Notícias
Banco de notícias desta Casa Legislativa.
Câmara e Prefeitura anunciam parceria para a criação de Auxílio Transporte para universitários
Na tarde desta segunda-feira, em reunião na Câmara de Vereadores, foi apresentada uma parceira entre Câmara e Prefeitura para a criação de Auxílio Transporte para universitários que estudam nas cidades de Barretos e São José do Rio Preto.
Estiveram presentes 14 vereadores (sendo justificada a ausência do vereador Jarbinhas), o prefeito Bruno Augusto e estudantes. O presidente da Câmara, Edivalder Fernandes Cheiroso, lembrou que os vereadores têm trabalhado em conjunto com o Executivo para implementar ações que tragam melhorias para a população frutalense.
O prefeito Bruno Augusto destacou que na data de hoje foi realizada a licitação para a locação dos ônibus que farão o transporte nos trajetos Frutal/Barretos, Frutal/São José do Rio Preto e Aparecida de Minas/São José do Rio Preto. Estes aluguéis custarão cerca de 203.000,00 (duzentos e três mil reais) aos cofres municipais. Um custo que ele considera como investimento. Os estudantes arcarão com o valor do combustível.
Para permitir uma ajuda aos universitários nesta despesa, vereadores e prefeito, com o apoio de seus setores jurídicos, encontraram a solução da criação de um Auxílio Transporte. A Câmara fará um repasse mensal para que a Prefeitura possa realizar o pagamento deste Auxílio. Os estudantes, após análise da Secretaria de Assistência Social, receberão vales nos valores que variam de 140,00 (Frutal/Barretos, Aparecida de Minas/São José do Rio Preto ) a 160,00 (Frutal/São José do Rio Preto).
O presidente Edivalder lembrou que esta parceria agora depende de aprovação de um projeto de lei, mas que ele acredita que não haverá qualquer problema para aprovação, tendo em vista o apoio dos vereadores à ideia.
A estudante de Direito, Isabella Cathrine, informou que o custo mensal aproximado do combustível é de 385,00, e que o auxílio transporte de 160,00 será uma ajuda considerável, podendo alcançar cerca de 280 universitários.
Vereador Edivalder Cheiroso propõe construção de nova UBS no bairro Princesa Isabel
O vereador Edivalder Cheiroso manifestou ao prefeito Bruno Augusto, nesta semana, através de indicação, a necessidade de envidar esforços para conseguir recursos junto aos governos Federal e Estadual, para construir uma Unidade Básica de Saúde – UBS, que atenda os bairros Princesa Isabel, Princesa Isabel II e Jardim das Esmeraldas.
O objetivo, segundo ele, é substituir a unidade básica atualmente em funcionamento no prédio da antiga Santa Casa, uma vez que a estrutura que existe lá é bastante precária e já não atende as demandas da Saúde.
“Esperamos do Executivo Municipal esta providência, se esforçando junto aos governos Federal e Estadual, objetivando a construção de uma nova UBS para atender os bairros citados, pois a população precisa ser bem atendida e as atuais instalações existentes no prédio da antiga Santa Casa já não conseguem suportar a demanda crescente”, afirmou.
Vereadora Gislene pede novo veículo para prestar serviços na área de Saúde
A vereadora Gislene Silva, em indicação enviada nesta semana ao prefeito Bruno Augusto, apontou a necessidade do Governo Municipal adquirir um novo veículo – do tipo Doblô ou Fiorino – para ser utilizado em viagens diárias à Uberaba para buscar medicamentos e outros insumos, além de atender outros serviços da área de Saúde, entre eles, o agendamento de exames em hospitais de referência.
“Há a necessidade desta troca, considerando que o veículo atual, que faz as viagens para Uberaba, saindo diariamente às 4 horas, com chegada às 16h ou 17h, e tem por objetivo o transporte de medicamentos de alto custo, DST, Hemodiálise, sangue para os hospitais, materiais do Hemocentro e postos de saúde, está em péssimo estado de conservação, inclusive com problemas nos freios”, justificou.
Vereador Zizi solicita rondas policiais na porta de escolas
O vereador Zizi, por meio de representação enviada ao comandante do 69º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Júlio César Cerizze Cerazo de Oliveira, solicitou que sejam efetuadas rondas policiais em frente das escolas municipais e estaduais, nos horários de entrada e saída das aulas.
“As imediações das nossas escolas necessitam de ter, principalmente no horário de entrada/saída das aulas, um policiamento efetivo que dê segurança aos estudantes, possibilitando que estes possam chegar em suas residências livres assédios e de outras violências”, afirmou o parlamentar.
Vereador Juninho do Sindicato defende retorno da Van que transportava pacientes para Barretos
O vereador Juninho do Sindicato, em indicação encaminhada ao prefeito Bruno Augusto, apontou a necessidade de colocar novamente o veículo Van juntamente com o ônibus para fazer o transporte de pacientes que efetuam tratamento no Hospital de Amor, em Barretos, possibilitando que haja dois retornos para Frutal em horários diferentes, beneficiando aqueles que desocupam mais cedo e podem vir embora descansar.
“Até bem pouco tempo uma Van e um ônibus faziam o transporte das pessoas para Barretos, vindo um veículo às 14 horas e o outro no final da tarde, às 18 horas. Assim, os pacientes que desocupavam mais cedo podiam vir embora para suas casas, ao invés de ficarem a tarde inteira apenas aguardando a saída do ônibus”, justificou.
A medida, segundo o vereador Juninho, visa proporcionar maior conforto aos pacientes do Município que fazem tratamento no Hospital de Amor em Barretos, atenuando o seu sofrimento, considerando que estas pessoas ficam naturalmente debilitadas com os exames e os procedimentos a que são submetidas, em razão desta terrível doença.
Vereador Jhonathan Lavador indica UBS 24 horas em Frutal
O vereador Jhonathan Lavador encaminhou nesta semana uma indicação ao prefeito Bruno Augusto solicitando a instalação de Unidade Básica de Saúde com atendimento 24 horas em Frutal. A proposição foi aprovada por unanimidade na reunião de segunda-feira (4).
“Necessitamos de pelo menos uma UBS com atendimento ininterrupto, proporcionando atendimento aos nossos munícipes nas áreas de clínica geral e pediatria, considerando a grande necessidade de uma investigação médica inicial aos pacientes, de modo a definir a conduta médica necessária a estes a qualquer hora do dia”, afirmou.
Vereadora Vaininha busca apoio para reforma da quadra “Valter Gaspar”
A vereadora Lucivaine (Vaininha) fez uma representação ao deputado Arnaldo Silva, na qual ela solicita recursos na ordem de R$ 500 mil para a reforma e cobertura da quadra de esportes “Valter Gaspar”, conhecido como quadra “Pimpão”.
A quadra está situada na Rua Bias Fortes com Benedito Valadares, bairro XV de Novembro. Conforme observa, o bairro é bastante populoso e a construção desta obra serviria a um grande número de desportistas com a disputa de jogos e outras práticas esportivas.
“Certamente, a quadra passará a atender um número maior de pessoas e, independente de intempéries, poderá ser utilizada para festas de aniversário, confraternização, jogos, cultos religiosos, palestras educativas, cursos profissionalizantes e outras atividades que promovam a interação entre os moradores”, conclui.
Vereador Rapinha quer aquisição de ônibus para atender universitários
Na última reunião da Câmara, o vereador Rapinha teve um requerimento aprovado na qual ele pede informações ao prefeito sobre a aquisição de ônibus novos ou seminovos para atender os universitários de Frutal que estudam em Barretos e Rio Preto.
Ele questiona se a Administração irá extinguir a cobrança de mensalidade por esse transporte para as cidades vizinhas, como já acontece em municípios vizinhos como Itapagipe e Fronteira.
O vereador argumenta que apesar destes municípios terem um orçamento menor que o de Frutal, seus administradores conseguem proporcionar o transporte gratuito aos universitários, acrescentando que em Fronteira foram adquiridos três ônibus novos recentemente.
Vereadora Maíza reivindica reforma do Centro Esportivo “Lívia Pacheco”
Promover melhorias e manutenção do Centro Esportivo Lívia Pacheco com reforma da quadra, colocação de cerca e meios de acessibilidade entre a quadra e a Escola Necime Lopes. Esta foi uma indicação da vereadora Maiza Signorelli aprovada na última reunião.
Ela ressalta ainda que é preciso organizar a utilização da quadra com horário certo de uso por pessoas da comunidade e impedindo que outros adentrem o local quando a escola estiver utilizando o espaço.
Maíza destaca que a quadra serve à comunidade, bem como as crianças da Escola Necime Lopes para as práticas esportivas, outros trabalhos e atividades da escola. Porém, afirma que da forma que tem ocorrido não é possível continuar.
A vereadora cita que não existe nenhuma acessibilidade para ir da escola até a quadra, dificultando o acesso para as crianças cadeirantes e deficientes. A quadra é aberta e fica à mercê de pessoas que adentram, às vezes, embriagadas ou drogadas para utilizar o banheiro, o que ela considera com intolerável a situação.
“É preciso ter melhor organização, como um porteiro para controlar as entradas e a utilização pelas pessoas da comunidade. Estas são reclamações que chegaram a até a gente e que precisamos solucionar”, arremata.
Vereadora Irma solicita recuperação de estrada na região da Água Amarela
A Câmara aprovou uma indicação da vereadora Irma Rezende que solicita providências em relação a manutenção da estrada municipal da região de Água Amarela, com troca do mata-burro, patrolagem e limpeza do lixo de suas margens, pois considera que a estrada é de grande importância para as fazendas da região, devido a produção agropecuária.
Irma ressalta que os moradores informam que a estrada está quase intransitável e com muito lixo em todo seu percurso. Devido ao estado precário, os caminhoneiros não têm conseguido passar pelo mata-burro que dá acesso às fazendas, sendo necessária a urgente troca, além da manutenção permanente da via, a fim de garantir melhor acesso à zona rural por todos que utilizam a estrada municipal.
“É dever do município a conservação de pontes, mata-burros, aterros de todas as estradas municipais com a finalidade de garantir o desenvolvimento rural”, salienta.
Vereadores pedem retirada de veículos abandonados nas ruas de Frutal
Por unanimidade, foi aprovada uma indicação de autoria dos vereadores Juninho do Sindicato e Jarbinhas Despachante. Eles pediram providências no sentido de que sejam retirados das ruas os veículos abandonados que estão estacionados em vias públicas da cidade.
Conforme a lei 6.095, de agosto de 2013, estes veículos não podem ficar estacionados em vias públicas, pois causam riscos à saúde e à segurança pública. Diante do grande número de veículos abandonados, eles pedem providências.
A lei 6.095 determina que os veículos abandonados serão removidos ao pátio ou depósito próprio de guardar veículos do município e sendo levado a hasta pública após 90 dias de recolhimento.
Esta lei prevê ainda que a Administração fica dispensada de qualquer notificação aos proprietários. “Temos verdadeiras carcaças abandonadas e prejudicando o aspecto visual das ruas, acumulando água, o que atrai o mosquito transmissor da dengue e outras doenças, bem como escorpiões que geram riscos à população, principalmente às crianças”, finalizam.
Vereador Edivalder Cheiroso faz projeto que institui direitos de liberdade econômica
A Câmara de Frutal aprovou nesta segunda-feira (28) um projeto de lei do vereador Edivalder Cheiroso, presidente do Legislativo, que institui a declaração municipal de direitos de liberdade econômica e estabelece normas para atos de atividade econômica e análise de impacto regulatório.
Conforme destaca Edivalder, é obrigação do Estado se adequar às mudanças estruturais e sociais que o mundo demanda e é imprescindível que o município acompanhe o dinamismo das relações comerciais, em especial dos dos autônomos como artesãos que através de seu trabalho tiram o sustento de sua família.
“Este projeto de lei visa estabelecer um ambiente menos burocrático, mais dinâmico e favorável para as relações comerciais, reforçando a presunção de boa-fé do particular e a intervenção subsidiária mínima e excepcional do Estado sobre o exercício de atividade econômica. Assim, é possível permitir que os empreendedores tenham melhores resultados em suas atividades, de tal forma que ocorram ganhos de competitividade, redução de preços e avanços no desenvolvimento econômico da cidade de Frutal”, finaliza cheiroso.
Vereador Alexandre Braz propõe projeto para valorização cultura em Frutal
O vereador Alexandre Braz foi autor de um projeto de lei denominado “Valorização da cultura de Frutal” estabelecendo a obrigatoriedade de disponibilização de oportunidade para apresentação de grupos de dança, bandas, cantores, instrumentistas e artistas locais na abertura de eventos musicais e culturais que contenham financiamento público municipal.
O projeto visa beneficiar os artistas locais como banda, cantores, DJ, rapper, grupos de danças, culturais, fanfarra, canto, folclore, hip-hop, folia de reis, teatro, entre outros, sendo disponibilizado o espaço em todo evento que tenha fomento do Poder Público de Frutal, como destinação de recursos, empréstimos de espaços e equipamentos e parcerias.
“O objetivo é fomentar a valorização dos artistas locais, através da participação destas pessoas em eventos musicais e culturais promovidos ou apoiados pelo Município para que tenham oportunidade de apresentar seus trabalho e serem valorizados”, conclui. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade na reunião desta segunda-feira (28).
Vereador Jarbinhas cobra manutenção e zelo das praças públicas da cidade
A Câmara aprovou uma indicação do vereador Jarbinhas Despachante que solicita providências urgentes em relação às praças da cidade. Segundo ele, estes locais estão com total descaso e em situação precária, seja quanto a preservação, limpeza ou iluminação pública.
Jarbinhas afirma que muitas famílias não se sentem à vontade para frequentar as praças devido a falta de manutenção, principalmente por causa do mato que se forma em quase todos estes logradouros.
Ele cita a Praça Doutor Alcides de Paula Gomes, em frente a Igreja da Matriz que está com grande parte da iluminação com defeito e lâmpadas queimadas.
“Em épocas passadas, a praça já foi cartão postal de nossa cidade. Mas hoje, muitas pessoas precisam ir aos bancos no período noturno e, por não existir segurança pública, são obrigadas a transitar na escuridão. Isso é lamentável”, argumenta.
Vereadora Vaininha defende criação curso de educação financeira
A vereadora Vaininha enviou nesta semana indicação ao prefeito Bruno Augusto sugerindo a criação pela Prefeitura de um curso de Educação Financeira Básica, para ser periodicamente oferecido às pessoas cadastradas na Secretaria Municipal de Assistência Social, que recebem benefícios sociais diversos, objetivando proporcionar noções básicas de como administrar esses benefícios, inclusive as suas aposentadorias/e ou/pensões.
“As pessoas carentes que recebem benefícios sociais diversos como o Renda Brasil e outros, muitas vezes, não sabem como administrar o básico, tais como alimentação e contas de água e luz, adquirindo algum bem como celular, mesmo sem ter condições, ficando cada vez mais dependentes da Secretaria. Outros comprometem suas aposentadorias, às vezes por inocência ou por não terem noção do prejuízo que podem ter por passarem a receber bem menos mensalmente”, explicou.
Para Vaininha, será extremamente útil se a Prefeitura de Frutal conseguir proporcionar, através da Secretaria de Assistência Social, um curso simples e básico de educação financeira, orientando, alertando e ensinando às pessoas a importância de administrar os benefícios que lhes são proporcionados para poderem sobreviver com dignidade.
Vereador Tõe da Véia propõe melhorias nos bairros Eldorado e Santos Dumont
O vereador Tõe da Véia encaminhou nesta semana indicação ao prefeito Bruno Augusto em que aponta a necessidade da Prefeitura promover operação tapa buracos nos bairros Eldorado e Santos Dumont.
“As ruas estão com a pavimentação bastante deteriorada existindo, com o risco de causar acidentes ou mesmo provocar danos em veículos, além de incômodos diversos, necessitando que seja promovida uma operação tapa buracos”, informou.
Tõe da Veia espera que seu pedido seja atendido com máxima urgência. “Precisamos também sanar os problemas de empoçamento de água nesses bairros, onde os buracos fazem com que os logradouros fiquem intransitáveis, fazendo com que os moradores, bem como os motoristas reclamem incessantemente pelos transtornos”, destacou.
Vereador Jhonathan Lavador cobra melhoria no atendimento do Hospital Frei Gabriel
Nesta semana, o vereador Jhonathan Lavador, através de indicação encaminhada ao prefeito Bruno Augusto, pediu ao Governo Municipal que tome efetivas e urgentes providências visando melhorar o atendimento aos pacientes do Hospital Municipal Frei Gabriel.
“Recebemos diariamente um grande número de reclamações em relação ao péssimo serviço prestado aos pacientes no Frei Gabriel. Constantemente há grande demora no atendimento, fazendo com que as pessoas que necessitam de médico sofram à espera, às vezes por horas”, afirmou.
O vereador Jhonthan Lavador, inclusive, lembrou em sua proposição que quando vereador Bruno sempre lutou por essa causa. “Esperamos que o prefeito tome providências urgentes para a melhoria do atendimento em nosso hospital municipal”, ressaltou.
Vereadora Juliene pede restauração de praça no Bairro Novo Horizonte com homenagem a ex-cuidadora
Na última reunião da Câmara, a vereadora Juliene Sabino teve uma indicação aprovadas por seus colegas, na qual ela sugere a restauração da praça localizada nas imediações da Rua João Madaleno Santana, denominando Praça “Juvelina Maurícia Borges”, no Bairro Novo Horizonte.
Ela pede que sejam providenciados o paisagismo, ajardinamento, pavimentação, iluminação, instalação de bancos, bem como rede de água para a manutenção do local.
O nome escolhido é uma homenagem à senhora Juvelina, falecida em outubro de 2021 e que era moradora daquela rua por mais de 20 anos, sendo sua residência situada em frente ao muro do Estádio Marretão.
Juliene conta que o local era conhecido como “Pracinha do Pneu da Vovó Blogueirinha” e que por muitos anos era cuidada pela senhora Juvelina que passou a se dedicar a essa causa após o falecimento de seu esposo. “O local virou uma pracinha e dona Juvelina fazia a manutenção e agora precisa ser restaurada para servir ao lazer dos moradores das imediações”, justifica.
Vereador Juninho do Sindicato indica limpeza da Rua Lincoln Campos
O vereador Juninho do Sindicato encaminhou indicação para a Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos apontando a necessidade de efetuar uma limpeza urgente no canal de água pluvial da Rua Lincoln Campos, onde o mato está bastante alto trazendo o risco da proliferação do mosquito transmissor da dengue.
“O matagal vem crescendo desordenadamente naquele local, trazendo também o acúmulo de lixo, o que propicia a proliferação de animais nocivos e insetos, servindo como criadouro do mosquito da dengue, o que proporciona risco à saúde pública. A população está bastante preocupada, é preciso limpar a via com máxima urgência”, afirmou.
Vereador Rapinha quer Casa de Apoio para pacientes em Uberaba
O vereador Rapinha encaminhou indicação ao prefeito Bruno Augusto solicitando a locação ou aquisição de imóvel para criação de uma “Casa de Apoio” em Uberaba, para o descanso de pessoas carentes que fazem tratamento hospitalar naquela cidade, oferecendo alimentação (café, almoço) e, se for necessário, o pernoite. Ele também pede a compra de um ônibus para transportar os pacientes, pois essa medida iria gerar economia para a Prefeitura.
“Tal medida, de caráter social, seria extremamente importante para os nossos munícipes carentes, que necessitam fazer tratamento de saúde em Uberaba, sem ter nenhum lugar para descanso e alimentação entre um exame, uma consulta e mesmo um procedimento hospitalar mais complicado. Há cidades, como Perdizes, por exemplo, que oferecem café da manhã, almoço e jantar, e ainda, pouso para os que necessitarem”, manifestou.
Vereadora Irma Rezende sugere programa para beneficiar alunos da rede pública a fazer curso pré-vestibular
A vereadora Irma Rezende fez uma indicação em que solicita a criação de um programa de curso pré-vestibular social gratuito destinado prioritariamente aos alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública, bolsistas carentes em rede particular e para pessoas de qualquer idade que tenham concluído o ensino médio, democratizando o acesso à universidade pública, principalmente através do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Ela esclarece que a Constituição Federal cita como um dos objetivos centrais da República a redução das desigualdades sociais e regionais.
A vereadora ainda afirma que a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família e será promovida e incentivada com colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento pessoal, preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mercado de trabalho.
Irma ressalta que foram criados programas como o Prouni, além de cursinhos que visam facilitar o acesso à universidade e estimular o crescimento acadêmico das classes média e baixa no ensino superior, diminuindo a desigualdade no acesso destes estudantes do setor público.
Segundo ela, a proposta de criação desse curso pré-vestibular já foi discutida e é destinada aos alunos sem condições financeiras para pagar um pré-vestibular, sendo priorizados os mais carentes inscritos.
“Esse projeto vem oferecer de forma mais democrática e popular a superação das deficiências no aprendizado de determinadas matérias e preparar o candidato da rede pública à universidade pública na disputada concorrência, principalmente para os cursos mais valorizados no mercado profissional. Numa sociedade com tantas injustiças, talvez possamos minimizar uma delas com o programa Cursinho Social”, argumenta.
A vereadora Irma Rezende sugere que o cursinho seja iniciado no mês de maio e concluído na semana anterior ao Enem, podendo as aulas serem ministradas das 18h30min às 22h15min.
Vereador Jhonathan Lavador defende ação para combater o avanço da dengue
O vereador Jhonathan Lavador defendeu, através de indicação, que o Governo Municipal providencie imediatamente medidas para conter o surto de dengue na cidade. “Está tendo inúmeros casos de dengue em Frutal. E tivemos conhecimento de que chegou um veneno para ser aplicado, porém soubemos ainda que não há álcool para limpar as bombas, o que impede a realização desta ação, fundamental para conter a proliferação do mosquito transmissor”, justificou.
Vereadoras Irma e Gislene propõem reunião da Câmara no distrito de Aparecida de Minas
As vereadoras Irma Rezende Rocha e Gislene Maria da Silva propuseram na reunião da Câmara desta semana que o Legislativo promova uma reunião no distrito de Aparecida de Minas. A proposição foi aprovada por unanimidade.
O Regimento Interno prevê que, no caso de ocorrência que impossibilite o funcionamento da Câmara em sua sede, bem como para prestar homenagem ou participar de comemoração especial, pode a mesma, por deliberação da maioria absoluta de seus membros, reunir-se, temporária ou eventualmente, em outro local do Município.
“Com essa medida, não só estaríamos homenageando o nosso amado distrito de Aparecida de Minas, como também estaríamos mais próximos dos munícipes daquela comunidade. Como a matéria é competência da Mesa Diretora, solicitamos que seja confeccionado e submetido à deliberação do Plenário o competente projeto de resolução autorizativo”, solicitaram.
Vereador Rapinha indica construção de creche, escola e UBS no Residencial Francisco Moron
O vereador Rapinha enviou nesta semana indicação ao Governo Municipal em que defende a construção de creche, escola e posto de saúde no Residencial Francisco Moron. Segundo ele, esses investimentos são extremamente importantes para a localidade, que conta com centenas de famílias.
De acordo com Rapinha, a creche em questão beneficiará crianças do Residencial Moron e dos bairros Frutal II e Frutal III. “São muitos os pais que trabalham fora e não tem condições financeiras de contratar empregadas para cuidar de seus filhos”, destaca.
O vereador acrescenta ainda que a demanda por uma escola é grande por parte dos moradores, especialmente para facilitar o acolhimento das crianças em idade escolar mais próximo de suas casas, sem a necessidade de se deslocar para outros bairros de Frutal.
A motivação para inclusão da UBS – Unidade Básica de Saúde na lista de reivindicações é a mesma. A mais próxima está situada no bairro Novo Horizonte, distante do local. “A demanda ali é grande, muitas pessoas necessitam de amparo médico, sendo que boa parte delas nem tem condições de se deslocarem”, ressalta.
Vereador Alex Freitas sugere aumentar quantidade de itens da cesta básica
O vereador Alex Freitas, em indicação aprovada pela Câmara Municipal nesta semana, sugeriu ao prefeito Bruno Augusto a necessidade de aumentar os itens alimentícios que compõem as cestas básicas entregues mensalmente pela Prefeitura para famílias em situação de vulnerabilidade ou aquelas consideradas de baixa renda cadastradas pela Administração.
“Com o agravamento da pandemia de COVID-19, que já dura mais de dois anos, e com o aumento da grave crise financeira no Brasil, a situação das famílias em vulnerabilidade tem piorado muito, e atualmente os itens que compõem a cesta básica entregue pala Secretaria de Assistência Social são insuficientes para se alimentar essas pessoas durante o mês”, argumentou.
Ações do documento