Notícias
Banco de notícias desta Casa Legislativa.
Vereadora Maíza sugere adicional de insalubridade para motoristas de ambulância
A vereadora Maíza Signorelli Nunes fez sugestão no sentido de que seja concedido um adicional de insalubridade para os motoristas de ambulância, no valor de 40% enquanto perdurar a pandemia da Covid-19.
Conforme esclarece, o adicional de insalubridade é um direito constitucional que assegura aos trabalhadores uma compensação pelos riscos a que estes se submetem em suas funções a condições gravosas a sua saúde.
“Julgamos que este benefício deve ser concedido a esses servidores, considerando que estes se expõem todos os dias em seu trabalho. Desta forma, é justo o pagamento do benefício”, enfatiza.
Ela lembra que esta é uma competência do Poder Executivo, por isso, é necessário que o prefeito se manifeste encaminhando um projeto de lei para ser votado pelo plenário da Câmara de Vereadores.
Vereador Zizi cobra cumprimento de tempo de espera em fila de bancos
O vereador José Adão da Silva (Zizi) apresentou uma indicação em que solicita a fiscalização das agências bancárias quanto ao cumprimento de lei que prevê o tempo máximo de espera para o atendimento pelos caixas.
A lei prevê a espera de até 15 minutos em dias normais, 20 minutos em véspera ou após feriados prolongados e de até 25 minutos nos dias de pagamento dos funcionários públicos municipais, estaduais ou federais.
No documento, Zizi pede esforços por parte da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) a fim de tomar providências junto às instituições financeiras, visando que os clientes não fiquem expostos ao sol e sem tempo determinado para serem atendidos pelas agências bancárias, evitando aglomerações e disseminação da Covid.
O vereador ressalta que já existe uma lei de 2005 que estabelece o prazo destes atendimentos e, portanto, deve ser respeitada e cumprida em benefício da população em geral.
Segundo ele, as instituições bancárias precisam se adequar de forma a atender com excelência a população. Para o vereador, é preciso que o Poder Executivo fiscalize o cumprimento da norma legal de modo a amenizar o sofrimento das pessoas que precisam ficar em filas imensas sob o sol e com risco de contrair o vírus da Covid.
Os vereadores Antônio Joaquim da Silva (Tõe da Veia), Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso), Jhonathan Martins Siqueira e Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato) apoiaram a iniciativa através de suas assinaturas na indicação.
Vereador Jhonathan Lavador quer melhorias em ruas dos bairros Flamboyant e Parque das Acácias
O vereador Jhonathan Martins Siqueira foi autor de duas indicações em que pede a realização de operação tapa buracos nos bairros Residencial Flamboyant e Parque das Acácias.
Segundo ele, as ruas do bairro Flamboyant estão em situação bastante precária devido aos buracos, gerando reclamações constantes dos motoristas e pedestres, pelos transtornos e riscos de acidentes.
Jhonathan observa que a operação tapa buracos resolverá o problema de poças de água e de trânsito ocorrido naquele bairro. No Flamboyant, ele solicita ainda a retiradas de galhadas de podas de árvores feita por morador na Avenida Goiás.
Em relação ao Parque das Acácias, o vereador Jhonathan comenta que as ruas – principalmente a Andorinha e a Perdizes – estão em péssimas condições de conservação e para evitar danos e prejuízos é preciso providenciar os reparos com urgência.
Vereadora Irma pede reparos e limpeza em área próxima ao aterro municipal
Por meio de indicação, a vereadora Irma Rezende Rocha solicitou limpeza e reparos no final da Rua Silviano Brandão e estrada do Bentinho, uma vez que as áreas próximas ao aterro municipal estão servindo de depósito de lixo.
Irma relata que o trecho final da Silviano Brandão está bastante sujo e com muito lixo acumulado, além de necessitar de uma operação tapa buracos. Na estrada do Bentinho, também há acúmulo de lixo, principalmente próximo ao aterro sanitário e é preciso fazer reparos urgentes na ponte antes que se torne intransitável.
Conforme relata a vereadora, para descartar lixos como galhadas e restos de construções no aterro sanitário é preciso efetuar um pagamento à empresa Forza Engenharia Sustentável e, por isso, muita pessoas colocam o lixo na estrada.
“Esta estrada é uma importante via de acesso a fazendas, chácaras e condomínio, assim como uma das saídas para o povoado de Vila Barroso. Portanto, a manutenção dela é uma justa demanda dos moradores da zona rural do Município”, declara.
Vereador Edivalder Cheiroso propõe criação de Distrito Industrial em Frutal
A criação de um Distrito Industrial em Frutal foi motivo de indicação do presidente da Câmara, Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso). A finalidade deste distrito é atrair empreendimentos e receber investimentos de forma a criar novos empregos e gerar maior arrecadação.
Ele comenta que o município tem progredido, mas é preciso que tenha um espaço para a implantação de um Distrito Industrial para o correto direcionamento de novas indústrias que servirão para alavancar o desenvolvimento de Frutal.
“Frutal tem uma localização estratégica e privilegiada por estar no centro de capitais e grandes centros do Brasil. Isso influencia empresários na hora de decidir onde instalar novas empresas ou filiais. Certamente, a criação de um Distrito atrairá mais investimento e irá gerar emprego e renda”, conclui.
Vereadores defendem criação de novos redutores de velocidade em ruas de Frutal
A vereadora Juliene Sabino defendeu nesta semana, através de indicação aprovada em plenário, a instalação um obstáculo redutor de velocidade (lombada), dentro das normas estabelecidas pela legislação de trânsito e com a devida sinalização de alerta, na altura do número 671 da Rua Araguari, 671, no bairro Progresso.
Segundo ela, a medida é preventiva e visa evitar acidentes. “Os veículos somente passam em alta velocidade. Isso tem gerado um perigo constante. O risco de atropelamentos é grande, principalmente de crianças e idosos. É preciso garantir a integridade física de todos”, afirmou.
Avenida Goiás
O vereador Alexandre Braz também tem se mostrado preocupado com o trânsito de Frutal. Recentemente, ele pediu a colocação de um redutor de velocidade (lombada) nas duas pistas da avenida Goiás, na altura do número 1.684, nas proximidades do cruzamento com a Rua Castro Alves, no Estudanti.
“É preciso construir com urgência um obstáculo naquela altura da Avenida Goiás, considerando o grande perigo que ali existe de acidentes e/ou atropelamentos, dada a grande velocidade dos condutores, que só passam acelerados, apesar do grande número de transeuntes”, justificou.
Vereador Rapinha busca apoio para vacinação de estudantes com mais de 18 anos
A Câmara de Frutal aprovou dois pedidos de representação de autoria do vereador Claudimar Basílio da Silva (Rapinha), ambos destinados ao deputado estadual Heli Grilo nos quais solicita seus esforços junto ao Governo do Estado.
Em um deles, Rapinha requer a vacinação contra a Covid para estudantes maiores de 18 anos das redes municipal, estadual e escolas particulares, o mais rápido possível.
A finalidade é providenciar o retorno das aulas presenciais, oferecendo segurança aos professores, funcionários das escolas e motoristas. “Para que a área da educação retome sua plena normalidade, precisamos que os estudantes maiores de 18 anos estejam vacinados contra a Covid”, frisa.
VEÍCULO ADAPTADO
Na segunda representação, o vereador pede a liberação de um veículo “van” adaptado para cadeirantes a ser destinado para a Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é possibilitar o fácil acesso das pessoas com deficiência e mobilidade reduzidas para serem transportados.
No mesmo documento, ele reivindica ainda a realização de um leilão em Frutal dos veículos apreendidos pela Polícia Militar.
Vereador Sinomar quer veículo adaptado para transporte de deficientes físicos
O vereador Sinomar Borges encaminhou nesta semana representação ao deputado federal Franco Cartafina, solicitando esforços do parlamentar para liberação de um veículo tipo "van", adaptado para deficientes físicos, para atender a área da saúde de Frutal.
“Esta Van, devidamente adequada, visa possibilitar o fácil acesso das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, especialmente os cadeirantes, que dependem dos importantes serviços da Secretaria Municipal da Saúde e necessitam ser transportados”, destacou.
Vereador Tõe da Veia pede reforma de ponte na Zona-Rural de Frutal
O vereador Antônio Joaquim da Silva (Tõe da Veia), mais uma vez, se posicionou em defesa dos moradores da Zona-Rural do município de Frutal. Através de proposição aprovada na última segunda-feira (7), ele indicou a necessidade de reformar a ponte do córrego Barro Preto, localizada na fazenda do finado Quinzinho Pereira.
“Situada a mais ou menos 5 km, a referida ponte é a 1ª depois do córrego São Bento, sendo de madeira e encontrando-se em péssimas condições, o que tem trazido perigo aos que nela transitam. Por ali passam caminhões transportando soja, milho, leite, etc., necessitando assim que a Prefeitura providencie a sua reforma, sem demora”, afirmou.
Vereador Edivalder Cheiroso reivindica maquinário da Prefeitura para atender produtores rurais
O vereador Edivalder Fernandes da Silva foi autor de uma reivindicação no sentido de disponibilizar o maquinário da Prefeitura a produtores rurais que necessitam da execução de serviços transitórios em suas propriedades.
Ele observa que a Lei Orgânica do Município permite esta concessão desde que não traga prejuízos aos trabalhos da Prefeitura e que se cobre um preço inferior ao do mercado para ajudar a classe rural neste tempo de pandemia.
“Acredito que este auxílio ao produtor rural é muito importante já eles necessitam de pequenos serviços em suas propriedades, mas que somente podem ser feitos com máquinas que a Prefeitura possui. Esperamos que o Executivo analise a viabilidade deste pedido para atender ao setor rural”, conclui.
Vereadora Irma sugere estudo para criação de “Auxílio Conectividade” com o propósito de beneficiar professores
A vereadora Irma Rezende Rocha foi autora de indicação em que sugere um estudo para se verificar a possibilidade da criação do "Auxílio Conectividade" para os professores da Rede Municipal, enquanto perdurar a pandemia da Covid-19 e as aulas online.
Conforme ela explica, esta seria uma ajuda de custo para as atividades laborais que demandam mais gastos com internet, mais tempo de preparação das aulas e acompanhamento dos alunos e familiares, o que exige um aumento considerável da jornada de trabalho.
Para a vereadora, esta é uma reivindicação justa dos professores municipais e estaduais, pois, estes relatam as dificuldades das aulas online, já que muitos deles não tinham preparo para lidar com as ferramentas, computadores e programas.
Alguns tiveram que trocar de celular e notebook, a partir de 2020 e contratar mais pacote de dados para ter mais conectividade a fim de atender esta exigência.
“Diante das dificuldades de algumas escolas, professores colaboram com a compra de materiais para a impressão dos trabalhos dos alunos. Eles sempre se preparam para as novas metodologias de ensino, montando estúdio em casa e muitas vezes procurando assessoria de técnicos de informática para instalar novos programas para suas aulas online. Como não há previsão da reabertura das escolas para os alunos, achamos justa essa ajuda aos servidores para cobrir as despesas extras”, comenta.
Irma Rezende informa que esse auxílio já foi aprovado em alguns municípios, citando a Prefeitura de Manaus que paga o valor de R$ 70,00 como auxílio.
Ela adianta que apesar da crise econômica no país, a Prefeitura de Frutal tem conseguido honrar seus compromissos; por isso, acredita que o prefeito analisará a indicação. “Os professores são dignos de muitos aplausos, de acolhimento, de reconhecimento de sua importância e de uma maior valorização pelo poder político e pela sociedade”, finalizou.
Vereadora Irma sugere estudo para criação de “Auxílio Conectividade” com o propósito de beneficiar professores
A vereadora Irma Rezende Rocha foi autora de indicação em que sugere um estudo para se verificar a possibilidade da criação do "Auxílio Conectividade" para os professores da Rede Municipal, enquanto perdurar a pandemia da Covid-19 e as aulas online.
Conforme ela explica, esta seria uma ajuda de custo para as atividades laborais que demandam mais gastos com internet, mais tempo de preparação das aulas e acompanhamento dos alunos e familiares, o que exige um aumento considerável da jornada de trabalho.
Para a vereadora, esta é uma reivindicação justa dos professores municipais e estaduais, pois, estes relatam as dificuldades das aulas online, já que muitos deles não tinham preparo para lidar com as ferramentas, computadores e programas.
Alguns tiveram que trocar de celular e notebook, a partir de 2020 e contratar mais pacote de dados para ter mais conectividade a fim de atender esta exigência.
“Diante das dificuldades de algumas escolas, professores colaboram com a compra de materiais para a impressão dos trabalhos dos alunos. Eles sempre se preparam para as novas metodologias de ensino, montando estúdio em casa e muitas vezes procurando assessoria de técnicos de informática para instalar novos programas para suas aulas online. Como não há previsão da reabertura das escolas para os alunos, achamos justa essa ajuda aos servidores para cobrir as despesas extras”, comenta.
Irma Rezende informa que esse auxílio já foi aprovado em alguns municípios, citando a Prefeitura de Manaus que paga o valor de R$ 70,00 como auxílio.
Ela adianta que apesar da crise econômica no país, a Prefeitura de Frutal tem conseguido honrar seus compromissos; por isso, acredita que o prefeito analisará a indicação. “Os professores são dignos de muitos aplausos, de acolhimento, de reconhecimento de sua importância e de uma maior valorização pelo poder político e pela sociedade”, finalizou.
Vereador Jarbinhas defende que Prefeitura disponibilize equipamentos adequados para as aulas remotas
Para minimizar os impactos do ensino remoto para alunos e professores, o vereador Jarbas Azevedo Filho (Jarbinhas Despachante) defendeu na noite desta segunda-feira (31), na Câmara, que a Prefeitura possa adquirir tablets para alunos da rede municipal que não possuem esse dispositivo para participação nas aulas on-line e, ainda, que notebooks, tablets ou celulares sejam cedidos aos professores da Prefeitura para dar melhores condições de trabalho aos educadores.
Segundo o vereador Jarbinhas, essas ações são fundamentais para minimizar os impactos do ensino on-line enquanto perdurar essa modalidade de aulas em razão da pandemia. “Temos muitos professores custeando do próprio bolso a aquisição desses equipamentos para poder trabalhar. Propomos que a Prefeitura invista na aquisição desses equipamentos par que sejam usados no ensino à distância e, quando as aulas presenciais retornarem, também sejam utilizados como ferramentas pedagógicas em sala de aula”, explica.
Jarbinhas aponta ainda que o acesso a equipamentos adequados para as aulas vai permitir aos professores desempenhar melhor seus trabalhos nas aulas on line. Já os tablets para os alunos minimizarão as desigualdades que ocorrem entre as famílias, permitindo que todos possam ter acesso aos conteúdos de forma adequada.
Representação
Jarbinhas ainda encaminhou uma representação ao deputado estadual Arnaldo Silva Júnior para que possa viabilizar recursos junto ao Governo de Minas Gerais para a aquisição dos equipamentos de informática para serem cedidos a professores e alunos da rede municipal de ensino de Frutal.
“Como sabemos que os custos de aquisição desses materiais são altos, solicitamos ao deputado Arnaldo que possa buscar recursos junto ao Governo do Estado para auxiliar a Prefeitura por meio de recursos ou emendas viabilizadas para essa aquisição”, finaliza Jarbinhas.
Vereador Jhonathan Lavador quer designação de médico e enfermeira para UBS da Vila Esperança
A designação de um médico e uma enfermeira para a Unidade Básica de Saúde (UBS) “Sagrado Coração de Jesus”, situada no bairro Vila Esperança. Esta foi uma reivindicação do vereador Jhonathan Martins Siqueira, na última sessão da Câmara. Conforme ele ressalta, através da contratação destes dois profissionais, poderá dar continuidade no desenvolvimento de indispensáveis serviços públicos naquela unidade.
Vereadora Juliene Sabino solicita academia ao ar livre no Francisco Moron
Por meio de indicação, a vereadora Juliene Sabino da Silva pediu providências quanto a instalação de uma academia ao ar livre na Rua Arizon Rodrigues Rezende, no bairro Francisco Moron.
Seu objetivo é proporcionar através da prática de atividade física, saúde e qualidade de vida para os idosos e a comunidade em geral. Instalada ao ar livre, a academia é composta de equipamentos que servem para alongar, fortalecer, desenvolver a musculatura em geral e trabalhar a capacidade aeróbica.
“Sabe-se que a prática da atividade física na terceira idade pode auxiliar na redução das complicações de doenças crônicas, bem como contribuir para a diminuição no consumo de medicamentos. Aliada a uma alimentação saudável, a prática de atividades físicas é uma das principais recomendações dos médicos. Por isso, creio ser de extrema importância este benefício aos moradores do bairro”, justifica.
Vereadores Sinomar e Alexandre querem mais um infectologista para o CTA de Frutal
Em uma indicação assinada em conjunto, na última reunião da Câmara, os vereadores Sinomar Borges e Alexandre Braz pediram para designar mais um médico infectologista para o Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA. Eles explicam que atualmente um infectologista de São José do Rio Preto atende somente dez pessoas por semana, o que não supre a demanda existente, necessitando, portanto, de outro profissional dessa especialidade, com urgência.
Vereador Rapinha indica ambulatório para atender casos de Covid em Aparecida de Minas
Em razão da grande quantidade de casos positivos de Covid em Frutal, o vereador Claudimar Basílio da Silva (Rapinha) reivindica a instalação de um ambulatório no distrito de Aparecida de Minas. “Creio que é viável montar um ambulatório, possibilitando que as pessoas façam o teste e até mesmo sejam medicadas, em caso de estarem contaminadas, evitando o desgaste de terem de se deslocar para Frutal somente para esse fim”, argumenta.
Vereador Alexandre Braz propõe reforma de prédio da clínica odontológica municipal
Na última reunião da Câmara de Frutal, o vereador Alexandre Braz apresentou uma indicação sobre a necessidade de efetuar a mudança do local de atendimento do CEO - Centro de Especialidades Odontológicas "Dr. Rubens José Miziara" e Clínica Odontológica Municipal "Dr. Romes Castanheira".
O vereador justifica que o prédio está desgastado e precisa de uma reforma para oferecer mais conforto aos pacientes e colaboradores.
Alexandre enfatiza ainda a necessidade de se fazer um estudo para que os atendimentos odontológicos possam ocorrer 24 horas por dia (clínica geral, urgência e emergência).
Vereador Zizi aponta necessidade de obras para evitar acumulo de água em vias públicas
O vereador José Adão da Silva (Zizi) encaminhou indicações ao Governo Municipal propondo obras para evitar o acúmulo de água em vias públicas. As proposições apontam dois locais em que medidas precisam ser tomadas o quanto antes.
Um dos pontos críticos, conforme explica Zizi, está localizado no cruzamento da Avenida Benjamin Constant com a Rua Filhas do Evangelho, no Centro. “A situação ali é crítica, se nada for feito vão surgir outros problemas”, comentou.
Zizi destaca que a Rua Aracaju, 284, no Jardim Brasil, nas proximidades do Mercado SS, também empoça água constantemente. “Esses locais apresentam transtornos de toda ordem, além dos riscos à saúde pública, pelo risco de eventuais criadouros do mosquito Aedes aegypti”, ressaltou.
Vereador Fernando apresenta pedido de criação de travessia elevada na Marechal Deodoro
O vereador Fernando de Paula Barcelos (Fernando da Quineira), através de indicação aprovada na reunião da Câmara desta segunda-feira (31), apontou a necessidade de construir uma travessia elevada com faixa de pedestres na Avenida Marechal Deodoro, na altura do nº 220, nas proximidades da Clínica Somed, objetivando a redução de velocidade dos veículos e motos.
“A construção dessa travessia elevada é medida indispensável, urgente e fundamental, considerando que visa a segurança dos transeuntes devido ao enorme fluxo de veículos naquele logradouro, que no local somente trafegam em alta velocidade, inclusive as motos, ficando bastante difícil atravessar a avenida com sérios riscos”, justificou.
Curiosamente, conforme reforça Fernando, na via que sobe a avenida existe uma lombada velha, mas na outra, que realmente deveria ter, não há nenhum obstáculo. “Os veículos descem em alta velocidade e na Somed há muitos pacientes que vão fazer exames, necessitando de haver ali uma travessia elevada, que certamente fará com que os carros parem, proporcionando maior segurança aos transeuntes e pedestres”.
Vereadora Maíza cobra reajuste do valor do ticket alimentação
A vereadora Maíza Signorelli Nunes apresentou um requerimento destinado ao prefeito, em que questiona o reajuste do ticket alimentação dos servidores da Prefeitura.
Ela destaca que o ticket é de grande importância para os servidores, pois muitos precisam deste benefício para complementar o orçamento doméstico.
Maíza acredita que a Administração tem condições de proporcionar um reajuste do benefício, auxiliando os funcionários, principalmente aqueles cujos familiares têm integrantes passando dificuldades por conta do desemprego.
“Entendemos que o ticket deve ser para todos os servidores, sem exceção. Considerando que é uma medida justa, tenho certeza que o prefeito não medirá esforços para tomar providências”, arremata.
Vereadores Juninho e Gislene requerem informações sobre kit alimentação da Prefeitura
Os vereadores Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato) e Gislene Maria da Silva fizeram um requerimento ao prefeito e à secretária de Assistência Social, Nayara Aparecida Silva, solicitando informação a respeito dos alimentos contidos nos kits alimentação distribuídos pelo Governo Municipal.
Conforme eles relatam, muitas pessoas os procuram dizendo que estão recebendo poucos alimentos e que o kit não tem vindo completo e, portanto, não dá para suprir as necessidades básicas de uma família.
Os autores ressaltam que neste período de pandemia, as famílias estão sendo afetadas; por isso, é preciso que o Poder Público auxilie os mais carentes.
Vereadores Juninho e Gislene requerem informações sobre kit alimentação da Prefeitura
Os vereadores Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato) e Gislene Maria da Silva fizeram um requerimento ao prefeito e à secretária de Assistência Social, Nayara Aparecida Silva, solicitando informação a respeito dos alimentos contidos nos kits alimentação distribuídos pelo Governo Municipal.
Conforme eles relatam, muitas pessoas os procuram dizendo que estão recebendo poucos alimentos e que o kit não tem vindo completo e, portanto, não dá para suprir as necessidades básicas de uma família.
Os autores ressaltam que neste período de pandemia, as famílias estão sendo afetadas; por isso, é preciso que o Poder Público auxilie os mais carentes.
Vereadores Juninho e Gislene requerem informações sobre kit alimentação da Prefeitura
Os vereadores Sebastião Custódio Couto Júnior (Juninho do Sindicato) e Gislene Maria da Silva fizeram um requerimento ao prefeito e à secretária de Assistência Social, Nayara Aparecida Silva, solicitando informação a respeito dos alimentos contidos nos kits alimentação distribuídos pelo Governo Municipal.
Conforme eles relatam, muitas pessoas os procuram dizendo que estão recebendo poucos alimentos e que o kit não tem vindo completo e, portanto, não dá para suprir as necessidades básicas de uma família.
Os autores ressaltam que neste período de pandemia, as famílias estão sendo afetadas; por isso, é preciso que o Poder Público auxilie os mais carentes.
Preocupação com período de frio gera indicação do vereador Edivalder Cheiroso
O vereador Edivalder Fernandes da Silva, presidente da Câmara, foi autor de indicação em que solicita a aquisição de cobertores para serem doados à população carente do município, através da Secretaria de Assistência Social.
Edivalder explica que o inverno está se aproximando, o que resulta em um período com noites frias e, diante disso, a população carente sofre bastante, especialmente as crianças e os idosos.
Ele ressalta ainda que como está ocorrendo uma pandemia que muito prejudicou a economia; atualmente, as pessoas mais pobres estão sem condições de adquirir qualquer bem de consumo.
“A doação de cobertores seguramente lhes trará um conforto e também proteção à saúde, evitando resfriados e gripes tão temidos na atualidade”, finaliza.
Ações do documento