Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereadora Gislene pede construção de muro na UBS Antônio Onofre

A construção de um muro no entorno da Unidade Básica de Saúde Antônio Onofre, situada no Residencial Portinari, foi solicitada pela vereadora Gislene Maria da Silva em indicação aprovada nessa semana na Câmara Municipal de Frutal.
O local tem sido alvo de diversas reclamações de vizinhos e dos moradores, já que a falta de cercamento tem facilitado ações de vandalismo e até mesmo aglomerações de pessoas durante os horários em que a UBS não está em funcionamento.
“Esse melhoramento é necessário com urgência para proteger a unidade de atos de vandalismo. Temos ouvido reclamações sobre pessoas que ficam ali durante os finais de semana consumindo bebidas alcoólicas e, sem os muros, a UBS fica à mercê da ação de ladrões, tornando-se alvo fácil para furtos ou roubos”, destacou a vereadora.
A indicação foi aprovada por unanimidade e encaminhada para providências da Prefeitura de Frutal.

Vereadora Irma defende estacionamento em apenas um dos lados em rua do bairro Princesa Isabel

A vereadora Irma Rezende Rocha defendeu durante a reunião da Câmara de segunda-feira (23) que o Departamento Municipal de Trânsito estude a possibilidade implantar estacionamento em apenas um lado da via, com a devida sinalização, na Rua João Gonçalves, no bairro Princesa Isabel, entre a Rua Princesa Isabel e a José do Patrocínio. A proposição sobre o assunto foi colocada em votação e teve aprovação unânime.
“A Rua João Gonçalves é de uma importância estratégica para o fluxo do trânsito nesse bairro. Confirmamos, a pedido dos moradores, que principalmente no final da tarde há ali um grande fluxo de veículos, muitos ônibus com trabalhadores nos dois sentidos. A rua, contudo, é estreita e, por isso, quando há carros estacionados dos dois lados da via, o trânsito fica meio complicado. Os pedestres reclamam de dificuldades para atravessarem a rua nesse horário de pique, reclamam também a falta de sinalização”, justificou.

Vereador Juninho recomenda recapeamento da Avenida José de Alencar

O vereador Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato), através de indicação encaminhada à Prefeitura, recomendou a necessidade de recapeamento da Avenida José de Alencar, entre a Rua Belo Horizonte e o trevo da BR-364. “Com a vinda do Supermercado Bahamas e várias outras empresas se instalando naquele importante logradouro, é imprescindível que este esteja em excelentes condições, bem recapeado e bem sinalizado”, explicou.

Vereador Rapinha indica construção de acessos ligando novos bairros

O vereador Claudimar Basílio da Silva (Rapinha) indicou ao Governo Municipal a necessidade de providenciar a construção de acessos aos novos bairros da cidade, mencionando especificamente na proposição o Jardim das Américas. “Precisamos providenciar a ligação do referido bairro com o Estudantil e também com o Residencial Nova Frutal. Trata-se de medida que facilitará sobremaneira o trânsito dos munícipes entre os citados bairros e certamente será bastante aplaudida por todos”, afirmou.

Vereadores solicitam viatura para Defesa Civil de Frutal

Vereadores assinaram uma representação conjunta solicitando que o governador Romeu Zema possa liberar uma viatura para a Defesa Civil de Frutal. A solicitação foi feita pelos vereadores Jhonathan Martins Siqueira (Jhonathan Lavador), Antônio Joaquim da Silva (Tõe da véia), José Adão da Silva (Zizi) e Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso) – presidente da Câmara, em documento discutido em plenário e aprovado na segunda-feira (23), com a intenção de reforçar a atuação desse órgão no município.
“É extremamente importante garantirmos a segurança da população e agilizarmos os trabalhos indispensáveis restados pela Defesa Civil para o nosso município e à sociedade frutalense, como ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas. Desta forma, a viatura é necessária para garantir essa melhor prestação de serviços e por isso enviamos essa solicitação para o governador”, destacam os vereadores.
A representação aprovada em plenário já foi encaminhada ao gabinete do governador Romeu Zema com a expectativa do atendimento dessa importante demanda para o município.

Presidente da Câmara recebe representantes da ACIF e Cartão Sysprocard

O presidente da Câmara Edivalder Fernandes, Cheiroso, recebeu em seu gabinete na tarde desta quarta-feira (25), o 1º tesoureiro da ACIF/CDL, Glauder da Mata e alguns representantes da entidade.
O objetivo da reunião foi estreitar os laços da Câmara Municipal com a Assossiação Comercial de Frutal por meio de uma parceria que visa oferecer aos servidores do legislativo um cartão de crédito.
O benefício, se firmado, poderá atender aos servidores efetivos e comissionados com um limite de crédito para compras nos mais variados segmentos comerciais. Além de auxiliar o comércio nesse momento tão difícil com a pandemia.
" O pontapé inicial para essa nova parceria foi dado, vemos uma alternativa para fomentar a economia do município e dar comodidade aos nossos servidores para que possam usufruir de diversos benefícios. Sempre buscaremos mecanismos de fortalecimento do nosso comércio e a valorização dos servidores”, declarou o presidente Edivalder Fernandes.

Aprovado projeto da vereadora Maíza que prevê desconto para doadores de sangue

A Câmara de Frutal aprovou um projeto de lei de autoria da vereadora Maíza Signorelli Nunes que dispõe sobre a concessão de desconto de 50% na entrada de eventos e passe livre no transporte público municipal para doadores regulares de sangue, no município de Frutal.
Conforme o projeto, terão direito aos benefícios doadores regulares com, no mínimo, três doações por ano, atestadas por órgão oficial ou entidade credenciada pelo Poder Executivo. Eles deverão ainda apresentar o comprovante de sua condição no transporte coletivo e na portaria do evento.
A autora do projeto enfatiza que a proposta visa estimular a doação de sangue, bem como incentivar o crescimento de doadores, considerando que o desconto é um estímulo para ampliar o cadastro e a captação de doadores.
“Estamos estimulando a solidariedade e conscientizando o cidadão da importância da doação de sangue no Município. Além disso, é mais uma maneira de promover a disseminação da cultura da doação de sangue, por meio do incentivo direto da atividade em prol da coletividade, gerando um aumento dos estoques, diminuindo os riscos de desabastecimento”, conclui.

Vereadora Gislene sugere construção de redutores de velocidade em Aparecida de Minas

A vereadora Gislene Silva sugeriu na reunião de segunda-feira (16), a necessidade de instalar obstáculos redutores de velocidade, dentro das normas da legislação de trânsito e com a devida sinalização de alerta, no distrito de Aparecida de Minas, sendo um na Praça Henrique João Alves, na esquina com a Rua Juvenal de Oliveira, que dá acesso à estrada Porto da Mandioca e outro perto da curva, na altura do número 643.
“É preciso instalar com urgência lombadas que reduzam a velocidade dos veículos, para a proteção à integridade física dos motoristas e transeuntes e um melhor ordenamento do trânsito. Mas é indispensável que os mesmos tenham a devida pintura refletiva e placas de alerta, para que os motoristas fiquem de sobreaviso e estes sirvam a sua finalidade, ou seja, diminuir a velocidade dos veículos, sem riscos de danos e acidentes”, justificou.

Vereador Juninho questiona Saúde sobre andamento da vacinação contra Covid-19 em Frutal

O vereador Juninho do Sindicato apresentou questionamentos à Secretaria Municipal de Saúde de Frutal a respeito da vacinação no município. Em requerimento aprovado na segunda-feira (16), o vereador questionou a secretária Lamonise Maria Alves Ribeiro sobre quantas pessoas ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Frutal, qual o percentual da população ainda não completou a imunização com a segunda dose e se a Secretaria está tomando alguma ação em busca das pessoas que tomaram apenas a primeira dose.
“Sabemos da substancial importância da segunda dose da vacina contra a Covid para a segurança e eficácia e, desta maneira, a integral proteção das pessoas. Por isso, necessitamos saber se está havendo muita evasão em nosso Município em relação a esta segunda imunização. Em Frutal ainda está ocorrendo muitos casos de Covid e é necessário que o órgão responsável, que é a Secretaria da Saúde tome as providências para que o maior número de munícipes seja efetivamente vacinado com as duas doses da vacina, seja ela qual for”, finaliza Juninho do Sindicato.

Vereador Jhonathan pede reparos em rua do Jardim das Laranjeiras

O vereador Jhonathan Martins Siqueira (Jhonathan Lavador) encaminhou indicação ao Governo Municipal pedindo reparos na Rua Olávo Ribeiro Côrtes, na altura do nº 344, no bairro Jardim das Laranjeiras. “Neste endereço, segundo um morador da localidade, abriu-se um buraco próximo ao portão de entrada da garagem. Além disso, frequentemente empoça água suja no local, trazendo mau cheiro e risco de surgimento de criadouro do mosquito Aedes aegypti, que provoca a dengue e outras doenças igualmente perigosas à saúde pública”, explicou.

Vereador Rapinha reivindica iluminação em LED no trevo de Aparecida de Minas

O vereador Claudimar Basílio da Silva (Rapinha) reivindica a instalação de iluminação em LED no trevo de Aparecida de Minas, assim como na entrada do distrito, nas proximidades da imagem de Nossa Senhora Aparecida. “Julgamos que estas providências serão extremamente bem vindas, pois além de melhorar o aspecto visual dos locais apontados, uma boa iluminação trará certamente maior segurança aos que têm de aguardar algum transporte ou nestes transitar”, explicou.

Vereador Edivalder pede ampliação da Avenida Juquinha Ganha Pouco

O vereador Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso), presidente da Câmara de Frutal, manifestou na reunião desta segunda-feira (16), a necessidade de ampliação da Avenida Juquinha Ganha Pouco até a Cervejaria Cidade Imperial, com urgência.
“É notável o crescimento desta indústria e o grande número de pessoas nela trabalhando. Com a abertura daquela avenida até as instalações da Cervejaria, teremos uma maior segurança aos colaboradores da indústria, que dela se utilizarão evitando o trânsito pela rodovia”, explicou.
Edivalder ressalta que a obra também será importante incentivo ao crescimento e desenvolvimento dos bairros Jardim Brasil e Residencial Plaza. “Desde 2019 temos trabalhado neste sentido, e esperamos que agora esta providência seja efetivamente tomada pelo Executivo, considerando o grande benefício que dela advirá para a nossa cidade”, finalizou.

Vereadora Gislene cobra recuperação de rua danificada por obra da Copasa

A vereadora Gislene Maria da Silva apresentou um pedido de representação para a direção da Copasa que versa sobre providências imediatas quanto a recomposição do asfalto na Rua Sacramento, na altura do número 1.088.
Ela esclarece que a empresa precisou cortar o asfalto para fazer reparos na rede de esgoto da rua, porém não realizou uma recomposição da pavimentação de forma adequada, já que ficou bem abaixo do nível da rua, prejudicando o trânsito e gerando riscos de acidentes.
De acordo com a autora, as ruas são planejadas para os pedestres e também veículos. Portanto, a reparação aos danos causados às vias e calçadas deve ser efetiva para garantir mobilidade a toda população e é de responsabilidade de todos zelarem pela sua qualidade e manutenção.
“Por se tratar de um bem público, as calçadas e demais vias públicas ficam sob a fiscalização do Poder Executivo Municipal, mesmo que a execução de reparos seja de empresas concessionárias, permissionárias, contratadas ou similares. Esperamos a empresa providencie os reparos para a segurança de todos”, conclui.

Vereador Juninho do Sindicato quer programa social na área habitacional

O vereador Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato) foi autor de uma indicação em que sugere a elaboração de um programa social e técnico na área habitacional.
Seu objetivo é beneficiar famílias com renda mensal de até três salários mínimos, que possuam um único imóvel e residam no Município há pelo menos três anos, oferecendo assistência técnica pública e gratuita para elaboração de projeto e a construção, reforma, ampliação e regularização fundiária de habitação de interesse social.
Conforme o projeto, o direito a essa assistência técnica abrangeria todos os trabalhos de projeto, acompanhamento e execução de obras e serviço a cargo de profissionais das áreas de arquitetura e urbanismo e engenharia, necessários para a edificação ou regularização fundiária da habitação.
“Trata-se de um projeto de grande interesse social que, se implementado em nosso município, certamente trará grande resultado, pois beneficiará a classe mais vulnerável da sociedade”, justifica.

Vereador Tõe da Véia recomenda contratação de maquinários para manutenção de estradas

O vereador Antônio Joaquim da Silva (Tõe da Véia) recomendou, através de indicação aprovada nesta semana, a aquisição de uma moto niveladora (patrola) e uma pá carregadeira, para efetuar serviços de manutenção das estradas rurais de nosso Município.
“A compra dos veículos é importante para que a Prefeitura possa realizar trabalhos diversos como a manutenção de estradas, entre outros, a fim de atender cada vez melhor a população e a Zona Rural”, justificou.
Segundo Tõe da Véia, a falta de maquinários tem gerado prejuízos econômicos e financeiros ao município, pois as estradas que dão acesso às propriedades rurais e que escoam a produção agrícola necessitam constantemente de manutenção, porém os equipamentos disponíveis para execução desse tipo de serviço não têm conseguido suprir esta demanda.
“O prefeito Bruno Augusto deve programar para adquirir estas máquinas antes do início do período chuvoso, sendo imprescindível a aquisição de pelos menos uma patrola e uma pá carregadeira para efetuar serviços de manutenção das estradas rurais de nosso Município”, afirmou.

Vereadores apresentam representação visando obter recursos para a Saúde

Os vereadores Alex Freitas, Gislene Maria e Juliene Sabino encaminharam nesta semana uma representação ao deputado federal Igor Tarciano Timo, solicitando sua interferência e esforços junto ao Ministério da Saúde, para a liberação de recursos financeiros no valor de R$ 500 mil, de forma urgente, para investimentos em saúde no Município.
“Devido ao agravamento da pandemia de Covid-19, a cidade de Frutal, enfrenta alta demanda na área da saúde, necessitando cada vez mais de recursos financeiros para investimentos nessa área. Por isso, necessitamos e esperamos a acolhida do nobre parlamentar a este pleito”, justificam os vereadores, que assinaram a proposição de forma conjunta.

Vereadora Irma Rezende questiona lei sobre poluição sonora

A Câmara de Frutal aprovou um requerimento de autoria da vereadora Irma Rezende Rocha destinada a Secretaria do Meio Ambiente e Prefeitura para encaminhar informações ao Legislativo sobre a poluição sonora e ambiental no município.
Na indicação, ela questiona como tem sido a fiscalização do nível sonoro dos carros de propagandas, motos com canos de escapamento adulterados e volume do som abusivo em residências.
Irma indaga ainda como e a quem recorrer para denunciar abusos relacionados a poluição sonora e se a chamada “lei do silêncio” está atingindo os seus objetivos, além da penalidade para quem a infligir.
A vereadora enfatiza o problema de saúde pública que o ruído urbano afeta as pessoas, pois conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde) ocupa o segundo lugar entre os problemas ambientais causadores de doenças no mundo, por gerar estresse, psicose, perda auditiva e problemas de ordem neurológica.
Irma Rocha lembra que, desde 2010, foi instituída a “lei do silêncio” no município com o objetivo de preservar a saúde e sossego público e, assim, melhorar a qualidade de vida da população e o meio ambiente na cidade.
“É preciso conscientizar as pessoas sobre a necessidade do controle de condutas que ocasionem a perturbação do sossego da população por emissão de som, pois há aquelas que não respeitam a tranquilidade dos outros, seja na própria casa, sem se preocupar com os vizinhos, seja abusando na altura do som emitido em veículos e, por isso, há a necessidade de campanhas de conscientização, e de uma efetiva fiscalização e cobrança de multas, se preciso for”, arremata.

Vereadora Irma Rezende questiona lei sobre poluição sonora

A Câmara de Frutal aprovou um requerimento de autoria da vereadora Irma Rezende Rocha destinada a Secretaria do Meio Ambiente e Prefeitura para encaminhar informações ao Legislativo sobre a poluição sonora e ambiental no município.
Na indicação, ela questiona como tem sido a fiscalização do nível sonoro dos carros de propagandas, motos com canos de escapamento adulterados e volume do som abusivo em residências.
Irma indaga ainda como e a quem recorrer para denunciar abusos relacionados a poluição sonora e se a chamada “lei do silêncio” está atingindo os seus objetivos, além da penalidade para quem a infligir.
A vereadora enfatiza o problema de saúde pública que o ruído urbano afeta as pessoas, pois conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde) ocupa o segundo lugar entre os problemas ambientais causadores de doenças no mundo, por gerar estresse, psicose, perda auditiva e problemas de ordem neurológica.
Irma Rocha lembra que, desde 2010, foi instituída a “lei do silêncio” no município com o objetivo de preservar a saúde e sossego público e, assim, melhorar a qualidade de vida da população e o meio ambiente na cidade.
“É preciso conscientizar as pessoas sobre a necessidade do controle de condutas que ocasionem a perturbação do sossego da população por emissão de som, pois há aquelas que não respeitam a tranquilidade dos outros, seja na própria casa, sem se preocupar com os vizinhos, seja abusando na altura do som emitido em veículos e, por isso, há a necessidade de campanhas de conscientização, e de uma efetiva fiscalização e cobrança de multas, se preciso for”, arremata.

Vereadoras frutalenses querem implantação de programa de combate a violência contra a mulher

A Câmara aprovou um pedido assinado por quatro vereadoras de Frutal, na qual solicitam que o município institua o programa de cooperação e o código sinal vermelho contra a violência.
Elas relatam que o código “sinal vermelho” foi instituído como forma de pedido de socorro pelo qual a vítima pode dizer: “sinal vermelho” ou sinalizar e efetivar o pedido de socorro e ajuda expondo a mão com uma marca no centro, na forma de um “X”, feita com caneta, batom, ou outro material acessível, se possível na cor vermelha, a ser mostrada com a mão aberta, para a clara comunicação do pedido.
Ao identificar o pedido, atendentes de repartições públicas ou instituições privadas coletam o nome da vítima, endereço ou telefone e liga para os números de emergência da Polícia Militar (190) ou da Central de Atendimento à Mulher (180).
O projeto institui ao Poder Executivo promover ações junto a órgãos como Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, entre outros, a fim de coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, viabilizando protocolos de assistência e segurança às mulheres a partir do momento que tenha sido efetuado o pedido de socorro.
“Os tempos de pandemia têm evidenciado o problema da violência doméstica com sua intensificação em diversas regiões do Brasil. É nos municípios que as coisas acontecem na prática. As propostas e ações de combate a violência doméstica tem surgido em diversos segmentos sociais no Brasil e em outros países, sendo que em Frutal não temos nos omitido nesta luta”, declaram.
São autoras da indicação, as vereadoras Juliene Sabino da Silva, Irma Rezende Rocha, Gislene Maria da Silva e Maíza Signorelli Nunes.

Vereadores sugerem destinação de recursos para compra de viatura para a Patrulha Rural

Vereadores apresentaram nesta semana uma indicação ao presidente da Câmara Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso) em que defendem a necessidade da devolução à Prefeitura dos recursos que não forem utilizados pelo Legislativo, objetivando que estes sejam utilizados para a aquisição de uma viatura policial. O intuito, segundo eles, é viabilizar a compra de um veículo apropriado para estradas de terra visando o reforço da Patrulha Rural de Frutal.
A sugestão foi apresentada em conjunto pelos vereadores Alex Freitas, Alexandre Braz, Fernando Barcelos de Paula (Fernando da Quineira), Gislene Maria da Silva, Irma Rezende Rocha, Jarbas Azevedo Filho (Jarbinhas Despachante), Juliene Sabino da Silva, Maíza Signorelli Nunes, Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato) e Sinomar Borges.
“Para fazer face às despesas administrativas da Câmara Municipal, mensalmente é requisitada ao Executivo a importância de R$ 723.777,87 (Setecentos e vinte e três mil, setecentos e setenta e sete reais e oitenta e sete centavos), referente ao duodécimo dos recursos correspondentes as dotações orçamentárias que o Poder Legislativo tem direito, conforme determina o inciso XXI, do artigo 80 da Lei Orgânica do Município. Acontece que temos ciência de que para as despesas mensais da Câmara não é necessário este valor total, e assim a Casa tem recursos em caixa que não foram utilizados”, escreveram.
Na proposição, os vereadores explicam que com a devolução de parte do duodécimo pela Câmara Municipal, o veículo será adquirido pela Prefeitura e repassado para a Polícia Militar, através da Consep (Conselho Comunitário de Segurança Pública). “A aquisição de uma viatura para reforço da Patrulha Rural de Frutal é extremamente importante. Esperamos contar com a sensibilidade da presidência para a imediata devolução dos recursos excedentes ao Executivo Municipal”, justificaram.

Vereador Zizi cobra retorno dos atendimentos odontológicos

O vereador José Adão da Silva cobrou o retorno dos atendimentos odontológicos no povoado de Vila Barroso (Chatão). O pedido foi feito através de requerimento encaminhado ao Governo Municipal. A proposição foi aprovada por unanimidade na reunião de segunda-feira (9).
“Algumas pessoas sempre nos questionam a respeito, considerando haver uma grande demanda de pessoas que necessitam deste serviço. Como soubemos que já estão liberados os atendimentos odontológicos, gastaríamos de obter esta informação, para que possamos repassá-la aos moradores”, afirmou.

Vereadora Maíza recomenda Tapa Buracos no bairro Nossa Senhora do Carmo

A vereadora Maíza Signorelli Nunes manifestou ao prefeito Bruno Augusto, através de indicação aprovada na reunião da Câmara de segunda-feira (9), a necessidade de efetuar uma operação tapa buracos nas ruas do bairro Nossa Senhora do Carmo.
“As ruas do citado bairro estão de uma maneira geral necessitando de uma operação tapa buracos, para sanar os problemas de dirigibilidade, fazendo com que os moradores, bem como os motoristas e transeuntes reclamem incessantemente pelos transtornos e riscos de acidentes a todos”, explicou.
Segundo ela, um dos pontos mais críticos esta situado na esquina das ruas Treze de Maio e Belo Horizonte. “O problema no local está aumentando a cada dia. Ali, há um buraco que faz com que quase todos os carros que passam por ali caiam, necessitando que uma medida urgente seja tomada”. destacou.

Vereador Jhonathan pede instalação de lombada na Avenida Rio de Janeiro

O vereador Jhonathan Martins Siqueira (Jhonathan Lavador) pediu ao Governo Municipal a instalação de um obstáculo redutor de velocidade, nos moldes estabelecido pela legislação de trânsito e com a devida sinalização de alerta, na Avenida Rio de Janeiro, em frente ao INSS. “A medida deve ser tomada, devido ao intenso trânsito de veículos que transitam em alta velocidade pelo local, trazendo o risco de acidentes. Esta é uma reivindicação dos moradores, que esperamos seja atendida com urgência”, destacou.

Vereadores reivindicam bomba d’água para o Cemitério de São Mateus

Os vereadores Claudimar Basílio da Silva (Rapinha) e Fernando Barcelos de Paula (Fernando da Quineira) encaminharam ao prefeito Bruno Augusto, indicação manifestando a necessidade do Governo Municipal adquirir uma bomba d'água para o Cemitério de São Mateus.
Na proposição, eles também solicitaram a construção de calçada no entorno do local. “São medidas de fácil execução e extremamente necessárias para a comunidade daquela região. Esperamos que o Executivo Municipal determine o atendimento a este nosso pedido ao setor competente”, manifestaram.

Vereador Tõe da Veia solicita replantio de palmeiras em ruas da cidade

A Câmara de Frutal aprovou uma indicação do vereador Antônio Joaquim da Silva (Tõe da Veia) em que este solicita o replantio de palmeiras que morreram ao longo dos canteiros centrais da Avenida José de Alencar e da Avenida Lauriston Souza.
Ele sugere que seja feito quando se iniciar o próximo período chuvoso e que também sejam tomados os cuidados de manutenção para que estas cresçam saudáveis embelezando os logradouros.
“Como as avenidas José de Alencar e Lauriston Souza são importantes logradouros da nossa cidade, julgamos que estas merecem receber este cuidado de paisagismo, o que certamente melhorará o seu visual”, justifica ele.
Tõe da Veia relata que diversas pessoas têm cobrado esta providência e cuidado, considerando que a beleza daqueles canteiros centrais depende de uma vegetação, de preferência palmeiras. Porém, ele enfatiza que é fundamental que se providencie a devida manutenção, para que não haja desperdício de dinheiro público.

Ações do documento