Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

𝙑𝙀𝙍𝙀𝘼𝘿𝙊𝙍 𝙅𝙃𝙊𝙉𝘼𝙏𝙃𝘼𝙉 𝙇𝘼𝙑𝘼𝘿𝙊𝙍 𝙎𝙊𝙇𝙄𝘾𝙄𝙏𝘼 𝙄𝙉𝙁𝙊𝙍𝙈𝘼ÇÕ𝙀𝙎 𝘼𝙊 𝙋𝙍𝙀𝙁𝙀𝙄𝙏𝙊

Na reunião do dia 18, o vereador Jhonathan Lavador teve dois requerimentos aprovados solicitando informações ao prefeito Bruno Augusto.

Jhonathan pede que o prefeito informe aos vereadores quantos servidores ocupantes de cargos em comissão existem atualmente na prefeitura; que seja enviado relação contendo: nome, cargo, local de lotação e salário de todos os servidores ocupantes de cargo em comissão; qual o valor gasto pela prefeitura com combustíveis, de janeiro de 2021 até a presente data, e informar separadamente por placa o valor gasto referente aos veículos locados.

“São despesas que são sempre questionadas pelos cidadãos. E para que possamos informar corretamente os nossos representados, precisamos dessa informação.” Explica o vereador. 

𝙑𝙀𝙍𝙀𝘼𝘿𝙊𝙍 𝙍𝘼𝙋𝙄𝙉𝙃𝘼 𝙌𝙐𝙀𝙍 𝙊𝙐𝙑𝙄𝙍 𝙂𝙀𝙍𝙀𝙉𝙏𝙀 𝘿𝘼 𝘾𝙊𝙋𝘼𝙎𝘼 𝙉𝘼 𝙏𝙍𝙄𝘽𝙐𝙉𝘼 𝙇𝙄𝙑𝙍𝙀

Na reunião do dia 18, o vereador Rapinha teve requerimento aprovado pelos seus pares para que seja feito convite à gerente regional da COPASA-MG, Elenice Louback Barros, para usar a Tribuna Livre da Câmara em reunião ordinária a ser agendada.

Rapinha acredita que há vários assuntos sobre os quais os vereadores e a população frutalense precisam de informações, sendo alguns deles: os valores das taxas de água e esgoto; os buracos que a Cia. abre nas ruas e demora a fechar; os esgotos transbordando sobre geradores; a construção do reservatório e caixas d’água nos bairros, para que não falte água à população; e ainda um posicionamento sobre o mau cheiro proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE.

“Creio que a COPASA precisa prestar esses esclarecimentos à população, demostrando quais as ações estão sendo feitas para a melhora na prestação desse serviço público”, afirmou Rapinha. 

𝘼𝙋𝙍𝙊𝙑𝘼𝘿𝘼 𝘼 𝙄𝙉𝙎𝙏𝙄𝙏𝙐𝙄ÇÃ𝙊 𝘿𝙊 𝘿𝙄𝘼 𝙈𝙐𝙉𝙄𝘾𝙄𝙋𝘼𝙇 𝘿𝙀 𝘾𝙊𝙉𝙎𝘾𝙄𝙀𝙉𝙏𝙄𝙕𝘼ÇÃ𝙊 𝘿𝙊 𝘼𝙐𝙏𝙄𝙎𝙈𝙊

Por unanimidade, na reunião do dia 18, foi aprovado projeto de lei de autoria da vereadora Maíza Signorelli Nunes que institui o dia 2 de abril como o "Dia Municipal de Conscientização do Autismo”.
São objetivos principais do "Dia Municipal de Conscientização do Autismo”: conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, deficiências verbais e físicas e padrões restritos e repetitivos de comportamento que costuma se desenvolver na infância e informar e orientar a população sobre a síndrome do Autismo, a importância do diagnóstico precoce, as formas de tratamento, os serviços de apoio à família e respeito ao cidadão autista.
A comemoração desse dia busca ainda desenvolver, em conjunto com as escolas e a sociedade em geral, projetos, palestras, divulgações, seminários e panfletagem direcionadas à atenção necessária às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e transmitir informações sobre os direitos dos autistas, promover a interação dos familiares dos autistas com a sociedade, bem como a desmistificação e quebra das barreiras quanto ao preconceito ao comportamento dos mesmos.

𝙑𝙀𝙍𝙀𝘼𝘿𝙊𝙍𝘼 𝙅𝙐𝙇𝙄𝙀𝙉𝙀 𝙎𝘼𝘽𝙄𝙉𝙊 𝙌𝙐𝙀𝙍 𝙂𝘼𝙍𝘼𝙉𝙏𝙄𝘼 𝘿𝙀 𝙆𝙄𝙏𝙎 𝙋𝘼𝙍𝘼 𝙂𝙀𝙎𝙏𝘼𝙉𝙏𝙀𝙎 𝙀 𝙈Ã𝙀𝙎 𝘿𝙀 𝙍𝙀𝘾É𝙈-𝙉𝘼𝙎𝘾𝙄𝘿𝙊𝙎

A vereadora Juliene Sabino teve aprovada na reunião do dia 18 uma indicação ao Prefeito e à Secretaria Municipal de Assistência Social para que seja garantido às gestantes e parturientes carentes o recebimento de um kit enxoval e um kit curativo do coto umbilical de recém-nascido.
Para Juliene, apesar do desenvolvimento da atenção dada à saúde da parturiente e do recém-nascido, ainda é evidente que a população feminina carente sofre com a falta de cuidados sanitários e acompanhamento adequado durante a gestação e pós-parto.
“Visando amenizar essa realidade, essa nossa sugestão intenta ajudar as gestantes que não possuem condições financeiras em adquirir o enxoval do bebê, seja por falta de recursos e/ou conflitos familiares somados a gestações não planejadas.”, explica a vereadora, e completa: “O kit enxoval dará um suporte mínimo a essas parturientes para que possam ter seus bebês recém-nascidos com vestuário apropriado e produtos de higiene que auxiliem na saúde e bem-estar do recém-nascido bebê.”
Os seguintes itens fariam parte de um kit enxoval: leites específicos, fraldas descartáveis, cobertor, toalha de banho, toalhas de boca, body curto, body longo, pote de lenços umedecidos, macacão longo, meias, manta e touca, camisetinha e calça, chupeta e pomada para assadura, bem como um kit curativo do coto umbilical de recém-nascido.

𝗖𝗔𝗣𝗜𝗧Ã𝗢 𝗔𝗥𝗔Ú𝗝𝗢 𝗙𝗔𝗟𝗔 𝗦𝗢𝗕𝗥𝗘 𝗢 𝗣𝗔𝗧𝗥𝗨𝗟𝗛𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢 𝗥𝗨𝗥𝗔𝗟 𝗡𝗔 𝗧𝗥𝗜𝗕𝗨𝗡𝗔 𝗟𝗜𝗩𝗥𝗘

Por iniciativa do vereador Juninho do Sindicato, foi feito convite ao Comandante do 69º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Júlio César C. de Oliveira, para que usasse o espaço da tribuna livre para explicar como está sendo realizado o trabalho da patrulha rural. Como o Tenente Coronel Júlio Cesar está em férias, o Capitão Araújo Lima, subcomandante do Batalhão, esteve na Câmara falando sobre o tema.
Capitão Araújo informou que está em Frutal desde janeiro, e que é policial desde 2002, atuando sempre em Belo Horizonte. Teve recentemente o desejo de vir residir no interior. Disse que veio para ficar e que Frutal será sua cidade.
Sobre o tema da tribuna, lembrou que a área rural do município é muito extensa, mas que Frutal conta com uma tropa da PM muito aguerrida e diferenciada. Comentou da parceria existente em Frutal entre PM, polícia civil, ministério público e poder judiciário, que trabalham em conjunto.
Informou ainda que a equipe da patrulha rural já dobrou de tamanho. E que há uma setorização da zona rural, com treinamentos já estão sendo feitos com especialistas em patrulha rural. Estão também sendo montadas as células de vizinhos protegidos da zona rural, e que já houve uma reunião com produtores rurais para implantação desse projeto. Revelou uma conversa com o prefeito Bruno Augusto, que lhe informou que, numa segunda etapa, serão instalados os totens de segurança na zona rural, o que ajudará no patrulhamento.
O Capitão Araújo destacou que o crime no campo requer um planejamento. Com os totens e a rede de informações dos produtores é possível haver uma prevenção do crime.
O vereador Juninho do Sindicato opinou que a patrulha rural está pequena pelo tamanho do município. O Capitão Araújo reconheceu o problema do baixo efetivo. E que essa questão demora um pouco a ser resolvida, porque leva-se um tempo para se formar um policial.
O vereador Jhonathan Lavador diz que, juntamente com os vereadores Zizi, Edivalder e Tõe da Véia, estiveram na Cidade Administrativa em reunião com o Secretário de Governo, solicitando o aumento do efetivo da PM em Frutal. Parabenizou o trabalho que vem sendo feito, inclusive na recente recaptura dos fugitivos para Apac
O vereador Alex Freitas fez duas perguntas: se a criação de uma guarda municipal ajuda a melhorar a segurança pública e se o governo municipal tem apoiado o trabalho da PM. O Capitão Araújo respondeu que a guarda municipal ajuda se fizer o seu papel, especialmente a proteção ao patrimônio público, e não quiser fazer o serviço são da PM. Disse que a PM tem recebido muito apoio do governo municipal em logística, funcionários cedidos, existindo uma ótima parceria.
O vereador Fernando da Quineira sugeriu uma parceria com as usinas, que têm um grande número de veículos circulando durante a noite no período de safra, que podem ajudar no monitoramento de ações suspeitas. Capitão Araújo reconheceu que é muito importante essa ajuda entre produtores. E que as sugestões são sempre bem-vindas. Disse, inclusive, que o horário da patrulha rural já foi alterado por informações que vieram dos moradores da zona rural.
O vereador Rapinha parabenizou o trabalho feito pela PM, mesmo com os problemas de efetivo. Comentou sobre uma reunião que houve na reunião da Quineira, comandada pelo produtor Zé Geraldo, presidente do Consep-Rural, com a presença da PM, quando os moradores puderam esclarecer várias dúvidas.
O vereador Alexandre Braz disse que é bastante preocupante os relatos de roubos na zona rural. Perguntou quantas patrulhas rurais se tem hoje no município. O Capitão Araújo lembrou que algumas informações, por estratégia, não devem ser reveladas publicamente. Disse que o ideal é que houvesse uma divisão da zona rural em quatro setores, e que cada um tivesse seu efetivo estipulado.
A vereadora Gislene lembrou que antigamente fazenda era sinônimo de tranquilidade, e que hoje isso não é realidade. Perguntou ao Capitão se há um mapeamento da zona rural, quando haverá formação de novos policiais e qual o número de ocorrências em 2022. Araújo informou que o mapeamento é feito pela seção de planejamento; que no fim do ano haverá formação de policiais, e que houve um aumento de ocorrências em relação ao ano passado, mas é ainda um número pequeno, em termos absolutos.
A vereadora Maíza Signorelli apontou que os totens só podem ser colocados em áreas da prefeitura, e opinou que a parceria com as usinas pode ser muito benéfica para a área de segurança. Agradeceu pelo ótimo trabalho que a polícia militar vem fazendo.
A vereadora Juliene Sabino perguntou sobre o uso do sistema Olho Vivo. Capitão Araújo disse que o sistema de Totens é um Olho Vivo com algumas melhorias.
O vereador Tõe da Véia parabenizou o Capitão Araújo pela postura de apoio ao trabalho em conjunto com a polícia civil.
Finalizando, o vereador Edivalder Fernandes Cheiroso disse que todos os vereadores confiam muito na PM para resolver os problemas do homem do campo, e que a Câmara sempre será parceira em qualquer ação que precise ser implantada em Frutal para gerar mais segurança na área rural.

Vereadora Professora Irma solicita Moção de Aplauso para o professor Wanderley Assis

Foi aprovada na reunião do dia 11, solicitação da vereadora Professora Irma para que seja expedida Moção de Aplauso ao professor Wanderley Assis Melo Júnior, por sua aclamação como Delegado Nacional, representando o Estado de Minas Gerais no eixo Gestores Municipais da Rede Pública, na CONAE – Conferência Nacional de Educação, que votará e deliberará sobre metas e estratégias do Plano Nacional de Educação – 2024-2034.
“Wanderley de Assis tem longa carreira na educação frutalense, sendo um profissional que está sempre se qualificando. Como profundo conhecedor das coisas da educação, certamente será um delegado que buscará as melhores ações em prol da educação de nossas crianças e adolescentes”, destacou Irma.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗝𝗨𝗡𝗜𝗡𝗛𝗢 𝗗𝗢 𝗦𝗜𝗡𝗗𝗜𝗖𝗔𝗧𝗢 𝗥𝗘𝗜𝗩𝗜𝗡𝗗𝗜𝗖𝗔 𝗔𝗠𝗕𝗨𝗟Â𝗡𝗖𝗜𝗔𝗦 𝗡𝗔𝗦 𝗨𝗡𝗜𝗗𝗔𝗗𝗘𝗦 𝗕Á𝗦𝗜𝗖𝗔𝗦 𝗗𝗘 𝗦𝗔Ú𝗗𝗘

O vereador Juninho do Sindicado fez indicação ao prefeito municipal da necessidade de colocar ambulâncias nas Unidades Básicas de Saúde, e também que nas UBS tenha remédios para pressão e materiais para curativos.
O vereador informa que muitas pessoas chegam nas UBS com pressão elevada, passando mal, sem condições de ir ao hospital por falta de veículo, e não encontra ali sequer remédios para pressão. E que o material para curativos também é extremamente importante ter à disposição nas Unidades para o pronto-atendimento.
“São providências em benefício da saúde pública de nossa cidade, que esperamos sejam providenciadas com urgência.”, ressalta Juninho.
A indicação foi aprovada na reunião de 11 de abril.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗥𝗔𝗣𝗜𝗡𝗛𝗔 𝗔𝗣𝗢𝗡𝗧𝗔 𝗡𝗘𝗖𝗘𝗦𝗦𝗜𝗗𝗔𝗗𝗘 𝗗𝗘 𝗖𝗢𝗡𝗧𝗥𝗔𝗧𝗔ÇÃ𝗢 𝗗𝗘 𝗙𝗨𝗡𝗖𝗜𝗢𝗡Á𝗥𝗜𝗢𝗦 𝗣𝗔𝗥𝗔 𝗔 𝗘𝗗𝗨𝗖𝗔ÇÃ𝗢

O vereador Rapinha teve aprovada na reunião do dia 11 uma indicação ao prefeito municipal que aponta a necessidade de contratar mais funcionários, vigias, professores e monitoras para as creches e escolas municipais, com urgência.
Rapinha diz que, em conversas com as pessoas, tem recebido várias reclamações sobre a falta desses profissionais nas escolas e creches. E que o atendimento às crianças está deficitário, necessitando que providências neste sentido sejam tomadas pelo Executivo Municipal.
“É necessário que se dê as melhores condições para as crianças praticarem suas atividades nas escolas e creches. Por isso, a importância da contratação desses profissionais.”, destacou o vereador.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗭𝗜𝗭𝗜 𝗔𝗣𝗢𝗡𝗧𝗔 𝗡𝗘𝗖𝗘𝗦𝗦𝗜𝗗𝗔𝗗𝗘 𝗗𝗘 𝗥𝗘𝗙𝗢𝗥𝗠𝗔 𝗘𝗠 𝗖𝗘𝗠𝗘𝗜

O vereador Zizi fez indicação ao prefeito municipal apontando a necessidade de se providenciar uma reforma geral no CEMEI “Simpliciano Martins de Souza”, localizado no bairro Jardim do Bosque.
Zizi justifica que naquela creche, os banheiros estão bastante danificados, portas sendo escoradas com tábuas por não trancarem, existindo também outros problemas que acabam por prejudicar o bom andamento das atividades que ali são efetuadas em prol da nossa população.
“É preciso dar boas condições físicas ao CEMEI para que as crianças possam ter ali o seu melhor desenvolvimento”, frisa Zizi.
A indicação foi aprovada na reunião de 11 de abril.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥𝗔 𝗣𝗥𝗢𝗙𝗘𝗦𝗦𝗢𝗥𝗔 𝗜𝗥𝗠𝗔 𝗣𝗘𝗗𝗘 𝗖𝗢𝗡𝗧𝗜𝗡𝗨𝗜𝗗𝗔𝗗𝗘 𝗗𝗘 𝗢𝗕𝗥𝗔 𝗘𝗠 𝗣𝗥𝗔Ç𝗔

A vereadora Professora Irma teve indicação aprovada na reunião do dia 11 ressaltando a necessidade de se dar continuidade ao projeto de revitalização da Praça Paula Fuad Bichara, no bairro Frutal II, para que seja proporcionadas melhores condições de vida para os moradores do bairro, através da manutenção dos equipamentos de ginástica, da instalação de brinquedos infantis, de traves e bola para o campo de futebol, de rede de vôlei, de tambores de coleta de lixo ecológicas, de bancos, bem como jardinagem.
Para Irma, a Praça Paula Fuad é uma das maiores de Frutal, tendo até campinho de futebol e quadra de vôlei, mas encontra-se muito degradada, precisando recuperar todas suas funções de espaço verde, lazer e de espaços para projetos sociais.
“A praça tem um significado muito especial para muitos frutalenses que conheceram a Paula Fuad Bichara, principalmente para sua mãe Telma Luiza Macedo Bichara, que está desenvolvendo um projeto social para os moradores do bairro e outros adjacentes, voltado para crianças e jovens, sendo um dos principais motivos desta reivindicação. Portanto, é necessário concluir a revitalização desse espaço público e possibilitar sua Adoção, assim como em outros espaços verdes através do programa “Adote uma Área Verde”, criado através da Lei nº 6.544, de 30 de setembro de 2021, cujo projeto de lei foi de minha autoria.”, informa a vereadora.
O projeto de revitalização está sendo coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e pela Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos, com a participação do paisagista municipal e outras parcerias. Já foi feito um diagnóstico da praça, que precisa de várias ações para recuperar suas funções originais e possibilitar o desenvolvimento de projetos sociais.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗥𝗔𝗣𝗜𝗡𝗛𝗔 𝗜𝗡𝗗𝗜𝗖𝗔 𝗔 𝗡𝗘𝗖𝗘𝗦𝗦𝗜𝗗𝗔𝗗𝗘 𝗗𝗘 𝗠𝗔𝗜𝗦 𝗚𝗔𝗥𝗜𝗦

Foi aprovada na reunião do dia 11 indicação do vereador Rapinha apontando a necessidade de designar mais garis para efetuar a varrição de ruas de todos os bairros de Frutal, dos povoados e do distrito de Aparecida de Minas.
Rapinha justificou o pedido pela insuficiência deste importante serviço público. A varrição nas ruas de Frutal, do distrito e dos povoados tem gerado grande insatisfação por parte dos munícipes, principalmente das donas-de-casa, que reclamam da sujeira.
“É necessário que seja designado um maior número de garis para que a varrição das ruas seja satisfatória, tornando a cidade mais limpa e agradável.”

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥𝗔 𝗠𝗔Í𝗭𝗔 𝗣𝗘𝗗𝗘 𝗟𝗜𝗠𝗣𝗘𝗭𝗔 𝗨𝗥𝗚𝗘𝗡𝗧𝗘 𝗡𝗢 𝗖𝗔𝗝𝗨

A vereadora Maíza Signorelli fez uma indicação ao prefeito municipal da necessidade de efetuar uma grande capina no bairro Caju, com urgência.
Segundo ela, no referido bairro há verdadeiros matagais, dando a impressão de descaso e deixando a população à mercê de animais peçonhentos, e possibilitando a proliferação de insetos prejudiciais à saúde pública.
“O descaso está grande. Eu sei que tivemos um período chuvoso, mas já acabou e a população precisa de uma resposta.”, afirma a vereadora.
Para Maíza, a cidade toda precisa de uma limpeza, mas que se deve priorizar esse matagal no Caju, que, além dos motivos já apontados, fica próximo ao trevo, o que causa péssima impressão nos que ali passam.

𝗝𝗛𝗢𝗡𝗔𝗧𝗛𝗔𝗡 𝗟𝗔𝗩𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗣𝗘𝗗𝗘 𝗡𝗢𝗩𝗢 𝗗𝗘𝗖𝗥𝗘𝗧𝗢 𝗖𝗢𝗠 𝗙𝗟𝗘𝗫𝗜𝗕𝗜𝗟𝗜𝗭𝗔ÇÃ𝗢 𝗗𝗢 𝗨𝗦𝗢 𝗗𝗘 𝗠Á𝗦𝗖𝗔𝗥𝗔

O vereador Jhonathan Lavador fez indicação ao prefeito municipal para publicação de novo decreto, colocando como facultativo o uso de máscaras em locais fechados para adultos e crianças.
Jhonathan considera que se vive atualmente uma grande redução do número médio de transmissão da Covid-19, a queda dos casos que exigem internações e que também está se zerando o número de mortos no município.
Com a proposta, o vereador acredita que o cidadão terá o direito de escolher se utiliza ou não a máscara. E que cada comerciante poderá decidir se permite ou não a entrada em seu estabelecimento de clientes sem a utilização da proteção.
A indicação foi aprovada na reunião do dia 11 de abril.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗔𝗟𝗘𝗫𝗔𝗡𝗗𝗥𝗘 𝗕𝗥𝗔𝗭 𝗥𝗘𝗤𝗨𝗜𝗦𝗜𝗧𝗔 𝗦𝗜𝗡𝗔𝗟𝗜𝗭𝗔ÇÃ𝗢 𝗗𝗘 𝗩𝗜𝗔𝗦 𝗡𝗢 𝗪𝗔𝗟𝗗𝗘𝗠𝗔𝗥 𝗠𝗔𝗥𝗖𝗛𝗜 𝗜 𝗘 𝗜𝗜

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗔𝗟𝗘𝗫𝗔𝗡𝗗𝗥𝗘 𝗕𝗥𝗔𝗭 𝗥𝗘𝗤𝗨𝗜𝗦𝗜𝗧𝗔 𝗦𝗜𝗡𝗔𝗟𝗜𝗭𝗔ÇÃ𝗢 𝗗𝗘 𝗩𝗜𝗔𝗦 𝗡𝗢 𝗪𝗔𝗟𝗗𝗘𝗠𝗔𝗥 𝗠𝗔𝗥𝗖𝗛𝗜 𝗜 𝗘 𝗜𝗜
O vereador Alexandre Braz, na reunião de 11 de abril, teve indicação aprovada que pede à Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Serviço Urbanos, através do seu Departamento de Trânsito, para que instale nos bairros Waldemar Marchi I e II a sinalização vertical de (PARE, VIRE À DIREITA, VIRE À ESQUERDA, SENTIDO ÚNICO, entre outras) e efetue a pintura no asfalto (sinalização horizontal), nas esquinas das ruas dos bairros Waldemar Marchi I e II, e principalmente, na rotatória que dá acesso aos bairros e à rodovia Tião Rodrigues (Chatão), onde não tiver; inclusive que seja reavivada a pintura onde já está apagada, nos moldes da legislação de trânsito.
Alexandre afirma que é preciso colocar a devida sinalização vertical e horizontal, de acordo com a legislação de trânsito, nesses bairros e principalmente na rotatória que dá acesso aos bairros e à rodovia Tião Rodrigues (Chatão), para que os motoristas sejam orientados e o tráfego de veículos flua normalmente, melhorando em consequência o trânsito e evitando acidentes neste local.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗔𝗟𝗘𝗫 𝗙𝗥𝗘𝗜𝗧𝗔𝗦 𝗥𝗘𝗤𝗨𝗘𝗥 “𝗙𝗨𝗠𝗔𝗖Ê” 𝗣𝗥Ó𝗣𝗥𝗜𝗢 𝗘𝗠 𝗙𝗥𝗨𝗧𝗔𝗟

Em indicação aprovada na reunião de 11 de abril, o vereador apontou a necessidade de que seja implantada, através da Secretaria Municipal da Saúde e o Núcleo de Controles de Endemias, uma estrutura própria de “FUMACÊ” no Município de Frutal.
O conhecido “Fumacê” é uma estratégia encontrada pelo governo para controlar as populações de mosquitos, e consiste em passar um veículo que emite uma "nuvem" de fumaça com baixas doses de um agrotóxico (veneno), que elimina a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região. Esta é uma técnica muito utilizada durante períodos de epidemia para eliminar mosquitos e evitar a transmissão de doenças como a dengue, a Zika ou a Chikungunya.
Para o vereador, todos os anos Frutal fica à mercê da Regional de Saúde de Minas Gerais, com sede em Uberaba, para conseguir a liberação da aplicação do FUMACÊ, causando sérios transtornos para a população, e com isso aumenta-se de forma preocupante o registro de casos de Dengue, Zika e Chikungunya no Município, pois a demora da aplicação do FUMACÊ acaba propiciando esse aumento.
Por conta desse descaso das autoridades estaduais com relação à aplicação do FUMACÊ em Frutal, quem sofre as consequências é a população, sendo assim Alex propôs que a Prefeitura possa adquirir veículo e equipamentos necessários para que a cidade possa ter condições de aplicar o FUMACÊ em qualquer época do ano.
Ressalta Alex: “Atualmente o orçamento do Município de Frutal apresenta condições para que seja feito esse tipo de investimento, e desta maneira contamos com a sensibilidade do prefeito para que tal pedido seja atendido.”

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗘𝗗𝗜𝗩𝗔𝗟𝗗𝗘𝗥 𝗖𝗛𝗘𝗜𝗥𝗢𝗦𝗢 𝗦𝗢𝗟𝗜𝗖𝗜𝗧𝗔 𝗜𝗡𝗙𝗢𝗥𝗠𝗔ÇÕ𝗘𝗦 𝗦𝗢𝗕𝗥𝗘 𝗖𝗘𝗥𝗩𝗘𝗝𝗔𝗥𝗜𝗔 𝗛𝗘𝗜𝗡𝗘𝗞𝗘𝗡

O presidente da Câmara, vereador Edivalder Fernandes Cheiroso, fez um requerimento ao prefeito municipal pedindo informações sobre a possível vinda da Cervejaria Heineken para Frutal.
Desde que se teve notícia de que a planta industrial da Cervejaria Heineken seria transferida de São Leopoldo, foi feito o trabalho de cadastramento de Frutal como cidade interessada em sediar a cervejaria, tendo Edivalder atuado nessa ação, que busca um investimento na ordem de 1,8 bilhão de reais.
Como há um grande interesse da comunidade nesse assunto e várias pessoas questionam o vereador sobre o mesmo, Edivalder fez o requerimento pedindo as seguintes informações: a) como estão as negociações para a vinda da Cervejaria Heineken para Frutal?; b) já houve algum contato direto com a direção da Cervejaria? Se houve esse contato, se já foi obtido algum feedback da empresa; c) Há veracidade nas informações de que a Cervejaria Imperial teria se manifestado contrária a essa vinda?

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗙𝗘𝗥𝗡𝗔𝗡𝗗𝗢 𝗗𝗔 𝗤𝗨𝗜𝗡𝗘𝗜𝗥𝗔 𝗔𝗚𝗥𝗔𝗗𝗘𝗖𝗘 𝗖𝗢𝗡𝗦𝗧𝗥𝗨ÇÕ𝗘𝗦 𝗗𝗘 𝗣𝗢𝗡𝗧𝗘𝗦 𝗘 𝗠𝗔𝗧𝗔-𝗕𝗨𝗥𝗥𝗢𝗦

O vereador Fernando da Quineira, na reunião do dia 11, agradeceu ao prefeito municipal pela contratação da empresa que estará prestando serviços à zona rural na construção de pontes e mata-burros de madeira. Segundo ele, essa é mais uma assistência ao produtor rural. Informou que já foram construídas duas pontes e há projetos para atendimento em toda a zona rural.
Fernando agradeceu em especial o apoio que tem sido dado à comunidade da Quineira e aproveitou a fala para convidar a todos de Frutal para participar no domingo, dia 17, da Cavalgada da Quineira, uma festa importante para a comunidade, que é retomada depois da pandemia.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥𝗔 𝗝𝗨𝗟𝗜𝗘𝗡𝗘 𝗦𝗔𝗕𝗜𝗡𝗢 𝗖𝗢𝗕𝗥𝗔 𝗠𝗘𝗟𝗛𝗢𝗥𝗜𝗔𝗦 𝗡𝗢 𝗩𝗘𝗟Ó𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗔𝗣𝗔𝗥𝗘𝗖𝗜𝗗𝗔 𝗗𝗘 𝗠𝗜𝗡𝗔𝗦

A vereadora Juliene Sabino fez indicação ao prefeito municipal apontando a necessidade de se providenciar a pintura e a instalação de um ar condicionado no velório do distrito de Aparecida de Minas, com urgência.
Juliene afirma que a constante temperatura elevada em nosso município, praticamente em todas as estações do ano, mas principalmente na época do verão, aliada à aglomeração de pessoas, tem feito com que o calor nas dependências daquele velório seja insuportável, justificando que ali seja instalado um aparelho de ar condicionado, com urgência. E a pintura do prédio também se faz necessária e urgente.
“Temos a certeza de que o Senhor Prefeito acatará esta nossa sugestão, dado o interesse público da mesma, pois dará conforto e melhores condições à população do nosso distrito de Aparecida de Minas para receber e reverenciar seus mortos.”, explica Juliene.
A indicação foi aprovada na reunião do dia 11 de abril.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥𝗔 𝗩𝗔𝗜𝗡𝗜𝗡𝗛𝗔 𝗖𝗢𝗕𝗥𝗔 𝗔 𝗜𝗡𝗦𝗧𝗔𝗟𝗔ÇÃ𝗢 𝗗𝗘 𝗣𝗟𝗔𝗖𝗔𝗦 𝗖𝗢𝗠 𝗡𝗢𝗠𝗘 𝗗𝗘 𝗥𝗨𝗔𝗦

A vereadora Vaininha fez indicação ao prefeito municipal da necessidade de instalar placas denominativas em todos os logradouros de Frutal, onde for necessário, bem como de envidar esforços junto ao escritório do Google no Brasil solicitando a atualização dos mapas de Frutal.
Vaininha destaca que, nestes tempos, onde as entregas de "deliverys” ficaram bastante comuns e diárias, a inexistência de placas denominativas das vias públicas nos bairros e no centro de Frutal, ou quando as placas atuais estão completamente apagadas, acaba trazendo dificuldades quanto à localização das moradias, o que causa transtornos aos entregadores, mototaxistas e motoristas de aplicativos e consequentemente aos moradores.
“Sugerimos também ao prefeito que as novas placas sejam padronizadas e tenham mais qualidade, para uma maior durabilidade.”, diz a vereadora.
Quanto aos mapas do Google, segundo Vaininha, eles estão desatualizados, criando transtornos para a população, visitantes e motoristas, que dependem destes para se locomover na cidade por GPS.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥𝗔 𝗠𝗔𝗜𝗭𝗔 𝗖𝗢𝗕𝗥𝗔 𝗔𝗦𝗙𝗔𝗟𝗧𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢

A vereadora Maísa fez indicação ao prefeito municipal apontando a necessidade de asfaltar o estacionamento existente entre a Casa da Criança e o Asilo Pio XII, com urgência.
Segundo informações obtidas pela vereadora, trata-se de um compromisso firmado pelo Executivo no ano passado, que até hoje não foi realizado.
“Como dia 23 de abril haverá a Caminhada da Misericórdia, todos esperam que esse melhoramento seja enfim executado naquele local, onde são realizados importantes serviços sociais.”, esclarece Maíza.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗭𝗜𝗭𝗜 𝗦𝗢𝗟𝗜𝗖𝗜𝗧𝗔 𝗠𝗘𝗟𝗛𝗢𝗥𝗜𝗔𝗦 𝗣𝗔𝗥𝗔 𝗔 𝗩𝗜𝗟𝗔 𝗕𝗔𝗥𝗥𝗢𝗦𝗢

O vereador Zizi fez indicação ao prefeito municipal para a colocação de iluminação e reformar os vestiários no campo de futebol do povoado de Vila Barroso.
Zizi disse que estas são reivindicações dos moradores do Chatão que clamam pela instalação de iluminação e pela reforma dos vestiários no referido campo de futebol.
“Ressaltamos que o fomento às práticas desportivas é dever do Município e essas melhorias são ansiosamente aguardadas pelos desportistas que frequentam aquele popular campo de futebol, as quais esperamos ver implantadas pela Administração Municipal.”, afirmou Zizi.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗝𝗛𝗢𝗡𝗔𝗧𝗛𝗔𝗡 𝗟𝗔𝗩𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗦𝗢𝗟𝗜𝗖𝗜𝗧𝗔 𝗜𝗡𝗙𝗢𝗥𝗠𝗔ÇÕ𝗘𝗦 𝗔𝗢 𝗣𝗥𝗘𝗙𝗘𝗜𝗧𝗢

Na reunião do dia 11, o vereador Jhonathan Lavador teve um requerimento aprovado solicitando ao Prefeito Municipal, dentro do prazo legal, que encaminhe à Câmara de Vereadores as seguintes informações:
1) Qual foi a agenda do prefeito municipal no período de 24/03/22 a 01/04/22; se foi a trabalho ou lazer;
2) Qual o meio de transporte utilizado;
3) Enviar os nomes dos servidores que o acompanharam nessa viagem;
4) Se compareceu na Assembleia Legislativa de Minas Gerais; em caso positivo, em que dia e hora;
5) Apresentar relatório de suas despesas de viagem para o Município.
Jhonathan justificou o pedido pelo exercício da função fiscalizadora. “Fazemos este pedido de informações para dirimir dúvidas a respeito e para que possamos informar com absoluta segurança os nossos representados que nos questionam.”, afirmou o vereador.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥 𝗝𝗨𝗡𝗜𝗡𝗛𝗢 𝗗𝗢 𝗦𝗜𝗡𝗗𝗜𝗖𝗔𝗗𝗢 𝗦𝗢𝗟𝗜𝗖𝗜𝗧𝗔 𝗟𝗜𝗠𝗣𝗘𝗭𝗔 𝗗𝗢 𝗧𝗘𝗥𝗥𝗘𝗡𝗢 𝗗𝗢 𝗗𝗘𝗘𝗥

O vereador Juninho do Sindicato, por meio de indicação aprovada na reunião do dia 11 de abril, solicitou que seja providenciada a limpeza do terreno do DEER – Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais, localizado na Av. José de Alencar, na esquina com a Rua Augusto de Lima, no bairro Alto Boa Vista, com urgência.
Juninho informou que dentro do pátio do DEER e nas calçadas está bastante sujo, com o mato invadindo, o que propicia a proliferação de focos do perigoso mosquito transmissor da dengue, cujo surto Frutal vem enfrentando.
“O referido terreno está situado em um local de muito destaque, em uma avenida de grande fluxo de veículos e trânsito de pedestres intenso, e esta situação está fazendo com que o aspecto visual do local esteja péssimo e poluído, além de, reafirmamos, trazer muitos riscos à saúde pública.”, afirmou o vereador.

𝗥𝗔𝗣𝗜𝗡𝗛𝗔 𝗖𝗢𝗕𝗥𝗔 𝗔 𝗜𝗡𝗦𝗧𝗔𝗟𝗔ÇÃ𝗢 𝗗𝗘 𝗨𝗠𝗔 𝗨𝗣𝗔- 𝟮𝟰 𝗛𝗢𝗥𝗔𝗦 𝗘𝗠 𝗔𝗣𝗔𝗥𝗘𝗖𝗜𝗗𝗔 𝗗𝗘 𝗠𝗜𝗡𝗔𝗦

O vereador Rapinha teve indicação aprovada na reunião do dia 11 de abril solicitando ao prefeito municipal a instalação de uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento – 24 horas, em Aparecida de Minas, com urgência.
Rapinha argumentou que a UPA faz parte da Rede de Atenção às Urgências. E que o objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
“Desta forma, a população do nosso distrito terá uma melhoria no acesso, um aumento da capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), desafogando o Hospital Municipal Frei Gabriel.”, explica o vereador.
A UPA - 24h oferece estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. E, se necessário, o paciente poderá ser encaminhado para um hospital da rede de saúde, para realização de procedimentos de maior complexidade.

𝗩𝗘𝗥𝗘𝗔𝗗𝗢𝗥𝗔 𝗣𝗥𝗢𝗙𝗘𝗦𝗦𝗢𝗥𝗔 𝗜𝗥𝗠𝗔 𝗜𝗡𝗗𝗜𝗖𝗔 𝗢 𝗨𝗦𝗢 𝗗𝗘 𝗠𝗢𝗧𝗢𝗙𝗢𝗚𝗦 𝗣𝗔𝗥𝗔 𝗢 𝗖𝗢𝗠𝗕𝗔𝗧𝗘 À 𝗗𝗘𝗡𝗚𝗨𝗘

A vereadora Professora Irma fez indicação ao prefeito municipal para providenciar, através da Secretaria Municipal da Saúde, "MOTOFOG'S" para suporte e intensificação das medidas de combate aos pernilongos e principalmente ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças igualmente perigosas.
Irma explicou que a Motofog é uma motocicleta utilizada para a realização do Fumacê, ou seja, com uma bomba adaptada o veículo realiza a pulverização utilizando uma quantidade equilibrada de inseticida. Ao invés de um carro, o veículo utilizado é uma moto. Isto traz várias vantagens no combate às pragas. O Motofog movimenta-se melhor e mais rápido do que o Fumacê. E tem um custo de aquisição e manutenção menores.
Para a vereadora, os benefícios inerentes ao Motofog são muitos: meio rápido e menos caro para os municípios; mais econômico – taxas, manutenção e aquisição com valores baixos; mais ecológico – polui até 70% menos do que o Fumacê; operação em terrenos com acessos restritivos.
“Meios mais evoluídos que o Fumacê, como o Motofog, podem constituir uma resposta eficaz no combate à dengue, principalmente entre as populações mais carentes do Brasil.”, explica Irma.

Ações do documento