Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereador Sinomar recomenda convênio entre Prefeitura e a Casa de Refúgio Missão Hagar

Através de indicação aprovada por unanimidade nesta segunda-feira (15), o vereador Sinomar Borges recomendou a Prefeitura firmar convênio com a Casa de Refúgio Missão Hagar, para auxiliar no custeio da clínica que atende 45 pessoas em Frutal, sendo trinta homens e quinze mulheres. Atualmente, somente com o custeio do aluguel, são gastos R$ 2.500,00.
De acordo com Sinomar, entidade presta relevantes serviços à população, mas por não ter fins lucrativos necessita de apoio para manutenção de suas atividades. “O trabalho desenvolvido é de interesse público, já que nossa sociedade anseia por serviços e providências que buscam resgatar jovens e adolescentes que se encontram perdidos no alcoolismo e na droga”, afirmou.
Conforme o vereador Sinomar justificou em sua proposição, a Casa de Refúgio Missão Hagar foi “fundada com a finalidade de amparo a recuperação e reabilitação física, mental, moral e social de pessoas dependentes de entorpecentes e drogas afins, sem distinção de raça, religião, cor ou credo político”.
Sinomar ressalta que a Casa de Refúgio atende jovens e adultos, homens e mulheres, que até então, viviam em situação de risco por conta do envolvimento com drogas e alcoolismo. “Diante da grandeza dessa obra e do trabalho desenvolvido pela entidade, esperamos que a Prefeitura possa o quanto antes firmar convênio com a Missão Hagar”, ressaltou.

Vereador Juninho do Sindicato pede apoio aos transportadores de alunos do Município

O vereador Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato), através de indicação aprovada por unanimidade na reunião da Câmara desta segunda-feira (15), pediu ao prefeito Bruno Augusto que, respeitadas às normas legais, estude a possibilidade de fazer adiantamento de recursos financeiros aos prestadores de serviço do transporte escolar municipal.

 Segundo Juninho, os transportadores de alunos estão em situação bastante complicada, pois estão paralisados desde o ano passado. “Considerado as dificuldades enfrentadas pela sociedade diante dessa pandemia, especialmente, aqueles mais vulneráveis e que se encontram mais suscetíveis a danos irreparáveis, faz-se necessário o apoio do Poder Público”, comentou.

 De acordo com o vereador Juninho, conforme recomendado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), é preciso encontrar formas de suprir as demandas sociais. “É preciso buscar soluções que, simultaneamente, preservem a saúde financeira do Município e a dignidade dos trabalhadores que dependem de seu trabalho para a subsistência, sempre adequadamente justificadas pelo administrador público”, destacou.

 

Vereadora Maiza reivindica melhoria na iluminação

A vereadora Maiza Signorelli Nunes quer melhorar a iluminação das vias públicas. Na reunião da Câmara desta segunda-feira (15), ela apresentou duas indicações em que trata deste assunto. Em uma delas pediu a instalação de um poste na rua Ernesto Gonçalves, próximo ao cruzamento com a Longuinhos Batista Queiroz, na Vila Esperança. Em outra solicitou a colocação de pelo menos mais dois postes na rua Antônio Gambardella, no bairro Nossa Senhora do Carmo.

 Em ambas as proposições, Maiza justificou seus pedidos, aprovados por unanimidade pelos vereadores e vereadoras. Sobre a indicação que beneficia moradores da rua Ernesto Gonçalves, ela comentou: “Considerando que a iluminação pública do local é insuficiente e precária, necessitando de um poste de iluminação pública porque está escura, desconfortável e insegura para os moradores”, manifestou.

 Com relação a rua Antônio Gambardella, Maiza esclarece que a indicação faz-se necessária pelos mesmos motivos citados anteriormente e também pelo fato da via abrigar a Casa Lar da Apae de Frutal. “Iluminação pública eficiente traz uma série de benefícios para a população. Amplia, por exemplo, a sensação de segurança, uma vez que as pessoas tendem a transitar com maior tranquilidade por locais com melhor visibilidade”, ressaltou.  

Vereador Zizi propõe construção de rotatória na avenida JK

O vereador José Adão da Silva (Zizi) propõe a criação de uma rotatória no alto da avenida Juscelino Kubitschek. De acordo com ele, essa seria uma das medidas mais eficientes para solucionar um antigo problema do trânsito de Frutal: o cruzamento das ruas Araxá e Iturama com a JK, no bairro Ipê Amarelo.
Segundo Zizi, o local é perigoso e já registrou inúmeros acidentes. “Trata-se de um cruzamento com grande número de veículos e pedestres, principalmente nos horários de pico. Há anos este ponto merece ser reestruturado, por sua importância comercial e escoamento do tráfego no alto da JK”, afirmou.

Vereadora Juliene Sabino cobra execução do plano de cargos dos servidores do Magistério

Na reunião da Câmara desta segunda-feira (15), a vereadora Juliene Sabino apresentou indicação destacando a necessidade da Prefeitura de Frutal aplicar e executar o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Servidores do Magistério da Prefeitura Municipal de Frutal, conforme determina a Lei Municipal nº 5.065 de 02 de Junho de 2004. A reivindicação foi aprovada por unanimidade pelos demais vereadores e vereadoras.
A vereadora destaca que “as históricas lutas do magistério por valorização profissional sempre visaram à estruturação da carreira, visto que promover a qualidade de ensino, entre outros fatores, perpassa obrigatoriamente por essa estruturação. Um profissional bem remunerado, com condições de trabalho adequadas, formação continuada e com ascensão na carreira terá melhores perspectivas de desenvolver o seu trabalho no espaço escolar”.
Ainda de acordo com Juliene, o plano de carreira vai muito além do compromisso dos sistemas da União, estados e municípios com a remuneração dos profissionais do magistério. “Ele organiza a vida funcional da categoria, promove a qualidade da educação e atrai bons profissionais para a carreira. É necessário urgentemente aplicar e executar o plano de cargos, carreira e vencimentos dos servidores do magistério em Frutal”, ressaltou.
Conforme a Lei Municipal Lei Municipal nº 5.065 de 02 de Junho de 2004, o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Servidores do Magistério da Prefeitura Municipal de Frutal fundamenta-se na observância dos seguintes princípios e valores:
I - A valorização do magistério como condição essencial para o sucesso de uma política educacional voltada para a qualidade;
II - A promoção funcional na carreira, de acordo com o aperfeiçoamento profissional, a avaliação do desempenho e tempo de serviço;
III – A participação dos profissionais do magistério na elaboração e execução do Projeto Político pedagógico nas Escolas.

Vereador Jhonathan Lavador quer a instalação de barreiras sanitárias na entrada da cidade

O vereador Jhonathan Martins (Jhonathan Lavador) quer a instalação de barreiras sanitárias em todas as vias de acesso a cidade de Frutal, com controle de entradas e saídas, como forma de prevenção ao coronavírus. O pedido foi feito em indicação aprovada pelos vereadores na reunião realizada na noite desta segunda-feira (15). Na proposição, ele também pede a sanitização de locais públicos, entre eles, Hospital Frei Gabriel, UBS´s – Unidades Básicas de Saúde e praças.
Segundo Jhonathan, as barreiras sanitárias consistem num mecanismo que tem por a finalidade controlar o acesso de pessoas ao município para prevenir riscos de contaminação e disseminação de doenças, como a Covid-19. “Os principais acessos da cidade devem ser controlados com a ajuda do pessoal da área de saúde do município, com apoio de militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar”, relata.
Ainda segundo Jhonathan, as esquipes das barreiras seguiriam protocolos de segurança. “Estes profissionais teriam autonomia para exigir que motoristas e acompanhantes que desejarem adentrar na cidade sejam submetidos a um questionário de verificação da saúde e caso haja respostas positivas, efetuadas medidas de aferição da temperatura corporal por meio de um termômetro digital”, comenta.
Nas barreiras, os sintomáticos, principalmente aqueles que apresentarem quadro de doença respiratória, deverão preencher um formulário e um termo de compromisso para apresentação obrigatória ao serviço de saúde e procura de uma unidade hospitalar. Os assintomáticos, que tenham contato com suspeitos de Covid-19 deverão se comprometer a cumprir isolamento voluntário em casa, por pelo menos sete dias.
O objetivo principal desta medida é evitar a transmissão do coronavírus em nosso município, com um controle sanitário efetivo nas entradas da cidade, por profissionais da saúde, por policiais treinados e por equipes da vigilância sanitária epidemiológica, que através desta medida poderiam controlar, dialogando com as pessoas e verificando se estas têm algum sintoma, até para orientação sobre o encaminhamento destas aos serviços de saúde.

Vereadora Irma sugere área destinada a prática de exercícios físicos no Residencial Waldemar Marchi

A vereadora Irma Rezende Rocha sugeriu a Prefeitura a construção de um espaço destinado a prática de caminhadas e exercícios físicos em ampla área livre situada na entrada do Residencial Waldemar Marchi I e II. O pedido foi feito através de indicação aprovada por unanimidade pelos vereadores, durante a reunião da Câmara, realizada na noite desta segunda-feira (15).
Na proposição, ela manifesta que além de uma pista de caminhada, com a devida iluminação, seja instalada uma academia ao ar livre. “Tais medidas são de grande importância para os munícipes residentes naquele bairro, pois visa a saudável prática de atividades físicas e de lazer e também o estímulo ao prazer da convivência, com vistas à promoção da saúde e da qualidade de vida de todos”.

Vereador Jarbinhas defende redução ou isenção de ISSQN para afetados pela Pandemia

O vereador Jarbas Azevedo (Jarbinhas Despachante) voltou a defender que os comerciantes sejam olhados com mais atenção pela Prefeitura nesse período de pandemia e decretos municipais restritivos. Na noite de ontem, no plenário da Câmara de Frutal, defendeu que as empresas afetadas pelos decretos tenham redução ou mesmo isenção da alíquota de ISSQN no município.
Segundo Jarbinhas ilustrou, vários são os casos de profissionais liberais ou empresários que se viram obrigados a paralisar as suas atividades em virtude das medidas de distanciamento social e redução de atendimento no comércio. Por isso, “não é justo o Poder Público, neste momento, pnealizar esses contribuintes com a cobrança desse imposto, até porque, se estiverem parados, não terão recursos para fazer o recolhimento”, observa.
O vereador Jarbinhas ainda destacou que a alíquota mínima de ISSQN em Frutal é de 2% e, várias cidades da região e do país já estão discutindo leis municipais para que haja essa redução, em especial em setores mais atingidos como escolas, academias, bares, restaurantes, prestadores de serviços, entre outros.

Vereadora Gislene pede móveis adequados para atendimento ao público no setor de saúde

A vereadora Gislene Silva, através de indicação aprovada na reunião da Câmara na noite desta segunda-feira (15), a necessidade de a Prefeitura providenciar a disponibilização de móveis adequados e com proteção para atendimento ao público no setor de saúde, entre eles, o CEAE (Centro de Atenção Especializado) da Prefeitura de Frutal. “Desde que o surgimento do novo coronavírus, especialistas do mundo todo têm destacado a necessidade de equipamentos de proteção individual e coletivos e a readequação de guichês de atendimento, com móveis específicos para profissionais da saúde, que, por estarem em contato direto com o vírus, estão expostos ao risco de contaminação”, justificou. A votação a favor da proposição foi unânime, todos os vereadores e vereadoras aprovaram a reivindicação.

Vereador Alexandre solicita a reforma dos brinquedos do Parque dos Lagos

Através de indicação aprovada na reunião da Câmara desta segunda-feira (15), o vereador Alexandre Braz solicita ao prefeito Bruno Augusto, a reforma dos parquinhos infantis situados na área do Parque dos Lagos “Leda Campos Borges”. Segundo ele, é preciso com urgência, providenciar o reparo dos brinquedos. “A maioria deles está necessitando de manutenção, alguns inclusive terão que ser substituídos, pois os mesmos estão quebrados, podendo até mesmo machucar alguma criança”, comentou.

Vereador Edivalder Cheiroso manifesta preocupação com comerciantes que tiveram atividades suspensas em razão da Covid-19

O presidente da Câmara de Frutal, vereador Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso), encaminha hoje ao prefeito Bruno Augusto, indicação sobre a necessidade determinar que a Procuradoria Jurídica da Prefeitura efetue estudos necessários e elabore um projeto de lei que vise conceder compensação a todos os comerciantes que tiveram suas atividades interrompidas em função da pandemia do coronavírus Covid-19.
Em sua proposição, Edivalder Cheiroso diz que o desconto poder ser através do valor dos alvarás de funcionamento. “Temos ciência de que o Município recebeu vários recursos federais e estaduais para a suplementação da arrecadação. Esses estabelecimentos comerciais precisam ter um incentivo fiscal por parte da Prefeitura, pois sofreram bastante com a perda de suas vendas durante meses”, explicou.
Segundo Edivalder Cheiroso, os comerciantes e ambulantes enfrentam enormes dificuldades financeiras, principalmente àqueles que voltaram a ter suas atividades suspensas ou prejudicadas em razão do decreto publicado no último fim de semana. “Mesmo os que estão com lojas abertas tiveram perdas, uma vez que a população não têm adquirido produtos como antes. E a crise não acabou!”, ressalta o parlamentar.

Vereador Tõe da Véia indica manutenção da estrada do Bentinho

O vereador Antônio Joaquim da Silva (Tõe da Véia) indicou ao prefeito Bruno Augusto, por meio de indicação aprovada pela Câmara, na noite desta segunda-feira (15), providenciar a imediata manutenção da estrada do Bentinho. Segundo ele, é preciso fazer reparos do trecho que vai desde o final da avenida Brasília, no bairro Jardim do Bosque, até a estrada do Seneville, que por sua vez, também necessita de melhorias.
Segundo o vereador Tõe da Véia, além da manutenção das estradas, o serviço deve inclui a reforma de duas pontes. “Considerando o péssimo estado de conservação da estrada e também das pontes é necessário urgentemente providenciar o início dos serviços, para evitar que o problema agrave ainda mais e prejudique a passagem de moradores ou mesmo o escoamento da produção agrícola”, afirmou.

Vereador Rapinha reivindica pavimentação de ruas em Frutal

O vereador Claudimar Basílio (Rapinha) reivindicou ao prefeito Bruno Augusto, através de indicação aprovada na Câmara, a pavimentação de ruas de vários bairros de Frutal, entre eles, Jardim Brasil, Progresso, Universe Residence Plaza. Em seu ofício, ele cita como exemplo, um trecho não pavimentado da rua Silviano Brandão, no Jardim do Bosque. “Diante das reclamações que estão sendo formuladas por munícipes ali residentes, muitos dos quais pediram a nossa intervenção para um rápido asfaltamento das ruas, é que solicitamos medidas rápidas a respeito, pois todos sofrem com a poeira e o barro, conforme as estações do ano”, explicou. O pedido foi aprovado por todos os vereadores na reunião de 8 de fevereiro.

Vereador Alex Freitas defende que reuniões do Comitê da Covid-19 de Frutal sejam transmitidas pela internet

O vereador Alex Freitas encaminha nesta semana requerimento ao prefeito Bruno Augusto e a secretária municipal de Saúde, Lamonise Ribeiro, em que solicita que as reuniões do Comitê Gestor de Enfrentamento ao Covid-19 sejam transmitidas em tempo real pela internet, incluindo sessões deliberativas relacionadas à função jurisdicional ou normativa de seus colegiados. Ele defende ainda que o acesso às transmissões seja público, gratuito e livre, independentemente de qualquer cadastro ou autenticação. “A publicidade e a transparência são valores constitucionais mais que relevantes, e que se concretizam com o contínuo incremento da participação da sociedade, inclusive mediante o acompanhamento das reuniões e sessões de órgãos ou entidades. Em tempos de democracia digital, é de se espantar que as sessões colegiadas de órgãos e entidades do poder público não sejam, ainda, transmitidas em tempo real pela internet”, afirmou. O requerimento foi aprovado por unanimidade pelos vereadores na reunião da Câmara desta segunda-feira (15).

Vereador Fernando da Quineira anuncia que a Prefeitura irá assumir a manutenção do Cemitério do São Mateus

O vereador Fernando Barcelos de Paula (Fernando da Quineira) anunciou no último fim de semana que a Prefeitura de Frutal irá assumir a manutenção do Cemitério do São Mateus. O anúncio aconteceu na manhã de sábado (13) e contou com a presença do prefeito Bruno Augusto, do presidente da Câmara, Edivalder Fernandes e dos vereadores Alexandre Braz e Sinomar Borges, além de moradores e lideranças políticas dos municípios de Itapagipe e Comendador Gomes.
Com mais de 100 anos de fundação, o cemitério da comunidade do São Mateus está localizado na região da Quineira e, ao longo de toda sua história, foi mantido pela própria comunidade. “As próprias famílias da região, incluindo moradores de comunidades rurais vizinhas, vinham mantendo o local, muitas vezes com apoio da Prefeitura de Comendador Gomes, que sempre foi parceira e colaborava com a doação de material para construção de túmulos e reparos”, contou.
“Hoje é um dia muito especial para nossa comunidade. Além de assumir a manutenção do nosso cemitério, algo nunca antes feito pela Prefeitura, o prefeito Bruno Augusto colocará uma pessoa para zelar do local. Antes, contudo, também com apoio da Administração, vamos organizar um mutirão e deixar o ambiente em melhores condições”, destacou Fernando, ao ressaltar. “Os acessos ao local também serão reparados, nossas estradas também serão cuidadas com mais carinho”.

Vereadores debatem a situação do Hospital Frei Gabriel em reunião com o prefeito Bruno Augusto

Foi realizada na tarde da última sexta-feira (12), reunião no Gabinete da Prefeitura para debater a atual situação do Hospital Frei Gabriel. O encontro foi organizado pelo prefeito Bruno Augusto, a partir de solicitação feita pelos vereadores frutalenses e contou com a presença de representantes do Hospital Frei Gabriel e do Ibrapp – Instituto Brasileiro de Políticas Públicas, administrador da instituição hospitalar.
O presidente da Câmara, vereador Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso) declarou ter ficado satisfeito com a reunião. “É consenso entre os vereadores que precisamos dar uma satisfação à comunidade. Saímos daqui com as seguintes convicções; Primeiro: a população não aguenta mais o Ibrapp. Segundo: precisamos achar as alternativas para fazer a substituição por outra empresa. Terceiro: a Prefeitura não tem condições de absorver toda essa estrutura do Frei Gabriel”, afirmou.
AUDITORIA
De acordo com a Prefeitura de Frutal, uma auditoria feita na dívida cobrada pelo Ibrapp constatou divergências nos valores cobrados apresentados pelo instituto à Administração. O documento foi repassado a cada um dos vereadores presente na reunião. Nesse encontro ficou clara a intenção do prefeito Bruno Augusto em não dar continuidade ao contrato com o IBRAPP. Ele, inclusive, manifestou judicialmente seu desejo de encerrar tal vínculo administrativo.
Ainda nessa reunião, que também contou com a presença do Procurador-Geral do Município, José Luiz de Paula Neto, foi informado que a decisão liminar que impedia uma rescisão unilateral deixou de existir, atendendo a um pedido da administração municipal, que pretende entrar em um acordo com o instituto para rescindir o contrato que está em vigor.
O prefeito Bruno Augusto disse que sua gestão está sendo baseada na transparência e na participação do Legislativo nos diversos assuntos da Administração Municipal. “Nós estamos fazendo uma gestão absolutamente transparente e conjunta com o Poder Legislativo. Nessa reunião, por exemplo, discutimos três assuntos principais: falamos da UTI; do acerto trabalhista dos servidores demitidos do hospital e desse contrato com Ibrapp”.
Sobre o contrato com a administradora do hospital, o prefeito Bruno destacou que a Administração Municipal manifestou ao Ministério Público a intenção de não mais dar continuidade ao acordo que mantém o instituto na cidade. “Já manifestamos ao MP que não temos interesse em continuar com o contrato. Reunimos com o Ibrapp e informamos nosso interesse em não dar continuidade a gestão da empresa. Mas, esse desligamento, não é tão simples assim. Há uma ação judicial com alegação de dívida por parte do Ibrapp que afirma ter cerca de R$ 8 milhões para receber dos cofres públicos”.
O prefeito afirmou, no entanto, que uma auditoria foi feita em documentos que informam tal “dívida”. “Nessa auditoria foram identificadas alguns pontos que estão, agora, sendo questionadas junto ao Ibrapp para que nos esclareça melhor esse montante cobrado. Na verdade, o que temos hoje, é uma verdadeira herança maldita para resolver, e vamos resolver”.
O Procurador-Geral, José Luiz, informou que “tínhamos uma ação judicial em que havia definido a intervenção fiscalizatória da Justiça. Tínhamos uma perita que estava responsável por essa fiscalização e análise do funcionamento do hospital Frei Gabriel. Houve, então, uma decisão em que foi cessado o efeito dessa intervenção”. Nessa ação, como é de conhecimento público, havia uma decisão que impedia que o contrato fosse rompido de forma unilateral. “Quando o juiz cessou essa intervenção, cessou-se também os efeitos dessa liminar”.
O procurador José Luiz alegou que o encerramento dessa decisão liminar se deu após se identificar a possiblidade de acordo entre as partes. “Nós tivemos uma reunião com o Ministério Público, que entendeu que esse acordo poderia acontecer, se manifestou de forma favorável à extinção dos efeitos da liminar”.
O presidente da Fundação Frei Gabriel, Danilo Alves, disse que “está sendo feito um levantamento dos valores que foram apresentados. Fizemos uma auditoria interna e mostramos para os vereadores os conflitos de valores, o conflito de interesses nessa contratação e os números que não batem”.

Vereadores Rapinha e Jhonathan pedem "Veículo Fumacê" para combater mosquito da dengue

Os vereadores Claudimar Basílio (Rapinha) e Jhonathan Martins, através de proposições, indicaram ao prefeito Bruno Augusto, a necessidade de determinar que o “Veículo do Fumacê" seja novamente acionado para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus.
“Acreditamos que com a circulação do veículo do “Fumacê”, somado ao trabalho da equipe da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), será possível evitarmos que ocorram surtos que podem, inclusive, causar a morte de pessoas, por isso é necessário redobrar os cuidados”, afirmou Jhonathan.
“Apesar de estarmos todos concentrados na pandemia do Covid-19, não podemos nos esquecer de outras doenças que também causam muitos transtornos e ceifam vidas em nossa população. A dengue, chikungunya e zika causam gravíssimas consequências à saúde pública”, ressaltou Rapinha.
Além de Frutal, os vereadores Claudimar Basílio (Rapinha) e Jhonathan Martins pontuam que o “veículo do Fumacê” também deve ser estendido para o distrito de Aparecida de Minas e para os povoados do Garimpo do Bandeira, Vila Barroso, Pradolândia, Água Santa e Boa Esperança.


Vereador Alexandre pede ambulância para o povoado de Pradolândia

O vereador Alexandre Braz reivindica ambulância para atender de forma exclusiva os moradores do povoado de Pradolândia. O pedido foi encaminhado ao deputado federal Luiz Tibé (Avante). Segundo ele, o parlamentar pode atender o município através de emendas junto ao Governo Federal, por isso fez questão de levar o ofício pessoalmente. “Um veículo próprio é extremamente necessário para que a população da localidade seja atendida nos hospitais e clínicas de Frutal, com agilidade, conforto e eficiência”, destacou.

Vereador Rapinha reivindica a aquisição de ônibus para o transporte escolar

Em indicação apresentada nesta semana, o vereador Claudimar Basílio “Rapinha” solicitou a aquisição de ônibus mais novos para o transporte de estudantes que vão para Barretos e Rio Preto, além de isentá-los de mensalidades, como já ocorre em cidades vizinhas como Itapagipe e Fronteira.
O vereador explica que, em breve, provavelmente deverão retornar as aulas presenciais diárias dos estudantes, e estes precisam contar com um transporte digno e seguro, sendo que os atuais estão em estado bastante precário.
Junto a estes pedidos, Rapinha requisitou ainda esforços para conseguir mais cursos para Frutal, o que resultaria em melhor oportunidade de estudos para oferecer um futuro melhor a estes universitários.

Vereador Jhonathan Lavador quer reunião com a Cemig para discutir taxa de iluminação pública

O vereador Jhonathan Martins (Jhonathan Lavador) sugeriu ao prefeito Bruno Augusto realizar uma reunião com a Cemig, assim como providenciar um levantamento junto a empresa, para compreender o motivo pelo qual a cobrança da taxa de iluminação pública é calculada sobre o consumo individual e não definida de maneira igual para todos os consumidores. “É preciso dar explicações claras aos frutalenses a respeito dos motivos da cobrança de a taxa de iluminação pública ser definida desta forma, e somente a direção da Cemig poderá fazer isso. Espero que o prefeito Bruno, que sempre atuou em defesa da população, nos ajude a buscar essa resposta”.

Câmara pede delegada mulher para a Polícia Civil de Frutal

Através de representação aprovada na reunião desta semana, vereadores solicitaram ao chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva, a indicação de uma delegada para atuar na 3ª Delegacia de Polícia Civil. Filho do vereador Antônio Joaquim da Silva (Tõe da Véia), Joaquim é natural de Frutal e por conhecer a realidade do município, eles acreditam que conseguiram sensibilizá-lo da necessidade de atendimento do pedido.
Segundo o documento, assinado por todos os 15 vereadores, “para o efetivo cumprimento das regras estipulas na lei Maria da Penha é preciso que as delegacias sejam estruturadas com profissionais do sexo feminino para o efetivo acolhimento e propiciar o bem estar das mulheres vítimas de violência doméstica. O atendimento especializado fortalece o combate à violência que atinge os grupos vulneráveis”.
A lei Maria da Penha em seu artigo 8º, IV, também prevê a implementação de atendimento policial especializado para as mulheres. “A Delegacia da Mulher é um marco importante para a política de enfrentamento à violência contra as mulheres. Nelas, a vítima é acolhida – preferencialmente por policiais femininas – na busca por uma resposta eficaz e eficiente no combate à violência”, complementam os vereadores por meio do ofício.

Vereador Fernando Barcelos solicita término de muro de escola no povoado de Boa Esperança

Através de indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Fernando da Quineira solicitou o término do muro da Escola Municipal “Odílio Fernandes”, no povoado da Boa Esperança. De acordo com o vereador, essa medida visa oferecer mais segurança aos moradores, bem como aos alunos da escola e à horta que foi criada e mantida no local.
Mutirão de Limpeza
Além disso, o vereador também reivindicou a realização de um mutirão de limpeza no Povoado de Boa Esperança. Segundo Fernando, o pedido se justifica em razão do acumulo de lixo e móveis inservíveis que são descartados em via publica, ocasionando acumulo de aguas paradas e consequentemente a proliferação de doenças sazonais.

Vereadores querem o funcionamento da UTI - Unidade de Terapia Intensiva - do Hospital Frei Gabriel

O presidente da Câmara, Edivalder Fernandes (Cheiroso) e os vereadores Claudimar Basílio (Rapinha), Maiza Signorelli e Sinomar Borges, apresentaram na última semana indicações ao prefeito Bruno Augusto solicitando a necessidade de colocar em funcionamento a UTI do Hospital Frei Gabriel. Em sua proposições, eles ressaltam a importância da Unidade de Tratamento Intensivo para os moradores de Frutal e de cidades da região.
De acordo com Edivalder Cheiroso, com o início do mandato da nova administração suas esperanças se renovaram, pois é de conhecimento de todos, a preocupação que o atual chefe do Executivo, Bruno Augusto, sempre demonstrou pela área da saúde do Município. “Nós também lutamos arduamente, não só na legislatura passada, mas em outras pelos mais pobres, especialmente por aqueles que sofrem buscando um atendimento médico, que precisa ser de excelência, pois afinal todos pagam impostos e merecem ser bem acolhidos”, frisou.
O vereador Rapinha comenta que assim como colocar em funcionamento é preciso estabelecer parcerias com os municípios vizinhos para a manutenção da Unidade de Tratamento Intensivo. “Frutal é efetivamente uma cidade polo da região. Considerando que nossos municípios vizinhos serão beneficiados com a UTI do Frei Gabriel, é justo que estes também ajudem na sua manutenção. Precisamos dela funcionando urgentemente, estamos perdendo muitas vidas, apesar de contarmos com Uberaba”, relatou.
A vereadora Maiza destaca que além da Unidade de Tratamento Intensivo, é necessário que a Prefeitura de Frutal também coloque em funcionamento o aparelho de tomografia do Hospital Frei Gabriel – que está pendente de adequação de um local para pleno funcionamento. “Além da preocupação com as doenças sazonais e demais patologias e intervenções de alta complexidade, estamos preocupados com o avanço do coronavírus Covid-19, uma doença cujos cuidados de infectados graves dependem de uma estrutura hospitalar completa e complexa”, afirmou.
O vereador Sinomar, que junto a Maiza assinou uma das indicações, complementa. “Estamos bastante preocupados com essa questão. A orientação é enviar pacientes que necessitem de cuidados intensivos aos hospitais de referência. O Hospital Frei Gabriel deveria ser um deles, mas ainda não está pronto para atender essa demanda. As sedes de microrregiões em saúde, como é o caso de Frutal, precisam estar organizadas para também oferecerem atendimentos de alta complexidade”, ressaltou.

Vereadora Maiza sugere instalação de casas de apoio em Uberaba e Barretos

A vereadora Maiza Signorelli Nunes, que tem entre suas prioridades de atuação o trabalho social, sugeriu nesta semana, através de indicação aprovada na Câmara e encaminhada à Prefeitura, a necessidade de alugar ou construir casas de apoio nas cidades de Uberaba e Barretos, para servir como centros de apoio e descanso para as pessoas carentes doentes, que fazem tratamento hospitalar naquelas cidades. “Desde o nosso primeiro mandato e nesses anos todos sempre nos preocupamos com essa questão, por entendermos a séria necessidade desta providência. Tal medida, de caráter social, seria extremamente importante para os nossos munícipes carentes, que necessitam fazer tratamentos de saúde em Barretos ou Uberaba, sem ter nenhum lugar para descanso entre um exame, uma consulta e mesmo um procedimento hospitalar mais complicado”, afirmou.

Vereador Zizi indica cercar com alambrado todo o entorno do Parque dos Lagos

O vereador José Antônio da Silva (Zizi), por meio de indicação, enviada nesta semana à Prefeitura, sugere a colocação de alambrado em volta do Parque dos Lagos Leda Campos Borges. “É preciso que esta medida seja tomada, a exemplo de outras cidades do país, que têm seus parques devidamente cercados, com guardas para zelar por aqueles locais, para que a segurança de todos seja preservada”, explicou.
Além do cercamento do parque, Zizi também pede a instalação de portão de acesso com cadeado, contratação de guardas para garantir a segurança dos frequentadores e limitar o horário disponível ao público entre 6h e 23h horas. “O local possui lagos profundos, que também oferecem risco à população de maneira geral”, destacou.
O vereador Zizi relata que o Parque dos Lagos deveria ser voltado apenas ao lazer e prática esportiva, mas não tem sido bem assim. “A maioria está ali para divertir e exercitar, mas já aconteceram cenas lamentáveis, como vandalismo e crimes, sem falar em pessoas praticando atos atentatórios contra a moral e os bons costumes”, ressaltou.

Ações do documento