Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Maiza cobra um Centro de Diagnóstico no Frei Gabriel

Maiza cobra um Centro de Diagnóstico no Frei Gabriel

por Jarkes Fernando Alves publicado 30/05/2019 13h15, última modificação 03/06/2019 13h14

A vereadora Maíza Signorelli Nunes apontou a necessidade de se desenvolver esforços para que seja possível a instalação de um Centro de Diagnóstico por Imagens no Hospital Municipal Frei Gabriel. Para ela, uma unidade hospitalar com esse porte já deveria ter um serviço desta natureza à disposição dos pacientes que ali são atendidos. “Hoje, quem precisa destes exames necessita se deslocar para outros locais, atrasando o diagnóstico médico, com prejuízos para a pessoa que precisa de tratamento adequado e urgente. Precisamos encontrar uma solução para isso.”

Maiza explica que um centro como esse se ocupa do uso das tecnologias de imagem para realizar diagnósticos, intervenção e inclusive tratamento em alguns casos, com equipamentos de radiografia, mamografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada; ressonância magnética, radiologia intervencionista; Medicina Nuclear; PET CT; densitometria óssea e as versões digitais da mamografia e radiografia. “Alguns desses exames são a melhor forma de se descobrir uma doença e iniciar um tratamento precoce. A grande maioria das doenças pode ser prevenida e até curada se diagnosticada precocemente, em especial o câncer mamário e o da próstata.”
O Centro de Diagnostico poderia, segundo a vereadora, descobrir patologias materno-fetais, acompanhar a gravidez, orientar processos invasivos mesmo antes do nascimento e muitos outros processos. “O desenvolvimento tecnológico transformou esse método em um instrumento poderoso de investigação médica dirigida, exigindo treinamento constante e uma conduta participativa do usuário. Conseguir um Centro de Diagnóstico por Imagens para o Hospital Frei Gabriel, em muito ajudará aos pacientes que ali são atendidos.”