Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereador Sinomar cobra limpeza de rua no bairro Princesa Isabel

O vereador Sinomar Borges apresentou nesta semana indicação em que cobrou a limpeza da rua José do Patrocínio, em especial do quarteirão que abriga o Asilo Pio XII e a Casa da Criança Santo “Antônio de Pádua”, no bairro Princesa Isabel.
“Ao longo daquela via, principalmente no trecho mencionado, as pessoas são obrigadas a transitar na rua, pois a calçada está coberta de mato, necessitando que esta medida seja tomada com urgência”, informou o parlamentar.
Sinomar ressalta que a Casa da Criança é um dos pontos de vacinação contra a Covid-19. “Como é pelo sistema Drive Thru, os carros ficam enfileirados na rua com as pessoas sem poder sair de seus veículos, devido ao mato e a sujeira da calçada, gerando reclamações”, destacou.

Vereador Juninho propõe substituição de lâmpadas na Praça do DER

A substituição das lâmpadas da Praça Afrânio de Paula e Silva, no bairro Alto Boa Vista, foi uma das indicações apresentadas pelo vereador Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho) na reunião da Câmara de segunda-feira (3). Ele também pediu a instalação de mais um poste no espaço público, popularmente conhecido como Praça do DER.
“Trata-se de um local bastante frequentado à noite e a situação atual da iluminação, que é fraca, coloca em risco a segurança da população. Também é preciso que mais um poste central seja ali instalado, bem como que as árvores sejam devidamente podadas, para beneficiar ainda mais a iluminação do local”, argumentou.
De acordo com o vereador Juninho, as lâmpadas LED, além de proporcionar iluminação de melhor qualidade, possuem maior durabilidade e são bem mais econômicas. “O atendimento dessa proposição vai deixar todo aquele espaço mais bonito, garantindo maior segurança aos frequentadores e moradores das imediações”, manifestou.

Vereadora Irma questiona Prefeitura sobre prazo para atendimento de indicação

Através de requerimento encaminhado nesta semana para o prefeito Bruno Augusto, a vereadora Irma Rezende Rocha questionou a Administração Municipal quando será atendida indicação de sua autoria visando melhorar a iluminação no povoado de Vila Barroso (Chatão).
“No dia 1º de março, por meio da Indicação nº 187/2021, pedi que fosse instalada iluminação na frente da Igreja Matriz do povoado de Vila Barroso. Entretanto, o local continua sem iluminação, permanecendo às escuras, gerando insegurança”, afirmou.
Irma aponta que a área em frente a igreja é bem cuidada, tendo somente esta deficiência. “Espero que a Prefeitura informe para quando está programado o atendimento, para repassar esta informação aos moradores da localidade com absoluta segurança”, ressaltou.

Vereador Rapinha sugere isenção taxa de serviços no Cemitério Municipal

O vereador Claudimar Basílio da Silva (Rapinha), através de indicação encaminhada ao prefeito Bruno Augusto, sugeriu a isenção da taxa de serviços no Cemitério Municipal durante os Decretos de Emergência ou Calamidade em Saúde, em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19).
“Defendemos que a isenção seja imediata e extensível a todos que perderam entes queridos em decorrência da Covid-19. Muitas famílias estão sendo desestruturadas pela perda precoce de seus familiares, pois o custo dos tratamentos é extremamente elevado, deixando muitos sem o mínimo de suporte financeiro para custeio das respectivas taxas de abertura de carneiras e sepultamento”, justificou.
Rapinha diz ser preciso considerar que a condição fática por ocasião dos preparativos de um sepultamento, onde tudo tem que se resolver em questão de horas, não permite pesquisar sobre a condição econômica de quem realmente necessite usufruir da isenção do pagamento de taxas e outras despesas, o que impõe critério objetivo e imediato de solução.

Vereador Juninho do Sindicato pede que Prefeitura inclua Frutal em programas de habitação popular

Preocupado com as questões habitacionais em Frutal, principalmente pela grande demanda de programas de casas populares, o vereador Juninho do Sindicato apresentou indicação para que a Prefeitura possa viabilizar, junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, a inclusão de Frutal em Programas de Habitação Popular do Governo Federal.
Segundo Juninho, em Frutal há muitas famílias em condições de vulnerabilidade social, inclusive com crianças, que vivem em locais impróprios e em péssimas condições e que podem ser contempladas por programas dessa natureza.
“O Município possui terrenos próprios que poderiam servir de loteamento, porém, não possui os recursos necessários para a construção de moradias. Assim, a parceria com o Ministério seria importante para solucionarmos essas demandas”, destaca o vereador.

Vereadora Maíza defende prioridade para educadores e grupos de risco na vacinação em Frutal

A vereadora Maíza Signorelli Nunes defendeu na reunião da Câmara desta semana que a Secretaria Municipal de Saúde priorize a vacinação, dentro dos grupos de risco, das pessoas que atuam na área da Educação, das pessoas com Síndrome de Down, com deficiência intelectual e os autistas. A indicação foi aprovada por unanimidade na segunda-feira (3).
Segundo Maíza, é muito importante incluir profissionais da Educação nos grupos prioritários para receber vacinação contra a Covid-19. “Com a interrupção do ensino presencial foram adotadas estratégias de ensino remoto, mas é bastante relevante a retomada das aulas presenciais, com vistas à oferta do ensino de qualidade, porém, é preciso que o ambiente de aprendizagem seja seguro”, afirmou.
Da mesma forma, conforme explica a vereadora, é necessário que pessoas com Síndrome de Down sejam também incluídas nos grupos prioritários para esta vacinação. “Estas pessoas possuem uma alteração genética, a chamada trissomia do cromossomo 21, tendo uma maior vulnerabilidade imunológica, o que demanda uma atenção redobrada dos familiares”, destacou.
Na proposição, encaminhada à Prefeitura, Maíza acrescentou que pessoas com deficiência intelectual e os autistas também merecem ser vacinados prioritariamente, devido aos riscos de serem contaminados, por não conseguirem compreender o que é a pandemia e como se prevenir”, ressaltou a parlamentar.

Vereador quer veículo de apoio para atender moradores da Zona-Rural

O vereador Fernando Barcelos de Paula (Fernando da Quineira), através de indicação aprovada na reunião da Câmara desta semana, solicitou ao prefeito Bruno Augusto a destinação de um veículo para atender moradores de três regiões rurais de Frutal.
“Este benefício é extremamente necessário, devido ao grande número de pessoas carentes que residem nas regiões de São Mateus, Morrinhos e Chapadão e à própria dificuldade de locomoção até à sede do Município, o que pode se tornar grave, em casos de emergência”, justificou.

Vereador Rapinha apresenta pedidos de moradores para melhorar atendimentos da saúde em Frutal

O vereador Claudimar Basílio da Silva (Rapinha), por meio de proposição encaminhada ao prefeito Bruno Augusto, listou reivindicações feitas por moradores com a finalidade de melhorar o atendimento na área de saúde no Município. A indicação foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. Abaixo, listamos os dois pedidos.
Determinar ao Instituto Social de Saúde São Lucas que coloque pelo menos três médicos e um pediatra para atenderem diariamente no Hospital Municipal Frei Gabriel, bem como mais enfermeiros, para suprir a demanda existente; Designar médicos e dentistas para atenderem em todos os povoado e no distrito de Aparecida de Minas.
De acordo com Rapinha, a grande demanda existente tanto no HFG quanto nas Unidades Básicas de Saúde apontam para necessidade de ampliar o número de profissionais a disposição da comunidade. “A saúde é direito e dever do Município, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos”, justificou.

Vereador Alex Freitas reivindica médico pediatra para Unidade Básica de Saúde

O vereador Alex Freitas encaminhou ao prefeito Bruno Augusto, indicação em que ele reivindica a contratação de médico (a) pediatra para prestar atendimentos na Unidade Básica de Saúde “Camila Cristina de Menezes”, situada no Residencial Waldemar Marchi II. “A grande demanda existente na localidade confirma a necessidade de disponibilizar com a máxima urgência, um especialista desta área da medicina para prestar atendimentos na referida UBS”, justificou.

Câmara aprova instalação de redutor de velocidade em rua, atendendo pedido do vereador Alexandre

A Câmara aprovou uma indicação do vereador Alexandre Braz em que solicita a instalação de um redutor de velocidade dentro das normas estabelecidas pela legislação de trânsito e com a devida sinalização de alerta, na Rua do Carmo, defronte ao nº 865, no Princesa Isabel.
Ele enfatiza a urgência da instalação do obstáculo a fim de reduzir a velocidade dos veículos. O vereador explica que a medida visa a proteção à integridade física dos motoristas e transeuntes e um melhor ordenamento do trânsito.
Conforme observa, por ser uma rua de tráfego intenso, já houve acidentes no entroncamento da Rua do Carmo com a Rua Pio XII, a aproximadamente vinte metros do local.
O vereador lembra ainda da importância de se realizar a devida pintura refletiva e as indispensáveis placas de alerta, para que os motoristas fiquem de sobreaviso e sirva a sua finalidade de diminuir a velocidade dos veículos, sem provocar danos e acidentes.

Vereador Edivalder Cheiroso pede melhoria em iluminação de campos de futebol de Frutal

O presidente da Câmara, Edivalder Fernandes da Silva, fez uma indicação em que pede a troca da iluminação do campo de futebol do Jujuzão (Buraco Fundo), no XV de Novembro, por lâmpadas de Led, que são mais eficientes por ter capacidade maior de brilho e luminosidade.
No mesmo documento, ele solicitou melhoria também da iluminação no entorno do campo de futebol “Alan Kardec”, no bairro Ipê Amarelo. Segundo ele, o local está bastante escuro e precisa de mais postes e luminárias.
“O fomento às práticas desportivas é dever do município e essas melhorias são ansiosamente aguardadas pelos desportistas que frequentam aqueles populares campos de futebol, esporte que é fator inegável de desenvolvimento cultural, de preservação da saúde e de integração social”, destaca.

Vereador Jhonathan Lavador indica poda de árvores e conserto de buraco em rua

Na última reunião da Câmara, o vereador Jhonathan Martins Siqueira foi autor de duas indicações. Em uma delas, ele pede que seja efetuada a poda de árvores na Av. Goiás e Praça Afrânio de Paula e Silva (conhecida como Praça do DER), pois segundo ele, tem tornado a iluminação deficiente.
Na outra indicação, Jhonathan solicita que seja tapado um buraco na Rua Teodoro da Silveira com Rua Cassemiro de Abreu, em regime de urgência. Além de prejudicar o fluxo de veículos, o buraco coloca em risco os veículos e os pedestres que passam pelo local.
“Estamos atendendo às reclamações de moradores de todos esses locais e esperamos que o Poder Público possa nos atender, pois ambos podem ser resolvidos facilmente”, finaliza.

Vereadores Zizi e Tõe da Véia querem mais viaturas para Frutal

Assinaram em conjunto um pedido de representação os vereadores José Adão da Silva (Zizi) e Antônio Joaquim da Silva (Tõe da Véia), em que requerem esforços do deputado Heli Grilo, junto a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) para a destinação de mais viaturas para Frutal.
Eles comentam que são muitas as dificuldades enfrentadas pelos municípios do Brasil em relação a segurança pública. Conforme afirmam, em Frutal, há um bom contingente militar, entretanto, não há viaturas suficientes para o enfrentamento do aumento da violência.
“É extremamente importante garantirmos segurança à população. Para o efetivo combate à criminalidade, é preciso mais viaturas em situação condizente, para a agilização do indispensável trabalho que a polícia militar presta à sociedade frutalense”, concluem.

Vereadores Zizi e Tõe da Véia querem mais viaturas para Frutal

Assinaram em conjunto um pedido de representação os vereadores José Adão da Silva (Zizi) e Antônio Joaquim da Silva (Tõe da Véia), em que requerem esforços do deputado Heli Grilo, junto a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) para a destinação de mais viaturas para Frutal.
Eles comentam que são muitas as dificuldades enfrentadas pelos municípios do Brasil em relação a segurança pública. Conforme afirmam, em Frutal, há um bom contingente militar, entretanto, não há viaturas suficientes para o enfrentamento do aumento da violência.
“É extremamente importante garantirmos segurança à população. Para o efetivo combate à criminalidade, é preciso mais viaturas em situação condizente, para a agilização do indispensável trabalho que a polícia militar presta à sociedade frutalense”, concluem.

Vereador Alexandre solicita kit de higienização para atender famílias carentes

O vereador Alexandre Braz apresentou indicação em que solicita da Secretaria de Assistência Social e também da Secretaria de Saúde que busquem parcerias para disponibilizar o “kit de higienização Frutal contra a Covid-19”.
O kit é composto por sabonete líquido, álcool 70% glicerinado, cloro ativo e sabão em barra e a finalidade é que seja destinado para famílias carentes já cadastradas junto a Secretaria e que se encontram em situação de vulnerabilidade social, priorizando idosos e pessoas consideradas pertencentes aos grupos de risco.
“A distribuição destes kits vai diminuir os riscos de exposição e contágio ao Covid, trata-se de mais uma estratégia de combate ao vírus. As pessoas devem manter os hábitos de higienização já que a vacina não chegou para todas as faixas etárias. Daí, a importância da distribuição desses kits para a população carente”, encerra.

Vereador Rapinha propõe retorno de cirurgias de catarata e atividades de rotina no HFG

A Câmara aprovou uma indicação do vereador Claudimar Basílio da Silva (Rapinha) em que solicita com urgência o retorno das cirurgias de catarata, vesícula e outras, bem como voltar as atividades e exames de rotina da área de saúde no Hospital Frei Gabriel.
De acordo com ele, no município, existem muitas pessoas carentes que necessitam deste tipo de operação, sendo que a demanda é crescente destas pessoas que aguardam os procedimentos cirúrgicos.
No caso da catarata, o objetivo é atender as pessoas com mais de 50 anos que estão com dificuldades de enxergar, dando-lhes a oportunidade de passar por exames e, se for diagnosticado, fazer a operação imediatamente.
“Da mesma forma, existem outros procedimentos e exames (como tomografias e ressonâncias) que precisam ser reestabelecidos para atender as necessidades de saúde do povo”, arremata.

Vereador Edivalder solicita ao deputado Arnaldo Silva recursos para asfaltar bairros em Frutal

O presidente da Câmara, Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso), elaborou uma representação para ser expedida ao deputado estadual Arnaldo Silva, na qual solicita seus esforços a fim de conseguir a liberação de recursos que possibilitem o asfaltamento de ruas dos bairros Jardim Brasil e Residencial Plaza.
Edivalder espera que o parlamentar consiga recursos que atenda a esta finalidade, beneficiando os moradores de ambos os bairros. “Aguardamos ansiosamente o atendimento deste pedido porque os moradores convivem com o barro e poeira constantemente e, por isso, desejam que suas ruas sejam finalmente asfaltadas”, justifica.

Vereadora Irma apresenta requerimento para saber medidas adotadas em relação ao Córrego do Brejinho

A vereadora Irma Rezende Rocha apresentou um requerimento destinado ao prefeito e à Secretaria de Meio Ambiente em que pede informações sobre as medidas adotadas pela Prefeitura a respeito da poluição do córrego Brejinho, que tem gerado muito desconforto para os moradores.
Ela lembra que, em fevereiro, foi solicitada a contratação de uma empresa especializada para que, junto a equipe técnica ambiental da Prefeitura, fizesse uma análise do leito do córrego e suas nascentes, com o objetivo de promover e incentivar a preservação das áreas de nascentes e expedisse um relatório técnico para conhecimento dos vereadores e de toda população frutalense.
De acordo com ela, os moradores têm alertado a respeito do péssimo estado em que se encontra o córrego, com lodo, cheiro e aspecto horríveis. Apesar de terem procurado o Poder Público, nada foi feito até o momento.
Outra observação da vereadora é que na Avenida Marechal Deodoro, próximo ao Supermercado Cazolli, o esgoto das residências parece estar desaguando no córrego, ocasionando muita sujeira e mau cheiro constante.
Conforme seu requerimento, é urgente que se faça pelo menos a limpeza já que as margens está com muito lixo, entulho e objetos de plástico; além da devida manutenção para a conservação do córrego, como poda do mato que cresce e contribui para o surgimento de caramujos, cobras e principalmente do mosquito transmissor da dengue e outras doenças.
“Há um grande problema de mau cheiro que gera muito desconforto e indignação para os moradores próximos. Isso tem que ser resolvido porque não se pode conceber que tal situação ocorra praticamente no centro da cidade e que gere prejuízos ao meio ambiente”, concluiu.

Vereadora Irma apresenta requerimento para saber medidas adotadas em relação ao Córrego do Brejinho

A vereadora Irma Rezende Rocha apresentou um requerimento destinado ao prefeito e à Secretaria de Meio Ambiente em que pede informações sobre as medidas adotadas pela Prefeitura a respeito da poluição do córrego Brejinho, que tem gerado muito desconforto para os moradores.
Ela lembra que, em fevereiro, foi solicitada a contratação de uma empresa especializada para que, junto a equipe técnica ambiental da Prefeitura, fizesse uma análise do leito do córrego e suas nascentes, com o objetivo de promover e incentivar a preservação das áreas de nascentes e expedisse um relatório técnico para conhecimento dos vereadores e de toda população frutalense.
De acordo com ela, os moradores têm alertado a respeito do péssimo estado em que se encontra o córrego, com lodo, cheiro e aspecto horríveis. Apesar de terem procurado o Poder Público, nada foi feito até o momento.
Outra observação da vereadora é que na Avenida Marechal Deodoro, próximo ao Supermercado Cazolli, o esgoto das residências parece estar desaguando no córrego, ocasionando muita sujeira e mau cheiro constante.
Conforme seu requerimento, é urgente que se faça pelo menos a limpeza já que as margens está com muito lixo, entulho e objetos de plástico; além da devida manutenção para a conservação do córrego, como poda do mato que cresce e contribui para o surgimento de caramujos, cobras e principalmente do mosquito transmissor da dengue e outras doenças.
“Há um grande problema de mau cheiro que gera muito desconforto e indignação para os moradores próximos. Isso tem que ser resolvido porque não se pode conceber que tal situação ocorra praticamente no centro da cidade e que gere prejuízos ao meio ambiente”, concluiu.

Vereador Jarbinhas quer urgência em vacina contra Covid-19 para professores e profissionais da educação

O vereador Jarbas Azevedo Filho (Jarbinhas Despachante) apresentou indicação na noite de ontem para que a Prefeitura de Frutal possa realizar, com maior urgência possível, a imunização de professores e funcionários das escolas públicas e privadas de ensino básico, médio e superior, contra a Covid-19.
Como há uma expectativa de que ainda no primeiro semestre deste ano o Governo de Minas Gerais decrete a volta às aulas, ele aponta a importância de preservar a saúde dos educadores e profissionais ligados ao setor da educação, como zeladores, diretores, transportadores escolares, supervisores e toda cadeia de profissionais ligados ao setor.
“É preciso que as aulas presenciais retornem o mais rápido possível. E isso somente acontecerá se todos os que atuam na área da Educação forem efetivamente vacinados contra a Covid-19. Na verdade, os professores de Educação Física já foram vacinados. E, inexplicavelmente, na descrição dos grupos prioritários e recomendações para vacinação, a população do sistema de privação de liberdade vem bem antes dos professores e demais funcionários da área da Educação. Isso é inadmissível!”, destaca o parlamentar.
Segundo Jarbinhas, a partir da indicação ele espera que seja elaborado um plano de vacinação para atender e imunizar os profissionais da educação em sua totalidade, permitindo que se programe o retorno gradual das atividades escolares presenciais dentro das normas de segurança e higiene sanitárias necessárias.
“Educação que, não sendo presencial, é deficiente, pois não é a mesma. Muitos alunos têm dificuldades em ter acesso aos dispositivos como celular, tablet ou computador para acessar as aulas, e isso acaba prejudicando o aprendizado deles. Além disso há também a questão da alimentação, já que muitas dessas crianças fazem suas refeições diárias na escola. Então, há uma série de fatores que influem para que nós viéssemos fazer esta proposição”, finaliza.

Vereador Jhonathan Lavador cobra providências quanto a falta de água no município

Através de indicação do vereador Jhonathan Martins Siqueira (Jhonathan Lavador), a Câmara de Frutal aprovou um pedido para que a Copasa tome providências quanto a falta de água que ocorre no município e gera transtornos para as famílias, por se tratar de algo indispensável.
No documento, ele ressalta que é preciso que o Executivo interceda junto a direção da Copasa para que a população não sofra com este problema.
“Muitos bairros ficam desabastecidos deixando as pessoas em uma difícil situação, principalmente para a alimentação e a higiene pessoal, o que é de fundamental importância para se evitar transmissão do vírus”, declara.

Vereadora Maíza reivindica leito exclusivo para pacientes da psiquiatria no Hospital Frei Gabriel

A vereadora Maíza Signorelli Nunes foi autora de uma indicação na qual pede para o Executivo envidar esforços junto ao Instituto São Lucas para que seja criado um ambulatório de psiquiatria com implantação de leitos no Hospital Frei Gabriel.
Conforme explica, já existe o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) para o atendimento destes pacientes. Porém, esse ambulatório serviria para outras doenças mentais e para os casos de urgência e emergência.
“A implantação destes leitos do hospital servem para quando houver pessoas com um quadro que necessite que tenham uma atenção diária e personalizada”, argumenta.

Vereador Juninho do Sindicato pede que Prefeitura atualize endereço cadastral de imóveis de Frutal

Há mais de um ano Frutal passou por mudanças no Código de Endereço Postal (CEP) feita pelos Correios. Mas, no entanto, até o momento há vários imóveis cadastrados na Prefeitura que ainda seguem o padrão antigo, de numeração única. Nesse sentido, o vereador Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato) apresentou indicação para que a Secretaria de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos possa regularizar os cadastros imobiliários em seu banco de dados, alterando para o código de CEP correto, evitando mais transtornos para a população.
“No valor venal que a Prefeitura emite não consta o CEP atualizado. Desde o ano passado foi alterado o CEP nos endereços, inclusive, se entrar no site da Prefeitura verifica-se um link onde se vê a relação dos CEPs. Assim, a Prefeitura deveria efetuar essa regularização no sistema dela também, emitindo os valores venais já com os endereços dos proprietários com os respectivos CEPs devidamente atualizados”, explica.
Juninho apontou a importância do contribuinte ter o cadastro imobiliário com endereço correto e atualizado, evitando quaisquer problemas futuros. A indicação foi aprovada por unanimidade e encaminhada para providências da Prefeitura.

Vereador Jhonathan Lavador reivindica limpeza dos bueiros da cidade

O vereador Jhonathan Martins Siqueira (Jhonathan Lavador) reivindicou nesta semana, através de indicação encaminhada à Administração Municipal, a necessidade da Prefeitura de Frutal efetuar a limpeza de todas as galerias pluviais da cidade.
“Há muitos bueiros que estão precisando de manutenção, considerando que estão entupidos e acumulando água, ocasionando mau cheiro e o risco de se transformarem em criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças igualmente perigosas”.
De acordo com Jhonathan, o departamento competente deve sanar esse problema o quanto antes. “Estamos no momento ideal, que é quando não há a incidência de chuvas. Espero que a proposição seja atendida o mais breve possível”, afirmou.

Vereadora Maíza cobra volta de pagamento de tíquete alimentação para motoristas da área da saúde

Na reunião da Câmara, na segunda-feira (26), a vereadora Maíza Signorelli Nunes apresentou indicação em que pede a volta do pagamento do ticket alimentação para os motoristas da área de saúde, em regime de urgência.
Conforme ela observa, o ticket é de extrema importância, principalmente nos dias atuais de pandemia, o que possibilitará complementar a renda das famílias que estão passando por dificuldades como o desemprego.
“É inconcebível que justamente os motoristas da área de saúde que trabalham arduamente na linha de frente fiquem sem o ticket alimentação.
É justo que eles sejam cada vez mais valorizados, pois desempenham suas funções com competência e qualidade, proporcionando um grande auxílio à população nestes tempos difíceis”, destaca.

Ações do documento