Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereadora Maíza quer informações sobre casas de programas sociais em situação irregular

A vereadora Maíza Signorelli Nunes encaminhou representação para a Caixa Econômica Federal visando obter informações sobre possíveis irregularidades em casas do Programa “Minha Casa Minha Vida”. Na proposição, ele pede uma relação com os nomes dos beneficiários iniciais, além da quantidade e respectivo endereço das moradias que estão sob análise da CEF.
“É preciso corrigir essa injustiça social que vem se prolongando ao longo do tempo, pois há casas construídas através do Programa Minha Casa Minha Vida abandonadas ou ocupadas de forma irregular, necessitando que estes imóveis sejam retomados e destinados a outras pessoas que efetuaram seus cadastros à época da construção e não conseguiram”, justifica.
De acordo com Maíza, existem muitas pessoas realmente carentes e que se enquadram perfeitamente nos requisitos do referido programa social. “São famílias que necessitam urgentemente de um teto, não sendo assim justo nem coerente que haja casas abandonadas se deteriorando com a ação do tempo ou ocupadas irregularmente”, ressaltou.

Vereador Jhonathan Lavador defende criação de hortas comunitárias

Através de indicação encaminhada ao prefeito Bruno Augusto, o vereador Jhonathan Martins Siqueira (Jhonathan Lavador) defendeu a implantação de Hortas Comunitárias em Frutal, principalmente nos bairros carentes, em sistema de parceria com associações de bairros.
“Este é um projeto importante, cujo objetivo principal propõe distribuição de legumes e verduras para famílias carentes, devidamente cadastradas, bem como para creches, escolas, asilo, etc., propiciando alimentação saudável para o povo, sem onerar os cofres públicos”, explicou.
Segundo Jhonathan, a Prefeitura possui diversas áreas que podem ser utilizadas para a implantação do projeto. “Cito, por exemplo, terrenos onde atualmente são depositados entulhos, que podem ser transformados em locais produtivos e de bom aspecto visual, que contribuem inclusive em melhoria para o meio ambiente”, destacou.
Conforme justifica o vereador, entre os benefícios do projeto, destacam-se: “Fornecimento de produtos de qualidade e de origem conhecida, incentivo ao trabalho em grupo e geração de renda, através de uma possível comercialização da produção excedente, e ainda, ensinar à população carente técnicas de agricultura orgânica”, ressaltou.

Vereador Juninho do Sindicato reivindica limpeza em terreno do antigo DER

O vereador Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato) indica a necessidade de se fazer uma limpeza urgente no quarteirão onde ficavam as antigas instalações do DER – Departamento de Estradas de Rodagem. O pedido, encaminhado à Prefeitura através de proposição, foi feito com base na necessidade de promover a limpeza urgente do espaço. Imagens registradas pelo parlamentar e apresentadas durante a reunião da Câmara desta semana confirmam que o local está tomado pelo mato.
O vereador Juninho argumenta que é necessário que haja uma providência por parte do Poder Público e que esta seja imediata, por conta das queixas que tem sido feitas. “Naquele local, o mato está bastante alto, com muito lixo, o que aumenta o risco da proliferação do perigoso mosquito Aedes aegypti, que transmite, além da dengue, a febre chikungunya e a febre zika. São doenças que trazem consequências graves para a saúde pública e que podem virar uma epidemia se nada for feito”, justificou.
392
Pessoas alcançadas
51
Engajamentos
Turbinar publicação
99
1 comentário
Curtir
Comentar
Compartilhar

Vereadores Edivalder Cheiroso e Rapinha buscam informações sobre a farmácia do Centro de Atendimento à Covid

Os vereadores Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso) e Claudimar Basílio da Silva (Rapinha) encaminharam um requerimento à Administração Municipal para obter informações sobre a farmácia do Centro de Atendimento à Covid-19.
Segundo eles, informação aponta que a farmácia tem permanecido fechada nos fins de semana, apesar do funcionamento da unidade criada exclusivamente para atendimentos de pacientes suspeitos ou testados positivos para o novo coronavírus.
“Necessitamos saber se é verdade, pois isso é bastante preocupante, uma vez que as pessoas acometidas pela Covid-19 que já receberam do seu médico a prescrição de medicamentos ficam sem ter como pegá-los para iniciar logo o tratamento, o que é crucial, e o primeiro passo é aviar a receita com rapidez”, esclareceram.

Vereadora Irma Rezende propõe distribuição de kits de higiene bucal e atendimento odontológico para pacientes com Covid-19


Através de indicação encaminhada ao prefeito Bruno Augusto, a vereadora Irma Rezende Rocha, reivindicou atendimento odontológico para pacientes testados positivo para Covid-19 e a distribuição de kits de higiene bucal para famílias carentes de Frutal. A proposição foi aprovada por unanimidade na reunião de segunda-feira (10).

Na indicação, além da distribuição de kits de higiene bucal para as famílias em situação de vulnerabilidade, a vereadora Irma pede que alunos das escolas municipais, creches e da Apae, também sejam atendidos, considerando ser essa uma recomendação dos profissionais da área.

Sobre a prestação de atendimento odontológico aos pacientes em condição de tratamento da Covid e pós-Covid, internados ou em acompanhamento domiciliar ou recuperados, a vereadora diz seguir protocolos de cuidados e de higiene oral do Conselho Federal de Odontologia.

Conforme explica Irma, com base em publicação do CFO, o vírus da Covid entra pela via aérea, passa pela cavidade bucal onde tem uma carga viral muito grande e, se não tomar muito cuidado com as bactérias e micro-organismos, acaba indo para o pulmão e provocando uma pneumonia que pode trazer um agravo grande ao paciente e até o óbito. “Com o protocolo de higiene oral, há uma diminuição da quantidade de pneumonias em até 60%”, destacou.

Quanto aos kits de higiene bucal, a vereadora diz que cada um deve conter uma escova de dente, um fio dental, um creme dental com flúor e, se possível, um enxague bucal. “Como não há aulas presenciais, eles podem ser entregues em sistema drive-trhu, organizados pelas escolas, com projetos desenvolvidos pelos professores sobre a importância da higienização oral. A coordenação ficaria por conta da Secretaria Municipal de Educação”, ressaltou. 

Vereador Jarbinhas pede abertura de banheiros públicos todos os dias da semana


O vereador Jarbas Azevedo Filho (Jarbinhas) destacou por meio de indicação a necessidade de que os sanitários públicos da Praça Nossa Senhora da Abadia fiquem abertos todos os dias da semana e não somente nos dias de feira-livre.

Para ele, é inexplicável que exista o banheiro público, mas que só é aberto aos domingos, não podendo atender a comunidade durante outros dias da semana.

“A gente entende que deve atender as necessidades das pessoas todos os dias e que seja mantido sempre limpo e bem cuidado, através de zeladores. O local é próximo a Prefeitura, Câmara e fórum, além de diversos estabelecimentos comerciais, portanto com grande fluxo de pessoas. Por ser um espaço público, deve ser disponibilizado a todas as pessoas que por ali transitam no dia a dia”, enfatiza. 

Vereadora Juliene Sabino quer veículo de apoio para o CREAS


A vereadora Juliene Sabino encaminhou nesta semana indicação ao prefeito Bruno Augusto solicitando a destinação de um veículo para o CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social. Segundo ela, o órgão necessita de um carro de apoio por ser uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

“A unidade do CREAS deve, obrigatoriamente, ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), podendo ofertar outros serviços, como Abordagem Social e Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias. É unidade de oferta ainda do serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto”, afirma.

A vereadora Juliene acrescenta que além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no Município, o CREAS também oferece informações, orientação jurídica, auxílio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.

O público atendido é formado principalmente por famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras”, explicou. 

Vereador Rapinha sugere caminhão-pipa para atender povoado de Boa Esperança

A fim de atender reivindicações de moradores do povoado de Boa Esperança, o vereador Claudimar Basílio da Silva (Rapinha) fez uma indicação em que destaca a necessidade de enviar um caminhão-pipa, em regime de urgência, para aquela localidade.
De acordo com ele, as ruas do povoado não são pavimentadas e necessitam ser aguadas constantemente para amenizar o sofrimento dos moradores que enfrentam o desconforto causado pela poeira constante em suas residências no período de estiagem. No seu entendimento, esta medida também vai diminuir os problemas de saúde, como alergias, principalmente em idosos e crianças.
No mesmo pedido, Rapinha relatou que, na Boa Esperança, existem muitas lâmpadas queimadas em postes, deixando a população no escuro por longo período. Por isso, ele destaca que é preciso trocar essas lâmpadas para a melhoria da iluminação pública daquela localidade, atenuando o sofrimento dos moradores e garantindo mais tranquilidade e segurança aos pedestres.

Vereadora Juliene Sabino recomenda que Prefeitura instale placas que delimitam bairros da cidade

A Câmara aprovou uma indicação da vereadora Juliene Sabino que reivindica a instalação de placas indicativas dos nomes dos bairros da cidade, principalmente nos novos bairros, devido a dificuldade de se saber os limites entre eles.
Ela relata que fez visitas a vários bairros e encontrou dificuldades neste aspecto, principalmente nos bairros Francisco Moron, Frutal II e Frutal III.
Ela cita o caso da Rua José Morelli Sobrinho, no bairro Frutal II, em que, ao passar por uma rua, torna-se Francisco Moron e, na seguinte, o bairro Frutal III, o que demonstra claramente a necessidade de se tomar providência quanto a este fato.
“Deve haver uma indicação clara dos bairros. Esse problema pode ser corrigido por meio de placas indicativas na divisão de cada um dos bairros e facilitando a localização de moradias e estabelecimentos, o que causa transtornos aos moradores, entregadores e carteiros”, finaliza.

Câmara aprova criação de estacionamento para atender funcionários do setor privado

Delimitar um estacionamento para motos e assim atender aos funcionários das empresas Miranda da Mata Estofamentos e Tito Acessórios, situada na Praça Nossa Senhora da Abadia, 152. Esta foi uma indicação de autoria do vereador José Adão da Silva (Zizi) aprovada na última reunião do Legislativo.
O vereador explica que esta é uma reivindicação que parte dos próprios funcionários das duas empresas que não possuem local próximo para o estacionamento de suas motos e, por isso, precisam deixar seus veículos longe, correndo o risco de serem furtadas. “São muitos os funcionárias de ambas as empresas que passam por esta situação”, lembra.

Vereador Jarbinhas sugere cadastro e auxílio a voluntários que cuidam de animais abandonados

Cadastrar pessoas para atuar como voluntários na causa animal retirando cães e gatos abandonados nas ruas. Esta foi uma sugestão apresentada pelo vereador Jarbas Azevedo Filho (Jarbinhas) na última reunião da Câmara.
A ideia é que os voluntários possam receber auxílio em ração para alimentar os cães e gatos acolhidos das ruas.
Conforme declara, esta ação social é desenvolvida por centenas de moradores que, além de acolher e tratar dos animais abandonados, acabam arcando com as despesas de alimentação e medicamento dos cães e gatos.
“Acho que é justo que a Prefeitura faça um tipo de ação para colaborar com estes voluntários, considerando que prestam um grande auxílio ao Poder Público. O abandono de animais e a procriação descontrolada destes geram um grande problema de saúde pública e que trazem impactos como a transmissão de doenças como raiva, leptospirose, leishmaniose, além da propagação de vermes, pulgas e outros”, ressalta.

Vereadora Irma Rezende cobra sinalização de cruzamentos de ruas no bairro Princesa Isabel

A vereadora Irma Rezende Rocha apresentou indicação em que pede sinalização horizontal e vertical, com urgência, nos cruzamentos das ruas Silviano Brandão, com Pio XII; Silviano Brandão com Rua José do Patrocínio e ao longo da Avenida Marechal Deodoro.
Segundo ela, nestes cruzamentos, têm acontecido acidentes com frequência e os moradores estão preocupando e reivindicando a tomada desta providência, antes que aconteça algum grave acidente.
“Precisamos que nossas ruas tenham a devida sinalização para que o trânsito tenha melhor fluidez, sem oferecer perigo para motoristas e pedestres. Esperamos que a Prefeitura atenda esse pedido de fundamental importância”, ressalta.

Vereador Rapinha pede a deputado ações para designação de mais policiais e viaturas para Frutal

O vereador Claudimar Basílio da Silva (Rapinha) foi autor de um pedido de representação destinado ao deputado Heli Grilo, na qual solicita seus esforços junto aos órgãos competentes a fim de designar mais policiais civis e militares, além de viaturas e ambulâncias para o município de Frutal.
Rapinha justifica que, com o desenvolvimento de Frutal, ocorreram também aumentos da violência, criminalidade e inúmeros problemas na área da segurança pública, tendo em vista o crescente registro de roubos, assaltos e outros crimes.
“É preciso dotar as polícias Civil e Militar com um maior número de policiais, dando-lhes condições para execução dos serviços em benefício da segurança pública da nossa população. Necessitamos ainda urgentemente de mais viaturas e ambulâncias. Então, esperamos contar com o apoio do deputado para alcançar estes objetivos”, ressalta.

Vereadores de Frutal reivindicam construção de trevo na BR-153

Os vereadores de Frutal encaminharam nesta semana representação para a direção da Concessionária Triunfo Concebra solicitando a construção de um trevo em frente a Açucareira Energy. Situada na margem do km 212 da BR-153, a empresa foi inaugurada no começo deste mês. A proposição foi aprovada na reunião de segunda-feira (10).
Assinada pelos 15 vereadores, a representação foi endereçada ao diretor presidente da concessionária que administra a Rodovia Transbrasiliana em Minas Gerais, Odenir Sanches, que mantém escritório em Goiânia-GO.
Conforme os vereadores, a Açucareira Energy necessita da obra para escoamento de sua produção. “É esperado um grande fluxo de carretas que transportarão açúcar para vários estados do país, sendo assim esta providência faz-se necessária para garantir maior segurança no local”, explicaram.
De propriedade do empresário Pedro Muffato, a Energy Açucareira – que por conta de sua localização estratégica escolheu o município de Frutal para ampliar sua área de atuação – vai gerar inicialmente cerca de 80 empregos.
Assinaram a representação, os vereadores Sinomar Borges, Edivalder Cheiroso, Gislene Maria, Alexandre Braz, Jhonathan Lavador, Alex Freitas, Tôe da Véia, Rapinha, Fernando da Quineira, Irma Rezende, Jarbinhas Despachante, Juliene Sabino, Maíza Signorelli, Juninho do Sindicato e Zizi.


Arcebispo de Uberaba Dom Benedito pode ser homenageado com nome de logradouro em Frutal

Durante a última reunião do Legislativo, o vereador Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato) teve uma de suas indicações aprovadas, na qual ele pede para denominar um logradouro público da cidade com o nome de “Dom Benedito de Ulhoa”.
Ele relata que Dom Benedito foi arcebispo metropolitano de Uberaba, falecido em 2014 e considera justa esta homenagem. “Foi um homem de Deus, que amava a simplicidade e a nossa cidade de Frutal, portanto, merecedor deste destaque”, argumentou o vereador, que encaminhou o currículo do arcebispo em anexo à indicação.

Vereadora Juliene propõe melhoria de aspecto visual com instalação de lixeiras em pontos estratégicos

A vereadora Juliene Sabino da Silva reivindicou a instalação de lixeiras no Parque dos Lagos “Leda Campos Borges”, Avenida Homero Alves de Souza e Avenida Mário Palmério, onde existe uma pista para caminhadas.
Ela ressalta que para as pessoas cumprirem a cidadania, é necessário que o Poder Público proporcione as devidas condições, evitando que os cidadãos joguem lixo nas ruas e que os animais rasguem os sacos de lixo.
“Hoje, as sacolinhas são colocadas aleatoriamente nos canteiros das ruas e avenidas, proporcionando uma aparência suja e feia à cidade. Com as lixeiras adequadas, ficará fácil o trabalho de coleta e ainda melhorando o aspecto visual, higiene e limpeza”, frisa.

Vereador Zizi relata problema em semáforos de Frutal e indica travessia elevada na JK

Durante a reunião da Câmara, o vereador José Adão da Silva (Zizi) apresentou uma indicação na qual pede ao Departamento de Trânsito do Município efetuar a troca das lâmpadas de quase todos os semáforos da cidade, principalmente os mais antigos.
De acordo com Zizi, as luzes estão fracas e opacas, dificultando a identificação pelos motoristas, o que pode ocasionar acidentes de trânsito.
“Notamos que quase todos os sinaleiros, principalmente os mais antigos, estão com as luzes escuras, dificultando a identificação do sinal, principalmente quando há reflexo da luz solar e os motoristas ficam sem saber se estão verdes, amarelos ou vermelhos. Essa medida é de muita relevância para garantia de tráfego seguro de veículos e pedestres”, declarou.
Ele também pediu a instalação de uma travessia elevada com faixa para pedestres na Avenida JK com a Rua Araxá e Rua Iturama, como foi feito em outros logradouros da cidade. A travessia elevada fará com que os carros parem e obedeçam o trânsito dos pedestres.
“São medidas indispensáveis e urgentes, pois estamos visando a seguranças dos pedestres devido ao enorme fluxo de veículos. Principalmente em horários de pico, é bastante difícil atravessar a avenida com sérios riscos, já tendo acontecido vários acidentes no local”, finalizou.

Vereadora Gislene solicita reparos em ruas do bairro Novo Horizonte

A vereadora Gislene Maria da Silva foi autora de duas indicações. Em uma delas, ela pede para se realizar reparos em um bueiro danificado na Rua Rodolfo Côrtes, esquina coma Rua Longo de Queiroz, no bairro Novo Horizonte. Conforme informa, a grade está solta e torta, gerando um grande risco das pessoas se acidentarem.
No outro documento, ela solicita que seja efetuada uma operação tapa buracos na Rua Jerônimo Mateus com a Rua Astolfo Vasconcelos e na Rua Jerônimo Mateus com a Rua Rodolfo Côrtes, também no bairro Novo Horizonte.
Ela pede para que o problema seja resolvido com a máxima urgência porque a rua está muitos buracos e com meios-fios danificados. “Moradores, motoristas e pedestres têm reclamado constantemente sobre esse problema, devido ao grande risco de acidente”, conclui.

Vereadora Gislene solicita reparos em ruas do bairro Novo Horizonte

A vereadora Gislene Maria da Silva foi autora de duas indicações. Em uma delas, ela pede para se realizar reparos em um bueiro danificado na Rua Rodolfo Côrtes, esquina coma Rua Longo de Queiroz, no bairro Novo Horizonte. Conforme informa, a grade está solta e torta, gerando um grande risco das pessoas se acidentarem.
No outro documento, ela solicita que seja efetuada uma operação tapa buracos na Rua Jerônimo Mateus com a Rua Astolfo Vasconcelos e na Rua Jerônimo Mateus com a Rua Rodolfo Côrtes, também no bairro Novo Horizonte.
Ela pede para que o problema seja resolvido com a máxima urgência porque a rua está muitos buracos e com meios-fios danificados. “Moradores, motoristas e pedestres têm reclamado constantemente sobre esse problema, devido ao grande risco de acidente”, conclui.

Em ação conjunta, Vereadoras frutalenses sugerem distribuição de absorventes íntimos para mulheres carentes

Quatro vereadoras apresentaram uma indicação na qual sugerem ao Executivo a distribuição de absorventes para mulheres que estão passando por dificuldades financeiras durante a pandemia.
Conforme o pedido (que foi assinado por Irma Rezende Rocha, Juliene Sabino da Silva, Maíza Signorelli Nunes e Gislene Maria da Silva), a Secretaria de Assistência Social poderia elaborar um relatório das famílias mais vulneráveis residentes no município para a posterior distribuição.
No documento, elas observam que o tema foi abordado em reportagem do “Fantástico” que destacou que a chamada “pobreza menstrual” é pouco abordada e debatida no Brasil, sendo comum a falta de recursos financeiros para inúmeras mulheres em todo o país que não conseguem comprar produtos de higiene como os absorventes.
As estimativas apontam que as meninas chegam a perder até 45 dias de aula a cada ano letivo por falta de acesso e adquirir absorventes íntimos, o que prejudica o desempenho escolar.
A reportagem mostrou pesquisa realizada pela marca “Sempre Livre”, em 2018 apontando que 19% das mulheres entre 18 e 25 anos não possuem acesso aos absorventes higiênicos devido ao preço elevado do produto, que é considerado um cosmético e não um instrumento básico de higiene.
No entendimento delas, a Prefeitura deveria abraçar a iniciativa, pois consideram a cruel realidade que é a falta de recursos de mulheres e meninas carentes para manter uma boa higiene no período de menstruação.
“Não reconhecer isso é admitir a supressão do princípio da dignidade humana. E, realmente, trata-se de uma questão de higiene, tal como o papel higiênico. Mas, mais do que isso, trata-se de dar dignidade a mulheres e meninas pobres, sem acesso ao produto indispensável mensalmente. E ainda, trata-se de facilitar o acesso de meninas pobres à educação e de mulheres pobres ao mercado de trabalho”, asseguram.

Vereadores Sinomar e Juninho querem prioridade em vacinação para profissionais do transporte público

O vereador Sinomar Borges foi autor de uma indicação na qual enfatiza a necessidade de se priorizar a vacinação das pessoas de grupo de risco como os que trabalham como motoristas de aplicativos, taxi e mototaxi, além dos transportadores escolares.
Segundo ele, esses profissionais fazem transporte frequente de pessoas com suspeita de estarem infectadas com o coronavírus.
“Estas pessoas precisam ser colocadas como grupo de risco e assim ter prioridade na vacinação contra o Covid-19. Também os motoristas que fazem o transporte escolar devem ser vacinados, devido ao contato com inúmeras crianças que podem estar assintomáticas e serem transmissoras do vírus”, declara.
Na mesma linha de pensamento, também o vereador Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato), fez uma pedido de priorização da vacina contra Covid para os motoristas que fazem o transporte escolar no município.
Juninho frisa que estes profissionais fazem o transporte de alunos e ficam sujeitos a contaminação pelo vírus. O vereador citou o exemplo de um deles que se contaminou após fazer o transporte de professoras que atuam na zona rural e, ainda, transmitiu a toda a sua família (esposa e filhos).
“Brevemente, os alunos vão retornar às aulas presenciais. Diante disso, eles correrão risco, pois as crianças podem estar assintomáticas e serem transmissoras do corona”, justificou.

Vereador Jarbinhas Despachante pede acompanhamento de moradores de rua com sintomas de Covid-19

Preocupado com casos de moradores de rua com suspeita ou confirmação de infecção por Covid-19 e que não têm com permanecer isolados, o vereador Jarbinhas Despachante apresentou indicação para que a Prefeitura possa fazer o acompanhamento semanal dessas pessoas para verificar possíveis infecções pela doença e, em caso positivo, que providencie o devido isolamento e tratamento durante o tempo necessário.
Jarbinhas lembrou que na última semana um caso onde dois moradores de rua com suspeitas da doença negaram-se a permanecer internados e saíram do hospital Frei Gabriel. Como permanecem nas ruas e muitas vezes contando com auxílio de doações ou mesmo esmolas da população, deveriam manter-se isolados, o que não é possível justamente por não terem moradia.
“Desta forma, como são poucas as pessoas nesta situação de rua em Frutal e em benefício da saúde pública, faz-se necessário que a Prefeitura, através do seu setor competente realize esse acompanhamento semanal, garantindo maior controle e eficácia no combate à pandemia em nossa cidade, já que muitos deles têm o hábito de abordar pessoas nas portas dos bancos, supermercados, lotéricas e outros pontos comerciais da cidade, trazendo o sério risco de provocarem uma disseminação da doença pelas ruas”, explica Jarbinhas.
Para o vereador, é imprescindível que a Prefeitura adote as providências necessárias para esse efetivo acompanhamento, atuando e forma ativa na preservação da saúde não só dos moradores de rua, mas de toda população frutalense.

Retorno de atendimento de médica pediatra em UBS é motivo de representação do vereador Rapinha

Através de um requerimento aprovado pela Câmara de Frutal, o vereador Claudimar Basílio da Silva (Rapinha) expediu ao prefeito pedido de informações sobre o retorno da médica pediatra Liliane Alves Salomão, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Geraldo Chico.
Segundo ele, a população clama pelo retorno do atendimento da médica por sua conduta exemplar, cordial e atenciosa para com todos os pacientes.
“Como representante do povo, nosso dever é identificar as preocupações e reivindicações coletivas da sociedade. Esperamos que o prefeito atenda o nosso pedido e garanta o retorno da médica às atividades na UBS”, finalizou.

Preocupação com a Covid-19 leva vereador Jhonathan apresentar nova indicação para instalação de lixeira

O vereador Jhonathan Martins Siqueira (Jhonathan Lavador) foi autor da uma indicação em que solicita a instalação de uma lixeira na calçada da Unidade de Atendimento da Covid-19, localizada na Av. Brasília com Rua Nova Ponte, na antiga sede da Faculdade de Frutal (FAF).

Ele justifica seu pedido, destacando que os sacos de lixo são colocados no chão, na calçada, até a passagem do caminhão de coleta, causando o risco de serem despedaçados por cães e até mesmo por vândalos sem consciência.

Jhonathan elogia a ação do prefeito ao transformar a sede da FAF em Unidade de Atendimento da Covid, mas chama a atenção quanto a necessidade urgente de instalar esta lixeira para que o lixo fique devidamente seguro até o recolhimento pelo pessoal da coleta.

Vereador Alex Freitas reivindica médico pediatra para Unidade Básica de Saúde

O vereador Alex Freitas encaminhou ao prefeito Bruno Augusto, indicação em que ele reivindica a contratação de médico (a) pediatra para prestar atendimentos na Unidade Básica de Saúde “Camila Cristina de Menezes”, situada no Residencial Waldemar Marchi II. “A grande demanda existente na localidade confirma a necessidade de disponibilizar com a máxima urgência, um especialista desta área da medicina para prestar atendimentos na referida UBS”, justificou.

Ações do documento