Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereador Alex Freitas presta homenagem aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde

O vereador Alex Freitas propôs e a Câmara de Frutal aprovou a expedição de Moção de Aplauso e Reconhecimento para todos os servidores da Secretaria Municipal de Saúde. A proposição, votada na reunião de segunda-feira (20), foi aprovada por unanimidade.
Segundo ele, a homenagem é justificada pelo excelente serviço prestado pelos servidores da Secretaria de Saúde na Campanha de Imunização da Covid-19, que coloca o município de Frutal como exemplo no Estado de Minas Gerais.
Na proposição, Alex Freitas fez questão de enaltecer o trabalho da secretária municipal da Saúde, Lamonise Maria Alves Ribeiro e da coordenadora municipal da Saúde, Érika Cristina Batista Silva, assim como dos demais servidores da pasta.

Vereadores propõem criação de comissão permanente de agricultura, pecuária e desenvolvimento rural

Quatro vereadores assinaram indicação conjunta sugerindo a elaboração de projeto de resolução para alterar o Regimento Interno da Câmara Municipal, objetivando a criação da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. A proposição, assinada por Sinomar Borges, Alexandre Braz, Fernando da Quineira e Juninho do Sindicato, foi aprovada por unanimidade.
Segundo eles, o intuito é que a comissão manifeste sobre todos os assuntos inerentes à área. “Solicitamos a criação de referida comissão permanente, para que seja possível emitir pareceres em proposições legislativas que dizem respeito ao setor produtivo rural do Município e também poder apresentar projetos de lei, emendas e outras proposições, além de convocar audiências públicas para ouvir diretamente a sociedade”, explicam.
Ainda de acordo com os vereadores, a comissão deverá manifestar sobre os seguintes temas: “I - agricultura, pecuária e piscicultura; II - política e planejamento agrícola; III - vigilância e defesa sanitária animal e vegetal; IV - uso de defensivos agrotóxicos; V - política de abastecimento rural; VI - organização de políticas do setor rural; VII - estímulo à agricultura, à pesquisa e à experimentação agrícola; VIII - declaração de utilidade pública de entidades e demais segmentos que atuam na área da agricultura e pecuária”.

Câmara aprova projeto “Adote o Verde” de autoria da vereadora Irma Rezende

Foi aprovado por unanimidade, na reunião da Câmara desta semana, um Projeto de Lei de autoria da vereadora Irma Rezende Rocha que sugere que seja implementado na cidade de Frutal, povoados e distrito de Aparecida de Minas, o programa “Adote uma Área Verde”. Para ser colocado em prática, resta apenas a sanção do prefeito Bruno Augusto.
Conforme a vereadora Irma, a referida lei estabelece normas e procedimentos para parcerias entre o Poder Público e a sociedade no que refere a adoção de áreas verdes públicas. “O programa consiste no apadrinhamento de uma praça por empresas, pessoas físicas, escolas, associações de bairros, clubes de serviços e outras organizações privadas que possam cuidar das praças e canteiros públicos”, explica.
Através de um convênio com a Prefeitura, aqueles que adotarem um canteiro central, uma praça, um jardim ou até um parque, passam a se responsabilizar por manter essas áreas bem limpas e cuidadas e que possa servir também para práticas esportivas, área de ginástica ou de lazer. Em contrapartida, os zeladores poderão afixar no local uma placa indicativa informando quem cuida da praça.
A ideia, segundo Irma Rezende, é que o programa estimule a adoção de praças e canteiros públicos pela comunidade e pessoas em geral, para sua manutenção e preservação ambiental, com apoio da Prefeitura.
“A empresa, entidade ou pessoa física firmará contrato com duração mínima de seis meses e máximo de 12 meses, com possibilidade de renovação ou rompidos a qualquer momento quando não estiver sendo cumprido de modo satisfatório”, destaca.
De acordo com a vereadora, convênios definirão as responsabilidades do adotante e da Prefeitura. Ao adotante caberá manter as áreas bem limpas e cuidadas. À Prefeitura caberá o desenvolvimento do projeto de implantação ou reforma, o pagamento de contas de água e luz, apoio técnico e licença da colocação de placa no local adotado, divulgando a parceria.
“Os participantes do programa serão importantes agentes na melhoria da qualidade de vida do meio urbano e contribuirão para o bem-estar da cidade", finaliza.

Vereador Jhonathan apresenta indicações atendendo diversos setores do Município

O vereador Jhonathan Martins Siqueira (Jhonathan Lavador) foi autor de mais cinco indicações aprovadas pela Câmara visando atender diversos setores do Município. Ele pediu, por exemplo, a instalação de uma tampa no bueiro da Rua Celso Peito Macedo (Bairro Waldemar Marchi), por estar sem a grade protetora podendo ocasionar acidentes, ou entupimento por causa de entulhos.
Jhonathan requisitou ainda a troca de lâmpadas queimadas nos postes das ruas do Jardim das Esmeraldas (nas proximidades do bairro Princesa Isabel II). De acordo com ele, muitos locais estão às escuras, gerando insegurança aos moradores e pedestres.
Em outra indicação, o vereador requer a colocação de lixeiras na pista de skate existente na Praça Nossa Senhora da Abadia, a fim de evitar que as pessoas que frequentem o local joguem lixo no chão, poluindo o visual e o ambiente.
O vereador pediu providências para tapar dois buracos enormes existentes na Avenida Goiás, próximos ao Parque das Acácias, por estarem dificultando o trânsito e causando transtornos aos motoristas e pedestres.
Copasa
Na última indicação, Jhonathan solicita o cumprimento de uma lei que versa sobre a obrigatoriedade das empresas concessionárias, permissionárias, contratadas ou similares a fazer serviços de reparação de forma devida aos danos causados às vias, calçadas e passeios públicos.
Segundo ele, muitas vezes, a recomposição do asfalto não é executada de maneira adequada ficando abaixo do nível da rua, o que prejudica o trânsito e gera riscos de acidentes. “As cidades devem ser planejadas para as pessoas. Desta forma, a reparação aos danos causados às vias precisam ser feitas de modo adequado”, conclui.

Vereador Rapinha demonstra preocupação com a UTI e outras áreas da Saúde

Diversas indicações voltadas à saúde de autoria do vereador Claudimar Basílio da Silva (Rapinha) foram votadas e aprovadas pela Câmara de Frutal, nas últimas semanas. Ele cobrou da empresa que executando as obras de implantação da UTI do Hospital Frei Gabriel faça a contratação de mais funcionários para agilizar os trabalhos.
“Essa obra é ansiosamente aguardada pela população, pois atender a grande demanda existente em Frutal. Atualmente, os pacientes com casos graves precisam ser transferidos para outros centros, com riscos à saúde e despesas maiores às famílias”, explica.
Ambulância
Ao Governo Municipal, Rapinha solicitou a aquisição de uma ambulância a fim de possibilitar o fácil acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, principalmente cadeirantes, uma UTI móvel e mais veículos para atender a área de saúde de Frutal, distrito de Aparecida de Minas e povoados do município.
Segundo ele, esses benefícios são necessários devido ao grande número de pessoas carentes do município e que dependem de um maior esforço para locomoção e acesso aos serviços públicos da saúde.
Mobílias
Em uma das indicações, o vereador Rapinha sugeriu a compra de móveis (como cadeiras, mesas e outros equipamentos) para atender a todas as unidades básicas de saúde de Frutal, distrito e povoados, com a finalidade de oferecer melhor prestação de serviços à população.
Consultas
O vereador solicitou ainda o aumento do número de atendimentos médicos diários nas UBS´s de todo município de Frutal. Ele justifica que muitas pessoas reclamam que não conseguem agendar consultas por telefone por não haver vagas.
Rapinha ressalta que os serviços públicos de saúde devem ser prestados à população a contento. “É um direito do cidadão e dever do município garantir mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”, finaliza.

Vereadores Edivalder e Jhonathan requerem informações sobre castração de animais

Os vereadores Edivalder Cheiroso e Jhonathan Lavador fizeram um requerimento ao prefeito Bruno Augusto em que solicitam informações a respeito da quantidade de animais castrados através da Organização Não Governamental de Proteção aos Animais e Ambiental “Amigos Protetores de Frutal”.
Eles questionam quais os gêneros, espécie, nome do proprietário e data da castração, entre outras informações. Conforme os autores, a castração previne diversas doenças, principalmente nas fêmeas.
“A castração está ligada diretamente com a vida saudável que pode e deve ser dada a eles. já que evita uma série de problemas. Muitas pessoas não podem arcar com os custos de uma castração. Por isso, sabendo da importância da disponibilização da castração de cães e gatos, desejamos saber a real situação desse procedimento no município, através da ONG”, arrematam.
1.128
Pessoas alcançadas
99
Engajamentos
Turbinar publicação
1010
18 comentários
6 compartilhamentos
Curtir
Comentar
Compartilhar

Vereador Juninho do Sindicato reivindica reajuste na matriz salários dos servidores da Prefeitura e do Magistério

A Câmara aprovou uma indicação do vereador Juninho do Sindicato que reivindica reajuste na matriz salarial dos servidores da Prefeitura e do magistério.
Segundo ele, através de uma lei de 2017, ficou estabelecido o reajuste em janeiro e abril de 2018 e também janeiro de 2019, mas conforme informações dos servidores, esse medida não foi adotada.
Ele declara que já faz muito tempo que os salários dos servidores municipais, incluindo dos professores, não são reajustados, encontrando-se bastante defasados.
“Essas pessoas merecem nosso respeito, necessitando que seja concedido um aumento que será de substancial importância para essas sofridas classes. Essa medida é necessária e urgente para uma justa valorização dos servidores e para o cumprimento de lei já editada na administração anterior”, finaliza.

Vereadora Irma quer a criação do EJA II na Escola Vicente de Paulo

A vereadora Irma Rezende Rocha foi autora de uma indicação em que pede providências ao prefeito Bruno Augusto e a Secretaria de Educação para que se estender o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA – Fundamental II) na Escola Municipal Vicente de Paulo, onde já funciona o Fundamental I.
Ela explica que esse programa assegura o direito de acesso à educação para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio. Irma relata que a Escola Necime Lopes já oferta aos jovens o EJA I e II (que corresponde do 5º ao 9º ano).
Para ela, ao disponibilizar também na Escola Vicente de Paulo, o programa estará atendendo a vários pedidos de moradores do bairro Princesa Isabel e adjacências, estimulando muitas pessoas a voltarem para a escola.
Conforme ela observa, a Lei Orgânica do Município de Frutal já dispõe sobre as ações do Poder Público na área de ensino, visando a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, melhoria da qualidade do ensino, formação para o trabalho, promoção humanística, científica e tecnológica do município.
Irma ressalta ainda que, com o crescimento da população, torna-se necessário adotar políticas públicas para atender as demandas de todos os bairros.
A vereadora acrescenta também que com a conclusão do EJA Fundamental II, se abrirá caminho para o EJA Ensino Médio, que funciona em três escolas estaduais da cidade.
“O ensino voltado a jovens e adultos pode beneficiar a capacidade cognitiva e estrutura cerebral deles; alunos da EJA relatam que vivenciaram o resgate da cidadania por meio da educação. Alfabetização, mesmo tardia, é aliada da cidadania e da dignidade”, argumenta.

Vereadores propõem aumento no valor do quilômetro rodado para perueiros

Os vereadores Alexandre Braz, Sinomar Borges e Juninho do Sindicato, elaboraram uma indicação em que solicitam o aumento do valor do quilômetro rodado aos perueiros que fazem o transporte escolar, em pelo menos mais R$ 0,50, passando a R$ 3,00, devido aos constantes aumentos no preço do combustível, pneus, peças e manutenção.
Eles comentam que, neste ano, o prefeito concedeu um aumento passando para R$ 2,50 o quilômetro rodado, porém os perueiros não trabalharam devido a pandemia e que agora ocorreu o retorno das aulas, dia sim, dia não, sendo que o álcool tem custado mais de R$ 4,00 e a gasolina mais de R$ 6,00 o litro.
Para os autores, este aumento de R$ 0,50 é imprescindível, embora consideram que não é o ideal. “Este valor está longe do necessário, pois são necessárias vistorias nos veículos que custam R$ 180,00 e também não se sabe se haverá a normalização das aulas presenciais. Mas já seria uma ajuda a esta esforçada classe de trabalhadores”, concluem.

Vereadores querem instalar academia no povoado do Garimpo do Bandeira

Os vereadores Juliene Sabino, Gislene Silva e Alex Freitas encaminharam representação ao deputado federal Franco Cartafina, solicitando a instalação de aparelhos de ginástica na praça do povoado Garimpo do Bandeira.
“A academia popular tem por objetivo proporcionar, através da prática de atividade física, saúde e qualidade de vida para os idosos e a comunidade em geral”.
Instalada ao ar livre, a academia é composta de equipamentos que servem para alongar, fortalecer, desenvolver a musculatura em geral e trabalhar a capacidade aeróbica.
“Sabe-se que a prática da atividade física na terceira idade pode auxiliar na redução das complicações de doenças crônicas, bem como contribuir para a diminuição no consumo de medicamentos. Aliada a uma alimentação saudável, a prática de atividades físicas é uma das principais recomendações dos médicos”, justificam.

Vereador Zizi cobra conclusão da UBS “Geraldo Chico”

O vereador José Adão da Silva (Zizi) voltou a cobrar nesta semana, através de requerimento aprovado na Câmara, a conclusão da Unidade Básica de Saúde “Geraldo Chico”. O pedido feito pelo parlamentar foi aprovado por unanimidade.
Na proposição, ele faz a seguinte pergunta: “Quando será reiniciada a obra da Unidade Básica de Saúde - UBS Geraldo Chico, que está parada no bairro Estudantil e se tem alguma verba específica para o seu término?”
O vereador Zizi disse que a população anseia pela retomada da obra. “Ela está paralisada há anos, mas esperamos que seja retomada pelo Governo Municipal e finalizada o quanto antes, considerando sua importância para a cidade de Frutal”, destacou.

Vereadora Gislene solicita cronograma com a previsão de instalação de iluminação LED nos bairros de Frutal

A vereadora Gislene Silva, através de requerimentos encaminhados ao prefeito Bruno Augusto e ao secretário municipal de Planejamento, Obras e Serviços Leandro Aparecido Carvalho, solicita o cronograma da instalação da iluminação por LED nos bairros de Frutal. O pedido foi votado e aprovado na reunião de segunda-feira (20).
Segundo ela, a informação é essencial para o desenvolvimento de sua atuação parlamentar. “As pessoas nos questionam a respeito, ansiosas pela melhoria da iluminação pública em seus bairros e assim, tendo em mãos a previsão das obras do Projeto "Frutal Mais Iluminada e Segura" da Prefeitura de Frutal poderemos informar os nossos representados com segurança”, informou.
INDICAÇÃO
Na reunião desta semana, a vereadora Gislene voltou a sugerir localidades para melhoria da iluminação. Em uma indicação expedida ao Governo Municipal, ela apontou a necessidade de colocar lâmpadas LED no bairro Eldorado e no Residencial Francisco Moron.
“Gostaria que esses bairros recebessem uma atenção especial quanto à melhoria da iluminação pública, pois os moradores têm reclamado bastante quanto à grande insegurança, por serem bairros periféricos, considerando a escuridão das ruas no período noturno”, destacou

Câmara de Frutal aprova Moção de Aplauso e Reconhecimento para o deputado Arnaldo

A Câmara de Frutal aprovou na reunião de segunda-feira (20), a entrega de uma Moção de Aplauso e Reconhecimento para o deputado estadual Arnaldo Silva. A homenagem foi sugerida pela vereadora Maíza Signorelli e foi aprovada por unanimidade.
O intuito, conforme explica Maíza, é cumprimentá-lo pela inauguração de seu gabinete regional em Frutal e agradecê-lo pelo empenho junto ao Hospital Hélio Angotti para a instalação da Unidade de Diagnóstico e Prevenção do Câncer no Município.
O deputado Arnaldo reassumiu seu mandato há cerca de cinco meses, após o falecimento do deputado estadual Luiz Humberto Carneiro, e tem demonstrado compromisso de trabalho com Frutal e região. Desde que assumiu, o parlamentar já assegurou, só para Frutal, R$ 1,5 milhão para o asfaltamento do bairro Jardim Brasil (em parceria com o senador Rodrigo Pacheco), R$ 185 mil para aquisição de uma viatura para a Delegacia Rural da Polícia Civil de Frutal, R$ 300 mil para reforma da UBS Osvaldo Morelli (antiga Santa Casa); R$ 200 mil para a conclusão da Quadra do Pimpão; R$400 mil para conclusão da UBS Geraldo Chico; R$ 60 mil para a APAE de Frutal e ainda R$ 340 mil para ampliação do custeio de saúde de Frutal.

Vereadores propõem debater falta de água em audiência pública

Vereadores da Câmara de Frutal encaminharam ao prefeito Bruno Augusto, indicação em que propõem a necessidade de designação de uma audiência pública, em caráter emergencial, para debate sobre a falta de água, a crise hídrica e a prestação de serviços da Copasa no município de Frutal.
A proposição foi assinada pelos vereadores Juliene Sabino, Alex Freitas, Fernando da Quineira, Gislene Silva, Irma Rezende Rocha, Jarbinhas Despachante, Alexandre Braz, Maíza Signorelli, Juninho do Sindicato e Sinomar Borges.
No documento, eles ressaltam a importância da audiência. “Ressaltamos a necessidade do atendimento a este nosso pedido, considerando a falta de água em vários bairros da cidade, que tem trazido grande sofrimento e transtornos de toda ordem à população”, justificaram.
REPRESENTAÇÃO
Mesmo propondo audiência pública sobre o assunto, os vereadores também encaminharam representação à direção da Copasa, em Belo-Horizonte, solicitando providências urgentes sobre o desabastecimento constante de água nos bairros Waldemar Marchi I, II e III, Residencial Francisco Moron e demais bairros adjacentes.
“É preciso dar uma solução urgente a este grave problema, que tem assolado muitos bairros de nossa cidade, trazendo sofrimento e desespero à população, já bastante atingida pelos efeitos da pandemia da Covid-19 e que agora enfrenta mais este problema, devido à falta de investimentos da concessionária dos serviços públicos de água e esgotamento sanitário de Frutal”, afirmaram.

Vereador Jarbinhas sugere manutenção em ruas dos bairros Nossa Senhora do Carmo e Eldorado

O vereador Jarbas Azevedo Filho (Jarbinhas Despachante) apresentou nesta semana indicação em que aponta a necessidade de promover Operação Tapa Buracos nas ruas Pedro Rodrigues da Silveira, Presidente Arthur da Costa e Silva, Derocy Marques de Paula, Luiz Roberto da Cruz e Necésio Rosa, situadas nos bairros Nossa Senhora do Carmo e Eldorado.
“Sabemos que há um planejamento por parte da Secretaria Municipal de Obras para o recapeamento de inúmeras ruas da cidade – que é o ideal, porém, enquanto isso não acontece é urgente e necessário que se faça pelo menos uma operação tapa buracos nos locais acima mencionados, em razão das péssimas condições destas vias”, afirmou.

Vereador Alex Freitas cobra informações sobre situação do Estádio “Marretão”

O vereador Alex Freitas apresentou um requerimento em que solicita informações ao prefeito quanto a situação jurídica do Estádio Municipal Pedro Macedo da Silveira e quem foi o ordenador de despesas da reforma efetuada entre o período de 2013 e 2016.
Ele ainda indaga a respeito da situação junto ao Ministério Público, o valor investido na reforma e quem era o secretário municipal responsável pela reforma.
“Diariamente, somos questionados pela população e gostaríamos de tomar ciência sobre essa reforma do Estádio “Marretão” para que possamos dirimir dúvidas existentes e repassar aos munícipes com segurança”, declara.
Alex também fez o mesmo pedido de representação a ser enviado para a promotora do Ministério Público Daniela Campos de Abreu Serra para se saber se existe algum procedimento aberto em relação a esse assunto.

Vereador Jhonathan Lavador busca apoio para beneficiar Frutal com Projeto Castramóvel

O vereador Jhonathan Martins Siqueira encaminhou representação ao deputado estadual Arnaldo Silva, solicitando esforços do parlamentar para viabilizar o Projeto Castramóvel para Frutal. A iniciativa visa efetuar a castração de animais gratuitamente, objetivando contenção do aumento de animais de rua e os problemas de saúde pública consequentes.
“A nossa cidade, como tantas outras, enfrenta problemas com o grande número de animais de rua. A castração é uma forma segura de conter esse aumento e evitar inclusive problemas de saúde pública. Este é um programa em benefício dos animais e da população”, explicou.
De acordo com Jhonathan, são muitos os benefícios proporcionados pelo projeto. “A iniciativa vai contribuir para reduzir o número de animais abandonados, o que é fundamental para evitar zoonoses. Com a castração haverá menos abandono e menos transmissão de doenças, tanto de um animal para outro quanto as zoonoses, transmitidas de animais para pessoas”, destacou.
O vereador ressalta que a castração é de suma importância para controlar a natalidade dos animais e para administrar a saúde pública com menor custo e maior eficiência. “Entre as doenças que podem ser transmitidas de animais para humanos estão a raiva (doença incurável para animais e pessoas), leshimaniose e esporotricose, esta última no caso dos gatos”, finalizou.

Vereador Zizi indica serviço para facilitar escoamento de água em Avenida no Centro

O vereador José Adão da Silva (Zizi) indicou ao prefeito Bruno Augusto, através de indicação, a necessidade de construir uma bacia na Avenida Benjamin Constant, na altura do cruzamento com as ruas Minas Gerais e Tupaciguara, no Centro.
“Esta providência precisa ser tomada sem demora, antes do início das chuvas, para evitar que a situação piore, pois ali desce muita água e também há danos nos veículos que trafegam nesse local de intenso movimento diário”, afirmou.
Sinalização
Em outra indicação, aprovada recentemente na Câmara, o vereador Zizi pediu a instalação de placa denominativa na “Estrada José Queiroz”, vicinal de terra que liga a BR-153 ao povoado de Água Santa. Além de constar o nome do homenageado, a iniciativa visa facilitar o acesso à comunidade que recebe milhares de romeiros ao longo do ano.
“É preciso dar cumprimento às disposições da Lei nº 6.351, de 27 de março de 2018, efetivando a homenagem prestada ao saudoso José Queiroz e, principalmente, para direcionar os motoristas, turistas e romeiros que desejam adentrar ao povoado de Água Santa”, justificou o parlamentar.

Câmara reivindica vistoria e informações sobre a taxa de esgoto da ETE

Por unanimidade, foi aprovado pela Câmara, um pedido de representação ao diretor da Agência Reguladora de Água e Esgoto de Minas Gerais (Arsae), para que responda a algumas informações.
No pedido, os vereadores querem saber a fórmula do cálculo da taxa de esgoto para o consumidor e também a fórmula para se chegar aos valores das escalas cobradas pelo consumo efetivo da água.
Além de solicitar uma vistoria na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Frutal, a Câmara questiona se é possível a instalação de válvulas de retenção de ar nos hidrômetros a fim de se evitar que o consumidor pague indevidamente por ar nas contas de consumo de água.
Outra observação feita no pedido é que, desde 2019, tem sido notória a falta de fornecimento de água em alguns bairros de Frutal; por isso, indagam qual a intervenção e melhorias serão feitas pela Arsae e Copasa em Frutal.
Os vereadores declaram que estes questionamentos e preocupações são feitos pela população e que o constante mau cheiro exalado pela ETE provoca revolta e mal-estar, principalmente em períodos chuvosos.
“A empresa concessionária dos serviços públicos de água e esgoto constantemente apregoa através da mídia a perfeição dos seus serviços; porém, é extremamente inclemente com usuários inadimplentes, arrebentando asfalto e trazendo transtornos ao trânsito e prejuízos ao patrimônio público quando, por qualquer motivo, o usuário não paga a sua conta mensal de água e esgoto”, argumentam.
Os autores do pedido de representação foram Alexandre Braz, Sinomar Borges, Edivalder Cheiroso, Gislene Silva, Irma Rezende Rocha, Jarbinhas Despachante, Alex Freitas, Maíza Signorelli, Juliene Sabino, Jhonathan Lavador, Juninho do Sindicato, Zizi, Tõe da Veia, Fernando da Quineira e Rapinha.

Vereador Edivalder Cheiroso pede nova iluminação na Praça da Abadia

O vereador Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso), presidente da Câmara de Frutal, pediu ao Governo Municipal, através de indicação aprovada na reunião desta segunda-feira (13), a substituição das lâmpadas atuais da Praça Nossa Senhora da Abadia por lâmpadas de LED, em especial onde está situada a pista de skate, bem como de efetuar uma reforma na mesma.
“Dentre as substituições da iluminação pública que vêm sendo efetuadas pela Administração, julgamos que deve ser dada uma atenção especial à Praça Nossa Senhora da Abadia, que é uma das mais importantes e tradicionais de nossa cidade. Ali existe também uma pista de skate bastante frequentada por jovens, e a sua reforma e melhoria da iluminação serão medidas bastante aplaudidas por todos”, ponderou.

Vereador Rapinha pede instalação de caixas d´água em bairros e distrito e redução de tarifas da Copasa e Cemig

O vereador Rapinha elaborou uma indicação na qual ele cobra providências da direção da Copasa quanto a instalação de caixas d´água em todos os bairros da cidade, distrito de Aparecida de Minas e povoados do município.
Ele justifica que estamos vivendo um período de escassez de água, por isso, é necessário que a concessionária deste serviço público tome providências para evitar o sofrimento da população.
Rapinha também foi autor de indicação em que reivindica à direção da Copasa e da Cemig a redução dos preços das suas tarifas no município.
“Os consumidores de Frutal e Aparecida de Minas não suportam mais os preços abusivos cobrados pelas duas concessionárias, especialmente os mais pobres que são os que mais sofrem. Pedimos ao Executivo seus esforços neste sentido”, conclui.

Vereador Tõe da Véia recomenda asfaltamento de rua no Progresso

Através de indicação aprovada na reunião da Câmara desta segunda-feira (13), o vereador Antônio Joaquim da Silva (Tõe da Véia) recomendou ao Governo Municipal o asfaltamento da Rua Antônio Alves Neto, no bairro Progresso. “Diante das reclamações que nos foram formuladas por moradores da localidade, solicitamos medidas rápidas a respeito deste pedido feito pela população, pois todos sofrem com a poeira e o barro, conforme as estações do ano”, afirmou.
Reconstrução de Ponte
Também por meio de indicação, o vereador Tõe da Véia manifestou à Prefeitura, a necessidade de reconstruir a ponte localizada na fazenda Bebedouro, na propriedade de Marcinho da Oficina. “É preciso providenciar a reconstrução da referida ponte, fazendo a substituição da atual, que é de madeira, por uma de ferro, pois o local está intransitável não passando mais caminhões, para que esta possa continuar a servir a sua finalidade”, destacou.

Vereadores querem mais containers para coleta seletiva de lixo em bairros e Parque dos Lagos

A Câmara de Frutal aprovou uma indicação assinada por dez vereadores em que estes pedem a colocação de mais containers para a coleta de materiais recicláveis no Parque dos Lagos, em pontos estratégicos e alguns bairros mais afastados da cidade.
Conforme a indicação, o objetivo é dar condições para que as pessoas possam cumprir bem o papel de cidadão, jogando o lixo que pode ser reaproveitado em locais adequados para a coleta, evitando sujar as ruas e o desperdício de materiais.
Os autores ressaltam que a reciclagem do lixo pode ser uma solução para o grave problema enfrentado pelos municípios que é a poluição ao meio ambiente e desperdício de materiais recicláveis, como plástico, vidros, latas, entre outros.
Eles acrescentam ainda que a reciclagem dos materiais é de grande importância para o aspecto ambiental, sanitário, social, econômico, pedagógico e político da sociedade.
“A coleta seletiva, o reaproveitamento, a redução e a reciclagem do lixo são soluções mais adequadas para se resolver o grave problema do lixo no planeta. A participação de cada um da comunidade é a base para a solução do problema. Separar o lixo não é uma tarefa difícil, requer apenas mudança de hábito e um pouco de boa vontade, o que poderá ser conseguido através de amplas e constantes campanhas de conscientização”, justificam.
Assinaram a indicação os vereadores Alex Freitas, Gislene Silva, Fernando da Quineira, Alexandre Braz, Irma Rezende Rocha, Jarbinhas Despachante, Juliene Sabino, Maíza Signorelli, Juninho do Sindicato e Sinomar Borges.

Câmara de Frutal anuncia devolução de recursos para zerar fila da catarata

Graças a uma ação da Câmara, a população de Frutal irá ser beneficiada com cirurgias de catarata. Decisão nesse sentido foi tomada em uma reunião no dia 3 que contou com a presença de todos os vereadores e do prefeito Bruno Augusto.
Os recursos são oriundos da economia do duodécimo da Câmara que retornam aos cofres da Prefeitura e que irão beneficiar todas as pessoas do município que necessitam desta intervenção cirúrgica.
De acordo com o presidente da Câmara, Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso), atualmente, existem cerca de 160 pessoas que aguardam esse tipo de cirurgia, sendo que a intenção é zerar a fila de espera, tanto para quem precisa para ambos ou apenas um olho.
A Câmara também já fez a devolução de recursos na ordem de R$ 125 mil para destinar à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Frutal. A intenção é possibilitar auxílio às famílias carentes que estão passando por dificuldades durante o período da pandemia, principalmente, com doações de cestas básicas ou pagamento de contas de água ou energia elétrica.
Edivalder destaca que busca uma parceria com Executivo para assumir o compromisso nestas ações, tanto de custeio da cirurgia de catarata quanto ao auxílio às famílias carentes.
“Isso mostra que nós estamos engajados não somente na aprovação de projetos, mas também em fazer economia e devolver recursos para a Prefeitura a fim de se reverter em benefício à população. Sempre tive muita preocupação com o dinheiro público, o que aumentou ainda mais como presidente da Câmara, pois esse dinheiro vem do povo”, justifica Edivalder.
O prefeito Bruno Augusto comenta Legislativo e Executivo sempre tem procurado manter um diálogo e trabalhar em favor da população. Em razão da pandemia, as cirurgias de cataratas estavam paralisadas, mas o objetivo é acabar com a fila de espera das pessoas que aguardavam ansiosas por este mutirão.
A respeito da devolução dos R$ 125 mil para a Assistência Social, Bruno garante que irá usar da melhor maneira possível em favor da população e para que chegue até as famílias que mais necessitam.
“Estamos vivendo um novo tempo com esta união entre os poderes. Isso é muito bom porque o povo de Frutal ganha com esse trabalho em conjunto entre Legislativo e Executivo”, conclui.

Vereadores buscam apoio para viabilizar recapeamento de trecho da MG-255

Representação encaminhada pela Câmara ao deputado estadual Raul Belém solicita o apoio do parlamentar junto ao Governo de Minas com intuito de viabilizar o recapeamento da rodovia “Dr. Sandoval Henrique de Sá”, entre o km 0 e o km 11 (trevo da MG-255 com a BR-153).
A proposição foi assinada pelo presidente da Câmara, Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso) e pelos vereadores José Adão da Silva (Zizi), Jhonathan Martins Siqueira (Jhonathan Lavador), Claudimar Basílio da Silva (Rapinha) e Antônio Joaquim da Silva (Tõe da Véia).
No documento, eles manifestam que esperam que o pedido seja atendido o quanto antes, uma vez que a referida rodovia tem se deteriorado a cada dia, colocando em risco a vida dos usuários. “A situação é crítica e até a presente data nenhum trabalho de recuperação foi realizado no local”.

Ações do documento