direta de poste, como tem sido feito no residencial.

A Professora Irma relata ainda que os bairros Santa Terezinha, Sapolândia e São Sebastião têm infraestrutura e iluminação pública, mas as ruas Salatiel Sabino, Joaquim Albano, José Pontes, João Cecílio dos Santos e Guilhermina Fernandes Lourenço não.

De acordo com ela, todo o bairro, na entrada do perímetro urbano e na entrada do distrito está sem energia elétrica pública. A vereadora diz que existem postes que foram colocados desde agosto de 2019 e até hoje continuam sem condutores de energia.

Outra demanda que ela expõe é que há crianças que moram no Residencial Cidade de Deus e estudam nos dois estabelecimentos de ensino que precisam de mais segurança.

“O gestor municipal só autorizou a Copasa fazer o saneamento ali um ano atrás, mas não completou o processo de instalação da energia, gerando uma busca de energia, como puxar a energia de outras ruas. Os moradores estão cansados com o barro ou poeira (conforme a época) e reivindicam a colocação de pedras sextavadas (bloquetes) meio-fio, sarjeta e calçadas no trajeto para escola, proporcionando melhor qualidade de vida para moradores do Cidade de Deus”, diz.

Conforme destaca a vereadora, a iluminação pública possibilita aos moradores enxergar melhor as vias no período noturno, evitando acidentes, além de possibilitar que as famílias se sintam mais seguras ao andar em ruas bem iluminadas. Isso possibilita ainda que os jovens que estudam no período noturno tenham mais tranquilidade e segurança.

Ações do documento