Notícias
Contratação de neuropediatra é solicitada por vereadora Juliene em indicação
A vereadora Juliene Sabino fez uma indicação ao prefeito e Secretaria de Saúde pedindo a contratação de um médico neuropediatra para prestar atendimento no Hospital Frei Gabriel.
A proposta é que este profissional especializado no sistema nervoso possa atender principalmente as crianças com deficiência intelectual, doenças com comprometimento neurológico e outras condições relacionadas ao sistema nervoso, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e epilepsia.
Juliene explica que o neuropediatra acompanha o desenvolvimento neurológico das crianças, através de exame clínico minucioso e análise das aquisições motoras, cognitivas e de linguagem ao longo do tempo, permitindo diagnosticar e tratar doenças.
No caso do autismo, o principal objetivo da neuropediatria é avaliar os marcos do desenvolvimento infantil e entender se criança apresenta um desenvolvimento típico ou atípico, para, então, encaminhá-la às intervenções necessárias.
Conforme ressalta a vereadora, muitas mães têm feito pedidos para haver no Hospital Frei Gabriel um médico neuropediatra e poder atender todos estes casos.
Câmara Municipal agracia empresários com moções de aplauso e congratulação
A Câmara Municipal entregou durante a reunião desta terça-feira (dia 2), moções de aplauso e de congratulação para os empresários Leopoldo Galvão Morais Campos, Denilton Diniz Nogueira e Ailton de Souza, sócios da empresa frutalense Impacto Comunicação Visual.
As homenagens foram concedidas por indicação dos vereadores Edivalder Cheiroso e Alex Freitas. Com apenas sete anos de fundação, a empresa Impacto conseguiu se tornar referência nacional, passando de um prédio alugado para sede própria e, mais recentemente, ampliar as suas instalações.
“Eles conseguiram uma estrutura digna de grandes empresas de comunicação. A forma e a competência com que eles trabalham nos enche de orgulho. Hoje, a marca da Impacto está por todos os cantos e os empresários estão colhendo os frutos por acreditar em nossa cidade”, ressaltou Edivalder.
Os empresários Leopoldo e Ailton agradeceram a Deus, aos vereadores, familiares e colaboradores e colocaram seus trabalhos à disposição de Frutal, região e todos que precisarem. Por estar em um compromisso marcado anteriormente, Denilton Diniz Nogueira não pode comparecer a reunião.
Na tribuna, presidente da Fundação Frei Gabriel fala sobre situação do hospital
Atendendo a um convite dos vereadores, a atual presidente da Fundação Frei Gabriel, Ângela Nunes, fez uso da tribuna livre da Câmara Municipal a fim de prestar esclarecimentos sobre gastos, medidas adotadas e necessidades do Hospital Frei Gabriel.
Ângela está no comando há somente três meses e diz que sente gratidão, apesar de todos os problemas que tem enfrentado. Ela comenta que procura resolver toda situação no momento porque a questão da saúde é algo que não pode ser adiada.
A presidente também pediu a compreensão das pessoas principalmente com relação a acompanhantes, visto que, muitas vezes, chegam cinco ou mais familiares acompanhando o paciente e a recepção não comporta essa quantidade de pessoas.
“Temos um projeto para fazer uma recepção maior, mas não conseguimos isso do dia para a noite. Queremos fazer daquele um local que possa ser melhor para atender bem a comunidade”, disse.
Ângela comentou ainda que o Hospital Frei Gabriel é uma unidade para atendimento de casos de urgência e emergência e que, normalmente, são atendidas de 250 a 300 pessoas por dia no ambulatório e pronto socorro.
Também foram abordados por ela na tribuna questões como o aluguel do aparelho de tomografia do HFG, tíquete alimentação dos servidores, atendimento humanizado, demanda por cirurgias eletivas, reparos na estrutura física, entre outros. “Muitos problemas não são de agora. Mas acho que eu e minha equipe temos conseguido avançar bastante”, declara.
Em nome da Câmara, o presidente Juninho do Sindicato criticou a situação do “Frei Gabriel”, que ele considera estar “sucateado”. “É preciso ter um prédio adequado para atender bem a população. A Câmara já devolveu dinheiro para o prefeito para essa finalidade e a reforma da estrutura nunca saiu. Precisamos ter um hospital de qualidade para que as pessoas também possam ser atendidas de forma adequada”, finaliza.
Câmara concede Moção de Aplauso a “Beraba” por 38 anos de trabalho como “Papai Noel” na cidade
Por indicação do vereador Jhonathan Lavador, a Câmara de Frutal realizou a entrega de moção de aplauso ao servidor público e ator amador José Antônio de Oliveira (Beraba), em sua sessão desta terça-feira (dia 2).
A moção homenageia “Beraba” por seus 38 anos trabalhando como ‘Papai Noel’, levando alegria às crianças em época natalina. Na tribuna, Jhonathan comentou que vem observando o trabalho do homenageado e como ele interage com as crianças.
“A gente vê a alegria nos rostos das crianças e essa alegria não tem preço. Temos que valorizar as pessoas que fazem seu trabalho com prazer. Ele é merecedor desse título porque são 38 anos de dedicação”, salienta.
Emocionado, “Beraba” agradeceu ao autor da moção, a toda Câmara pela aprovação da moção e também aos familiares que sempre o apoiaram nessa empreitada. Destacou ainda a recepção calorosa que recebe das crianças. “Nem consigo explicar o que é para mim receber o abraço de uma criança”, declara.
Ao encerrar, ele falou sobre a importância de manter e apoiar o teatro na cidade, visto que há 34 anos é realizada a encenação da peça “Paixão de Cristo” em Frutal, na Praça da Matriz.
Psicólogas farão palestras sobre “Autismo e TDAH” nos dias 6 e 13 e pedem apoio à Câmara
Na sessão ordinária da Câmara de Frutal, na noite de terça (2), fizeram uso da tribuna livre, as psicólogas Cláudia Mendonça e Flávia Amaro que anunciaram a realização de um ‘workshop’ nos dias 6 e 13 de maio, organizado pela Associação dos Psicólogos de Frutal.
No dia 6, será tratado o tema “Autismo: um diálogo com a comunidade” tendo como palestrantes as psicólogas Cláudia Mendonça, Michelle Alves e Nayla Queiroz.
Já no dia 13, a palestra será sobre “Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)” abordado pelas psicólogas Daiane Damasceno, Flávia Amaro e Gisele Reis. As palestras ocorrerão das 8 às 12 horas na sede da Acif de Frutal.
Conforme destacaram as psicólogas, são temas importantes já que, a cada dia, tem aumentado a demanda nesse sentido e que é preciso acompanhar para estar atualizado com esses tipos de transtornos psicológicos.
“Esses assuntos exigem uma atenção especial. Como a demanda tem aumentado, é preciso fazer um planejamento. Os pais e professores precisam desse conhecimento para que saibam como trabalhar e ou ajudar. Além de aprender, podem trocar informações porque há sempre algo a mais que precisa ser dito”, argumentam.
O presidente da Câmara, Juninho do Sindicato, também destacou a relevância do evento e convida vereadores, familiares e comunidade em geral para participar e aprender sobre estes assuntos.
A taxa de inscrição será de R$ 80,00 para um evento e R$ 120,00 para os dois e o montante arrecadado será revertido em benefício da comunidade.
Jarbinhas cobra substituição de areia de parquinhos públicos para evitar contaminação das crianças por bactérias e verminoses
A substituição da areia de todos os parquinhos públicos. Este foi um pedido do vereador Jarbinhas Despachante aprovado na reunião ordinária da Câmara na segunda-feira (dia 24).
Ele enfatiza a necessidade urgente desta medida já que os parquinhos servem de lazer para as crianças. Porém, a areia está exposta a contaminação por bactérias e verminoses em geral.
Devido ao período de exposição às intempéries e à poluição geral, o nível da contaminação aumenta, também causado pelo contato com fezes de animais como cães, gatos, pássaros, morcegos e outros.
Diante disso, Jarbinhas entende que é necessário e urgente que seja efetuada também essa manutenção nos parquinhos, que é a troca da areia, considerando que as crianças acabam por sair bastante sujas e expostas por haver muito lixo naqueles locais. “Nosso objetivo é que os parquinhos sirvam a sua finalidade de lazer das crianças, sem perigo a elas”, declara.
Vereador Jhonathan requer galeria pluvial e troca de lâmpadas comuns por LED em pontos específicos da cidade
O vereador Jhonathan Lavador teve uma indicação aprovada na qual ele solicita providências quanto a instalação de uma galeria de água pluvial na Rua Belo Horizonte, 2.174, no bairro Novo Horizonte.
Ele esclarece que as águas das chuvas não têm por onde escoar, ficando estagnadas na rua, o que gera transtornos aos moradores e pedestres, prejudicando até o tráfego de veículos, motos e bicicletas, daí a necessidade desta providência.
Lâmpadas
Em outra indicação, Jhonathan pede a troca de lâmpadas comuns por LED nos postes da Rua Paraná, do número 855 ao 1.045, bem como em frente à Unidade 1 da Creche Júlia de Carvalho, na Avenida Goiás.
Conforme explica, esta medida fará com que as pessoas possam transitar à noite com segurança, uma vez que as lâmpadas LED trarão substancial melhoria à iluminação hoje deficitária, que ainda não receberam este melhoramento.
“Esta será uma providência bastante aplaudida por todos que nos cobram com ansiedade, uma vez que em inúmeros outros lugares já houve a troca das lâmpadas por LED”, salientou o vereador.
Vereadora Gislene Maria demonstra preocupação com moradores de rua em período de inverno
O Legislativo aprovou um requerimento da vereadora Gislene Maria da Silva direcionada ao prefeito Bruno Augusto e à secretária municipal da pasta de assistência social, Paula Martins, solicitando informações sobre as ações da Prefeitura em relação às pessoas em situação de rua no período de inverno.
No documento, ela questiona sobre a entrega de cobertores; quantas vagas existem no Albergue Municipal Casa do Peregrino; o horário de funcionamento do albergue; quantos funcionários atuam lá; se possui assistente social ou outro servidor para atender os acolhidos; se o CAPS AD também acolhe pessoas em situação de rua ou existe outro local com essa finalidade e se será realizada alguma ação de abordagem social com oferta de alimentos.
Gislene cita que o artigo 6º da Constituição Federal declara como direitos sociais a educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, além da assistência aos desamparados.
“Toda pessoa em situação de rua tem o direito de ser atendida por uma rede de acolhida e serviços, como abordagem de rua, centros de referência, casas de acolhimento, encaminhamento para retirada de documentos e projetos de capacitação, emprego e renda. Desta forma, se faz necessário que o Poder Executivo realize ações em prol das pessoas em situação de rua na cidade”, frisa.
Vereador Zizi questiona sobre adesão de Frutal ao Programa Mais Médicos para o Brasil
Por meio de requerimento, o vereador Zizi fez vários questionamentos ao prefeito Bruno Augusto e a Secretaria de Saúde a respeito do ingresso do município de Frutal ao “Programa Mais Médicos para o Brasil” (PMMB) do Governo Federal ou se já foram tomadas medidas nesse sentido.
Segundo ele, desde 2016, Frutal não manifesta interesse nos chamamentos de programas do Governo Federal de provimento médico aos municípios, com a finalidade de auxiliar a disponibilidade destes profissionais para atuarem na atenção básica no Brasil.
Em 2013, no governo Dilma, foram previstas quatro vagas de médicos para Frutal e também em 2022, no governo Bolsonaro, a mesma quantidade. Para que o município recebesse os profissionais, a Secretaria Municipal de saúde, através do E-Gestor (sistema de informação que gerencia a relação das secretarias de saúde dos municípios com o Ministério da Saúde), deveria preencher documentos online manifestando interesse nas vagas.
As vantagens de ambos os programas, para qualquer município, é receber médicos para atuarem na Estratégia de Saúde da Família (ESF) com salários pagos pelo Governo Federal, o que desonera a folha salarial da Administração Municipal.
Além disso, o programa coloca condições de que o médico permaneça constantemente a realizar atualizações em Institutos e faculdades federais nas áreas de atenção básica e medicina preventiva.
Como contrapartida, o município tem de ofertar auxílios de alimentação e moradia que variam entre R$ 1.100,00 e R$ 3.200,00 (dependendo do programa do Governo Federal que o médico está inserido), valor praticamente irrisório frente ao salário do médico de R$ 13.000,00 a R$ 18.000,00 que a União paga mensalmente.
Atualmente, o programa Mais Médicos para o Brasil, reestruturado em março pelo Governo Lula, com previsão de distribuição de mais de 16.000 médicos para os municípios brasileiros, lançou o 28° edital em 14 de abril de 2023, com a disponibilidade de mais de 6.600 vagas na primeira etapa.
Em decorrência do município de Frutal não ter manifestado interesse nos chamamentos dos editais anteriores, a cidade de Frutal não foi contemplada com vagas nesta primeira etapa do programa.
Para que o município não continue a ficar sem vagas nas próximas etapas, a Secretaria Municipal de Saúde de Frutal deve mostrar interesse de ganhar vagas do PMMB no sistema E-Gestor entre 26 de abril e 5 de maio de 2023.
Câmara aprova representação de Alexandre Braz que pede cursos voltados à educação ambiental nas escolas de Frutal
Foi aprovada pela Câmara, uma representação de autoria do vereador Alexandre Braz e destinada ao subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento (SEMAD), Rodrigo Franco, solicitando que viabilize cursos voltados para a educação ambiental nas escolas municipais de Frutal, distrito de Aparecida de Minas e povoados.
Em sua opinião, a educação ambiental contribui significativamente para que as crianças passem a ser agentes ativos e se tornem cidadãos, passando a entender e valorizar a natureza, conscientes sobre as suas responsabilidades e o seu papel na sociedade para a preservação dos recursos naturais.
“Entende-se que a educação ambiental pode mudar hábitos, transformar a situação do planeta terra e proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. E isso só se fará com uma prática dessa educação, onde cada indivíduo sinta-se responsável em fazer algo para conter o avanço da degradação no ambiente em que vive”, destaca.
Na mesma representação, Alexandre pediu recursos e que seja viabilizado um veículo para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente possibilitando a melhoria das atividades desenvolvidas neste setor.
Vereador Fernando da Quineira busca recapeamento de ruas
O vereador Fernando da Quineira foi autor de indicação solicitando o recapeamento das ruas Avelino Furtado de Mendonça, Sebastião Jonas Ferreira e João Lacerda, nos bairros Jardim das Laranjeiras e Vila Esperança.
De acordo com ele, é necessário que seja promovido o recapeamento nestas vias, pois os moradores, motoristas, transeuntes têm reclamado constantemente dos buracos existentes, uma vez que geram inúmeros transtornos e riscos de acidentes a todos.
Vereador Edivalder Cheiroso pede instalação de lâmpadas de LED ao Complexo “Lívia Pacheco”
Com o objetivo de obter mais luminosidade, o vereador Edivalder Cheiroso fez um pedido para colocar lâmpadas de LED no Complexo Esportivo “Livia Pacheco”, situado no bairro Novo Horizonte. A indicação foi aprovada por unanimidade na reunião de segunda-feira (24).
A quadra do complexo (que é considerada uma extensão da Escola Municipal Necime Lopes) encontra-se às escuras, ocasionando muitos problemas pela falta de segurança do local, daí a necessidade de se tomar esta providência com urgência.
Distribuição de cobertores a pessoas carentes é tema de indicação da vereadora Vaininha
A Câmara aprovou uma indicação da vereadora Lucivaine “Vaininha” destinada a Secretaria Municipal de Assistência Social a fim de adquirir e realizar a distribuição de cobertores a pessoas carentes do município. Ela observa que o inverno está aproximando e essa distribuição de cobertores vai ajudar a aquecer muitas pessoas e famílias durante os dias frios.
Essa medida, de acordo com a vereadora Vaininha, mostrará a preocupação do Executivo, através de sua Secretaria de Assistência Social, em atender aos que necessitam, levando também um pouco mais de calor humano e respeito aos mais carentes. “Temos o compromisso de proteção social com a população que vive em situação de vulnerabilidade no município”, salienta.
Vereadora Maíza sugere adesão de Frutal ao Programa Nacional de Segurança nas Escolas
A vereadora Maíza Signorelli fez uma indicação sugerindo a adesão do município ao Programa Nacional de Segurança nas Escolas, em que serão destinados recursos para o financiamento de projetos estaduais e municipais.
Tais projetos são relacionados ao fortalecimento, aprimoramento ou à institucionalização de rondas especializadas ou outras ações no enfrentamento e na prevenção de crimes no contexto escolar e no seu entorno, no âmbito da Política Nacional de Segurança Pública – Sistema Único de Segurança Pública – Fundo Nacional de Segurança Pública.
Conforme o edital, há a necessidade de se atuar na prevenção da violência e da criminalidade nas escolas com a criação, aprimoramento e fortalecimento das patrulhas escolares, como também na inteligência e investigação com o fortalecimento das delegacias especializadas, ou outras ações similares e compatíveis com o objetivo, inclusive com a aquisição de equipamentos para a segurança nos espaços educacionais.
Maíza explica que o Programa Nacional de Segurança nas Escolas tem como objetivo reduzir a incidência de violências e crimes contra as escolas, por meio do fortalecimento de capacidades institucionais e do aparelhamento das instituições de segurança pública envolvidas.
Para aderir ao projeto, o município deverá se manifestar junto ao Programa Nacional de Segurança nas Escolas. É preciso apresentar demandas, devidamente justificadas, de quantitativo de equipamentos que pretendem receber em doação e apresentar proposta de projeto a ser financiado pela União, mediante transferência voluntária de recursos.
É necessário ainda haver contrapartida do município, que será: comprometer-se com a sustentabilidade das ações por um período mínimo de 2 anos; compartilhar e integrar seus bancos de dados sobre a violência escolar com o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (SINESP); indicar efetivo mínimo necessário para as atividades do programa; criar ou ampliar as unidades especializadas para a ronda escolar; indicar efetivo para a participação nas capacitações ofertadas pela Senasp e manter esses profissionais junto ao programa; e indicar os estabelecimentos de ensino e a população escolar que serão contemplados no programa.
Vereador Rapinha pede construção de escola, creche e UBS em três bairros de Frutal
O vereador Rapinha pediu a construção de escola, creche e unidade de saúde nas proximidades dos residenciais Francisco Moron, Frutal II e Frutal III, para atender os moradores destas três localidades com esses benefícios, os quais somente são encontrados em outros bairros. A solicitação foi feita através de proposição aprovada pela Câmara na reunião desta segunda-feira (24).
Rapinha destaca a importância desta indicação comentando que muitas crianças, jovens e idosos precisam passar debaixo do viaduto “Conrado Heitor de Queiroz”, por uma passarela toda danificada, trazendo insegurança aos pedestres que utilizam o corredor, localizado na Avenida Brasília, que tem um trânsito…
Vereador Rapinha pede construção de escola, creche e UBS em três bairros de Frutal
O vereador Rapinha pediu a construção de escola, creche e unidade de saúde nas proximidades dos residenciais Francisco Moron, Frutal II e Frutal III, para atender os moradores destas três localidades com esses benefícios, os quais somente são encontrados em outros bairros. A solicitação foi feita através de proposição aprovada pela Câmara na reunião desta segunda-feira (24).
Rapinha destaca a importância desta indicação comentando que muitas crianças, jovens e idosos precisam passar debaixo do viaduto “Conrado Heitor de Queiroz”, por uma passarela toda danificada, trazendo insegurança aos pedestres que utilizam o corredor, localizado na Avenida Brasília, que tem um trânsito…
Vereadora Juliene sugere criação de sala especial para atender vítimas de violência doméstica no HFG
Por meio de indicação, a vereadora Juliene Sabino pediu a criação de uma “sala lilás” no Hospital Municipal Frei Gabriel destinada ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica.
“Trata-se de proporcionar uma maior privacidade à vítima em um espaço físico adequado, onde a mulher, que já está fragilizada, possa ser acolhida, visando proporcionar um atendimento mais humanizado e maior conforto a ela. Considerando que toda política pública de ampliação e fortalecimento do enfrentamento à violência contra a mulher é importante, esperamos ver atendida esta reivindicação”, frisou.
Vereador Rapinha volta a pedir a colocação de mais profissionais da saúde no Hospital Frei Gabriel
O vereador Rapinha foi autor de uma indicação solicitando ao prefeito e Secretaria da Saúde que sejam colocados mais médicos (especialmente das áreas de gastroenterologia), enfermeiros e funcionários à disposição da população que necessita contar com os serviços do Hospital Frei Gabriel, para que estas demandas sejam atendidas.
Conforme ele cobra, é preciso melhorar substancialmente os serviços do HFG. Rapinha diz ter ciência de muitos pacientes que vão ao hospital e encontram muita demora nos atendimentos de medicações e muitas filas para consultas.
“Pedimos que se coloque, com urgência, mais médicos, enfermeiros e funcionários à disposição da população que necessita contar com os serviços do hospital. Também, há muita procura pela especialidade de gastroenterologia, sendo necessário que se contrate um médico dessa área para prestar atendimento a quem precisar”, declara.
Vereador Jhonathan Lavador reivindica medidas de segurança em escolas e creches
A fim de reforçar a segurança das escolas e creches de Frutal, o vereador Jhonathan Lavador fez uma indicação pedindo para se construir muros altos, instalando câmeras de monitoramento e cercas concertinas.
Ele enaltece que a segurança no ambiente escolar é fundamental para o bem-estar dos alunos, para a tranquilidade dos pais e responsáveis e para o sucesso na relação ensino/aprendizagem.
“A escola ocupa um espaço central na formação das crianças e adolescentes. Em tempos de violência crescente e desenfreada, desenvolver estratégias firmes de segurança nas escolas é um desafio árduo, porém, necessário e possível”, adverte.
Vereadora Maíza Signorelli pede reforma da Praça Dr. Alcides de Paula Gomes
A vereadora Maíza Signorelli fez um requerimento ao prefeito pedindo informações sobre quando serão iniciadas as reformas da Praça Dr. Alcides de Paula Gomes, situada em frente à Igreja Matriz de Frutal.
Conforme ela observa, a praça já foi o principal ponto de encontro de adultos, jovens e crianças, principalmente nas noites de domingo quando as pessoas se divertiam sob o reflexo das águas coloridas da fonte luminosa.
Porém, atualmente, a praça está necessitando de uma ampla restauração, inclusive dos sanitários públicos que estão em péssimo estado bastante sujos e com mau cheiro em razão da falta de zelo e manutenção, o que os tornam impróprios para o uso.
Maíza ressalta que recebe diversos pedidos e cobranças de pessoas que desejam que a praça seja reformada, pois o local pode e deve ser utilizado para diversas apresentações culturais, mantendo viva uma tradição da cidade com a volta deste lazer simples e saudável.
“Aquele é um ponto comercial que atrai inúmeros consumidores de Frutal, zona rural e cidades vizinhas, impulsionando a economia local. Por isso, é indispensável a existência de sanitários públicos, porém, em condições de serem usados e que toda a praça seja reformada”, frisa.
Vereadora Gislene pede totens de segurança para escolas estaduais ao deputado Arnaldo Silva
Foi aprovada uma representação da vereadora Gislene Maria destinada ao deputado Arnaldo Silva solicitando intervenção junto ao Governo Estadual e Secretaria Estadual de Segurança Pública solicitando a liberação e envio de totens de segurança para serem instalados em frente às escolas estaduais do Município.
Segundo ela, é preciso que seja colocado pelo menos um totem de segurança em frente aos estabelecimentos de ensino estaduais do Município, objetivando o vídeo monitoramento dos locais para auxiliar a segurança pública.
“A segurança no ambiente escolar é fundamental para o bem-estar dos alunos, para a tranquilidade dos pais e responsáveis e para o sucesso na relação ensino/aprendizagem. Afinal, a escola ocupa um espaço central na formação das nossas crianças e adolescentes”, enfatiza.
Vereadora Juliene quer programa que facilita acesso da população a diversos serviços públicos
A vereadora Juliene Sabino elaborou uma indicação pedindo que seja criado um programa semelhante ao já conhecido "Poupa Tempo", no Estado de São Paulo, ou o UAI - Unidade de Atendimento Integrado, no Estado de Minas Gerais.
A ideia é reunir em um único local uma variedade de órgãos e empresas prestadoras de serviço de natureza pública, objetivando uma otimização do atendimento aos munícipes, além de oferecer a qualidade que um serviço público deve prestar para a população.
Conforme ela destaca, esse programa visa facilitar o acesso dos munícipes a informações e serviços públicos, como emissão de cédula de identidade, carteira profissional, carteira nacional de habilitação, de licenciamento veicular, entre outros.
“Tal programa, poderia ter também serviços online, para que os cidadãos possam concluir seus atendimentos de maneira autônoma com mais rapidez e praticidade. Enfim, o programa simplificaria a vida do cidadão, desburocratizando a prestação de serviços públicos, o que seria motivo de aplausos por todos”, salientou.
Vereador Zizi pede instalação de torre com sinal de celular e internet no povoado do Chatão
Em outra representação, Zizi pede ao assessor de relacionamento com mercado da Algar Telecom, Erly Henrique, a instalação de uma torre e antena para recepção de sinal de telefonia celular e internet no povoado de Vila Barroso.
Segundo ele, a população daquela comunidade espera ser atendida nesta reivindicação, uma vez que o telefone celular, a internet e as redes sociais são hoje os meios mais populares de comunicação, o que vem demonstrar claramente a necessidade da medida pleiteada. “Pedimos os esforços da Algar Telecom para que esta situação seja resolvida de forma definitiva”, realça.
Vereador Rapinha encaminha requerimento buscando viabilizar obras nos povoados de Frutal
A Câmara aprovou um requerimento do vereador Rapinha pedindo ao prefeito informações sobre situações e obras que beneficiam a comunidade de Vila Barroso (Chatão).
Ele indaga quando será colocado o alambrado em volta do campo de futebol, colocação de fresa ou asfaltamento das ruas e realizado o conserto da quadra esportiva e construído um velório municipal. Rapinha também pede informações sobre a designação de vigia e zelador para a quadra.
O vereador ainda questiona quando ocorrerá o policiamento diário, através de rondas, nos povoados de Vila Barroso, Pradolândia, Boa Esperança e Garimpo do Bandeira.
Ele comenta que há um aumento da violência, o que gera insegurança entre a população, por isso, enfatiza que é muito salutar esse policiamento. “Somos cobrados diariamente pela população, por isso pedimos as informações, pois, assim, teremos condições de responder com segurança nossos representados”, argumenta.
Vereador Juninho do Sindicato faz questionamentos à Prefeitura com relação ao Valor Adicional Fiscal
Em requerimento ao prefeito, o vereador Juninho do Sindicato indaga o nome da empresa que faz o acompanhamento do VAF (Valor Adicionado Fiscal). Ele ressalta a grande importância do VAF para o Município, que consiste no valor econômico/financeiro apurado a partir das operações realizadas com mercadorias ou produtos e prestação de serviços de transportes (interestadual, intermunicipal ou internacional) e de comunicação, realizadas por determinada empresa, num determinado ano civil.
Ações do documento