Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereadora Irma indica limpeza urgente do Ecoparque das Sucupiras

Vereadora Irma indica limpeza urgente do Ecoparque das Sucupiras

Vereadora Irma indica limpeza urgente do Ecoparque das Sucupiras

A vereadora Irma Rezende Rocha fez uma indicação ao prefeito e Secretaria de Meio Ambiente, na reunião ordinária do dia 15, solicitando que seja efetuada a limpeza urgente do Ecoparque Municipal das Sucupiras, principalmente da área do CEMEI “Simpliciano Martins de Souza”, no Jardim do Bosque.

De acordo com moradores, o local está muito sujo com animais peçonhentos e focos de mosquito Aedes aegypti e pernilongos, gerando uma grande preocupação para pais das crianças atendidas no Cemei.

Em visita ao local, a professora Irma constatou a necessidade de carpir toda a área do Ecoparque. Além de mosquitos, tem surgido no Ecoparque ratos, escorpiões, caramujo e outros animais que colocam em risco a saúde de crianças e moradores das proximidades.

“Há muitas demandas no município e algumas ações são urgentes, pois representam a segurança pública, que é um direto de todos moradores. Temos o dever de apresentar essas demandas como representantes do povo. Esperamos que a Administração busque soluções para os problemas apresentados”, declara.

Fernando da Quineira pede tapa-buracos na Rua Tupis

Fernando da Quineira pede tapa-buracos na Rua Tupis

Fernando da Quineira pede tapa-buracos na Rua Tupis

Foi aprovada, na reunião do dia 15, uma indicação do vereador Fernando da Quineira destinada ao prefeito e Secretaria de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos no sentido de efetuar uma operação tapa-buracos no cruzamento da Rua Tupis com a Avenida 16 de Julho.

Ele enfatiza a necessidade de se tomar esta providência com urgência uma vez que, após fortes chuvas, apareceram buracos grandes, trazendo transtornos ao trânsito e riscos de acidentes.

Indicação aprovada de Maíza pede providências quanto a terreno sujo na Rua Paraná

Indicação aprovada de Maíza pede providências quanto a terreno sujo na Rua Paraná

Indicação aprovada de Maíza pede providências quanto a terreno sujo na Rua Paraná

Foi aprovada na reunião da Câmara, no dia 15, uma indicação da vereadora Maíza Signorelli que pede providências quanto a um terreno situado na Rua Paraná, 1.415, esquina com a Rua Honorival Fontes, 66, que é murado, porém, está cheio de mato e entulhos, de onde saem ratos, escorpiões, caramujos e baratas.

A situação tem preocupando os vizinhos, visto que também pode haver focos do mosquito Aedes aegypti, em virtude da sujeira existente. Ela solicita providências a este respeito enviando um fiscal ao proprietário, determinando que limpe o local, conforme estabelece a lei, para a preservação da saúde pública. Maíza comenta que este é um pedido pelos moradores que aguardam a solução do problema.

Vereadores cobram atendimento prioritário de pessoas com TEA e doadores de sangue em transporte coletivo

Vereadores cobram atendimento prioritário de pessoas com TEA e doadores de sangue em transporte coletivo

Vereadores cobram atendimento prioritário de pessoas com TEA e doadores de sangue em transporte coletivo

Três vereadores fizeram uma indicação cobrando do Executivo o cumprimento da Lei Federal 14.626 que prevê o atendimento prioritário a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou com mobilidade reduzida e a doadores de sangue, bem como reserva de assento em veículos de empresas públicas de transporte e de concessionárias de transporte coletivo.

Eles enfatizam a necessidade de cumprimento da lei a fim de garantir os direitos destas pessoas, bem como estimular a doação de sangue, incentivando o crescimento do número de doadores.

Desta forma, estimula-se a solidariedade e conscientização do cidadão quanto a importância da doação de sangue no Município, por meio do incentivo direto da atividade em prol da coletividade, gerando um aumento dos estoques e diminuindo os riscos de desabastecimento.

Os autores da indicação – vereadores Jarbinhas, Irma Rezende Rocha e Vaininha – enfatizam a necessidade de implementação e manutenção de políticas públicas para as pessoas que possuem TEA ou com mobilidade reduzida. “Isso porque ainda que o TEA seja considerado deficiência, esta é uma condição ainda bastante desconhecida pela sociedade”, declaram.

A legislação determina que atendimento prioritário às pessoas com TEA, bem como a reserva de assento em veículo de empresas públicas de transporte e concessionárias de transporte coletivo.

Eles ressaltam ainda que a fiscalização dessa política pública é necessária à promoção dos direitos fundamentais dessas pessoas, mas não deve ser somente feita pelo Poder Público, devendo também ter a participação de toda a sociedade.

Empresário Rodrigo de Paula recebe diploma de honra ao mérito da Câmara de Vereadores

Empresário Rodrigo de Paula recebe diploma de honra ao mérito da Câmara de Vereadores

Empresário Rodrigo de Paula recebe diploma de honra ao mérito da Câmara de Vereadores

Em uma iniciativa do vereador Alex de Freitas, na reunião da Câmara no dia 8, foi agraciado com o diploma de honra ao mérito o proprietário “Empório dos Animais”, o empresário Rodrigo Toledo de Paula.

Alex enalteceu o trabalho de Rodrigo e equipe no cuidado e vínculo emocional criado na lida do dia a dia de cães e gatos dos clientes.

“Não é fácil administrar uma empresa e conquistar simpatia. Isso é sinal de comerciante bem sucedido e que tem um lado humanitário. Por isso, fazemos o reconhecimento desse trabalho”, conclui.

Câmara presta homenagem para professor e alunos do curso de publicidade da Uemg

Câmara presta homenagem para professor e alunos do curso de publicidade da Uemg

Câmara presta homenagem para professor e alunos do curso de publicidade da Uemg

A vereadora Irma Rezende Rocha entregou, na sessão da Câmara do dia 8, uma moção de aplauso e reconhecimento para o professor Luiz Antônio Feliciano pela realização da exposição “Alimente-se: um olhar sobre as casas de sopa de Frutal”, na Casa da Cultura, no período de 27 de novembro a 1º de dezembro de 2023.

Luiz coordenou um projeto criado com colaboradores e alunos do segundo período do curso de publicidade e propaganda da Uemg (Universidade do Estado de Minas Gerais). No projeto, foi exposto todo o trabalho desempenhado pelas ‘casas da sopa’ atuantes em Frutal.

“Fico emocionada por entregar essa homenagem ao professor e alunos do curso de publicidade porque fizeram visitas a estas casas da sopa mostrando o trabalho que é esse projeto que já faz parte da história da cidade”, destacou.

O professor Luiz Antônio enalteceu que a ideia partiu dos próprios alunos e que foi uma grande experiência a realização do projeto “Alimente-se”. Ele agradeceu a toda a Câmara e, em especial, à vereadora Irma pela homenagem recebida.

Vereador Edivalder Cheiroso concede diploma de honra ao mérito a morador da Vila Barroso

Numa iniciativa do vereador Edivalder Cheiroso, foi homenageado com um diploma de honra ao mérito, na sessão do dia 1º, o ex-presidente da Associação de Moradores do Povoado de Vila Barroso, Pedro Luiz Pinheiro.

Na tribuna, Edivalder enalteceu o trabalho do homenageado, destacando toda a dedicação de Pedro em beneficiar a comunidade. “Sempre atendeu a população com um sorriso no rosto e é uma pessoa humilde. Temos que reconhecer o trabalho dele”, declarou.

Ao fazer uso da palavra, o ex-presidente da associação disse que foi uma surpresa e não tinha conhecimento da homenagem que receberia. Ele agradeceu a família, à comunidade de Vila Barroso, ao vereador Edivalder e toda a Câmara pela moção recebida.

Empresários recebem moção de aplauso por indicação de Juliene Sabino

A vereadora Juliene Sabino da Silva fez a entrega de uma moção de aplauso aos empresários Bianca Paiva Perim e Estevão Paiva Perim, pelo empreendimento da rede de farmácia Americanas em Frutal.

Nesta entrega realizada no dia 1º, Juliene destacou que se trata de uma tradicional empresa familiar que teve início há cerca de 60 anos com Luiz Paiva chamada “Farmácias Brasil” e que depois se tornou a rede “Americanas”.

“A empresa gera mais de 40 empregos na cidade e modernizou o ramo farmacêutico de Frutal. Concedo essa honraria por toda a história que essa rede de farmácia possui em nosso município”, destacou.

O empresário Estavão Perim agradeceu a Deus, à família, funcionários, à Câmara, em especial a vereadora Juliene Sabino pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo dos anos.

Câmara Municipal de Frutal vai lançar a Frente Parlamentar da Juventude Frutalense

Aprovada indicação de autoria do vereador José Adão da Silva, o Zizi, que solicita à presidência da Mesa Diretora a necessidade de lançar na Câmara Municipal de Frutal a Frente Parlamentar da Juventude Frutalense (FPJF), formada por jovens entre 16 e 25 anos, que estejam interessados em discutir políticas públicas.

Segundo o vereador, há a necessidade de ter uma participação mais ativa dos jovens nas discussões da cidade. “Os jovens lidam com desafios como o acesso à educação de qualidade, a busca por um emprego e a responsabilidade por um futuro sustentável.

Além disso, é importante dar voz e espaço para as preocupações da juventude frutalense”, destacou Zizi.

O objetivo de dar espaço na Câmara Municipal para a Frente Parlamentar da Juventude Frutalense é construir e promover políticas públicas que atendam às necessidades e aspirações dos jovens de nossa cidade.

“Vamos incentivar a participação de jovens de Frutal no processo legislativo local, engajando-os na formulação e implementação de políticas públicas,

A FPJF vai promover o bem-estar, o desenvolvimento educacional e profissional, bem como a inclusão social dos jovens, fortalecendo as redes de proteção à juventude da comunidade.

Além disso, a FPJF também poderá organizar eventos como audiências públicas, encontros, seminários e simpósios com a temática voltada aos desafios enfrentados pelos jovens em nosso município, fomentando o diálogo entre legisladores, jovens e a comunidade em geral”, finalizou o vereador.

Manutenção de rua no Jardim Brasil é solicitada pela vereadora Gislene Maria

A Câmara aprovou uma indicação da vereadora Gislene Maria da Silva que pede ao prefeito e Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos que seja efetuada uma manutenção urgente na Rua Antônio Francisco da Silva (Jardim Brasil). Ela afirma que a via está em situação precária apresentando diversos problemas que comprometem não apenas a infraestrutura urbana, mas também representam sérios riscos à saúde e segurança dos moradores.

Atualmente, a rua está repleta de buracos, tornando o tráfego de veículos e pedestres extremamente perigoso. Diante disso, é imprescindível que seja realizado o recapeamento asfáltico no local, visando garantir a segurança e a mobilidade de todos que transitam pela área.

Além dos buracos, há também a presença de mato alto ao longo da rua, contribuindo para a proliferação de insetos, roedores e possíveis criadouros de mosquitos transmissores de doenças. O acúmulo de lixo nas vias públicas é outro problema recorrente, que além de comprometer a limpeza urbana, também pode atrair animais nocivos e causar obstrução nas galerias pluviais, aumentando o risco de alagamentos.

Ainda existe uma fossa aberta gerando mau cheiro e representando um sério risco à saúde pública. Além disso, há esgoto a céu aberto, o que configura um ambiente propício para a proliferação de doenças e contaminação do lençol freático.

“Diante da gravidade desses problemas, solicitamos que sejam tomadas medidas urgentes para realizar a manutenção necessária na Rua Antônio Francisco da Silva. É fundamental garantir a segurança, a saúde e o bem-estar dos moradores desse bairro, bem como preservar a qualidade de vida de toda a comunidade”, justifica.

Em indicação, vereador Rapinha solicita jogar fresa de asfalto nas ruas de bairros da cidade

A necessidade de jogar fresa de asfalto com urgência nas ruas dos Jardim Brasil, Residencial Plaza e Progresso foi uma indicação feita pelo vereador Rapinha aprovada na sessão ordinária do dia 1º.

Ele destaca que colocação de fresa nas ruas daqueles bairros é uma medida ansiosamente aguardada pela população, que hoje sofre com a poeira e o barro, conforme as estações do ano.

Zizi propõe a criação do Projeto Esporte Solidário

Indicação do vereador Zizi com o objetivo de contribuir com ações sociais voltadas à prática esportiva foi aprovada em reunião da Câmara Municipal de Frutal, desta segunda-feira (1/4). A proposta é criar o Projeto Esporte Solidário, de incentivo à arrecadação de calçados e bolas de diferentes modalidades esportivas, meias, caneleiras, capacetes de ciclismo, quimonos, óculos e toucas de natação, entre outros.

“A ideia é que as doações, que poderão ser deixadas nas recepções da Prefeitura e Câmara Municipal, sejam repassadas, posteriormente, a projetos sociais de fomento às práticas esportivas”, ressaltou o vereador.

O Projeto Esporte Solidário possui três diretrizes: incentivar, mediante campanhas e outras ações, a doação dos calçados e materiais adequados à prática de atividade física; estimular projetos sociais voltados para práticas esportivas e beneficiar os projetos sociais e seus participantes com a doação dos equipamentos arrecadados.

“Muitas pessoas não dispõem de calçados esportivos adequados para a prática esportiva com segurança e conforto. Aliado a isso, vários projetos sociais ainda não dispõem de materiais esportivos suficientes para atender a todos e também precisamos incentivar mais projetos sociais em Frutal voltados para as práticas esportivas”, concluiu o vereador.

Professora Irma quer a disponibilização de kits de primeiros socorros nas escolas municipais

Na sessão ordinária da Câmara de Frutal, no dia 1º de abril, foi aprovada uma indicação da vereadora Irma Rezende Rocha destinada ao prefeito e secretarias da Educação e da Saúde.

Seu pedido é para que sejam disponibilizados kits de primeiros socorros nas escolas municipais. Para isso, Irma pede para se fazer um levantamento para se ter o real conhecimento de quais escolas não estão tendo esses kits de primeiros socorros, que ela considera como item essencial, pois possibilita os primeiros cuidados em caso de algum incidente que venha a causar danos aos alunos, professores e demais funcionários do ambiente escolar.

Geralmente, nestes kits, constam luvas de látex, máscaras, solução fisiológica, água oxigenada, antisséptico, cotonetes, esparadrapo, band-aid, gaze, fita micropore para curativos, etc.

“O kit é composto de instrumentos essenciais ou auxiliares referentes à prática dos primeiros socorros, sendo extremamente necessário para as primeiras providências em caso de acidentes nas escolas. É uma providência de fácil execução, que esperamos seja atendida”, finaliza.

Gislene Maria indica instalação de lixeiras nas entradas da cidade e pontos estratégicos da zona rural

Preocupada com a crescente falta de infraestrutura para descarte de resíduos, na sessão ordinária do dia 1º, a vereadora Gislene Maria da Silva fez uma solicitação ao prefeito e Secretaria do Meio Ambiente com relação a instalação de lixeiras nas entradas da cidade e em pontos estratégicos da zona rural.

Conforme ela destaca, frequentemente, o lixo tem sido descartado de maneira inadequada nas entradas da cidade e na zona rural, o que compromete não apenas a estética destes locais, mas também representa um problema ambiental e de saúde pública.

Gislene acredita que a presença de lixeiras proporcionaria aos residentes e visitantes um local adequado para descartar os resíduos, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente e da limpeza urbana e em pontos estratégicos da zona rural.

“Isso contribuiria significativamente para a redução da poluição ambiental e para a promoção de uma imagem mais positiva de nossa comunidade perante os visitantes e turistas”, declara.

Vereador Rapinha pede solução para cratera próximo ao cemitério municipal

Foi aprovada uma indicação do vereador Rapinha que pede providências ao Executivo com relação a uma cratera que se abriu devido ao volume de água pluvial que desceu ao lado do cemitério municipal.

Ele pede urgência na solução deste problema, pois corre-se o risco da proliferação do mosquito Aedes aegypt no local. Rapinha informa que parte dos muros já caiu e há o risco de abalar ou mesmo de derrubar algum túmulo no cemitério.

Zizi indica Programa Municipal de Educação Empreendedora

O vereador José Adão da Silva, o Zizi, propôs uma indicação para que as escolas do município ensinem os estudantes o empreendedorismo, por meio do Programa Municipal de Educação Empreendedora (PMEE).

O vereador explicou que o programa, que vai precisar contratar professores da área, visa criar consciência nos estudantes de que eles também podem começar um negócio próprio.

“A iniciativa também visa gerar uma cultura que valorize a busca de conhecimento e formação com vistas a inserção direta no mercado de forma autônoma e diferenciada”, complementou Zizi.

A ideia da indicação do vereador é que uma vez por semana em cada escola da rede municipal de ensino seja ministrada aula sobre empreendedorismo.

“Na atual conjuntura econômica do país, os processos de geração de renda, que dependem da inserção tradicional no mercado de trabalho sofrem abalos com a variação da empregabilidade. Mesmo quando há mão de obra qualificada, nem sempre existem vagas de trabalho”.

Vereadora Gislene Maria cobra melhorias no Calçadão de Frutal

Foi aprovada uma indicação da vereadora Gislene Maria que reivindica ao Executivo e Secretaria de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos que sejam promovidas ações e melhorias no Calçadão de Frutal.

Entre os pedidos estão a colocação de tampas nas galerias pluviais, para evitar o acúmulo de lixo e o entupimento naqueles locais; realizar a limpeza diária e instar junto à CEMIG, para que sejam evitadas as constantes quedas de energia na área do Calçadão, o que vem prejudicando as atividades comerciais lá existentes.

Gislene comenta que o calçadão está enfrentando sérios problemas que comprometem não apenas a estética, mas também a segurança e a funcionalidade daquela importante área pública.

“Causa preocupação a deterioração do calçadão, com a falta de tampas nas galerias pluviais, resultando em potenciais riscos para os pedestres. Além disso, os bueiros estão transbordando devido ao acúmulo de lixo, o que representa não apenas um problema estético, mas também de saúde pública”, declara.

Outro problema recorrente que ela cita é a quantidade significativa de lixo jogado nas ruas, que contribui para a poluição visual e ambiental do local. “Tal situação não condiz com a imagem que desejamos para nossa cidade, prejudicando a qualidade de vida dos moradores e atraindo uma impressão negativa para os visitantes. Investir na melhoria dessa área é essencial para promover o desenvolvimento urbano, a segurança dos cidadãos e a valorização de nosso patrimônio público”, declara.

A vereadora ressalta ainda que o calçadão tem enfrentado constantes quedas de energia, o que impacta diretamente o funcionamento das atividades comerciais e o conforto dos frequentadores. Ela espera que o Executivo tome medidas imediatas para reestruturar e revitalizar o Calçadão de Frutal.

Edivalder Cheiroso pede informações ao DNIT sobre início de obras na BR 364

Na sessão ordinária do dia 1º, foi votada e aprovada uma representação de autoria do vereador Edivalder Cheiroso destinada ao superintendente regional do DNIT no Estado de Minas Gerais. O objetivo é solicitar informações sobre as melhorias que serão feitas e se há previsão do início das obras do CREMA na BR 364, que corta o Triângulo mineiro, entre Planura e Chaveslândia.

O vereador demonstra sua preocupação quanto ao estado atual daquele trecho da BR 364, que tem trânsito intenso e constante, apesar das obras de melhoria da pista efetuadas ano passado, que já se deteriorou havendo muitos buracos na rodovia.

Edivalder declara que a rodovia foi contemplada com o Programa Integrado de Revitalização CREMA (contratação, restauração e manutenção) que prevê a conservação com o desenvolvimento de ações a serem adotadas pelo DNIT. “Pedimos essas informações para que possamos acompanhar as obras, informando com segurança a quem nos questiona a respeito”, conclui.

Jarbinhas Despachante pede para recapear toda Rua João Gonçalves

Durante a reunião do dia 1º, foi aprovada uma indicação de autoria do vereador Jarbinhas Despachante que pede para recapear e drenar toda a extensão da Rua João Gonçalves.

O objetivo é diminuir o risco de colisões entre os motoristas aos desviar de buracos, que na localidade estão muito grandes. De acordo com ele, a má conservação da rua em toda sua extensão está propiciando sérios danos aos veículos. “A intervenção se faz urgente para garantir a segurança dos cidadãos e a preservação dos veículos que utilizam esta via regularmente”, afirma.

Programa de incentivo ao futebol feminino é solicitado em indicação pela professora Irma

Por unanimidade, foi aprovada uma indicação da vereadora Irma Rezende Rocha que solicita ao prefeito e Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Turismo e Inclusão, a criação de um programa de incentivo à prática de futebol feminino.

O projeto teria como diretrizes o esforço de inclusão social; a busca da construção coletiva de resultados; respeito à diversidade e estímulo à autonomia da mulher frutalense. A meta seria promover torneios, campeonatos e eventos voltados para o desenvolvimento do futebol feminino em Frutal, seja de campo, futsal, futebol Society, futevôlei e de futebol de areia.

De acordo com a autora da indicação, o futebol feminino tem lutado para ganhar seu espaço no cenário nacional, porém, devido a fatores históricos e preconceitos vem encontrando dificuldades ao longo dos anos. Grande parte ocorre pelo fato da modalidade ter sido proibida durante os anos de 1940 e 1980, o que resultou num enorme atraso em relação a outras modalidades e na falta de visibilidade por parte das mídias e de investimentos por parte de empresas privadas.

Devido a grande discrepância existente em relação aos investimentos no futebol masculino de alto rendimento, o futebol feminino vem sofrendo ao longo de décadas com a falta de incentivos e com a baixa aplicação de recursos, o que resulta na carência de projetos sistematizados e bem estruturados. De uma forma geral, a categoria deve se contentar com condições precárias de treinamento e competições de baixo nível técnico.

Irma Rezende Rocha salienta ainda que a prática do esporte é de extrema importância na formação do cidadão, em especial o futebol que é considerado o desporto mais popular do mundo, tendo em vista a popularidade alcançada, principalmente no Brasil.

“Tendo em vista a baixa visibilidade da categoria, os problemas sociais que afligem a cidade e as dificuldades encontradas perante a iniciativa privada, buscamos alternativas através de atividades programadas e sistematizadas na modalidade futebol feminino”, finaliza.

Fernando da Quineira quer que DNIT coloque placas indicativas com o nome da cidade nos trevos

Por unanimidade, foi aprovada uma representação de autoria do vereador Fernando da Quineira que pede ao diretor do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e ao superintendente regional no Estado de Minas Gerais (SREMG), providências quanto a instalação de placas indicativas de Frutal nos trevos localizados na BR 364, que dão acesso a idade e que estão em péssimas condições.

Fernando observa que, com esta medida, as entradas da cidade serão um “cartão de visitas”, fazendo com que aqueles que trafeguem ou adentrem em Frutal, se sintam impressionados com a organização da cidade.

Rapinha quer instalação de casa lotérica no Waldemar Marchi e distrito de Aparecida de Minas

Por unanimidade, foi aprovada uma indicação do vereador Rapinha que pede os esforços do Executivo para instalar uma casa lotérica no Bairro Waldemar Marchi e no distrito de Aparecida de Minas. O objetivo é facilitar para a população para que possa efetuar o pagamento de suas contas de água e luz e outros boletos, além de estar gerando empregos.

Rapinha comenta que os moradores do “Waldemar Marchi” e adjacências, assim como de Aparecida de Minas, encontram grande dificuldade para a realização do pagamento, destas contas, necessitando vir ao centro e a Frutal especialmente por esse motivo, gerando despesas e transtornos a todos, o que seria sanado com a instalação de uma casa lotérica no bairro e em Aparecida de Minas.

Em indicação, vereador Alexandre Braz pede operação tapa buracos na Rua Marcondes Machado

O Legislativo aprovou uma indicação do vereador Alexandre Braz que pede ao Poder Público para efetuar uma operação tapa buracos, com urgência, na Rua Marcondes Machado, entre a Avenida José do Alencar e a Rua Arédio Santana.

Ele solicita ainda que, se possível, posteriormente, seja feito o recape das ruas Marcondes Machado, Pedro Rodrigues da Silveira e Santo Minaré, tendo em vista várias oficinas e pontos comerciais no local e o estado precário em que se encontram as entradas destes estabelecimentos.

Alexandre espera que as medidas solicitadas sejam efetuadas com a máxima urgência, para sanar os problemas de empoçamento e de trânsito de veículos, onde há muitos buracos que ficam sempre cheios de água estagnada, trazendo perigos à saúde pública, fazendo com que os moradores, motoristas e pedestres reclamem incessantemente pelos transtornos e riscos de acidentes a todos.

Vaininha e professora Irma cobram mais unidades básicas de saúde para bairros de Frutal

Assinaram em conjunto uma indicação as vereadoras Vaininha e Irma Rezende Rocha que pedem ao Executivo para buscar junto as esferas governamentais a instalação de mais unidades básicas de saúde (UBS) a fim de atender alguns bairros de Frutal.

A proposta das autoras é que seja feito um diagnóstico dos espaços institucionais existentes que podem ser ocupados por UBS e que sejam verificados quais os bairros que ainda não possuem uma unidade de saúde, fazendo um planejamento para atender a todas as localidades.

Elas destacam que as UBS são “a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS)” e são responsáveis pelos atendimentos de rotina, como consultas com o clínico geral, tratamentos, vacinação, pré-natal, atendimento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos. O principal objetivo desses postos de saúde é acompanhar o cidadão no fomento à saúde e à prevenção de doenças ou de complicações de doenças já existentes. Para Vaininha e professora Irma, é indispensável buscar recursos para conseguir mais UBS para atender bairros como o Princesa Isabel I e II, Jardim das Esmeraldas, Frutal II e Frutal III, além de outras localidades que necessitam.

Elas comentam que existe uma unidade do bairro XV de Novembro que está com suas obras paradas, precisando ter continuidade e também o bairro Francisco Moron que necessita deste benefício.

“É preciso fazer um diagnóstico dos espaços institucionais existentes que podem ser ocupados por UBS e verificar quais os bairros que ainda não possuem uma unidade de saúde, para que seja feito um amplo planejamento visando atender a todos os bairros”, encerram.

Servidor público expõe situações da administração no uso da tribuna da Câmara Municipal de Frutal

A fim de abordar diversas questões relacionadas a atual administração, fez uso de tribuna livre da Câmara de Frutal, na sessão ordinária do dia 25, o servidor público Flávio Divino da Silva. Ele falou sobre os valores que considera exorbitante que a Prefeitura paga atualmente na coleta de lixo, apesar de possuir caminhões parados.

Também relatou que, por falta de regularizar o aterro sanitário de Frutal, atualmente, o lixo é levado para Barretos, sendo pago um alto valor de frete e prestação do serviço.

Flávio falou ainda em gastos desnecessários do governo, declarando que o Poder Público paga cerca de R$ 40 mil em aluguel de ônibus para empresas particulares, enquanto que, se adquirisse um, teria uma prestação por volta de R$ 10 mil.

O servidor fez denúncia ainda de veículo da Prefeitura que é utilizado por funcionário para deslocamentos pessoais, como buscar a esposa e outras situações, usufruindo também de combustível pago pela Administração.

Como denúncia, ele falou de veículos que tiveram colisão sem que ninguém fosse responsabilizado, veículos sem placas ou identificação, motoristas sem habilitação condizente, pagamentos de horas extras inadequadas e veículos se acabando na chuva e sol.

“Foram recebidos R$ 36 milhões do Fundeb, mas quantas escolas ou postinhos o prefeito construiu? Frutal hoje tem dinheiro, mas está bem pior”, afirmou.

Os vereadores fizeram diversos questionamentos ao orador e declaram que é preciso iniciar uma fiscalização sobre esses assuntos levantados por Flávio.

Ações do documento