Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara Municipal firma convênio para oferecer estágios para usuários da Apae de Frutal

por Assessoria de Comunicação última modificação 09/02/2022 18h00
Por meio de convênio com a Apae de Frutal, foi contratada para atuar como estagiária da Câmara Municipal, a jovem Thauane Simões Meireles, 18 anos, aluna da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Ela é a primeira beneficiada pelo convênio firmado neste ano entre as instituições.
Para o presidente da Câmara, vereador Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso), a parceria firmada com a Apae é de grande importância. “A celebração do convênio nos deixa felizes e orgulhosos porque é um passo para valorizar e inserir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho e diminuir as desigualdades sociais”, declara.
O diretor da Apae, Rodrigo Catan Minuci salienta que esta é uma conquista muito grande, já que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais trabalha com intuito de inserir seus usuários em ambiente comum da população e em aprimorar as aptidões destas pessoas.
Ele relata que a Apae já possui convênio com a Prefeitura e empresas privadas empregando dezenas de jovens apaeanos e agora celebra mais uma parceria com a Câmara Municipal.
“É uma oportunidade para que esses jovens desenvolvam suas habilidades, além de iniciar uma independência financeira. Nossa equipe de psicólogos e assistentes sociais também sempre verifica o comportamento deles nas empesas em que trabalham para a gente poder oferecer o melhor serviço possível por meio de nossos usuários”, enfatiza.
Também a psicóloga da Apae, Amanda Furtado dos Santos ressalta a busca da independência e direcionamento dos apaeanos para o mercado de trabalho e que esta oportunidade faz com que se sintam em um ambiente de dignidade e autonomia.
“Eles ganham muito com essa troca de convivência com outras pessoas com quem convivem. O projeto é uma forma de dar oportunidade a estas pessoas de serem inseridas em um ambiente diferente e isso é uma ajuda muito grande e válida na vida de cada um”, argumenta.
Para a jovem contratada Thauane Simões, são grandes as suas expectativas quanto a este trabalho. “Eu tive muitas dificuldades, mas a gente se surpreende com a oportunidade de ser quem a gente é. Então, quero fazer o meu melhor e dar orgulho aos meus pais”, adiantou.
O pai de Thauane, Valdo Aparecido Oliveira, comenta que a filha tem suas limitações, mas acredita no potencial dela. “Vai ser muito bom para ela porque é um privilégio poder estar trabalhando, fazendo alguma coisa, ter um propósito na vida. Ela vai trabalhar em um local de respeito e isso tudo vai somar para a vida dela”, conclui.