Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereadora Gislene propõe rodizio entre servidores para trabalho durante período de restrições da Covid-19

A vereadora Gislene Maria da Silva defendeu, na última segunda-feira (15), que a Prefeitura adote um sistema de rodízio de trabalho entre os departamentos e secretarias que desenvolverão atividades de forma presencial durante o período de restrições em razão da Covid-19.
Ela apontou que, atualmente, como todos os servidores trabalham no mesmo horário, aumenta o risco de contaminação, em especial dos servidores com mais de 60 anos, ou com histórico de doenças respiratórias, além de grávidas e trabalhadores com filhos em idade escolar que exijam cuidados.
“Neste momento crítico de transmissão global da Covid-19, procedimentos preventivos de emergência precisam ser adotados pelo Poder Executivo e seus servidores. Entre eles a escala de revezamento de servidores, evitando aglomerações nos departamentos municipais e consequentemente contribuindo para a contaminação coletiva”, explica.
A vereadora Gislene lembrou, ainda, que as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) estabelecem planos governamentais para prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública no sentido de prevenir a disseminação da Covid-19.
“A adoção do revezamento evitará aglomerações em locais de circulação comum e diminuirá a quantidade de servidores nos ambientes de trabalho, em obediência às determinações do Governo do Estado em relação ao estado emergencial de casos de contaminação no país”, finalizou.

Vereadora Juliene Sabino quer reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde de Aparecida de Minas

Indicação da vereadora Juliene Sabino pede que a Prefeitura de Frutal faça reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde “Dona Ana Sinhana”, localizada no distrito de Aparecida de Minas.
Segundo a vereadora, atualmente o prédio encontra-se em mau estado de conservação e não oferece atendimento adequado para a populaçãoVereadora Juliene quer a reforma de Aparecida de Minas
“É preciso dar o mínimo conforto aos funcionários e atendentes (médicos e enfermeiros), para que estes possam atender bem os pacientes. Por isso, a necessidade urgente de realizar uma reforma nas atuais instalações”, destacou Juliene.

Vereador Sinomar indica redutor de velocidade e mão única em ruas dos bairros XV de Novembro e Princesa Isabel

O vereador Sinomar Borges solicitou por meio de indicação que o Departamento Municipal de Trânsito de Frutal instale um obstáculo redutor de velocidade (lombada) na rua Joaquim Nabuco, na esquina com rua Osvaldo Cruz, no bairro XV de Novembro.
Ele justifica seu pedido, destacando que já aconteceram vários acidentes no local, por isso, é preciso instalar com urgência o redutor de velocidades para veículos, oferecendo mais seguranças aos motoristas e pedestres.
“É preciso criar o redutor com pintura refletiva, placas de alerta e faixa de pedestre para que possa diminuir a velocidade dos veículos e consequentemente riscos de danos e acidentes”, conclui.
Em outra indicação, Sinomar sugere que seja instituída a mão única na rua Joaquim Domingos de Menezes, entre as ruas Maria Campos Teixeira e José do Patrocínio, no bairro Princesa Isabel, colocando a faixa de estacionamento do lado direito e placas proibindo estacionar do lado esquerdo.
“Os motoristas têm reclamado que aquela rua é muito estreita e como os veículos estacionam dos dois lados é muito difícil transitar por este trecho que tem uma Casa de Festas, o que faz com que a rua seja bastante movimentada em tempos normais”, finaliza.

Vereador Rapinha quer mais médicos e outros profissionais atuando no Hospital Frei Gabriel

O vereador Claudimar Basílio da Silva (Rapinha) apresentou uma indicação para que a Prefeitura cobre o IBRAPP para que disponibilize mais médicos, enfermeiros e funcionários para atender a população que necessita dos atendimentos do Hospital Frei Gabriel.
Segundo ele, essa é uma medida de urgência para que a população possa ter mais dignidade ao procurar o serviço médico. “É preciso melhorar substancialmente os serviços do Hospital Frei Gabriel. Ali, tem dias que lota bastante, o que faz com que os pacientes fiquem por horas na fila à espera de atendimento. Para a triagem há fila, para a consulta há fila, para tomar medicamentos, a mesma situação persiste. Têm pessoas que não aguentam ficar em pé à espera”.
O vereador Rapinha ainda destaca que é necessária a disponibilização de “mais médicos, enfermeiros e funcionários à disposição da população que necessita contar com os serviços do nosso hospital, com urgência”.

Vereadores Juninho e Jarbinhas reivindicam caixa d’água para o povoado de Pradolândia

Os vereadores Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato) e Jarbas Azevedo Filho (Jarbinhas Despachante) solicitaram a Prefeitura que providencie a aquisição de uma caixa de água para o povoado de Pradolândia, com urgência. Isso porque, segundo os vereadores, os moradores do povoado estão precisando desse benefício para solucionar o problema de abastecimento no local. “O poço artesiano já foi furado e uma bomba adquirida pelos moradores em parceria com outras pessoas Porém, a caixa de água é o mais caro e está fazendo falta para os moradores do povoado, que sofrem com a constante falta de água”, explicam na justificativa da proposição.

Vereador Jhonathan pede ampliação de estacionamento de vagas de motos no centro da cidade

Por indicação do vereador Jhonathan Martins Siqueira, foi aprovada por unanimidade, uma indicação que pede ampliação urgente das vagas de estacionamento para motos no centro da cidade.
Ele sugere que seja instalado um estacionamento em cada esquina para mais facilidade a quem precisa ir ao centro e para quem presta serviços. O vereador acrescenta que, no centro da cidade, o estacionamento destinado a motos é insuficiente para atender a demanda.
“Estamos atendendo a pedidos de proprietários de motos e de prestadores de serviços que vão trabalhar e não têm um local próximo para estacionar as suas motos. Atualmente, os motociclistas têm de deixar as suas motos longe, correndo o risco de serem furtados”, justifica.

Vereadoras Professora Irma, Juliene e Maiza fazem questionamentos sobre Conselhos Municipais de Frutal

Em requerimento assinado pelas vereadoras Irma Rezende Rocha, Juliene Sabino e Maiza Signorelli Nunes, a Prefeitura foi questionada se está regulamentado e em funcionamento o Conselho Consultivo Municipal, órgão previsto na Lei Orgânica do Município como um órgão de apoio ao prefeito para as decisões a serem tomadas no município.
De acordo com as vereadoras, além de saber se o órgão já foi criado em Frutal, elas perguntam quem seriam os integrantes desse conselho consultivo e, em caso contrário, se há previsão para quando ele seja criado e colocado em funcionamento.
O documento assinado pelas vereadoras Irma, Juliene e Maiza ainda questiona quais são os conselhos municipais que estão em pleno funcionamento e quais os integrantes de cada um deles.
“Considerando que o Poder Legislativo deve exercer sua função precípua de fiscalização dos atos do Poder Executivo e conjuntamente com ele propor ações e soluções para as mazelas sociais, e que as principais funções dos conselhos municipais são propor diretrizes das políticas públicas e fiscalização, controlar e deliberar sobre tais políticas. sendo que, é o Conselho Municipal de cada área que aprovará uma ação que o Município queira tomar sobre determinado assunto”, justificaram no documento.
aprovará uma ação que o Município queira tomar sobre determinado assunto”, justificaram no documento.

Vereador Fernando da Quineira solicita construção de muro para Casa da Sopa

O vereador Fernando Barcelos de Paula (Fernando da Quineira) indicou a construção de um muro na Casa da Sopa "Dr. Adolfo Bezerra de Menezes", situada na rua João Lacerda, nº 331, na Vila Esperança. Ele explica que é uma instituição assistencial que prepara e distribui sopa para cerca de 400 pessoas. “A estrutura física desta entidade filantrópica encontra-se em um estado precário, principalmente o seu muro. Devido aos relevantes serviços prestados à comunidade de Frutal, já que são voltados à população carente se faz necessário o suporte do Poder Público Municipal”, arremata.

Vereador Edivalder sugere criação de sistema "online" para agendamentos de consultas e exames

Na reunião da Câmara de Frutal desta semana, o presidente Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso) apresentou uma indicação na qual sugere a criação de um sistema “online” de agendamentos de consultas e exames para que sejam feitos nas próprias Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
De acordo com ele, adotando esse procedimento, não será necessário o deslocamento dos munícipes até a Secretaria Municipal de Saúde, evitando aglomerações.
Ele sugere também a criação de um aplicativo especialmente para essa finalidade. Edivalder explica que diariamente a população procura a Secretaria da Saúde para agendar consultas ou exames.
“A Secretaria funciona somente após o almoço e frequentemente há filas, formando aglomerações que são inaceitáveis nos tempos de pandemia.
Para evitar isso, sugerimos a criação de um sistema online de agendamentos para o paciente fazer diretamente na UBS, desafogando a Secretaria e oferecendo condições melhores à sociedade”, esclarece.

Vereador Alexandre Braz propõe reajustar valor pago aos transportadores de alunos

Com os constantes aumentos nos preços de combustíveis e manutenção de veículos, o vereador Alexandre Braz apresentou indicação para que a Prefeitura de Frutal possa reajustar o valor pago por quilômetro rodado para os transportares escolares do município de Frutal, passando adotar o valor de R$ 3,00 para todos.
Segundo Alexandre Braz, com essa medida o município estaria diminuindo os prejuízos desses prestadores de serviços, que são essenciais para o funcionamento da educação municipal. “Em virtude da paralisação total do funcionamento das escolas em todo o Brasil devido a pandemia do coronavírus, a prestação do serviço de transporte escolar se deparou com o cenário de impossibilidade de continuar atuando”, explica.
O vereador acrescentou ainda que atualmente os prestadores de serviços de transporte escolar “amargam” os prejuízos com a paralisação dos serviços de transporte escolar, e com constantes altas do combustível fazendo com a prestação de serviço fica praticamente inviável pelo atual valor pago. A indicação foi aprovada e será encaminhada para apreciação da Prefeitura.

Vereador Edivalder Cheiroso quer seguro de vida para profissionais que atuam na linha de frente da Covid-19

“É preciso recompensar o profissionalismo dos trabalhadores da saúde, que especialmente nestes tempos de pandemia da Covid-19 têm se desdobrado e se arriscado diariamente suas vidas para cuidar e proteger a sociedade”
Preocupado em dar mais tranquilidade para os profissionais que atuam no combate à Covid-19 em Frutal, o presidente da Câmara Municipal, vereador Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso), apresentou indicação para que a Prefeitura possa contratar um seguro de vida para todos os servidores que estão atuando na linha de frente.
São profissionais de vários segmentos que têm se empenhado para ofertar o melhor atendimento à população e, na avaliação do presidente Edivalder Cheiroso, é importante dar esse reconhecimento e valorização às equipes.
“É preciso recompensar o profissionalismo dos trabalhadores da saúde, que especialmente nestes tempos de pandemia da Covid-19 têm se desdobrado e se arriscado diariamente suas vidas para cuidar e proteger a sociedade”, justificou.

Vereador Edivalder Cheiroso quer seguro de vida para profissionais que atuam na linha de frente da Covid-19

“É preciso recompensar o profissionalismo dos trabalhadores da saúde, que especialmente nestes tempos de pandemia da Covid-19 têm se desdobrado e se arriscado diariamente suas vidas para cuidar e proteger a sociedade”
Preocupado em dar mais tranquilidade para os profissionais que atuam no combate à Covid-19 em Frutal, o presidente da Câmara Municipal, vereador Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso), apresentou indicação para que a Prefeitura possa contratar um seguro de vida para todos os servidores que estão atuando na linha de frente.
São profissionais de vários segmentos que têm se empenhado para ofertar o melhor atendimento à população e, na avaliação do presidente Edivalder Cheiroso, é importante dar esse reconhecimento e valorização às equipes.
“É preciso recompensar o profissionalismo dos trabalhadores da saúde, que especialmente nestes tempos de pandemia da Covid-19 têm se desdobrado e se arriscado diariamente suas vidas para cuidar e proteger a sociedade”, justificou.

Vereador Zizi indica construção de ginásio poliesportivo em área do Estádio do Marretão

" Um novo ginásio beneficiará os moradores de maneira geral, que precisam ser estimulados à prática de esportes, fator inegável de desenvolvimento cultural, de preservação da saúde e de integração social"
O vereador José Adão da Silva (Zizi) solicitou o envio de representação ao deputado federal Aelton Freitas solicitando seus esforços para a liberação de recursos destinados à construção de um ginásio poliesportivo na área reservada no Estádio do Marretão, para ser utilizada pelos moradores de todos os bairros. Segundo ele, devido ao desenvolvimento da cidade, o ginásio “Claiton Brito” não consegue atender a demanda existente.
De acordo com Zizi, a construção do ginásio não atrapalha outros projetos previstos para o local. “Um novo ginásio beneficiará os moradores de maneira geral, que precisam ser estimulados à prática de esportes, fator inegável de desenvolvimento cultural, de preservação da saúde e de integração social. Além do lazer e entretenimento que o esporte proporciona, é uma maneira de manter crianças e jovens afastados das ruas e de formarem futuros atletas”, conclui.

Vereador Fernando da Quineira reivindica UBS para região do Chapadão

A falta de uma Unidade prejudica todos os moradores, sobretudo, crianças, idosos e acamados que precisam se deslocar para uma UBS em Frutal
O vereador Fernando Barcelos de Paula (Fernando da Quineira) apresentou indicação na qual pede a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na região do Chapadão, visando atender aquela população e entorno.
“A região não conta com uma unidade de saúde que atenda as demandas dos moradores que clamam e sentem a falta de acompanhamento médico. A falta de uma Unidade prejudica todos os moradores, sobretudo, crianças, idosos e acamados que precisam se deslocar para uma UBS em Frutal”, esclarece.

Vereador Tõe da Véia solicita reativação da fonte luminosa da Praça Matriz

"A fonte está desativada em virtude da necessidade de uma reforma no motor e de uma restauração geral."
Durante a reunião da Câmara de segunda-feira (15), o vereador Antônio Joaquim da Silva (Tõe da Véia) solicitou uma reforma geral e restauração da fonte luminosa da Praça Dr. Alcides de Paula Gomes, colocando-a em regular funcionamento.
Conforme ele declara, a praça foi o principal ponto de encontro de famílias, principalmente nas noites de domingo, após a missa, sendo que muitas pessoas se divertiam com o reflexo das águas coloridas da fonte luminosa.
“A fonte está desativada em virtude da necessidade de uma reforma no motor e de uma restauração geral. Pelos pedidos e cobranças que recebemos nas ruas, sentimos que inúmeras pessoas desejam que seja reativada, para manter viva uma tradição de nossa cidade, com a volta deste lazer simples, mas ao mesmo tempo tão saudável”, justifica.

Vereador Alexandre Braz defende testagem em massa da população no combate à Covid-19

O principal objetivo desta ação é identificar como o vírus está circulando nos bairros e adotar medidas de prevenção contra a disseminação da doença nos respectivos locais
O vereador Alexandre Braz defendeu na noite de ontem que a Prefeitura instale pontos de testagem de Covid-19 em todos os bairros da cidade, realizando exames em massa para melhor mapeamento da doença no município e, consequentemente, permitir adoção de políticas de saúde específicas para o controle da transmissão da doença em Frutal.
Em meio a crise de saúde que tem assolado toda a região, chegando ao ponto do colapso no número de leitos tanto do Hospital Frei Gabriel como de hospitais em Uberaba, Alexandre Braz destaca que apenas com um efetivo trabalho de detecção de casos positivos – sintomáticos ou assintomáticos – será possível controlar a curva ascendente da doença.
“O principal objetivo desta ação é identificar como o vírus está circulando nos bairros e adotar medidas de prevenção contra a disseminação da doença nos respectivos locais. Assim, será permitido que o próprio município trace o perfil epidemiológico e promova ações de prevenção e controle de disseminação da doença, para poder monitorar a proliferação do vírus na cidade, agrupando casos confirmados por bairro”, explica o vereador.
Alexandre Braz reforça que ações desta natureza já foram adotadas em cidades da região, como Itapagipe, que vem apresentando melhor constante nos quadros da doença. Ele ainda acrescentou que, no momento em que o Estado de Minas Gerais adere integralmente à Onda Roxa, para além das ações de fiscalização e restrição, as ações de detecção e tratamento da doença se fazem extremamente necessários.

Vereador Rapinha sugere união de esforços para aquisição de vacina contra a Covid

Ele destaca que é um momento de muita insegurança entre a população em função da pandemia e que a compra de vacinas – assim que possível – poderá trazer alívio ao povo já que garantiria uma rápida imunização de todos
Na reunião da Câmara desta segunda-feira (15), o vereador Claudimar Basílio da Silva (Rapinha) propôs ao prefeito Bruno Augusto que seja firmada uma parceria entre Prefeitura, Câmara e empresas com o intuito de adquirir vacina contra a Covid-19 e assim ter condições de imunizar rapidamente a população de Frutal, distritos e povoados. Ele destaca que é um momento de muita insegurança entre a população em função da pandemia e que a compra de vacinas – assim que possível – poderá trazer alívio ao povo já que garantiria uma rápida imunização de todos.

Vereadora Gislene propõe canal "on-line" exclusivo para agendamento de transporte de pacientes

"Não bastasse o ônus do deslocamento, a aglomeração no centro de agendamento é visível e extremamente perigoso nesses tempos de transmissão da Covid-19"
A vereadora Gislene Maria da Silva apresentou indicação para que a Prefeitura crie um canal "on-line" exclusivo para solicitação de agendamento do transporte de pacientes para consultas e exames nos municípios de referência fora de Frutal. A proposição, defendida e aprovada na noite de ontem no plenário da Câmara, destaca que essa solução visa facilitar a vida de idosos, pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção que, atualmente, precisam se dirigir até à central de agendamento para conseguir garantir o seu transporte.
De acordo com a vereadora Gislene, vários são os motivos para que o agendamento possa ser feito "on-line", com tecnologias acessíveis a praticamente a todos. Entre eles, o fato de obrigar pessoas a se deslocarem pela cidade no momento de Pandemia, gerando aglomerações desnecessárias e colocando em risco os pacientes de se infectarem com a Covid-19.
“Inúmeros pacientes idosos, com dificuldade de locomoção ou com comorbidades, precisam se deslocar para agendar seu transporte para consultas e exames nas referências, fora do município de Frutal. Muitos deles possuem dificuldade de locomoção, inviabilizando seu deslocamento até o centro de agendamento e tendo custos financeiros com esse deslocamento. Não bastasse o ônus do deslocamento, a aglomeração no centro de agendamento é visível e extremamente perigoso nesses tempos de transmissão da Covid-19”, explicou em plenário.
Gislene acrescentou ainda que é preciso que a saúde possa promover essas ações para facilitar e agilizar o acesso dos pacientes a esse serviço, buscando novas ações para prestar serviços de saúde mais humanizado à população.

Vereadora Irma recomenda atenção especial para gestantes durante o período da pandemia

"É preciso ressaltar que as gestantes são grupo de risco, podendo haver casos de internação em UTI, com a necessidade de ventilação mecânica. "
Demostrando preocupação em relação a Covid, a vereadora Irma Rezende Rocha pediu informações ao prefeito Bruno Augusto e à Secretaria Municipal de Saúde. Um requerimento de sua autoria foi aprovado na reunião da Câmara de segunda-feira (15).
No ofício, ela questiona quais os procedimentos estão sendo adotados em Frutal quanto a inclusão de gestantes em programa de atendimento diferenciado, visando a realização de exames para diagnóstico da Covid e suas variantes. Além disso, ela quer saber quais os cuidados aplicados às gestantes, como grupo de risco, em caso de internação hospitalar.
De acordo com a vereadora, o índice de mortalidade no Brasil envolvendo gestantes é considerado elevado e, por isso, as grávidas precisam ter o direito a assistência diferenciada.
“Achamos que são necessários cuidados especiais a serem aplicados às lactantes e também em casos assintomáticos. É preciso ressaltar que as gestantes são grupo de risco, podendo haver casos de internação em UTI, com a necessidade de ventilação mecânica. É preciso garantir a integridade física e psicológica da gestante e da criança”, justifica.

Vereador Jhonathan quer levantamento sobre tratamento precoce para Covid-19

O fornecimento de remédios para o tratamento precoce deste mal é importante e esperamos que a Secretaria Municipal de Saúde atue entrando em contato com cidades que aderiram a este tratamento.
Outro vereador que se mostra preocupado em relação ao vírus da Covid é Jhonathan Martins Siqueira (Jhonathan Lavador). Em uma indicação, ele reivindica que seja efetuado um levantamento a respeito do tratamento precoce para a Covid.
Jhonathan solicitou que se entre em contato com as cidades que aderiram a este tratamento para saber se tiveram resultados positivos. E fazer um levantamento técnico e científico a respeito desse tratamento, além de redobrar a fiscalização para com as pessoas que testaram positivo, objetivando que se mantenham em isolamento.
“O fornecimento de remédios para o tratamento precoce deste mal é importante e esperamos que a Secretaria Municipal de Saúde atue entrando em contato com cidades que aderiram a este tratamento, para saber se tiveram resultados positivos, bem como que efetue um levantamento técnico e científico a respeito desse tratamento”, frisam.
“Também – acrescenta – é preciso que o isolamento social das pessoas que testaram positivo não seja descumprido, pois isso aumenta o risco de transmissão para outras pessoas. Não se pode infringir as determinações do Poder Público e somente com uma fiscalização rigorosa isso pode ser coibido”.

Vereadores propõem regularização fundiária para o município de Frutal

A indicação aponta a necessidade da Prefeitura realizar a regularização fundiária do município de Frutal
Indicação do vereador Jarbas Azevedo Filho (Jarbinhas Despachante), que também contou assinatura e apoio do vereador Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato), aponta a necessidade da Prefeitura realizar a regularização fundiária do município de Frutal, proporcionando aos moradores maior segurança jurídica na posse e propriedade de seus imóveis.
Segundo eles, a regularização trata-se de processo de dar legalidade aos terrenos irregulares, situação que tem sido constatada por todo o município. “A regularização transforma as áreas até então irregulares em áreas legalizadas, garantindo o direito social à moradia, acesso a serviços públicos e ainda proporcionando cidadania e qualidade de vida a população beneficiada”.
Os vereadores Jarbinhas e Juninho apontam que são muitos os casos de pessoas que procuram a Prefeitura e a Câmara Municipal para regularizarem a situação de seus terrenos. Muitos já têm benfeitorias e imóveis construídos nessas áreas e correm risco de não conseguirem repassar aos filhos e netos pela falta de uma lei municipal que garanta a propriedade desse patrimônio.
“Além disso, temos muitas outras vantagens e benefícios na regularização, como dar segurança jurídica do imóvel e proteção contra despejos, serviços públicos, comprovação de endereço, possibilita acesso a financiamentos de melhorias desses imóveis, além de garantir acesso à água, luz, educação e saneamento básico, necessários para uma vida digna”, acrescentam.
A indicação foi aprovada por unanimidade na noite de segunda-feira (15), durante a reunião ordinária da Câmara de Frutal.

Vereadores cobram acertos trabalhistas de ex-colaboradores do Hospital Frei Gabriel

Conforme relatam os vereadores, deste que o Ibrapp – Instituto Brasileiro de Políticas Públicas – assumiu a direção do hospital, foram exonerados servidores e alguns depois acabaram recontratados.
Por meio de requerimento assinado em conjunto, os vereadores Alexandre José Braz, Alex Freitas e Juliene Sabino solicitam ao prefeito Bruno Augusto algumas informações a respeito do Hospital Frei Gabriel.
No documento, eles questionam qual a situação atual do processo dos colaboradores do HFG que aguardam o acerto trabalhista, desde que ocorreu a terceirização da instituição. Também perguntam quando e como a Prefeitura pretende resolver o impasse.
Conforme relatam os vereadores, deste que o Ibrapp – Instituto Brasileiro de Políticas Públicas – assumiu a direção do hospital, foram exonerados servidores e alguns depois acabaram recontratados. Porém, quem não teve o contrato renovado não teria recebido seus acertos trabalhistas até a presente data.
“Julgamos que é uma falta de respeito para com essas pessoas e não pode cair no esquecimento. Diante disso, gostaríamos de saber qual a condição atual dessa situação e quais as medidas que o município está tomando, pois é inconcebível que ainda estas pessoas estejam no aguardo do acerto de seus direitos”, manifestaram.

Vereadora Maiza pede criação de núcleo para crianças com dificuldade de aprendizagem

“Hoje não há um núcleo público de atendimento a essas crianças e adolescentes com necessidades especiais, e não podemos deixá-las sem cuidados."
A vereadora Maiza Signorelli Nunes solicitou, por meio de uma indicação, a criação de um núcleo composto por profissionais multidisciplinares como fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais, para tratamento e acompanhamento de crianças e adolescentes com dificuldade na aprendizagem, Dislexia, Disgrafia, Discalculia, TDAH (Transtorno de Atenção e Hiperatividade), deficiência intelectual leve, distúrbio especifico de linguagem e Hiperatividade.
Maiza explica que atualmente essas crianças e adolescentes não encontram amparo para tratamento e acompanhamento de acordo com suas necessidades, haja vista que a APAE atende somente casos de deficiência intelectual moderada e grave. “Hoje não há um núcleo público de atendimento a essas crianças e adolescentes com necessidades especiais, e não podemos deixá-las sem cuidados. Então, estamos propondo esta medida para garantir a dignidade e o direito de acesso ao tratamento adequado às necessidades especiais de cada indivíduo”, declara.

Vereador Juninho do Sindicato parabeniza prefeito Bruno pela iniciativa em ceder o Marretão para a Guarda Mirim

Realmente aquele espaço estava abandonado e precisando de uma destinação adequada. A Guarda Mirim poderá, com apoio de todos, proporcionar uma nova vida ao estádio.
A notícia de que o Estádio do Marretão será cedido para responsabilidade da Guarda Mirim de Frutal foi elogiada pelo vereador Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato). Ele, que no início do ano esteve no estádio para registrar as péssimas condições em que aquele espaço se encontrava, parabenizou a Prefeitura pela iniciativa, que pode recuperar a estrutura física para se tornar um centro de lazer para a população, além de instruir os jovens da GM.
“Realmente aquele espaço estava abandonado e precisando de uma destinação adequada. A Guarda Mirim poderá, com apoio de todos, proporcionar uma nova vida ao estádio. Ali poderão ser realizadas estruturações para pista de caminhada, centros de lazer e esporte, como já adiantado pela equipe da Guarda Mirim. E os jovens aprendizes terão um espaço para instrução e prática de atividades físicas. Sabemos que há muito o que fazer ali, mas tenho certeza de que num futuro próximo os frutos serão colhidos”, destaca.
Juninho do Sindicato aponta ainda que o fato do estádio estar em uma situação muito crítica demandará investimentos e recursos em reformas. Praticamente toda fiação do local já foi furtada, além de várias outras depredações visíveis no local. No entanto, aponta que com a administração da Guarda Mirim será possível a viabilização de recursos, seja estaduais ou federais, além de campanhas de arrecadação e mobilização para que o local possa estar em plenas condições de funcionamento.
“Agora vamos esperar o projeto de lei chegar à Câmara Municipal para que possamos ver as condições dessa cessão do espaço. Mas já adianto que sou favorável à iniciativa e que vamos dar todo apoio para que isso se efetive”, concluiu.

Vereador Sinomar Borges recomenda sanitização de espaços públicos

Em Frutal precisamos tomar medidas para que a situação não chegue a um ponto crítico.
O vereador Sinomar Borges, através de indicação encaminhada ao prefeito Bruno Augusto, recomenda que a Prefeitura promova a desinfecção interna e externa dos prédios públicos municipais, principalmente o Hospital Frei Gabriel e Unidades Básicas de Saúde, além de locais com grande presença de pessoas, como o calçadão, bancos e supermercados. “É de conhecimento de todos que o Brasil vive atualmente o pior momento da pandemia do novo coronavírus. E em Frutal precisamos tomar medidas para que a situação não chegue a um ponto crítico. Esse trabalho de desinfecção visa justamente combater e prevenir a disseminação do vírus em nosso município, para que não seja preciso haver aqui a adoção da medida drástica de um lockdown (suspensão de todas atividades)”, explicou.

Ações do documento