Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / 𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗔𝗹𝗲𝘅𝗮𝗻𝗱𝗿𝗲 𝗕𝗿𝗮𝘇 𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗶𝗻𝘀𝘁𝗶𝘁𝘂𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮 𝗱𝗲 𝗲𝗱𝘂𝗰𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗳𝗶́𝘀𝗶𝗰𝗮 𝗶𝗻𝗰𝗹𝘂𝘀𝗶𝘃𝗮

por Assessoria de Comunicação última modificação 16/12/2022 15h06
O vereador Alexandre Braz assinou uma indicação direcionada ao prefeito Bruno Augusto e ao secretário da Educação, Marco Antônio Gaioso, em que requer que seja instituído o Programa Municipal de Educação Física Inclusiva (PMEFI) na rede municipal de Educação em Frutal.
O programa é destinado a estudantes com deficiência e necessidades especiais e tem por objetivo uma melhor adequação e atualização ao tema proposto, que passou a ser ‘inclusão’ e não mais ‘adaptação’.
Alexandre comentou que o PMEFI pode ser explicado como “educação física para todos” e tem como objetivo garantir o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo não só de estudantes com deficiência, mas de todos os alunos.
Segundo ele, o desenvolvimento desse novo paradigma pressupõe a eliminação de barreiras, independentemente do estado físico ou psíquico do aluno. Por mais acentuada que seja sua limitação motora, um aluno especial pode conseguir com a educação física, uma parcial ou completa adaptação às suas limitações.
“Estimular a inclusão de crianças e jovens na escola tem se tornando uma pauta bastante discutida no cenário educacional e a educação física inclusiva tem muito a acrescentar nesse quesito, por ser uma disciplina em que os alunos desenvolvem determinadas habilidades, inclusive motoras. Por isso, desejamos a instituição deste projeto em nossas escolas”, finalizou.