Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereador Zizi pede instalação de software criado por alunos do Norte de Minas em bibliotecas de escolas estaduais de Frutal

Na reunião do dia 17, a Câmara de Frutal aprovou uma representação de autoria do vereador Zizi solicitando à Secretaria de Educação que a instalação do software de catalogação e controle de livros criado pelos alunos da Escola Estadual Professor Gastão Valle, em Bocaiúva, Norte de Minas, para a Biblioteca Monteiro Lobato, ocorra também nas bibliotecas das escolas estaduais de Frutal.

O novo sistema oferece uma série de funcionalidades como o cadastro de usuários e exemplares, controle de empréstimos e devoluções, além de emitir relatórios e indicadores de desempenho, como taxa de atraso, títulos mais lidos e volume de circulação. A ferramenta também possui uma interface intuitiva, fácil de usar.

A metodologia utilizada foi baseada em projetos interdisciplinares (língua portuguesa, matemática, sociologia) em ciclos curtos de aprendizagem. Os alunos mapearam as demandas da biblioteca, realizaram modelagem do sistema, prototipagem, testes e implantação. Durante o processo, os estudantes também assumiram papéis de gestão, tomada de decisão e atendimento ao usuário, vivenciando situações reais do mercado de trabalho.


Símbio quer estudos técnicos para alterações no sistema viário próximo a Escola Necime Lopes

A Câmara de Frutal aprovou uma indicação do vereador Símbio Ricardo que solicitou à Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, a realização de estudos técnicos e posterior alterações no sistema viário do Município.

Ele pede a construção de uma passarela elevada em frente à Escola Necime Lopes da Silva, no bairro Novo Horizonte, e a transformação em via de mão única (no sentido decrescente da via) na Rua Astolfo Vasconcelos, entre as ruas Paulo Gomes Machado e Longo Queiroz, com estacionamento de veículos exclusivamente do lado direito da via.

O vereador também pede a instalação de uma placa de advertência, no cruzamento da Rua Longo Queiroz com a Rua Astolfo Vasconcelos, informando que a rua é "Sem saída” para Avenida Brasília. Por fim, ele solicita a pintura de uma "faixa amarela” na Avenida Brasília, bem como a instalação de uma placa, ambas em frente ao portão de entrada/saída da escola, informando expressamente que o local é exclusivo para embarque e desembarque de alunos e transporte escolar.

“Estas medidas têm como objetivo melhorar o fluxo do trânsito na região, melhorar a segurança de alunos, motoristas e pedestres, bem como organizar o tráfego local, especialmente nos horários de maior movimento na referida instituição de ensino”, esclarece.


Naurão reivindica tapas duas crateras na Rua Cachoeira Dourada ao Executivo

Por unanimidade, a Câmara de Frutal aprovou uma indicação do vereador Naurão que pede para tapar duas crateras que dificultam o trânsito da Rua Cachoeira Dourada, esquina com a Rua Iturama.

Conforme destaca o autor, a manutenção da pavimentação, incluindo o reparo de crateras, é um serviço essencial de infraestrutura urbana que beneficia toda comunidade, garantindo que a via fique mais segura e eficiente, sem transtornos e danos aos veículos que ali trafegam.


Vereadores Kendinho e Naurão requisitam informações sobre aposentados que pediram restituição por fraude no INSS

Assinaram em conjunto uma representação, os vereadores Kendinho e Naurão que solicitam informações ao chefe do Instituto Nacional do Seguro Social de Frutal (INSS) sobre a quantidade de aposentados no município e destas pessoas que entraram com o pedido de restituição de parcelas descontadas indevidamente por motivos de fraudes.

“A fraude do INSS revelou um escândalo envolvendo aposentados e pensionistas do INSS. Milhares de beneficiários tiveram parte do seu dinheiro descontado sem consentimento, o que levou a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União (CGU) a abrirem uma investigação para apurar o caso. Estamos preocupados com os munícipes e requisitamos estas informações da agência local do INSS”, frisam.


Samir e Maíza pedem alteração no Estatuto dos Servidores Municipais a fim de valorizar o direito de descanso remunerado

O Legislativo frutalense aprovou uma indicação cujo autores, vereadores Samir Alouan e Maíza Signorelli, pedem à Procuradoria Geral do Município que envide estudos e providências, no sentido de verificar a possibilidade de se promover alteração no Estatuto dos Servidores Municipais (Lei Complementar nº 43, de 2 de junho de 2004, que “Dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Frutal).
A alteração solicitada é referente ao formato de contagem e gozo das férias dos servidores públicos municipais, contabilizando-as exclusivamente em dias úteis e possibilitando seu fracionamento em dois períodos anuais.
Entre as reivindicações está que seja facultado ao servidor o fracionamento das férias em até dois períodos anuais, desde que haja concordância da Administração e não haja prejuízo ao serviço público.
Eles pedem ainda que o período de férias dos servidores municipais passe a ser contabilizado somente em dias úteis, excluindo-se da contagem sábados, domingos e feriados e que o período total de férias seja equivalente a 25 dias úteis, aos quais se somariam os dias não úteis incidentes no período.
“Nosso objetivo é valorizar o direito ao descanso remunerado dos servidores públicos municipais, reconhecendo a importância de sua saúde física e mental para a qualidade do serviço prestado à população”, afirmam.
Atualmente, a legislação municipal prevê 30 dias consecutivos de férias, incluindo na contagem sábados, domingos e feriados. A mudança sugerida — já adotada em diversas instituições públicas e privadas — permitiria um período de descanso mais efetivo, contabilizado em dias úteis; maior flexibilidade ao servidor; melhor organização administrativa, evitando ausências prolongadas e facilitando a continuidade dos serviços essenciais e maior valorização do servidor, contribuindo para o bem-estar e para um ambiente de trabalho mais equilibrado.


Indicação de Rapinha pede radar ou outro mecanismo de controle de velocidade próximo a APAC de Frutal

Em indicação aprovada na sessão ordinária da Câmara de Frutal, no dia 17, o vereador Rapinha reivindicou a instalação de radar ou outro mecanismo de controle de velocidade nas proximidades da APAC, situada no km 1 da LMG 733.

Ele pede que o DER/MG realize estudos técnicos para posterior implantação do radar, visto que a via apresenta tráfego intenso, inclusive de veículos de grande porte, além de transitarem em alta velocidade. Nas imediações da APAC, há circulação constante de funcionários, visitantes, prestadores de serviço e moradores próximos, especialmente em horários de entrada e saída de atividades, quando o fluxo de pedestres aumenta consideravelmente.

“Trata-se de um ponto que carece de fiscalização permanente, pois o trecho favorece o aumento da velocidade e gera risco significativo de acidentes, justificando a adoção de um mecanismo oficial de controle”, enfatiza. A representação de Rapinha foi enviada para o coordenador da 25ª Unidade Regional do DER/MG, Jorge Cussi Neto.


Edivalder Cheiroso cobra limpeza no Estádio Marretão

Providenciar a limpeza e varrição da pista de caminhadas localizada dentro do Estádio Marretão. Esta foi uma indicação feita pelo vereador Edivalder Cheiroso aprovada pela Câmara na reunião do dia 17.

Ele explica que, após os grandes eventos que ocorreram o local, o estádio está com muitos pedriscos e pontas de arames, que podem causar acidentes às pessoas que fazem as suas atividades físicas, além de prejudicar o aspecto visual.

Cheiroso comenta que, atualmente, há um grande fluxo de pessoas que utilizam o Marretão para a prática de caminhadas diárias. Por isso, enfatiza que é bastante importante que a limpeza da pista seja efetuada sem demora.

“Neste final de 2025 e início do próximo ano, o Estádio Marretão será utilizado apenas para a prática de atividades físicas, que é louvável e deve ser incentivada, pois promove a saúde e do bem-estar de diversas faixas etárias, mas é preciso lhes oferecer um ambiente seguro e limpo”, conclui.


Vereador Zizi pede informações sobre a situação do recém-inaugurado presídio de Frutal

Durante a reunião da Câmara de Frutal, foi aprovada uma representação de autoria do vereador Zizi destinada à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais solicitando informações sobre a situação atual do novo presídio de Frutal, inaugurado em 10 de novembro.

Ele questiona como serão preenchidas as vagas do presídio que tem capacidade para 380, mas está com 241 detentos. Zizi indaga a quantidade de policiais penais que estão atuando no local; quando será lançado concurso público voltado para novas vagas de policiais penais também de outros segmentos profissionais e qual o número total de policiais penais que o novo presídio de Frutal vai necessitar quando o local estiver com 380 detentos.

Além disso, o vereador questiona quantos servidores estão atuando hoje em dia no local e qual o número total que vai necessitar quando o local estiver com 380 detentos. O autor pede ainda para especificar todos os segmentos profissionais que atuam no novo presídio de Frutal; se as obras do novo presídio estão totalmente finalizadas ou o que falta ainda para a conclusão e quando será instalada a biblioteca no novo presídio de Frutal.


Jerry Silva assume interinamente a Prefeitura de Frutal por 15 dias

O vice-prefeito Jerry Silva assumiu nesta sexta-feira (14) a administração municipal de Frutal pelo período de 15 dias, durante a ausência temporária do prefeito Bruno Augusto, que está em viagem internacional.

A solenidade de posse contou com a presença de familiares, servidores e integrantes do governo, marcando uma transição tranquila e de continuidade para o município.

Nesse período, Jerry será responsável por conduzir as ações e decisões do Executivo, garantindo o andamento das atividades e serviços da Prefeitura até o retorno do prefeito no início de dezembro.

Rapinha quer implantação de programa de isenção do IPTU

Na reunião ordinária do dia 10, foi aprovada uma indicação do vereador Rapinha que pede à Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento do Executivo a realização de estudo a fim de viabilizar a implantação de um programa municipal de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) voltado aos aposentados, observando critérios técnicos, de renda e de propriedade que assegurem justiça social e responsabilidade fiscal.

Rapinha sugere que, para a estruturação do programa, sejam observadas questões como público-alvo; critério de renda; comprovação anual; processo de solicitação; mecanismos de controle e modelo de isenção.

A proposta visa oferecer amparo social aos aposentados, que enfrentam redução do poder aquisitivo e dificuldades para custear despesas essenciais. “Programas semelhantes já são adotados em diversos municípios, garantindo maior dignidade, qualidade de vida e proteção à população idosa, sem prejuízo à responsabilidade fiscal”, ressalta.


Vereador Rapinha propõe criação de programa municipal de caçambas gratuitas para retirada de entulhos

Por unanimidade, foi aprovada uma indicação, na sessão do dia 10, de autoria do vereador Rapinha, na qual ele solicita ao prefeito e à Secretaria de Obras a criação do Programa Municipal de Caçambas Gratuitas, destinado a atender moradores em obras residenciais de pequeno porte e apoiar a retirada de entulhos em locais que possam oferecer riscos à saúde pública, ao meio ambiente ou à segurança da população.

Para garantir o bom funcionamento do programa, ele sugere um sistema de agendamento; critérios de prioridade; limite de uso; tempo de permanência; parcerias e fiscalização.

“Muitas famílias não têm condições de arcar com o aluguel de caçambas, o que acaba gerando acúmulo de entulhos em vias públicas e terrenos, contribuindo para proliferação de insetos e prejuízos à limpeza urbana. A implantação do programa auxiliará diretamente essas famílias, melhorará o aspecto da cidade e reforçará as ações preventivas de saúde”, argumentou.


Zizi sugere palestras na rede municipal sobre impacto do uso de telas no desenvolvimento neurológico infantojuvenil

Durante a sessão ordinária da Câmara de Frutal, no dia 10, o vereador Zizi fez uma indicação solicitando ao prefeito e à Secretaria Municipal de Educação e Inclusão que seja organizado, a partir de 2026, palestras mensais em escolas da rede municipal destacando o impacto do uso de telas no desenvolvimento neurológico infantojuvenil.

Ele sugere que sejam convidados especialistas como palestrantes, citando como exemplo, Mara Lúcia Cordeiro, que é neurocientista PhD e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe (IPP) e Antônio Carlos de Farias, que é neuropediatra do Hospital Pequeno Príncipe.

Zizi explica que ambos escreveram o livro “Neurociência dos Transtornos Mentais em Crianças e Adolescentes”, que foi lançado em 6 de novembro desse ano, no XLII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, que aconteceu no Rio de Janeiro. Com linguagem acessível e cientificamente fundamentada, a obra é resultado de dois anos de pesquisa e prática clínica dos autores em torno da saúde mental infantojuvenil.

Com cerca de 200 páginas, o livro traz, com base em evidências, uma reflexão sobre como o excesso de estímulos digitais pode interferir na atenção, na linguagem, na regulação emocional e até no sono de crianças e adolescentes.

“A criança que é exposta à tela nos primeiros anos de vida tem maior incidência de atraso de desenvolvimento de linguagem, por exemplo. O tempo de tela modifica o cérebro. Pode causar agressividade, ansiedade, impulsividade, sinais claros de dependência à tecnologia. A criança acaba negligenciando escola, amigos, família”, argumenta.


Márcia do Deley reivindica a deputado estadual recursos para mutirão de castração de animais em Frutal

A vereadora Márcia do Deley foi autora de uma representação destinada ao deputado estadual Noraldino Júnior, solicitando o seu empenho e atuação junto ao Governo do Estado de Minas Gerais e à Secretaria de Saúde do Estado, ou através de emenda parlamentar, visando a viabilização de recursos para a realização de mutirão para a castração de gatos e cachorros em Frutal.

Ela destaca que a castração em mutirão é crucial para controlar a população de animais, prevenir doenças, como cânceres de mama e útero, e diminuir o número de abandonos, além de reduzir o risco de zoonoses transmitidas à população humana. É uma medida que irá promover a saúde e o bem-estar animal, assim como beneficiar principalmente famílias de baixa renda que muitas vezes não têm acesso a esse procedimento por questões financeiras.

Márcia salienta ainda que a castração aumenta a expectativa de vida do animal, diminuindo a agressividade, marcação de território e comportamentos ligados ao cio. A diminuição da superpopulação de animais de rua contribui para a saúde pública, pois menos animais na rua significa menor disseminação de doenças que podem ser transmitidas para humanos, como a leishmaniose.

“É importante também ressaltar, que a castração gratuita oferecida em mutirão torna o procedimento acessível para famílias carentes, ajudando a reduzir o abandono e o ciclo de sofrimento para os animais”, completa.


Maíza Signorelli cobra providências quanto as árvores existentes próximas ao fórum

Na sessão ordinária da Câmara, no dia 10, a vereadora Maíza solicitou ao prefeito algumas providências em relação às árvores existentes em volta do fórum. O pedido também foi encaminhado ao secretário Municipal de Serviços Urbanos, Acir Antônio da Silva; e ao secretário Municipal do Meio Ambiente, Fabiano Vieira.

Ela pede que sejam retirados os grandes tocos remanescentes, decorrentes da derrubada das árvores que existiam nas calçadas da Praça Sete de Setembro e que seja devidamente reparado cada canteiro e nele plantada outra árvore. Também pede que sejam retirados todos os tocos que existirem nos canteiros centrais das avenidas e nas praças da cidade, plantando uma árvore em cada canteiro, promovendo neles também os devidos reparos, para a melhoria do meio ambiente e embelezamento da cidade.

A autora da indicação relata que as grandes árvores que existiam nas calçadas no entorno do Fórum tiveram de ser derrubadas, considerando o grande perigo que elas estavam proporcionando. Maíza explica que, no caso de algum temporal, era grande a chance de caírem em cima de carros ou de pessoas, podendo ocorrer algum acidente grave.

“Não se pode deixar de promover os devidos reparos nos canteiros e de ali plantar uma outra árvore em substituição. Isso é importante para a manutenção de um meio ambiente equilibrado na cidade, que tem temperaturas bastante elevadas a maior parte dos meses”, justifica.


Vereador Samir cobra providências quanto a manutenção de ruas do Residencial Plaza

O vereador Samir Alouan fez uma indicação propondo a adoção de medidas urgentes para a realização dos serviços de manutenção na Avenida Juquinha Ganha Pouco e nas ruas do Residencial Plaza, cujas ruas ainda não contam com pavimentação asfáltica.

Em razão das ruas do bairro ainda não contar com pavimentação asfáltica e devido ao início do período chuvoso, é essencial a execução de serviços de patrolamento, encascalhamento e melhoria das condições de tráfego. De acordo com ele, já é possível observar o surgimento de pontos críticos que comprometem a mobilidade e a segurança dos moradores.

Samir declara que os moradores têm manifestado preocupação com a deterioração das vias e solicitam providências efetivas do Poder Público. “Enquanto não for possível a implantação do asfalto definitivo, é de fundamental importância que sejam adotadas medidas emergenciais de manutenção, garantindo o acesso seguro e adequado da população”, ressalta.


Vereador Kendinho pede recapeamento em trechos de ruas em mau estado de conservação

Na reunião da Câmara, no dia 10, foi aprovada uma indicação do vereador Kendinho que solicita ao Executivo que seja efetuado o recapeamento da Rua Pedro Rodrigues da Silveira, a partir da Rua Elísio Martins até a Rua Arédio Santana de Andrade; da Rua Belo Horizonte, da Av. José de Alencar até a Rua Treze de Maio e da Rua Ituiutaba, da Rua Araxá até a Rua Senador Gomes da Silva.

Segundo ele, nos locais mencionados, a pavimentação está em péssimo estado já que existem muitos buracos e irregularidades, necessitando assim que seja promovido o recapeamento do asfalto naqueles trechos.

“O recapeamento das ruas é importante porque melhora a qualidade de vida da população, a segurança viária e a durabilidade das vias, contribuindo para uma condução dos veículos mais suave, melhorando a estética e valorizando os imóveis ao redor”, declara.


Em indicação, Rapinha pede intervenção na Rua Itapagipe para solucionar problema de empoçamento de água

O Legislativo frutalense aprovou uma indicação do vereador Rapinha na qual ele solicita ao Executivo que seja realizada intervenção na Rua Itapagipe, na esquina com a Rua Lions Club, em frente ao Supermercado Neves, para solucionar o problema de empoçamento de água no local.

De acordo com ele, a água permanece acumulada constantemente no trecho citado, impedindo que pedestres atravessem ou cheguem à calçada sem molhar os pés. A situação piora em períodos chuvosos e causa transtornos, risco de quedas, mau cheiro e possibilidade de proliferação de mosquitos. Rapinha enfatiza que a correção da inclinação, drenagem ou nivelamento da via é fundamental para garantir segurança e mobilidade aos moradores.


Vereador Zizi indica criação do projeto Currículo Afetivo Escolar na rede municipal

Foi aprovada, por unanimidade, na sessão da Câmara de Frutal do dia 10, uma indicação do vereador Zizi que pede à Secretaria de Educação de Frutal, a criação do Projeto Currículo Afetivo Escolar na rede municipal de ensino a partir do ano de 2026.

Conforme ele esclarece, um currículo afetivo escolar não é um currículo separado, mas uma abordagem que integra o desenvolvimento socioemocional dos alunos no currículo tradicional.

Ele foca em habilidades como empatia, respeito, cooperação e autoconsciência, promovendo um ambiente acolhedor e melhorando o bem-estar e a aprendizagem. Essa meta é alcançada por meio de atividades diárias, projetos, dinâmicas de grupo e a própria interação entre alunos e professores.

“A criação de um Currículo Afetivo Escolar por professores para cada aluno é importante porque melhora o processo de ensino-aprendizagem ao criar um ambiente seguro, acolhedor e motivador. Esse currículo promove o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos, estimula a autoestima, a autoconfiança e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a resiliência, e contribui para o estabelecimento de um vínculo de respeito e confiança entre professor e aluno, em vez de medo. Quando a relação entre professor e aluno é permeada pelo afeto e pela troca, o aprendizado se torna uma experiência mais rica, significativa e transformadora”, conclui.

Vereadora Márcia do Deley sugere mutirão de exames preventivos voltados à saúde do homem em Aparecida de Minas

A Câmara de Frutal aprovou uma indicação de autoria da vereadora Márcia do Deley que pede ao prefeito e à Secretaria Municipal de Saúde, que seja realizado, durante o mês de novembro, um mutirão de exames preventivos voltados à saúde do homem na UBS Dona Ana Sinhana, no distrito de Aparecida de Minas.

Ela sugere que o mutirão poderia ser realizado no período noturno ou aos finais de semana, de modo a possibilitar a participação de um maior número de homens, especialmente daqueles que trabalham durante o dia e têm dificuldade de comparecer às unidades de saúde em horário comercial.

Márcia lembra que o mês de novembro é marcado pela campanha “Novembro Azul”, e tem como principal objetivo a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças que afetam a saúde masculina.

“Realizar o mutirão de exames preventivos é uma forma de aproximar a população dos serviços de saúde, incentivar os cuidados com o corpo e a mente e salvar vidas por meio da prevenção”, destaca.


Maíza solicita construção de calçada no entorno do Eco Parque Municipal das Sucupiras


Na reunião do dia 10, a vereadora Maíza Signorelli fez uma indicação solicitando ao Poder Público a construção de calçada no entorno do Eco Parque Municipal das Sucupiras, beneficiando as pessoas que as utilizam para a prática de caminhadas.

Ela comenta que estas calçadas são importantes para garantir a acessibilidade, segurança e conforto dos pedestres que se deslocam para fazer caminhadas no parque. Caso estejam bem conservadas e acessíveis, irão permitir que pessoas de todas as idades e com diferentes mobilidades (idosos, crianças e pessoas com deficiência) utilizem o espaço de forma segura e independente.

Ao criar um espaço segregado para pedestres, as calçadas reduzem o risco de acidentes de trânsito, protegendo quem caminha na região e tornando a caminhada mais agradável. “Esta medida pode promover a saúde física e mental ao incentivar caminhadas e o contato com a natureza, além de valorizar o entorno ao criar um espaço urbano mais acolhedor e convidativo para lazer e atividades recreativas”, salienta.


Gonzaga Maia pede instalação de redutor de velocidade em rua do Bairro Progresso

A Câmara de Frutal aprovou uma indicação do vereador Gonzaga Maia solicitando ao prefeito e ao secretário Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Ivanildo Gomes dos Santos, a instalação de um obstáculo redutor de velocidade na Rua Araguari, na altura do número 726, no bairro Progresso.

Ele salienta que a lombada é crucial para a segurança nas vias e será benéfica, pois reduzirá a velocidade dos veículos, diminuindo o risco de acidentes e protegendo pedestres e ciclistas. Também ajudará a melhorar a fluidez do trânsito do local.


Requerimento do vereador Samir questiona sobre pavimentação de ruas que interligam bairro Eldorado e Parque Ecológico

Por unanimidade, foi aprovado um requerimento do vereador Samir Alouan que pede ao prefeito informações sobre a não pavimentação das ruas que ligam os bairros Eldorado e Parque Ecológico, em especial a Rua 13 de Maio.

Ele questiona se foi tomada alguma medida em relação à solicitação constante da indicação número 292/2025, aprovada em maio deste ano e de quem é a responsabilidade pela pavimentação das vias que interligam os bairros. Samir indaga ainda quais providências estão sendo ou serão adotadas para a execução da pavimentação.

Em maio deste ano, ele fez uma indicação propondo a necessidade de entrar em contato com representantes do Loteamento Parque Ecológico, visando a pavimentação das vias que interligam o referido bairro ao Eldorado, sendo uma delas a interligação entre as ruas 13 de Maio e Jorcelino Gonçalves de Oliveira.

Porém, conforme destaca, até a presente data, nenhuma providência visível foi adotada em relação ao assunto, permanecendo as vias em condições precárias de tráfego, o que causa transtornos à população local e aos motoristas que transitam pela região.


Vereador Alex Freitas quer lixeiras comunitárias instaladas nos canteiros das principais avenidas

O vereador Alex Freitas elaborou uma indicação ao Executivo solicitando a aquisição e instalação de lixeiras comunitárias nos canteiros das principais avenidas (principalmente nas vias que concentram a maior parte do comércio local) visando dar fim a situação precária do lixo depositado naqueles locais, causando transtorno e até mesmo colocando em risco a saúde pública na cidade.

Ele explica que a falta das lixeiras comunitárias nos canteiros das principais avenidas de Frutal tem se tornado uma situação delicada, gerando reclamações por parte de moradores e comerciantes. De acordo com Alex, além da falta das lixeiras, a coleta de lixo atual é muito ineficiente e a pontualidade tem sido muito questionada.

“As lixeiras comunitárias para avenidas são uma iniciativa para auxiliar no descarte correto de lixo em áreas públicas de grande circulação. Geralmente, são contêineres instalados em pontos estratégicos para que pedestres, comerciantes e moradores possam depositar resíduos, contribuindo para a limpeza urbana. A instalação e a manutenção são frequentemente realizadas pela Prefeitura, através do setor responsável pela coleta do lixo”, esclarece.

Como vantagens, o autor da indicação cita a melhora da estética urbana; promoção da saúde pública; conscientização da população; coleta de lixo mais eficiente e combate a enchentes.


Vereador Kendinho quer obstáculo redutor de velocidade na Rua Orlando Pinto da Cruz

O Legislativo frutalense aprovou uma indicação de autoria do vereador Kendinho
solicitando providências quanto a instalação de um obstáculo redutor de velocidade na
Rua Orlando Pinto da Cruz, 275.
Segundo ele, os motoristas transitam pelo local em alta velocidade, por isso, salienta
que é preciso que este obstáculo tenha a devida pintura refletiva e as indispensáveis
placas de alerta, para que os motoristas fiquem de sobreaviso e a lombada sirva a sua
finalidade que é diminuir a velocidade dos veículos, sem riscos de danos e acidentes.

Rapinha reivindica área própria para pousos e decolagens de helicóptero

A Câmara aprovou uma indicação do vereador Rapinha que pede a execução de obra de cercamento e cimentação da área utilizada para pousos e decolagens do helicóptero “Arcanjo”, situada ao lado do Hospital Frei Gabriel, entre o prédio do Corpo de Bombeiros e o próprio hospital. O objetivo de garantir condições adequadas, seguras e permanentes para as operações aéreas de emergência que atendem pacientes do hospital.

A delimitação da área irá reduz o risco de intrusão de pessoas, veículos e animais, prevenindo acidentes durante pousos e decolagens. Já a construção de uma laje irá proporcionar superfície estável e resistente, evitando erosão, lama e deformações que possam comprometer a segurança das aeronaves.

A indicação prevê a acessibilidade e logística para remoção de pacientes, bem como acesso para facilitar o deslocamento rápido de ambulâncias e equipes médicas entre o ponto de pouso e a entrada do hospital, reduzindo o tempo de transferência e aumentando a eficiência no atendimento.

O autor enfatiza ainda a necessidade de observar as orientações técnicas do Corpo de Bombeiros e demais normas aplicáveis (incluindo exigências do operador do helicóptero e órgãos competentes), garantindo dimensões, resistência e segurança adequadas. 

“A obra contribuirá para a preservação do patrimônio público, conferindo maior segurança à população e assegurando melhores condições para os atendimentos de urgência e emergência realizados pelo serviço aéreo”, conclui.


Ações do documento