Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereadores Sinomar e Alexandre querem designação de infectologista para atender no CTA

Os vereadores Sinomar Borges e Alexandre Braz encaminharam ao prefeito Bruno Augusto, nesta semana, indicação em que apontam a necessidade de designação de um novo infectologista para atender no CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento de Frutal. Segundo eles, a única profissional responsável pelo serviço deverá se afastar.
“A infectologista que vem de São José do Rio Preto-SP está grávida e, em breve, irá tirar a licença maternidade. Conforme apuramos, ela ficará afastada por pelo menos seis meses, necessitando assim a contratação de outro profissional desta especialidade para suprir a demanda existente”, justificaram.

Vereador Jarbinhas Despachante reivindica calçamento da avenida de acesso à Uemg

O vereador Jarbas Azevedo Filho (Jarbinhas Despachante) encaminhou recentemente indicação ao prefeito Bruno Augusto reivindicando a construção de calçada na Avenida Mário Palmério, prolongamento da Avenida Homero Alves e principal via de acesso a campus Frutal da Uemg.
Segundo ele, além do calçamento, é preciso fazer uma ampla operação tapa buracos, recomposição das guias de sarjetas e meio fio em vários pontos, no trecho entre a ponte do Ribeirão Frutal e a Avenida Escócia.
“Esses serviços trarão maior segurança para os moradores e frequentadores daquele local e devem ser efetuadas com a máxima urgência, para sanar os problemas de empoçamento e de dirigibilidade na Avenida Mário Palmério”, afirmou.

Vereadora Irma presta homenagem à professora Polyana de Oliveira, destaque em artigo publicado pelo Instituto Paulo Freire

Em ato solene realizado durante a reunião da Câmara de Frutal da última segunda-feira (08), foi feita a entrega pela vereadora Irma Rezende Rocha de uma Moção de Aplauso para a professora e contadora de estórias da Escola Municipal Coronel Alonso de Morais, Polyana Flávio de Oliveira.
A homenagem é um reconhecimento ao brilhante trabalho da educadora, que inclusive teve um artigo de sua autoria, intitulado "Educação brasileira: utopia que nos move a educar para emancipar", publicado em e-book "Mestres do Amanhã: fazedores do futuro", lançado pelo Instituto Paulo Freire de Educação.
De acordo com Irma, no período de pandemia muitos professores da rede municipal e estadual de educação, além de continuarem a lecionarem através do sistema on-line, fizeram cursos de capacitação profissional, buscando novas metodologias de ensino, novas ferramentas necessárias nesse contexto e no pós-pandemia. “Professores não ficaram de férias e nem podem serem chamados de preguiçosos”, manifestou.
A vereadora Irma destaca que são muitos os desafios para alcançarmos uma Educação que garanta a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero dos seres humanos.
“Pensando nesses desafios e comprometida com as transformações necessárias para a Educação, a professora Polyana Flavio de Oliveira, da Escola Municipal Coronel Alonso de Morais não perdeu tempo nesse período de pandemia, participou de um curso ‘Mestres do amanhã: fazedores do futuro’, oferecido pelo Instituto Paulo Freire de Educação”, informou.
Em discurso emocionado, Polyana contou que escolheu fazer o curso no Instituto Paulo Freire por acreditar no papel transformador e libertador que a educação pode exercer em uma sociedade tão dualista quanto a nossa. “Paulo Freire era um homem à frente do seu tempo, tanto que as ideias e os conceitos defendidos por ele foram pensados há vários anos e ainda continuam modernos e atuais”, mencionou.
De acordo com a educadora, o avanço da tecnologia e das plataformas digitais abriu um enorme leque de possibilidades e contribuíram enormemente para a qualificação e capacitação dos educadores brasileiros.
Além de participar do curso, a professora Polyana escreveu um artigo intitulado: "Educação brasileira: utopia que nos move a educar para emancipar". O texto ficou tão bom que foi selecionado para integrar o e-book “Mestres do amanhã: fazedores do futuro” que foi lançado pelo Instituto Paulo Freire no último dia 21 de outubro.
Quando da apresentação da proposição, que posteriormente foi aprovada por unanimidade, a vereadora Irma concluiu a justificativa citando uma frase escrita pela própria educadora: “Polyana afirma que seu objetivo de educadora é transformar a vida das nossas crianças. ajudando a oferecer uma educação de qualidade e emancipadora. Que orgulho dessa professora! Parabéns e aplausos!”.

Vereador Fernando da Quineira entrega Moção de Aplauso e Reconhecimento para a dupla Rildo e Riany

Os irmãos Rildo e Riany foram homenageados pela Câmara Municipal em ato solene realizado na noite desta segunda-feira . A iniciativa partiu do vereador Fernando de Paula Barcelos (Fernando da Quineira), autor da indicação para expedição da Moção de Aplauso e Reconhecimento para a dupla de cantores.
A justa homenagem, segundo Fernando, tem o objetivo enaltecer o sucesso alcançado pela dupla, que através da música tem levado o nome de Frutal para várias partes do país, não apenas em eventos particulares, mas também em eventos filantrópicos. Em Frutal, são muitos os eventos em que eles participam contribuindo com entidades de assistência social.

Vereador Zizi defende campanha de mobilização para doação de sangue

A realização de uma ampla campanha para mobilização da população sobre a importância da doação de sangue. Este é o tema de indicação apresentada pelo vereador José Adão da Silva (Zizi) e aprovada na reunião da Câmara desta segunda-feira (😎.
“A doação de sangue é um ato de solidariedade, uma ação voluntária e consciente, praticada com a finalidade de salvar vidas. Doar sangue, portanto, é muito mais que doar um tecido vivo, o sangue em muitos casos representa a única maneira de manter vivo um paciente”, explicou.
Zizi destaca que sangue não tem preço, ele não pode ser comercializado. A recompensa do doador acontece quando uma vida é salva ou alguém se recupera pelo seu gesto solidário. Incentivar esta ação tão nobre é dever de todos!
“Minha proposição tem a finalidade de solicitar a execução de uma campanha incentivando as pessoas a praticarem este ato solidário. Acreditamos que a iniciativa nos permitirá salvar muitas vidas”, finalizou.

Vereador Sinomar pede designação de infectologista para atender no CTA

O vereador Sinomar Borges encaminhou ao prefeito Bruno Augusto, nesta semana, indicação em que aponta a necessidade de designação de um novo infectologista para atender no CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento de Frutal. Segundo ele, a única profissional responsável pelo serviço deverá se afastar.
“A infectologista que vem de São José do Rio Preto-SP está grávida e, em breve, irá tirar a licença maternidade. Conforme apuramos, ela ficará afastada por pelo menos seis meses, necessitando assim a contratação de outro profissional desta especialidade para suprir a demanda existente”, justificou.


Vereador Edivalder Cheiroso pede ampliação do número de fraldas geriátricas para pacientes

O presidente da Câmara de Frutal, vereador Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso) pede o aumento na quantidade de fraldas geriátricas disponibilizadas para cada paciente em Frutal. O benefício é concedido mensalmente para famílias carentes.
Através de indicação encaminhada ao prefeito Bruno Augusto, ele pede que ao invés de 40 (número máximo atual), a Secretaria Municipal de Assistência Social distribuída ao menos 90 unidades para os pacientes cadastrados.
“A quantidade atual é insuficiente. Considerando que as pessoas acamadas chegam a utilizar em média cinco fraldas por dia, isso vem causando um grande desgaste, pois está aquém do necessário”, afirmou o parlamentar.

Vereador Alex quer a criação de programas de incentivo e orientação ao terceiro setor

O vereador Alex Freitas encaminhou ao prefeito Bruno Augusto, indicação em que pontua a necessidade de que seja estudada a possibilidade de criar programas de incentivo e orientação para as instituições do Terceiro Setor. A proposição foi votada na última reunião da Câmara e contou com aprovação dos vereadores.
“Em todas as partes do mundo, o Terceiro Setor surgiu como um movimento para a retomada dos princípios da solidariedade por intermédio da sociedade civil organizada, alcançando setores carentes da sociedade”, explicou.
O Terceiro Setor é o espaço ocupado pelas organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos ou econômicos, de interesse social, e que não possuem finalidade, natureza ou legislação específicas; assim como pelos projetos, ações e atividades de interesse social desenvolvidos por indivíduos, empresas e governo.
Dentro das organizações que fazem parte do Terceiro Setor, estão as ONGs (Organizações Não Governamentais), entidades filantrópicas, OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), organizações sem fins lucrativos e outras formas de associações civis sem fins lucrativos.
Conforme Alex Freitas, as instituições do Terceiro Setor possuem uma grande importância para a sociedade devido às ações que auxiliam no processo de transformação da realidade de muitos cidadãos. Exercem desde atividades na área de assistência social, permitindo acesso à saúde, educação, cultura, entre outros.
“As organizações que exercem este tipo de atividade em nossa cidade desconhecem as regras e processos para abertura de Instituições e sua gestão, por isso faz-se necessário que seja criado um programa com o objetivo de auxiliá-las”, justificou.

Vereador Jhonathan cobra informação sobre aplicativo do transporte público

O vereador Jhonathan Martins Siqueira (Jhonathan Lavador) encaminhou requerimento ao prefeito Bruno Augusto solicitando, dentro do prazo legal, informação sobre quando será disponibilizado o aplicativo para orientação aos munícipes sobre as rotas do ônibus circular em Frutal. “O Executivo divulgou que iria criar um aplicativo em Frutal para que a população acompanhasse os trajetos do transporte público. No entanto, até agora isso ainda não aconteceu. Por isso, solicitamos essa informação, considerando que somos bastante questionados pelos nossos representados a respeito”, justificou.

Vereador Jarbinhas Despachante volta a reivindicar criação da Guarda Civil

Por meio de requerimento encaminhado ao prefeito Bruno Augusto, o vereador Jarbas Azevedo Filho (Jarbinhas Despachante) voltou a reivindicar a criação da Guarda Civil Municipal em Frutal. Na proposição, ele pergunta se foram feitos estudos e levantamentos técnicos para a implantação da GCM e, sendo a conclusão de viabilidade positiva, qual a previsão para implantação no município.
“O Estado não consegue manter o efetivo de policiais e recursos ideais para um trabalho eficiente das Polícias Civil e Militar e tem tido grandes dificuldades para controlar a criminalidade. O município, como peça fundamental nesse processo, é a instituição atingida diretamente, posto que, é o local onde moram as pessoas que precisam de segurança e que pagam impostos para ter esse direito”, manifestou.
O vereador Jarbinhas ressalta que o “Governo Municipal deve auxiliar na segurança dos cidadãos, não somente procurando diminuir as mazelas a área social, mas também participando de forma mais direta, por meio da criação das Guardas Municipais, atuando na ocupação de espaços e como preconiza a constituição, na proteção dos bens públicos e da própria comunidade em si”.

Vereador Alex Freitas presta homenagens aos membros da Academia Frutalense de Letras

O vereador Alex Freitas prestou homenagens aos integrantes da Academia Frutalense de Letras, em virtude da realização da primeira edição oficial do Dia da Leitura Professora Newta Azevedo. “Considero uma grata satisfação poder homenageá-los na Câmara Municipal de Frutal”, declarou o parlamentar no ato solene de entrega das moções de aplauso.
Alex destaca ser de autoria dele, por sinal, o projeto de lei que criou o Dia da Leitura Professora Newta Azevedo, podendo assim contribuir coma Educação e a Cultura de nossa cidade. “Parabéns aos membros da Academia Frutalense de Letras, por essa e outras iniciativas que venham de encontro com o desenvolvimento da leitura em Frutal”, manifestou.

Vereadores aprovam projeto de lei que garante absorvente íntimo para mulheres de baixa renda

Foi aprovado pela Câmara de Frutal na reunião desta segunda-feira (08), o projeto de lei que autoriza o Poder Público a fornecer gratuitamente absorvente íntimo higiênico a mulheres de baixa renda ou em vulnerabilidade social.
De autoria das vereadoras Irma Rezende Rocha, Gislene Maria da Silva, Maíza Signorelli Nunes e Juliene Sabino da Silva - que compõem a Bancada Feminina do Legislativo, o projeto foi aprovado por unanimidade e agora segue para sanção do prefeito Bruno Augusto.
Segundo as autoras, é necessário haver uma conscientização acerca da menstruação como processo natural do corpo, sendo essencial garantir o acesso aos absorventes femininos, como fator de desigualdade social.
Para isso, conforme elas explicam, é preciso desenvolver programas, ações e articulações entre órgãos públicos, sociedade civil e a iniciativa privada que visem ao desenvolvimento do pensamento livre de preconceito em torno da menstruação.
As vereadoras acrescentam que é fundamental palestras e cursos nas escolas, elaboração e distribuição de cartilhas ou panfletos, realização de pesquisas visando direcionar e aperfeiçoar ações governamentais, além do incentivo à criação de cooperativas e pequenas empresas que fabriquem absorventes higiênicos de baixo custo.
Conforme sugestão das autoras, a distribuição dos absorventes devem ser para alunas das escolas a partir do ensino fundamental II da rede pública, adolescentes e mulheres acolhidas nas unidades e abrigos sob gestão municipal, bem como para adolescentes e mulheres em situação de rua ou integrantes de famílias de extrema pobreza.
O projeto de lei das vereadoras reconhece que o absorvente higiênico é um item essencial, por isso, deve ser feita a distribuição gratuita como forma de combater a precariedade menstrual, garantir os cuidados básicos de saúde e desenvolver meios para a inclusão das mulheres em ações e programas de proteção à saúde menstrual.
“A atual realidade de não se ter recursos para esse fim faz com que, meninas, por exemplo, deixem de ir para as instituições de ensino durante seu período menstrual. Esta iniciativa vai evitar a evasão escolar, prevenir doenças e aumentar a autoestima e dignidade de meninas e mulheres que passarão a se sentir seguras e olhadas com respeito, além de não precisarem passar por nenhum constrangimento”, finalizam.

Presidente da Câmara Edivalder Cheiroso se reúne com ministro da infraestrutura e pede providências na BR-364

O presidente da Câmara Municipal de Frutal, vereador Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso) entregou pessoalmente ao Ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas, um ofício – acompanhado de um dossiê com fotos e depoimentos – solicitando providências do Governo Federal para a BR-364, no trecho entre Frutal e Planura, e também à ponte Gumercindo Penteado, que liga Minas Gerais a São Paulo e que, há anos, carece de obras em sua estrutura.
Edivalder Cheiroso esteve com o ministro no último dia 25 de outubro, em Uberlândia, e foi o único representante de municípios da região recebido em reservado pelo Ministro. “O evento foi promovido pelo deputado federal Zé Vitor, que nos permitiu esse encontro com o ministro Tarcisio. Na conversa ele disse que já autorizou um projeto para recapeamento total desse trecho, pois a pista já não comporta mais um simples tapa-buracos. O ministro ainda afirmou que já há uma negociação com o Governo do Estado para que a rodovia volte a ser responsabilidade de Minas Gerais”, explica.
De acordo com o vereador Edivalder Cheiroso, a entrega do ofício sobre a BR-364 foi importante para que a população pudesse ter esse pedido apresentado diretamente ao Ministro da Infraestrutura e, principalmente, pelas novas informações que surgiram a partir dessa conversa. “É claro que não há prazos para que tudo isso ocorra, mas foi um avanço sabermos que já está em fase de projeto o recapeamento total desse trecho. Quero aproveitar a oportunidade para ressaltar a importância do deputado federal Zé Vitor nesse processo, ele tem dado grande suporte ao nosso mandato e foi quem nos permitiu essa conversa com o ministro Tarcísio”, finaliza.

Vereador Zizi pede policiamento no povoado de Vila Barroso (Chatão)

O vereador José Adão da Silva (Zizi) encaminhou representação ao Comandante da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, Tenente Coronel Ivanildo Gomes dos Santos, solicitando que seja dada atenção especial ao povoado de Vila Barroso (Chatão), no que se refere à execução de policiamento constante e ostensivo.
“Os moradores estão apreensivos, devido à ação constante de marginais e do uso de drogas naquele povoado. Julgamos que a ocorrência de fatos mais graves poderá ser evitada através de um reforço do policiamento, principalmente no período noturno, quando a insegurança é maior”, manifestou o parlamentar em proposição.

Vereador Rapinha faz pedidos na área de infraestrutura urbana

O vereador Claudimar Basílio da Silva (Rapinha) foi autor de importantes indicações na reunião Câmara. Em uma delas, ele pede à Secretaria de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos que faça um levantamento dos locais onde existe água empoçada nas ruas e que sejam feitos os reparos necessários e construção de galerias de água pluvial.
Segundo o vereador, existem ruas em diversos bairros onde a água fica empoçada, provocando transtornos, como mau cheiro, danos na pavimentação e trazendo o risco de se transformarem em criadouros do perigoso mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças perigosas.
Rapinha também indicou a canalização de manilhas, arrumar e asfaltar a Rua Comendador Gomes, entre as ruas 7 e 6, além de efetuar a limpeza, no bairro Ipê Amarelo II.
Segundo ele, no local há muito lixo o que vem trazendo risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue Aedes aegypti e de outras doenças perigosas para a população, o que aumenta com o período de chuvas.
Em outra indicação, Rapinha solicita a construção de calçada na Rua Silviano Brandão, assim que o asfalto na região do "Beco" estiver pronto, visto que a pavimentação daquele local já se iniciou, mas é necessária a construção da calçada.

Vereador Juninho do Sindicato reivindica reajuste no valor pago aos perueiros

O vereador Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato) encaminhou nesta semana indicação ao prefeito Bruno Augusto em que manifesta a necessidade de aumentar em 40% o valor do quilômetro rodado pago aos perueiros que fazem o transporte escolar, devido aos constantes aumentos no preço do combustível.
“É público e notório que o petróleo vem subindo a cada dia e demasiadamente, já acumulando uma alta de 70%. Mas estamos solicitando somente 40%, para se chegar ao valor de R$3,50 o quilômetro rodado. Sem isso, essa classe de trabalhadores, indispensável ao regular funcionamento das aulas, não tem condições de rodar”, afirmou.
Segundo Juninho, os perueiros também têm alto custo na manutenção dos veículos, necessitando urgentemente desse reajuste. “Espero que o prefeito sensibilize e analise juntamente com o Secretário Municipal de Finanças a concessão desse aumento. se possível, ainda este mês, para que eles já possam receber o novo valor no próximo dia 15”, ressaltou.

Vereador Jhonathan Lavador quer aumento no efetivo militar em Frutal

O vereador Jhonathan Martins Siqueira (Jhonathan Lavador) encaminhou indicação ao Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, solicitando providências quanto ao aumento do efetivo da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, sediada nesta cidade de Frutal, objetivando trazer mais segurança ao Município.
“É preciso aumentar o efetivo da Polícia Militar em nosso Município. Esta é uma cobrança de toda a nossa população, pois todos querem mais segurança. Muitas ocorrências de furto e roubo estão acontecendo no comércio, residências da região central da cidade, em bairros e também na área rural”, opinou.
De acordo com Jhonathan, o aumento de efetivo permitirá que a Polícia Militar amplie suas funções de amparar, acolher e socorrer as pessoas, além de fazer cumprir as leis e preservar a ordem pública. A proposição foi aprovada por unanimidade.

Vereador Alex Freitas quer distribuição de ração para lares temporários de cães e gatos

O vereador Alex Freitas elaborou uma indicação na qual requisita a criação de um programa de distribuição gratuita de ração de cães e gatos para os lares temporários existentes em Frutal.
Ele enfatiza que os animais abandonados nas ruas é um problema de saúde pública devido as consequências que podem advir desta situação.
Alex lembra que existem lares temporários que são de pessoas que se dispõem a cuidar de cães e gatos, retirando-os dos logradouros e cuidados destes animais com carinho e dedicação.
“Muitos desses lares chegam a cuidar simultaneamente de até 50 animais, que foram abandonados nas ruas de Frutal. Essas pessoas realizam essa ação de forma voluntária, bancando grandes despesas do próprio bolso, por amor à causa animal, necessitando de ajuda, sendo que estão auxiliando o Poder Público na minimização desse grave problema”, conclui.

Representação aprovada questiona ingresso de Frutal no programa “Valora Minas”

A Câmara de Frutal aprovou uma representação assinada por quatro vereadores destinada ao secretário da Saúde do Estado de Minas Gerais, Fábio Baccheretti Vitor.
Na representação – de autoria dos vereadores Maiza Signorelli, Jhonathan Lavador, Zizi e Tõe da Veia –, eles solicitam informações a respeito do novo programa de saúde “Valora Minas”. Os vereadores questionam se o município de Frutal foi agraciado com o programa e, se sim, quanto deverá ser destinado ao município.
Conforme os autores ressaltam, o lançamento da nova Política de Atenção Hospital, pelo governo de Minas foi muito comemorado já que tem o objetivo de aplicar R$ 1 bilhão por ano para custear os serviços prestados pelos hospitais ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Para os vereadores, esse é um marco histórico e uma das principais conquistas da gestão estadual da saúde em prol do povo mineiro. Através do programa, serão repassados recursos financeiros para os estabelecimentos hospitalares a depender de entregas específicas para a população.
Os recursos são repassados mediante cumprimento de metas de indicadores de qualidade e valor entregue para a população.
“Estamos animados com os benefícios que o programa ‘Valora Minas’ proporcionará a toda população, pois é uma política de atenção hospitalar inovadora que prevê um modelo de gestão em saúde baseado em valor, com melhor distribuição e controle dos recursos públicos. Estamos ansiosos em saber se Frutal será agraciada com esse projeto do governo mineiro”, frisam.
O mesmo requerimento foi destinado ao prefeito Bruno Augusto e à secretária da Saúde, Lamonise Maria Alves Ribeiro, questionando ainda qual será a pactuação para esse novo investimento e qual unidade de saúde será beneficiada com a verba que será repassada.

Por meio de projeto, Alex Freitas pede ajuda para entidades assistenciais

A Câmara de Frutal aprovou uma indicação do vereador Alex Freitas em que ele sugere a criação do projeto “Rede Solidária” para beneficiar de forma direta casas de sopa e entidades assistenciais do município, que atuam de forma voluntária servindo refeições para famílias de baixa renda.
Através de um projeto de lei enviado pela Prefeitura ao Legislativo, deverá ser feita uma licitação para fornecer a essas casas e entidades, alimentos como arroz, feijão, verduras, legumes, pão francês, leite, macarrão, extrato de tomate, fubá e outros gêneros alimentícios para a distribuição gratuita às famílias de baixa renda.
Alex destaca a grave crise financeira existente no Brasil e no mundo, o que tem aumentado muito o número de famílias que não têm condições de se manter.
“Por isso, essas entidades assistenciais se tornaram, muitas vezes, a única alternativa para centenas de famílias poderem se alimentar em Frutal. O Projeto Rede Solidária vai poder contribuir com essas entidades no fornecimento de parte dos alimentos necessários para desempenharem o trabalho voluntário”, conclui.

Vereadores Irma e Jarbinhas pedem recursos para construção de campo de futebol no Waldemar Marchi

Os vereadores Irma Rezende Rocha e Jarbinhas Despachante enviaram uma representação ao deputado Newton Cardoso, na qual solicitam a liberação de recursos para a construção de um campo de futebol entre os bairros Waldemar Marchi I e II, onde terá um complexo esportivo proposto pelo Poder Executivo.
Eles enfatizam que a prática regular de esportes e atividades físicas gera benefícios ao corpo, à mente e à saúde das pessoas no dia a dia, além de estar relacionado também com a educação, entretenimento e cultura.
Conforme observam os autores, estas atividades esportivas possuem grande potencial para afastar jovens das drogas e da influência do tráfico, criminalidade e da violência, principalmente entre as comunidades carentes, ao oferecer um espaço que promova uma ocupação favorável do tempo ocioso destes cidadãos.
Irma e Jarbinhas ressaltam que o esporte exerce um papel fundamental na formação de crianças e adolescentes, ensinando-os a lidar com vitórias e derrotas em grupo, bem como conquistas e fracassos pessoais, contribuindo junto com seus estudos escolares, para o desenvolvimento de noções de perseverança, respeito às autoridades, construção do caráter, integridade e honestidade, coragem e trabalho em equipe, entre outros conhecimentos, valores humanos, colaborando com melhorias ao bem-estar comunitário.
Os autores acrescentam que, além dos treinos e competições, esse campo de futebol poderá servir com espaço de convivência e lazer para a comunidade assistir ao desempenho dos atletas.
“O estímulo à prática de esportes é fator inegável de desenvolvimento cultural, de preservação da saúde e de integração social, e que a construção de um campo de futebol, que fará parte de um complexo esportivo, é ansiosamente aguardada pelos desportistas moradores daqueles bairros periféricos”, argumentam.

Vereador Jarbinhas questiona funcionamento de totens equipados com câmeras pelas ruas da cidade

O vereador Jarbinhas Despachante foi autor de um requerimento em que ele solicita informações sobre a previsão de funcionamento dos totens equipados com câmeras de videomonitoramento em Frutal.
Ele questiona qual o custo total das obras e produtos adquiridos para o devido funcionamento desse sistema. Jarbinhas quer saber ainda se foi feito um estudo técnico para a escolha dos locais em que foram instalados e qual o número total de câmeras instaladas.
O vereador comenta que o objetivo desse sistema de vigilância é proporcionar a ideia de segurança e também servir de modelo social, trabalhando em conjunto com o direito penal na busca de diminuir a criminalidade.
“As câmeras vão auxiliar no combate da violência buscando amenizar os atos criminosos sem ferir os direitos dos cidadãos. Como vereadores, temos dever legal de promover a devida fiscalização das obras e serviços públicos, por isso, estamos respondendo aos questionamentos da população sobre essa demanda”, finaliza.

CÂMARA RECEBE ANTEPROJETO DO CÓDIGO TRIBUTÁRIO MUNICIPAL

A Câmara Municipal de Frutal recebeu nesta quinta-feira (28), da Prefeitura de Frutal, o AnteProjeto do Código Tributário Municipal. O presidente da casa Edivalder Fernandes (Cheiroso) juntamente com os demais vereadores recepcionaram o prefeito Bruno Augusto na sede do Legislativo para apresentar a proposta de lei .
Durante a reunião, representando o Executivo, o advogado Reinaldo Belli afirmou que o objetivo não é aumentar qualquer despesa, nem instituir renúncia de receita Nova, mas incorporar os benefícios fiscais já existentes.
Os vereadores fizeram vários questionamentos sobre o projeto e avaliaram que muitas reuniões precisarão acontecer para sanar as dúvidas, inclusive audiências públicas deverão ser feitas pela Câmara de Vereadores para que os Edis entendam desta complexa matéria. Eles ainda afirmaram que se for o melhor para a cidade e população, serão favoráveis.

Vereadores querem aquisição de veículo para “fumacê” com verba não utilizada pela Câmara

Os vereadores Jhonathan Lavador, Tõe da Veia, Zizi e Rapinha fizeram uma indicação em que pedem para devolver recursos que não forem utilizados pela Câmara Municipal, a fim de que sejam destinados para a aquisição de um veículo especialmente utilizado para atuar no combate ao mosquito transmissor da dengue e outras doenças perigosas.
A ideia é que o chamado "fumacê" seja feito pelas ruas da cidade de Frutal, do distrito de Aparecida de Minas e dos povoados de Vila Barroso, Boa Esperança, Pradolândia, Água Santa e Garimpo do Bandeira.
Conforme esclarecem os vereadores, as despesas mensais da Câmara são sempre menores do que o valor que a Prefeitura repassa ao Legislativo todo mês. Diante disso, o duodécimo dos recursos correspondentes às dotações orçamentárias que o Poder Legislativo tem direito vem sendo acumulado.
“A população pede esta providência de passar um veículo com fumacê pelas ruas do município seja tomada pela Administração, visando a preservação da saúde pública, pois já há surtos de pernilongos, o que pode gerar uma epidemia de dengue e outras doenças transmitidas por este inseto, igual ou mais perigosas para a saúde pública. É grande importância para a saúde das pessoas”, adverte.

Câmara aprova indicação que cria programa “Frutal Juro Zero”

A Câmara aprovou uma indicação formulada por quatro vereadores em que eles reivindicam a criação de um programa denominado “Frutal Juro Zero”, seguindo o exemplo da cidade de Coromandel-MG.
De acordo com informações dos autores, o projeto foi desenvolvido em parceria com o Sebrae Minas, associação comercial e Câmara daquela cidade e tem como meta ajudar pequenos negócios afetados economicamente pela pandemia.
Por esta iniciativa, o projeto receberá o prêmio “Cidades Inteligentes 2021”, concedido pelo fórum internacional de Cidades Inteligentes de Minas Gerais e foi escolhido entre mais de 200 ideias apresentadas em todo o Estado, na categoria “Empreendedorismo”.
Segundo os vereadores, as empresas poderão contrair empréstimos bancários de R$ 14 mil a R$ 25 mil, sem juros (que serão custeados pelo município em até 36 meses).
“O município sofreu muito nessa pandemia durante o período de ‘lockdown’. Esse projeto vem para ajudar aqueles que passaram por dificuldades. Esta é uma ação pioneira que seguramente será referência para o empreendedorismo no país, pois tem por objetivo resgatar a capacidade administrativo-financeira dos empreendedores afetados”, concluem.
Assinaram o pedido, os vereadores Zizi, Jhonathan Lavador, Maíza Signorelli e Tõe da Veia.

Ações do documento