Notícias
Banco de notícias desta Casa Legislativa.
Vereador Juninho solicita que Prefeitura crie programa para distribuição de máscaras
Preocupado com a situação da população carente de Frutal, que tem enfrentado dias cada vez mais difíceis em razão da Pandemia e restrições do comércio, o vereador Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato) apresentou indicação para que a Prefeitura possa criar um programa de doação de máscaras de proteção à Covid-19 para os moradores mais carentes de Frutal. Ele ainda pontuou que as máscaras poderiam ser distribuídas nas UBSs e pelos agentes comunitários de Saúde.
“Seria viável, inclusive que se acionasse a Secretaria competente para desenvolver um programa de confecção de máscaras, assim não desabasteceria os hospitais que necessitam das máscaras cirúrgicas e teria um custo bastante acessível para os cofres municipais. O dispositivo não eliminará a obrigação do isolamento social e da higiene das mãos, mas será mais um reforço na luta contra a pandemia”, destaca.
Segundo Juninho do Sindicato, com o programa de distribuição de máscaras, além de auxiliar as famílias que não estão em condições de comprar esse tipo de material, também é possível aumentar o nível de conscientização das pessoas sobre a necessidade do equipamento de proteção como ferramenta para controle da disseminação da Covid-19 em Frutal, que a cada semana tem feito novas vítimas fatais.
Vereador Jhonathan indica obras para melhorar o escoamento de água da avenida Marechal Deodoro
Outro pedido aprovado foi apresentado pelo vereador Jhonathan Martins Siqueira que pede a limpeza e manutenção para conservação do Córrego do Brejinho, bem como aumentar o gabião que protege as residências próximas à Avenida Marechal Deodoro com a Rua Bias Fortes, no Princesa Isabel, nas proximidades do Cazolli Supermercados.
O vereador Jhonathan esclarece que é preciso que seja efetuada a limpeza e a devida manutenção para a conservação desse córrego, inclusive com a poda do mato, além de aumentar o gabião que protege as residências próximas, permitindo a ampliação do canal para escoamento de água pluvial.
De acordo com o Jhonathan, o córrego está com as suas margens poluídas com lixo, entulho e com o mato crescendo desordenadamente, o que contribui para o aparecimento de caramujos, cobras e principalmente do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.
Vereador Zizi defende que Prefeitura cumpra o Código de Posturas em relação a terrenos baldios em Frutal
Indicação de autoria do vereador José Adão da Silva (Zizi) aponta para a necessidade de que Prefeitura dê cumprimento ao Código de Posturas do Município no sentido de fiscalizar os terrenos baldios de Frutal, aplicando as multas previstas, quando necessário, para que os proprietários façam a limpeza constante das áreas, evitando assim o acúmulo de lixo e sujeira nesses espaços. O vereador ainda acrescentou que também é preciso que a Prefeitura adote a mesma postura em relação aos terrenos pertencentes ao município e, desta forma, além de deixar a cidade mais limpa, evita a proliferação de insetos e outros animais, como escorpiões, roedores, caramujos e mosquito da dengue.
“A sociedade cobra, com a devida razão, a limpeza dos terrenos baldios e também dos imóveis abandonados da cidade. Porém, é responsabilidade da Administração Municipal cuidar apenas dos terrenos pertencentes ao Município. Os proprietários de terrenos particulares têm, por lei, a obrigação de limpar seus lotes e imóveis. Da mesma forma, é preciso que a Prefeitura de o exemplo, limpando os terrenos de sua propriedade”, justifica.
Zizi apontou ainda que além das questões sanitárias, a sujeira também prejudica o meio ambiente e terrenos sem a devida limpeza podem ser utilizados por pessoas envolvidas com o uso e tráfico de drogas no município.
“A legislação municipal permite à Prefeitura notificar os proprietários de terrenos que eventualmente possam estar sujos, possibilitando, inclusive, não só a aplicação de multas, mas também autorizando a própria Prefeitura a execução dos serviços de limpeza do terreno e consequentemente cobrar do contribuinte infrator, mediante taxa, as despesas decorrentes do referido trabalho”, reforça.
Vereador Jarbinhas quer restaurante popular para atender famílias carentes
O vereador Jarbas Azevedo Filho (Jarbinhas) encaminhou nesta segunda-feira (22), indicação ao prefeito Bruno Augusto solicitando a oferta de refeição diária para pessoas carentes, com a criação de um restaurante popular em Frutal. Segundo ele, a iniciativa pode estar aliada a distribuição de cestas básicas através da Secretaria Municipal de Promoção Humana, durante o período do decreto restritivo ou 30 dias após o mesmo. A proposição foi aprovada por unanimidade.
“A pandemia da Covid-19 tem afetado nossa economia, sacrificando os mais pobres, que sofrem com a perda de meios para a sua subsistência e de suas famílias. A nossa sugestão visa uma ação emergencial que trará grande benefício aos que não têm sequer o que comer em casa. Infelizmente são muitos nesta terrível situação. Julgamos que seja hora do Poder Público dar este auxílio às pessoas em situação vulnerável em nosso município”, comentou.
Vereador Fernando da Quineira sugere construção de ponte na região dos Morrinhos
O vereador Fernando Barcelos de Paula, através de indicação aprovada na reunião da Câmara desta segunda-feira (22), recomendou a construção de uma ponte na região dos Morrinhos. Segundo ele, os moradores reivindicam a substituição do mata-burro existente sobre o córrego Mata Grande por uma passagem em alvenaria. “O mata-burro existente no local foi construído há alguns anos e tem se mostrado ineficaz, pois a demanda aumentou significativamente com o escoamento da produção agrícola, demandando uma ponte para maior segurança e conforto de todos, em especial dos produtores e pecuaristas”, afirmou.
Vereadora Juliene propõe alterar sinalização em cruzamento de ruas no centro da cidade
Através de indicação aprovada na reunião da Câmara desta segunda-feira (22), a vereadora Juliene Sabino da Silva sugeriu que a Prefeitura inverta a sinalização de “PARE” existente no cruzamento das Ruas Silviano Brandão e Santos Dumont, no Centro. Segundo ela, a prioridade naquele local deve ser para quem segue no sentido bairro/centro.
Juliene defende a indicação: “Precisamos reorganizar o fluxo de veículos para evitar acidentes. Esta medida é necessária, tendo em vista que a sinalização de pare está situada incorretamente. É imprescindível, portanto, que seja feita a inversão, para que esta fique na Rua Santos Dumont, que está à direita da Rua Silviano Brandão”, explicou.
Vereadora Gislene cobra mais medicamentos a disposição de pacientes no Hospital Frei Gabriel
As constantes reclamações por falta de medicamentos no Hospital Frei Gabriel levaram a vereadora Gislene Maria da Silva a apresentar indicação par que a Prefeitura de Frutal, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, tome providências junto ao IBRAPP para que essa situação seja solucionada. Para isso a vereadora destaca que é necessário que o Instituto aumente a verba destinada por eles para a aquisição de medicamentos.
“Participamos de uma reunião, onde se comunicou que serão aumentados os leitos do Hospital Frei Gabriel. Mas ainda sem o aumento desses leitos já está ocorrendo a falta de alguns medicamentos, necessitando que seja revista a verba que é repassada para essa finalidade, possibilitando que isso seja sanado e a população carente, que precisa da prestação de serviços daquele hospital, não seja prejudicada”, alertou a vereadora.
Gislene acrescentou ainda que em virtude da Pandemia da COVID-19, está havendo um aumento substancial de procura por internações no hospital, reforçando a necessidade de que seja ofertado mais medicamentos para os pacientes.
Vereador Edivalder Cheiroso reivindica limpeza da Avenida José de Alencar e área no entorno do antigo DER
Em indicação apresentada pelo presidente da Câmara, Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso), os vereadores aprovaram o pedido de limpeza na Avenida José de Alencar e da parte externa do antigo DER, no bairro Alto Boa Vista. Conforme destaca o vereador, a avenida está coberta pelo mato, tanto o canteiro central como as calçadas.
“O local está precisando de limpeza urgente, esperamos que seja feita o mais breve possível. É preciso que o Poder Público tome medidas
efetivas e imediatas no sentido de providenciar uma ampla limpeza na área do antigo DER, na Avenida José de Alencar, em volta de toda a quadra, pois o mato está bastante alto. Esta situação dá um péssimo aspecto visual àquela entrada da cidade”, argumenta.
Vereador Rapinha cobra substituição de lâmpadas queimadas em todo município
Atendendo pedido do vereador Claudimar Basílio da Silva (Rapinha), foi aprovada na reunião da Câmara desta segunda-feira (22), indicação que pede a substituição de lâmpadas queimadas de postes existentes nas ruas de Frutal, do distrito de Aparecida de Minas e dos povoados de Água Santa, Boa Esperança, Pradolândia, Vila Barroso e Garimpo do Bandeira.
Segundo Rapinha, em todo o município, existem muitas lâmpadas queimadas nos postes das ruas, prejudicando a iluminação pública. Por isso, ele pede que seja efetuado um levantamento pelo setor competente da Prefeitura e a substituição dessas lâmpadas, o mais rápido possível. “Espero que essa indicação seja atendida o quanto antes”, afirmou.
Vereador Alexandre recomenda que Vigilância Sanitária auxilie no gerenciamento de resíduos de pacientes de Covid-19
Visando permitir melhor segurança sanitária para profissionais da coleta de lixo, o vereador Alexandre Braz apresentou indicação para que a Vigilância Sanitária possa viabilizar o recolhimento em separado de resíduos produzidos por pessoas que se encontram em isolamento domiciliar ou quarentena por ter suspeita ou a confirmação de infecção pela COVID-19.
Para o vereador é importante tratar os lixos produzidos como materiais com potencialmente infectantes, uma vez que, caso haja falhas na proteção e EPI’s dos coletores, podem contaminar esses profissionais com a doença.
“As pessoas infectadas pelo novo coronavírus devem seguir uma série de orientações e manter vários cuidados, inclusive com o descarte do lixo que sai da moradia. Os materiais usados por pacientes isolados em casa podem acabar contaminando outras pessoas, principalmente quem trabalha”, explicou o vereador.
Desta forma, ele acrescentou que o gerenciamento diferenciado dos resíduos dos pacientes de COVID-19 podem aumentar ainda mais a proteção dos coletores, colocando trabalhadores especializados nesse tipo de recolhimento para que façam o descarte e destinação correta dos resíduos, minimizando os perigos sanitários.
Vereadores solicitam adicional de insalubridade para profissionais da saúde que atuam no combate a Covid-19
Os vereadores Irma Rezende Rocha, Maíza Signorelli Nunes, Juliene Sabino da Silva, Jarbas Azevedo Filho (Jarbinhas) e Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato) apresentaram uma indicação em conjunto na reunião da Câmara desta segunda-feira (22).
Eles solicitam que seja concedido um adicional de insalubridade para coveiros, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e assistentes sociais, pelos riscos e substancial aumento de trabalho desses servidores neste momento da pandemia, enquanto perdurar esta situação.
Os vereadores salientam que os profissionais da saúde estão expostos diuturnamente ao vírus da Covid-19, arriscando a própria vida e colocando também em risco a vida de seus familiares, merecendo desta forma o pagamento desse benefício.
“O adicional de insalubridade é um direito constitucional que assegura aos trabalhadores uma compensação pelos riscos a que estes se submetem em suas funções a condições gravosas a sua saúde. Este benefício teve fundamento na dignidade da pessoa humana”, alegam.
Câmara de Frutal pede prorrogação de data de vencimento do IPTU com desconto
Em indicação assinada por seis vereadores, aprovada na reunião da Câmara desta segunda-feira (22), foi solicitada a prorrogação do prazo de vencimento com desconto para os contribuintes que quitarem o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em cota única e também na primeira parcela.
Os autores da indicação foram os vereadores Maiza Signorelli Nunes, Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso), Irma Rezende Rocha, Juliene Sabino da Silva, Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho) e Jarbas Azevedo Filho (Jarbinhas).
Eles justificam que diante da situação de calamidade de enfrentamento à pandemia, muitos contribuintes estão tendo dificuldades para arcar com seus compromissos financeiros, principalmente os que tiveram suas atividades interrompidas durante a “Onda Roxa”.
“O prazo previsto de vencimento é o dia 10 de abril. Por isso, pedimos que o prefeito analise a possibilidade de prorrogar a cobrança do imposto. Entendemos que seria uma forma de fomento à arrecadação, minimizando um pouco a crise econômica e daria condições das pessoas se programarem melhor para esta despesa”, concluem.
Vereador Juninho do Sindicato defende "plano de socorro" ao comércio de Frutal
O vereador Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato) apresentou indicação para que a Prefeitura crie um plano de socorro ao comércio de Frutal, a fim de minimizar os prejuízos sofridos em razão da pandemia e decretos de suspensão de atividades em diversos setores.
Segundo Juninho do Sindicato, é preciso que se crie uma estratégia de recuperação do setor, que podem vir desde a isenção de impostos como IPTU, taxas de fiscalização, entre outros que incidem diretamente nas atividades comerciais.
“As pequenas empresas vivem para o pagamento de salários e de fornecedores, e dependem do dinheiro que está entrando todo mês. Assim, com a pandemia e as medidas restritivas impostas pelo Governo Estadual e até mesmo os decretos municipais, propiciaram queda acentuada na arrecadação dessas empresas, fazendo com que muitas fechem as portas definitivamente”, pondera.
Juninho do Sindicato acrescentou ainda que, no Brasil, cerca de 5,3 milhões de pequenas empresas estão sofrendo com o momento da pandemia, sendo que outras 10 milhões estão sofrendo com interrupções de atividades em virtude dos decretos. Em Frutal, não é diferente e o pequeno comerciante tem sido o mais prejudicado. “É necessário, urgentemente, medidas de apoio e desoneração de impostos e taxas às empresas e comércios em geral para que possam retomar suas atividades, preservando o emprego e a renda de muitos trabalhadores”, finaliza o vereador.
Vereadora Irma reivindica iluminação e limpeza da área no entorno de campo no bairro XV de Novembro
A vereadora Irma Rezende Rocha encaminhou recentemente indicação ao prefeito Bruno Augusto em que solicita a melhoria na iluminação e limpeza da área localizada no entorno do Campo do Jujuzão, popularmente conhecido como Buraco Fundo, no bairro XV de Novembro.
Segundo Irma, a solicitação atende reivindicação dos próprios moradores, que por meio de contatos via redes sociais, reclamaram dos pontos sem iluminação e do matagal existente nas proximidades do campo. “O local está tomado por mato”, destacou a vereadora.
Irma espera que a Administração de Bruno atenda a indicação o mais breve possível. “Solicitamos ao digno prefeito que determine aos setores competentes tais providências para atender os anseios dos moradores, que aguardam com ansiedade a execução destas melhorias”, ressaltou.
Vereadora Juliene recomenda colocação de “caçambas solidárias” para evitar descarte irregular de lixo
Indicação de autoria da vereadora Juliene Sabino, aprovada na reunião da Câmara desta semana, propõe a colocação de caçambas solidárias em pontos estratégicos da cidade. A finalidade, segundo ela, é evitar que sejam realizados descartes de lixos e entulhos em locais inapropriados.
“Com o intuito de deixar Frutal sempre limpa julgamos necessária a instalação de caçambas solidárias em vários pontos, pois desta forma conseguiremos manter a higienização do nosso município e valorização do meio ambiente”, explicou.
A vereadora Juliene lembra que, principalmente neste período do ano, é essencial evitar o descarte de lixo de maneira irregular. “Não podemos contribuir para o acúmulo de água em recipientes, que por sua vez, contribuem para a proliferação do mosquito Aedes aegypti”, destacou.
Vereador Rapinha sugere atendimento semanal de especialista no Hospital Frei Gabriel
O vereador Claudimar Basílio da Silva (Rapinha), através de indicação aprovada na reunião da Câmara desta semana, pede ao prefeito Bruno Augusto, que seja viabilizado atendimento semanal do cardiologista Luciano Martins da Silva no Hospital Frei Gabriel. O objetivo, segundo ele, é suprir a grande demanda existente para consulta e retornos. “O Dr. Luciano vem atendendo pacientes na área cardiológica somente uma vez ao mês. Mas isso não é suficiente, considerando a grande demanda existente. Assim, é preciso que ele passe a vir pelo menos uma vez por semana, para que as filas diminuam e as pessoas consigam ser atendidas”, argumentou.
Vereadora Irma apresenta indicação para ampliar serviços e atividades desenvolvidas pelo Caps-AD
A vereadora Irma Rezende Rocha encaminhou nesta semana indicação ao prefeito Bruno Augusto em que solicita a aquisição de materiais para permitir a ampliação dos serviços e atividades desenvolvidas pelo Caps-AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas de Frutal. A proposição foi aprovada por unanimidade pelos vereadores na reunião de segunda-feira (15).
Irma conta que o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas de Frutal – situado na Rua Itapagipe, 235, Nossa Senhora Aparecida – é considerado um serviço especializado de saúde mental de média e alta complexidade e passou a funcionar também como Casa de Passagem para homens e mulheres de rua e migrante que estejam em situação de risco ou vulnerabilidade.
Em suas atividades, o Caps-AD oferece oficina de artesanato e pintura como parte do atendimento às pessoas que procuram seus serviços. “A utilização da arte como recurso terapêutico em indivíduos com problemas devido ao uso de álcool ou drogas é um processo terapêutico que acolhe o ser humano e toda a sua diversidade, complexidade, dinamicidade e o auxilia a encontrar novos sentidos para sua vida, objetivando a sua reinserção social”, explicou.
A vereadora Irma comenta que o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas é de grande importância para Frutal. “Devemos respeitar, reconhecer a importância e apoiar o trabalho realizado do Caps-AD, que por meio dessa indicação, solicita o fornecimento de materiais utilizados na oficina de artesanato, entre elas, a fabricação de vasos vietnamitas. Estou confiante que minha proposição será atendida”, ressaltou.
OUTROS PEDIDOS
A vereadora Irma Rezende afirma que também seria interessante que a Prefeitura realizasse o monitoramento dos usuários com teste rápido da Covid-19, pois eles são vulneráveis ao contágio e ainda podem disseminar o vírus na família e nos albergues. Outra iniciativa interessante seria a construção de um canil para abrigar cachorros dos pacientes que buscam apoio no Caps-AD, acompanhados de seus fies companheiros.
Vereador Juninho do Sindicato propõe distribuição de cestas básicas aos alunos da rede municipal
Preocupado com os efeitos da pandemia e das medidas de restrição que têm atingido Frutal, o vereador Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato) apresentou indicação para que a Prefeitura utilize os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e demais recursos destinados à merenda escolar, para a aquisição de cestas básicas para distribuição às famílias de todos os alunos da rede municipal de ensino.
Em sua proposição, Juninho pede que a Prefeitura dê prioridade para aquisição de produtos produzidos por meio de agricultura familiar, prestigiando os pequenos cultivadores de Frutal. “Notadamente neste momento, em que vivemos a crise mais grave de nossa história, entendemos ser papel do Poder Público oferecer apoio às crianças e jovens que se encontram extremamente vulneráveis. Como as escolas públicas estão fechadas por causa da pandemia, os alimentos deverão ser distribuídos imediatamente aos pais ou aos responsáveis pelos estudantes matriculados”, justifica Juninho.
O vereador acrescentou ainda que muitas crianças dependem da merenda escolar para ter uma alimentação razoavelmente adequada durante o dia e, como o dinheiro do PNAE e outros recursos continuam sendo repassados para os municípios e, com as aulas suspensas, o mais correto é que possam ajudar na alimentação das crianças e seus familiares.
Vereador Zizi pede melhorias em passarela do viaduto Conrado Heitor de Queiroz
O vereador José Adão da Silva (Zizi) foi autor de uma indicação na qual solicita com urgência que sejam providenciadas a reforma e a pintura das grades da passarela que passa sob o viaduto Conrado Heitor de Queiroz, na avenida Brasília. “A passarela está toda enferrujada tendo uma parte já quebrada, por isso, necessita de reforma e pintura adequadas. Esta é uma medida indispensável para diminuir os riscos de acidentes e de atropelamento, que são enormes, principalmente aos moradores dos bairros Frutal II, Frutal III e Residencial Francisco Moron, que transitam lá diariamente”, justifica.
Vereador Jhonathan recomenda limpeza em rua do bairro Universe Residence Plaza
Outra indicação aprovada foi do vereador Jhonathan Martins Siqueira, que pede limpeza e patrolamento na Rua Maria Iolanda Vasconcelos, situada no bairro Universe Residence Plaza, em regime de urgência. Segundo ele, a rua está tomada por matagal. “Nosso objetivo é atender ao pedido dos moradores daquele local, que está em completo abandono e necessitando destas providências sem demora”, conclui.
Vereador Fernando da Quineira sugere abertura em canteiro central da Avenida JK
Durante a reunião da Câmara de Frutal desta semana, o vereador Fernando Barcelos de Paula (Fernando da Quineira) apresentou uma indicação na qual pede a abertura do canteiro central da Avenida JK, na altura do cruzamento da via com rua Capinópolis, nas proximidades do Posto JJ.
Segundo ele, esse é um pedido de inúmeros empresários com estabelecimento nos arredores que se veem obrigados a se deslocarem por vários quarteirões para que seja possível retorno de veículos de grande porte.
“É um grande transtorno para os motoristas que precisam transitar por vários metros para conseguir retornar naquela avenida, já que não há aberturas e intersecções que viabilizem manobras de veículos de grande porte”, explica.
Vereador Edivalder Cheiroso reivindica calçamento de ruas do povoado de Pradolândia
A falta de calçamento nas ruas do povoado da Pradolândia e a necessidade de aquisição de uma bomba d’água para utilização de um poço artesiano para atender à comunidade, foram temas de indicação do presidente da Câmara, Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso).
Segundo o presidente, os moradores da Pradolândia sempre enfrentam dificuldades com a intensa poeira em virtude da falta de calçamento das ruas do povoado. Em tempos de seca, a poeira traz prejuízos respiratórios, em especial nas crianças e idosos. Já na época das chuvas, o barro intenso também traz transtornos e gera problemas para os moradores.
“Além disso, a população do povoado de Pradolândia vem sofrendo com a constante falta d'água. Julgamos que a colocação de uma bomba d'água no poço perfurado pela Associação dos Moradores possibilitará que a água possa ser jogada na caixa d'água existente no povoado, dando um alívio aos moradores”, finaliza o presidente Edivalder Cheiroso.
Vereadora Maiza solicita mais veículos para transporte de pacientes atendidos em cidades próximas de Frutal
Indicação da vereadora Maiza Signorelli Nunes solicita que a Prefeitura disponibilize mais veículos para fazer o transporte de pacientes para consultas e exames em Barretos, São José do Rio Preto e Uberaba. Isso porque, conforme observou a vereadora, é grande o número de pessoas atendidas por planos de saúde que têm cobertura nas cidades paulistas, bem como servidores do estado que dependem do IPSEMG para atendimentos em Uberaba.
“É difícil arcar com as despesas de transporte, necessitando que a Prefeitura continue dar apoio a esses usuários que precisam ir consultar fora da sede do Município, por conta do Plano Austa ou IPSEMG. Ressaltamos que para São José do Rio Preto se desloca um grande número de crianças com deficiência, que ali fazem atendimento médico neuro pediátrico e outros serviços ofertados nesses centros maiores”, justificou a vereadora.
Vereadores Juninho e Alexandre chamam atenção para falta de produtos de limpeza e higiene no Hospital Frei Gabriel
Indicação assinada pelos vereadores Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato) e Alexandre Braz pede que a Prefeitura intervenha junto ao IBRAPP, empresa responsável pela gestão do Hospital Frei Gabriel, para que sejam fornecidos, de forma continuada e sem interrupção, produtos de higiene, limpeza e assepsia no hospital municipal, tais como álcool em gel, sabão líquido, papel toalha e papel higiênico, tanto para servidores como para os pacientes do hospital.
Os vereadores destacaram que constantemente recebem denúncias e reclamações da população de que esses itens básicos de higiene e limpeza estão em falta. Até mesmo trabalhadores do hospital têm demonstrado preocupação com essa situação e, por isso, é preciso que a Prefeitura mantenha uma fiscalização permanente em relação a essa situação.
“A higienização hospitalar e dos servidores e usuários vem despontando como uma atividade essencial não só ao bem-estar dos pacientes e profissionais, como também contribui de forma relevante com a prevenção e controle de infecção hospitalar. Ainda mais neste momento de pandemia, onde os cuidados são redobrados no ambiente hospitalar, não podemos aceitar falhas na oferta desses produtos para os pacientes e servidores”, observa Juninho.
Já o vereador Alexandre Braz destaca que a falta de limpeza adequada aumenta os riscos de infecção hospitalar, enquanto que a falta de produtos de assepsia coloca todos em risco. “As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos, pois a pele é um possível reservatório destes que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados. Na camada mais superficial da pele pode se encontrar bactérias, além de fungos e vírus”, exemplifica.
A indicação foi aprovada na última reunião da Câmara e segue para que a Prefeitura tome as providências necessárias para solucionar essa demanda.


Vereadores Juninho e Alexandre chamam atenção para falta de produtos de limpeza e higiene no Hospital Frei Gabriel
Indicação assinada pelos vereadores Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato) e Alexandre Braz pede que a Prefeitura intervenha junto ao IBRAPP, empresa responsável pela gestão do Hospital Frei Gabriel, para que sejam fornecidos, de forma continuada e sem interrupção, produtos de higiene, limpeza e assepsia no hospital municipal, tais como álcool em gel, sabão líquido, papel toalha e papel higiênico, tanto para servidores como para os pacientes do hospital.
Os vereadores destacaram que constantemente recebem denúncias e reclamações da população de que esses itens básicos de higiene e limpeza estão em falta. Até mesmo trabalhadores do hospital têm demonstrado preocupação com essa situação e, por isso, é preciso que a Prefeitura mantenha uma fiscalização permanente em relação a essa situação.
“A higienização hospitalar e dos servidores e usuários vem despontando como uma atividade essencial não só ao bem-estar dos pacientes e profissionais, como também contribui de forma relevante com a prevenção e controle de infecção hospitalar. Ainda mais neste momento de pandemia, onde os cuidados são redobrados no ambiente hospitalar, não podemos aceitar falhas na oferta desses produtos para os pacientes e servidores”, observa Juninho.
Já o vereador Alexandre Braz destaca que a falta de limpeza adequada aumenta os riscos de infecção hospitalar, enquanto que a falta de produtos de assepsia coloca todos em risco. “As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos, pois a pele é um possível reservatório destes que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados. Na camada mais superficial da pele pode se encontrar bactérias, além de fungos e vírus”, exemplifica.
A indicação foi aprovada na última reunião da Câmara e segue para que a Prefeitura tome as providências necessárias para solucionar essa demanda.


Ações do documento