Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores visitam Codau em Uberaba e discutem possibilidade de criação de autarquia em Frutal

por Jarkes Fernando Alves última modificação 01/08/2019 14h06

Os vereadores Pedro do Nascimento – presidente da Câmara de Frutal – e Querino François de Oliveira Vasconcelos estiveram em Uberaba na tarde do dia 31 de julho para conhecer o funcionamento da CODAU, autarquia municipal que é responsável pelo sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto daquele município. A visita teve como objetivo coletar informações sobre os serviços realizados pela empresa, tarifas cobradas dos consumidores e, principalmente, iniciar uma discussão sobre os serviços que são prestados em Frutal pela Copasa e a possibilidade da criação de uma autarquia com essa mesma finalidade no município.

Eles foram recebidos pelo engenheiro e diretor financeiro da Codau, Luiz Antônio Molinari Henrique, que apresentou aos vereadores o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade. Completamente automatizado, o local não exala mau cheiro e apresenta eficiência de 95% no tratamento. Ou seja, a água que retorna ao rio Uberaba está praticamente livre de qualquer agente contaminante, preservando o meio ambiente e garantindo uma prestação de serviços à população de forma adequada.
Outro ponto importante da visita foi conhecer a estrutura financeira da Codau. Por se tratar de uma autarquia municipal, seu orçamento é separado do município. Assim, a empresa hoje pratica preços cerca de 50% mais baixos que o da Copasa e, mesmo assim, registra lucros que são retornados em investimentos no próprio município: desde melhorias no serviço de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, a asfaltamento de ruas e reparos em parceria com a Prefeitura.
“Conhecemos uma realidade aqui que demonstra que os preços praticados em Frutal são muito altos e com uma prestação de serviço que é alvo de muitas reclamações da população. Estamos em busca de soluções e quero dizer aos frutalenses que vamos oferecer aquilo que for melhor e mais barato para que seja discutido”, destaca Pedrinho.
Os serviços prestados pela Copasa foram alvo de uma audiência pública já realizada pela Câmara de Frutal no mês de junho e, conforme o vereador Querino François, foi feita a proposta da abertura de uma Comissão de Investigação por parte do Legislativo para apurar se a estatal está prestando serviço adequado ao município. “Não há nem o que se comparar quando se fala no que vimos em Uberaba e o que é feito em Frutal. O trabalho da Codau é muito completo e pela metade do preço, enquanto que a Copasa apresenta deficiências graves. Vamos voltar a esse assunto na reunião da Câmara Municipal porque providências devem e serão tomadas”, finaliza.