Notícias
Autoras de requerimento buscam informações sobre obra construída na Avenida JK
A Câmara aprovou um requerimento assinado pelas vereadoras Gislene Maria, Irma Rezende Rocha e Vaininha em que pedem ao prefeito informações sobre o andamento do processo que refere à obra que está sendo construída na Avenida JK, no cruzamento com Rua Campina Verde.
As autoras do requerimento ressaltam que precisam saber claramente o que se trata a obra. “Considerando que fazendo uma permuta do local, poderia ser construída uma instalação de um CRAS, por exemplo, no bairro Francisco Moron, beneficiando a população residente”, justificam.
Zizi solicita implantação do Plano de Mobilidade Urbana de Frutal (PMUF)
A Câmara Municipal de Frutal (CMF) aprovou na noite desta segunda-feira (22) indicação de autoria do Vereador José Adão da Silva, o Zizi, que solicita a necessidade de a Prefeitura lançar o Plano de Mobilidade Urbana de Frutal (PMUF).
O Plano deve ser construído com ampla participação da população, através de uma pesquisa para fazer um planejamento a curto, médio e longo prazo com o objetivo de melhorar a locomoção das pessoas dentro da cidade, seja a pé, de bicicleta, transporte coletivo, automóvel, moto e caminhão.
“O Plano de Mobilidade Urbana é um instrumento de planejamento do transporte e da circulação de pessoas e bens em um Município. Ele é essencial para o desenvolvimento urbano, pois permite que a cidade atenda às necessidades de seus habitantes de forma eficiente e sustentável”, justificou Zizi.
Vereador Rapinha pede reforma da UBS “Geraldo Chico” e do Garimpo do Bandeira
Na sessão ordinária do dia 22, foi aprovada uma indicação do vereador Rapinha que pede para que seja reformada a Unidade Básica de Saúde (UBS) do povoado Garimpo do Bandeira e a UBS Geraldo Chico, com urgência, considerando que a cozinha deste posto de saúde se encontra interditada.
Ele observa que as UBS´s são a porta de entrada do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS). “É ali que se inicia o cuidado com a saúde da população, pois seu principal objetivo é acompanhar o cidadão no fomento à prevenção ou no acompanhamento e tratamento de doenças”, comenta.
Por isso, Rapinha enfatiza a grande importância de que esses órgãos estejam bem instalados e bem equipados, para que a população seja sempre atendida com qualidade.
Vereador Jarbinhas pede limpeza de área ao lado do córrego do Brejinho
O vereador Jarbinhas teve uma indicação aprovada pela Câmara, na sessão de segunda-feira (22), em que pede à Administração Municipal que seja feita uma limpeza da área pública localizada na Rua Floriano Peixoto, 138, ao lado do córrego do Brejinho, com urgência.
De acordo com ele, o mato está muito alto e existe uma proliferação enorme de bichos peçonhentos e uma grande quantidade de mosquitos, inclusive o Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue e outras doenças perigosas para a população.
Em requerimento, vereador Jhonathan solicita imagens das câmeras de monitoramento da Câmara
Em requerimento aprovado na reunião do dia 22, o vereador Jhonathan Lavador solicitou as imagens das câmeras de monitoramento da Câmara Municipal, referente aos meses de março e abril de 2024. Ele explica que o motivo desta solicitação é a necessidade de total transparência nas informações, para assim dirimir com segurança dúvidas a esse respeito.
Vereadoras assinam requerimento em conjunto e pedem que farmácias que compõem o SUS divulguem os estoques de medicamentos
Na sessão ordinária da Câmara, no dia 22, as vereadoras Irma Rezende Rocha, Gislene Maria e Vaininha fizeram em conjunto um requerimento ao prefeito e Secretaria de Saúde, solicitando informações sobre o cumprimento da Lei 14.654 que determina às farmácias que compõem o SUS divulga os estoques de medicamentos.
Elas questionam se os medicamentos que vão para a farmácia do CAPS são destinados apenas aos pacientes daquele órgão ou outras pessoas em situação de vulnerabilidade podem se utilizar também da farmácia.
As autoras comentam que, em 23 de agosto de 2023, foi publicada a Lei nº 16.654, que torna obrigatória a divulgação dos estoques de medicamentos das farmácias que compõem o Sistema Único de Saúde.
Com isso, é preciso ser disponibilizado nas respectivas páginas eletrônicas na internet, com atualização quinzenal, de forma acessível ao cidadão comum. Isso possibilita que as instituições de controle oficial, por exemplo o Ministério Público, atuem de forma preventiva e tempestiva para evitar o desabastecimento que prejudica a quem precisa.
“Em relação aos medicamentos da farmácia do CAPS, não entendemos o motivo pelo qual outras pessoas que não os pacientes daquele órgão, não podem pegar os seus remédios, uma vez que a farmácia não é interna, como por exemplo no Hospital Frei Gabriel”, destacam.
Vereador Zizi pede revitalização da Praça Frei Gabriel, localizada em frente ao Alvorada
Indicação do vereador José Adão da Silva, o Zizi, que solicita a revitalização da Praça Frei Gabriel, foi aprovada durante reunião da Câmara Municipal de Frutal (CMF), desta segunda-feira (22).
O pedido ressalta que são necessárias no local, que fica em frente ao Alvorada Praia Clube, melhorias no paisagismo, na iluminação, troca da placa denominativa que está bastante deteriorada e instalação de um busto do Frei Gabriel.
“Trata-se de uma tradicional praça de nossa cidade, denominada de Frei Gabriel, em uma justa homenagem feita em 22 de setembro de 1971. O local precisa de uma ampla revitalização para assim estimular a convivência dos moradores das imediações”, destacou Zizi.
Tapa buraco em bairros da cidade é indicado pelo vereador Rapinha
A Câmara aprovou uma indicação do vereador Rapinha em que pede para tapar os buracos nas ruas dos bairros Granville, Residencial das Américas, Eldorado e Alto Boa Vista, colocando sinalização horizontal e vertical, bem como de efetuar a limpeza dos bairros, para a melhoria da qualidade de vida dos moradores. De acordo com ele, são providências necessárias, urgentes e indispensáveis para a população, por isso, espera que sejam promovidas pela Administração Municipal.
Vereador Jarbinhas sugere contratação de empresa especializada em gestão de trânsito para Frutal
A Câmara de Frutal aprovou uma indicação do vereador Jarbinhas Despachante que reivindica a contratação de uma empresa especializada em Gestão de Trânsito. O objetivo é que dê garantia de que os motoristas e pedestres circulem na cidade de forma consciente e segura.
Segundo ele, esta providência é necessária e urgente, visto que o recape da cidade está em fase quase final de encerramento e há um alto índice de acidentes que vêm acontecendo por falta da sinalização horizontal e vertical, o que tem preocupado muito a população.
“A Gestão de Trânsito é um dos setores de maior importância para os administradores municipais. O desrespeito às regras de trânsito e a falta de uma sinalização adequada têm trazido consequências para a sociedade. Por isso, é necessária a intervenção de profissionais capacitados com conhecimento da matéria”, adverte.
Recapeamento de ruas é indicado pelo vereador Alexandre Braz
Realizar o recapeamento das ruas Ituiutaba, São Francisco de Sales, Conceição das Alagoas e Paraná, no bairro Progresso, foi uma indicação feita pelo vereador Alexandre Braz, aprovada na reunião do dia 22.
Segundo ele, estas ruas se encontram em um estado de deterioração alarmante e bastante precárias, já não suportando mais a simples operação de tapa buracos.
“É preciso recapear aquelas ruas para propiciar aos motoristas e pedestres o direito de ir e vir, aí incluído o direito à mobilidade urbana, que é uma premissa legal, de acordo com a Constituição Federal”, salienta.
Recapeamento de ruas é indicado pelo vereador Alexandre Braz
Realizar o recapeamento das ruas Ituiutaba, São Francisco de Sales, Conceição das Alagoas e Paraná, no bairro Progresso, foi uma indicação feita pelo vereador Alexandre Braz, aprovada na reunião do dia 22.
Segundo ele, estas ruas se encontram em um estado de deterioração alarmante e bastante precárias, já não suportando mais a simples operação de tapa buracos.
“É preciso recapear aquelas ruas para propiciar aos motoristas e pedestres o direito de ir e vir, aí incluído o direito à mobilidade urbana, que é uma premissa legal, de acordo com a Constituição Federal”, salienta.
Requerimento de Jhonathan Lavador pede informações sobre procurador jurídico da Câmara
O vereador Jhonathan Lavador fez um requerimento à Mesa Diretora da Câmara solicitando informações a respeito do trabalho do procurador jurídico Marco Aurélio Rodrigues Ferreira.
Ele questiona quantas horas semanais de trabalho ele tem que cumprir e como são controladas essas horas trabalhadas; se ele é procurador jurídico para os 15 vereadores e se presta serviço em outros municípios.
Jhonathan solicitou ainda os atestados médicos do procurador referente aos meses de fevereiro, março e abril deste ano. Também indagou sobre o local onde Marco Aurélio estava, no dia 6 de março de 2024, em Belo Horizonte, a serviço da Câmara Municipal de Frutal.
Ele questionou ainda o motivo do presidente Juninho ter informado através de uma mensagem que o procurador tinha trabalhado o dia todo referente na data de 6 de março. Segundo ele, estas informações servirão para dirimir dúvidas suas.
Vereadoras solicitam redutor de velocidade e sinalização em rua do bairro Waldemar Marchi
As vereadoras Irma Rezende Rocha, Gislene Maria e Vaininha foram autoras de uma indicação em que pede para instalar um obstáculo redutor de velocidade, dentro das normas estabelecidas pela legislação e trânsito e com a devida sinalização de alerta, na Rua Wilson Roberto Piantamar, nº 363, no bairro Waldemar Marchi.
Esta medida visa garantir a segurança de motoristas e pedestres que trafegam nesta área, pois os moradores relatam que os condutores de veículos ali transitam em alta velocidade, já tendo ocorrido acidentes. Trata-se, portanto, de atender a pedido veemente dos moradores, que esperam esta providência da Administração Pública.
Porém, é preciso que este obstáculo tenha a devida pintura refletiva e as indispensáveis placas de alerta, para que os motoristas fiquem de sobreaviso e o mesmo sirva a sua finalidade de diminuir a velocidade dos veículos, sem provocar danos e acidentes.
Após conquistar a segunda maior nota do Brasil na Redação do ENEM, estudante frutalense é agraciada com Moção de Aplauso
A brilhante estudante frutalense Ester Ribeiro da Silva, de 18 anos, recebeu uma Moção de Aplauso e Reconhecimento, de autoria do Vereador Zizi, durante reunião da Câmara Municipal de Frutal (CMF), na noite desta segunda-feira (22/4).
Com 980 pontos, de um máximo de mil, ela conquistou a maior nota na Redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em Frutal e está entre os estudantes que conquistaram a segunda maior nota do Brasil.
A ótima redação que Ester escreveu teve como tema: Desafios para o Enfrentamento da Invisibilidade do Trabalho de Cuidado Realizado pela Mulher no Brasil.
Ester iniciou em fevereiro desse ano o curso de Pedagogia na Unesp (Universidade Estadual Paulista), de São José do Rio Preto (SP). Ela ainda foi aprovada na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), também em Pedagogia, e, em Direito, na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
“Parabéns Ester, você é um exemplo de estudante. Espero que o seu feito inspire vários estudantes de Frutal”, considerou o vereador Zizi.
Presidente Juninho entrega relatório a promotor sobre cumprimento de TAC
O presidente da Câmara de Frutal, vereador Juninho do Sindicato, se reuniu na terça-feira (16) com o promotor da 5ª Promotoria de Justiça de Frutal, Roberto Carlos Alves de Oliveira Júnior, a fim de entregar um relatório sobre o cumprimento de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado há vários anos.
Neste TAC, que foi firmado em 2009, o Legislativo cumpriu algumas exigências da Promotoria em relação a adaptar a Câmara para a acessibilidade de cadeirantes. No plenário, foram destinados dois espaços com esta finalidade e também o banheiro passou por reforma para atender a esta adaptação.
O promotor Roberto Carlos comentou que, no ano passado se reuniu com Juninho e o assessor Marco Aurélio Rodrigues e chegaram a um consenso para que fossem feitos os ajustes. O documento será analisado para verificar se todas as condições foram atendidas e, assim, poderá ser arquivado o Termo de Ajustamento de Conduta.
Nutricionista recebe moção de aplauso na Câmara de Frutal
Na reunião de segunda-feira (15), o vereador Alexandre Braz entregou uma moção de aplauso para a nutricionista Nathiely da Mata Santos. A homenagem é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido por ela na Emedic Center Austa e na Bella Centro de Estética e Nutrição.
Alexandre disse que se sente feliz em entregar a moção a Nathiely por ser uma excelente profissional. “Ela estudou e batalhou; é sinônimo de esforço”, resumiu. Ela falou rapidamente de suas lutas e trajetória e demonstrou gratidão ao vereador e toda Câmara pela homenagem recebida.
Câmara presta homenagem a empresários pela inauguração de restaurante em Frutal
O vereador Alexandre Braz fez a entrega de moções de aplausos na sessão ordinária do dia 15. Uma dela foi para o casal de empresários Pedro Lucas Garcia e Mariane de Cássia Pinheiro Silva, pela inauguração do Restaurante Castelo Caipira, no último dia 13 de março. “É uma alegria ver dois jovens sonharem e acreditarem no potencial da cidade, além de gerarem empregos”, disse.
Ao lado da esposa Mariane (atual secretária de Obras e Planejamento de Frutal), o empresário Pedro Lucas agradeceu a todos pela homenagem, em especial ao vereador Alexandre. “É uma honra receber essa moção tendo apenas um mês de funcionamento. Porém, já temos mais de 10 anos de tradição com um restaurante na cidade de Terra Roxa (SP)”, declarou.
Zizi destaca necessidade de campanha para ajudar Grupo Soneto da Paz
Indicação de autoria do Vereador Zizi, aprovada em reunião da Câmara Municipal de Frutal desta segunda-feira (15), solicita que a Prefeitura realize “Campanha em prol do teatro de Frutal”, com o objetivo de arrecadar R$ 45 mil para o Grupo Soneto da Paz.
O montante é para a aquisição de equipamentos adequados de iluminação e novas fantasias para as peças teatrais a Paixão de Cristo e Mágico de Oz. A campanha tem o objetivo de buscar arrecadar o valor, através de doações da sociedade frutalense.
Segundo a diretora do Soneto da Paz, Meire Helen Antunes da Silva, os atores e atrizes não trocam de vestimentas desde 2010. “Para ficarmos com umas roupas bem de época para a peça A Paixão de Cristo precisaríamos de cerca de R$ 15 mil e a aquisição da iluminação própria fica em torno de R$ 25 mil”, contou.
Ainda conforme Meire, a previsão é que o teatro O Mágico de Oz aconteça em 12 de outubro. “O desenvolvimento desta peça teatral já está meio caminho andando; já estamos com os personagens escolhidos e agora falta adquirirmos as roupas. Aproximadamente R$ 5 mil conseguiríamos comprar as mesmas com qualidade”, informou.
As peças teatrais do Grupo Soneto da Paz, que são realizadas desde 1988 e conta atualmente com cerca de 100 atores e atrizes, já se tornaram tradição na cidade. Prova disso é a presença de milhares de pessoas, uma vez por ano em frente à Igreja da Matriz, para assistir o teatro A Paixão de Cristo.
Vereadora Maíza sugere abertura de trânsito de veículos na Praça Rui Barbosa e Rua Prudente de Morais
Vereadora Maíza sugere abertura de trânsito de veículos na Praça Rui Barbosa e Rua Prudente de Morais
Na sessão ordinária do dia 15, a vereadora Maíza Signorelli fez uma indicação em que pede ao prefeito e Departamento de Trânsito que o Calçadão seja aberto para trânsito de veículos, motos e bicicletas no trecho da Rua Prudente de Morais e Praça Rui Barbosa. O objetivo é incrementar e impulsionar o comércio da Rua Floriano Peixoto que está completamente fechado, sendo um dos motivos a dificuldade do trânsito normal de carros naquela via.
Ela conta que a Rua Floriano Peixoto sempre teve movimento e um intenso comércio. No entanto, nos últimos anos, foram fechados e um dos motivos certamente é a grande dificuldade do trânsito de veículos, pela existência do Calçadão logo à frente, na Praça Rui Barbosa, seguindo para a Rua Prudente de Morais.
“O Departamento Municipal de Trânsito deveria efetuar um estudo a respeito da necessidade de abrir o trânsito naquele trecho do Calçadão, para que haja uma fluidez normal de veículos, incentivando a abertura de novas lojas na Rua Floriano Peixoto”, justifica.
Gislene Maria reivindica recapeamento em diversas ruas da cidade
A vereadora Gislene Maria da Silva fez uma indicação ao prefeito e à Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos da necessidade de que seja efetuado o recapeamento urgente de diversas ruas mais danificadas de Frutal.
Ela lista a necessidade do serviço nas ruas João Gonçalves, Godofredo Magalhães Macedo, Joaquim Domingos de Menezes, Frei Teodósio, Belo Horizonte, Marcondes Machado, Pedro Rodrigues da Silveira, Pirajuba, Quatro de Outubro, José Galina, Raul Soares, João Madaleno Santana, Antônio Rodrigues de Souza, Tocantins, José Joubert, João Heitor de Assunção, Arédio Santana, esquina com a Rua Marcondes Machado, Prata, Tucano, dos Cravos e Avenida José de Alencar.
Segundo ela, essas vias apresentam um estado de deterioração alarmante, representando um sério perigo para a segurança dos pedestres e condutores de veículos. “O estado precário do asfalto aumenta significativamente o risco de acidentes de trânsito e danos aos veículos, além de afetar negativamente a qualidade de vida dos residentes locais”, ressalta.
A vereadora Gislene apresentou fotos que apresentam a gravidade da situação em algumas ruas e destacou a importância de priorizar essa demanda urgente, visando não apenas a melhoria da infraestrutura urbana, mas também a segurança e o bem-estar da população.
Câmara aprova indicação de Rapinha que pede amplo trabalho da Funasa em terrenos baldios e casas abandonadas
Durante a reunião da Câmara, no dia 15, foi aprovada uma indicação do vereador Rapinha que pediu a Prefeitura e Funasa para efetuar um amplo trabalho em relação aos terrenos baldios, casas abandonadas e outros locais, residências e comércio no Município.
O objetivo é a diminuição do risco da proliferação do mosquito transmissor da dengue e outras doenças perigosas. Ele pede ainda que o veículo denominado “fumacê” efetue pulverizações constantes em Frutal, no distrito de Aparecida de Minas e nos povoados.
Rapinha enfatiza que a dengue é uma das doenças mais conhecidas no Brasil e causada por um vírus transmitido pela picada de inseto Aedes aegypti. Entre os locais mais propícios para a proliferação da dengue, estão os recipientes expostos a água da chuva como lixo, calhas e ralos entupidos, pratos e vasos de plantas, reservatórios de água para animais domésticos, ocos de árvore, bromélias, caixas d’água e lajes.
“As ações de combate são essenciais baseada na importância de uma prevenção contínua. As medidas de combate devem ser realizadas em todos os locais, como terrenos baldios, casas abandonadas, residências e comércio no Município, para que haja o controle do inseto de modo contínuo”, argumenta.
Aprovada indicação da vereadora Irma que pede recape em ruas do bairro XV de Novembro
Por unanimidade, foi aprovada uma indicação da vereadora Irma Rezende Rocha que pede ao prefeito e Secretaria de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos que seja dada uma atenção especial aos pedidos de moradores do bairro XV de Novembro, recapeando trechos da Rua Vicente Eulálio, entre as ruas Tupis e José do Patrocínio.
O trecho está com a pavimentação bastante deteriorada existindo inúmeros buracos que podem causar acidentes com danos em veículos e riscos às pessoas. Moradores da Rua Vicente Eulálio relatam que estão pedindo mais atenção para a via pública há muito tempo, mas não foram atendidos e, por isso, está cada vez mais deteriorada.
Segundo a vereadora, está muito difícil para todos os moradores da rua, principalmente para os idosos que têm algumas limitações de locomoção, podendo a situação ocasionar acidentes até mesmo graves.
Proposta para criação de cartilha anti-bullying é aprovada na Câmara de Frutal
A Câmara Municipal de Frutal aprovou Indicação do Vereador José Adão da Silva, o Zizi, que solicita às escolas municipais de Frutal o desenvolvimento de uma cartilha anti-bullying com informações de forma didática e lúdica que promovam o combate ao bullying.
A cartilha com o tema “Não faça Bullying, faça amigos” deve explicar para as crianças e adolescentes o que é o Bullying, como ele acontece e como identificá-lo, através de leituras dinâmicas com imagens e jogos pedagógicos.
A indicação destaca que o material deve ser distribuído para toda a comunidade escolar, para que os pais também tenham acesso às informações.
Segundo Zizi, o objetivo do produto didático é desnaturalizar o Bullying, instruindo a comunidade escolar didaticamente sobre a prática e discutindo o seu enfrentamento.
“Com essa iniciativa, nossos alunos e suas famílias vão ter um material para instruí-los a identificar e lidar com situações de agressão.
A cartilha “Não faça Bullying, faça amigos” também quer envolver os pais cada vez mais nessa causa, porque o combate ao Bullying começa dentro de casa”, complementou.
Maíza Signorelli pede normalização do serviço de coleta de lixo de Vila Barroso
A normalização do serviço público de coleta de lixo no povoado de Vila Barroso, com urgência, foi uma indicação feita pela vereadora Maíza Signorelli Nunes aprovada na sessão ordinária do dia 15. Ela relata que os moradores do povoado a procuraram pedindo esta providência. “Por este serviço ser fundamental para a manutenção da saúde pública e por desempenhar um papel crucial na promoção da qualidade de vida das pessoas, fazemos esta solicitação ao Executivo e à Secretaria competente, esperando que a coleta de lixo no povoado seja normalizada sem demora”, justifica.
Alex Freitas busca informações sobre gastos com empresa responsável pela coleta de lixo urbano
Em requerimento aprovado na reunião do dia 8, o vereador Alex Freitas requisitou ao prefeito informações sobre o valor gasto anualmente com a empresa responsável pela coleta e tratamento do lixo urbano.
Ele indaga o valor mensal despendido a estes serviços; quantas empresas foram contratadas até hoje; como é realizado o cálculo para o pagamento dos serviços de coleta e tratamento do lixo e quais os critérios utilizados.
Alex também questiona a respeito do destino do lixo coletado; se é levado ao aterro sanitário do município ou para outra localidade; em caso de transporte para outra cidade, qual é o valor destinado ao serviço; se estão sendo utilizados os caminhões de lixo da Prefeitura ou se são locados. Por fim, ele pede uma cópia do contrato administrativo da empresa responsável pela coleta e tratamento do lixo urbano.
“Precisamos conhecer esse assunto que está dentro do nosso direito fiscalizatório e assim podermos informar com segurança à sociedade frutalense que nos questiona a respeito”, conclui.
Ações do documento