Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereadora Irma sugere criação de Departamento de Modalidades Paralímpicas

A vereadora Irma Rezende fez um pedido ao prefeito Bruno Augusto e à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Inclusão para que seja criado o Departamento de Modalidades Paralímpicas.
Segundo ela, a proposta é promover a inclusão social, estimular a participação de estudantes com deficiência visual, física-motora e intelectual na prática de atividades esportivas.
Para Irma, a criação do departamento poderá viabilizar o programa de atividades esportivas para pessoas com deficiência e que favoreça a população desde criança, o que irá contribuir com a melhora da autoestima, além de promover a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.
“O esporte não é uma realidade frequente nas vidas das pessoas com deficiência. Esse departamento virá quebrar paradigmas e, através do esporte, trabalhar a inclusão de pessoas com deficiência. A prática esportiva possibilita inúmeras ocasiões para a integração, uma vez que além dos treinos físicos e táticos, os esportistas participam de campeonatos realizados nas cidades e abre possibilidades em outros locais do país, gerando integração e intercâmbio sociocultural e desportivo entre estudantes”, enfatizou.
Ela relata que desde 2016 está em vigor a Lei Brasileira de Inclusão e que é preciso haver uma capacitação dos professores de educação física para atender essa demanda.
Irma sugere ainda que os jogos paralímpicos sejam disputados nas modalidades de atletismo, natação, goalball, tênis de mesa, bocha, judô, tênis em cadeira de rodas, futebol e voleibol sentado.

Vereador Jhonathan Lavador propõe pagamento de 14º a agentes de saúde

Vereador Jhonathan Lavador propõe pagamento de 14º a agentes de saúde
Em indicação aprovada pela Câmara na reunião desta segunda-feira (21), o vereador Jhonathan Lavador solicitou que seja efetuado o pagamento de Incentivo Financeiro Adicional (IFA) – 14º salário – aos agentes comunitários de saúde e aos agentes de combate às endemias.
Ele justifica que estes profissionais trabalham sob sol escaldante ou chuva, por isso, têm direito a uma parcela do 14º, verba que é recebida anualmente do Ministério da Saúde e prevista por meio de decreto e lei federal, que visa estimular os profissionais que atuam em programas estratégicos da política nacional de atenção básica.
Para que o direito seja efetivado, Jhonathan acredita que é necessário encaminhar um projeto de lei para ser apreciado pela Câmara e regulamentada a concessão do incentivo adicional.
O vereador também fez um requerimento ao prefeito Bruno Augusto pedindo informações a respeito do repasse dessa verba pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS). Ele questionou se a prefeitura recebeu o repasse e se efetuou o pagamento os servidores, bem como o prazo em que será feito caso ainda não ocorrer o recebimento.

Vereadora Juliene solicita melhoria da iluminação em praça do Frutal II

O Legislativo frutalense aprovou uma indicação da vereadora Juliene Sabino em que ela requisita melhorias da iluminação na praça localizada no bairro Frutal II, em regime de urgência. De acordo com ela, as crianças brincam no escuro por falta de iluminação adequada. Juliene acrescenta que devem ser colocadas lâmpadas de LED, como vem sendo feito em outras regiões da cidade, pois melhora a iluminação e consequentemente a segurança das pessoas, além de gerar economia no consumo.

Vereador Juninho do Sindicato quer adiar tributação dos fertilizantes para 2023

Na última reunião, o vereador Juninho do Sindicato fez uma representação destinada ao deputado estadual Coronel Henrique solicitando esforços no sentido de conseguir que a tributação dos fertilizantes possa ser iniciada a partir de 2023 e não em 1º de janeiro de 2022, conforme previsto em um decreto estadual.
Juninho informa que o decreto prevê a incidência de 1% pelo ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), a partir de janeiro de 2022, de 2% em 2023, 3% em 2024 e 4% em 2025.
“Solicitamos ao deputado que ele interfira junto ao Governo no sentido de conseguir uma prorrogação do início dessa tributação, considerando que 2021 ainda foi um ano bastante difícil devido a pandemia com os custos das lavouras muito altos aos produtores, em razão dos preços dos insumos”, argumenta.

Vereador Sinomar pede isenção de área azul para motoristas de aplicativos

O vereador Sinomar Borges foi autor de uma indicação na qual ele reivindica a isenção do pagamento da “área azul” aos motoristas de aplicativos (Ubers).
Ele argumenta que esses veículos são de alta rotatividade e estão sempre atendendo chamadas de pessoas, muitas delas idosas que necessitam ir aos bancos para receber aposentadorias ou outros afazeres.
Para Sinomar, os motoristas de aplicativos merecem a isenção do pagamento da área azul como forma de incentivo a esta classe de profissionais.

Vereadora Gislene presta homenagem aos servidores da Vigilância Sanitária

Por indicação da vereadora Gislene Maria da Silva, servidores da equipe de Vigilância Sanitária de Frutal foram homenageados pela Câmara Municipal. A entrega das Moções de Aplauso e Reconhecimento ocorreu durante ato solene na reunião da Câmara de segunda-feira (13).

A finalidade da homenagem, segundo a vereadora Gislene, foi agradecê-los “pelos excelentes serviços prestados de maneira incansável e diuturnamente durante a pandemia da Covid-19 em nosso Município”, mencionou a parlamentar na justificativa.
Apresentada no dia 29 de outubro deste ano, as moções foram aprovadas por unanimidade na reunião ordinária do dia 3 de Novembro.
Confira a relação dos (as) servidores homenageados (as):
Nathana Gabriela de Sene Batista Marques
Letícia Oliveira Silva
Leidiany Nunes Melo
Eliete Arruda Silva
Altieres Freitas da Costa Morais
Humberto Dasmascena Silva
José Vicente Silva
Waldinei Garcia Souza
Erika Cristina Batista Silva
João Paulo Lopes
Danienes Vaz da Silva

Vereador Gislene Silva quer nova pavimentação na Rua Paul Harris

A Câmara de Frutal aprovou uma indicação da vereadora Gislene da Silva que pede para o Governo Municipal substituir a pavimentação da Rua Paul Harris, no bairro Princesa Isabel, por asfalto, considerando que os bloquetes existentes já estão bastante deteriorados.

Conforme ela destaca, a Rua Paul Harris está com calçamento bastante antigo e necessita que sua pavimentação seja substituída por asfalto, pois a rua tem um intenso tráfego diário de veículos pesados, como caminhões e ônibus já que é via de saída que dá acesso ao pátio da Prefeitura.

Vereador Jhonathan Lavador pleiteia instalação de equipamentos redutores de ar nas tubulações de água da Copasa

 

A necessidade de regulamentar por decreto e também fiscalizar a Copasa sobre a instalação de equipamentos que eliminam o ar das tubulações no sistema de água do município. Essa foi umas das indicações apresentadas pelo vereador Jhonathan Lavador nesta semana.

A lei já existe desde 2017 e tem o objetivo de garantir ao consumidor (residencial ou comercial) que a concessionária dos serviços de abastecimento instale equipamentos que podem eliminar o ar da tubulação e tenha a real aferição do consumo de água através do hidrômetro.

Segundo ele, quando há desligamento ou interrupção, ao retornar o reabastecimento, ocorre muita pressão proveniente de ar comprimido para que a água consiga chegar ao sistema de distribuição e isso faz com que os hidrômetros registrem o consumo como se fosse água.

Os redutores são dispositivos que eliminam o ar da tubulação e devem ser colocados antes do hidrômetro para impedir que o ar seja calculado e acrescentado à conta mensal do consumidor. Conforme estudos, esse ar pode representar cerca de 40% na contagem dos metros cúbicos, gerando grandes prejuízos aos consumidores.

Vereadora Irma sugere exames oftalmológicos periódicos para alunos da rede pública

 

A vereadora Irma Rezende Rocha elaborou uma indicação na qual ela sugere a realização anual de exame oftalmológico nos alunos da rede pública municipal de ensino de Frutal, distrito de Aparecida de Minas e povoados, oferecendo acompanhamento médico se necessário.

Para ela, esse exame é necessário como forma de prevenção e detecção de possíveis problemas na visão, além de amenizar a falta de concentração dos alunos na fase da alfabetização por possuírem alguma deficiência visual.
Após a consulta com um profissional e realização do diagnóstico, os alunos com problemas poderão usar óculos ou mesmo fazer a correção por meio de cirurgia.

“A visão é essencial a todos nós e muitas vezes, o aluno tem dificuldade de aprendizado sem saber que isso é o causador do problema”, salienta.

Irma explica que existem exames de acuidade visual que podem detectar problemas que precisam ser tratados ou corrigidos e que podem ser feitos por enfermeiros, optometrista, oftalmologista, técnico em ótica, professor ou outra pessoa devidamente treinada.

Conforme relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 15 milhões de crianças em idade escolar possuem problemas de visão como miopia, astigmatismo e hipermetropia. Por isso, é muito importante exames de rotina que previnem doenças graves no futuro.

Mesmo os que já usam óculos devem fazer avaliações anuais, pois o grau incorreto pode gerar dores de cabeça, cansaço e prejudicar o rendimento em sala de aula ou em casa.

“O Poder Público deve oferecer ações de saúde aos estudantes brasileiros, principalmente as crianças que ingressam no ensino fundamental para prevenir dificuldades”, ressalta.

A vereadora acrescenta que existe uma lei municipal que determina a obrigatoriedade de realização de testes audiológicos e oftalmológicos periodicamente nas escolas da rede municipal de ensino.

Vereador Sinomar cobra regulamentação de decreto sobre corte de fornecimento de água e energia

O vereador Sinomar Borges pede por meio de indicação que seja regulamentado um decreto para fiscalizar junto a Copasa e Cemig uma lei criada em 2019, que dispõe sobre a proibição do corte de fornecimento de água e energia elétrica aos consumidores inadimplentes nos feriados e finais de semana no município de Frutal.

De acordo com Sinomar, a referida lei não vem sendo cumprida, já que são dadas ordens de interrupção das concessionárias de energia e água muitas vezes no final da tarde de sexta-feira ou finais de semana, o que impede o consumidor de regularizar sua situação perante a concessionária.

“Esta lei – que estabelece a proibição de efetuar os cortes a partir das doze horas de sexta-feira – foi criada para resguardar os munícipes, garantindo-lhes tempo hábil e evitando tais embaraços nos feriados e finais de semana. É preciso que haja a fiscalização para o devido cumprimento da lei”, encerra.

Vereador Juninho do Sindicato propõe melhorias na Praça do DER

Efetuar a reforma na Praça Afrânio de Paula e Silva (conhecida como Praça do DER), incluindo melhorias na iluminação. Este é o objetivo de uma das indicações do vereador Juninho do Sindicato aprovadas pela Câmara nesta segunda-feira (13).

Ele pede que seja providenciada a melhoria na iluminação que está bastante deteriorada. Juninho informa que atualmente a praça tem servido de comércio de “Food trucks” com o preparo e venda de comidas no local.

“Além disso, é um logradouro público tradicional e muito conhecido por ter uma academia popular, parquinho infantil e onde as pessoas jogam baralho e se divertem. O local é bastante frequentado à noite, por isso, merece uma melhoria na iluminação que está bastante deficiente”, conclui.

Vereador Rapinha reivindica maquinário da Prefeitura para arrumar poções de água em estradas rurais

 

O vereador Rapinha reivindicou o envio de máquina da Prefeitura para arrumar os poções de água das chuvas das estradas da zona rural do município. De acordo com ele, esta medida atende aos pedidos de socorro dos moradores da zona rural, já que as estradas se encontram em situação calamitosa, necessitando de uma ação rápida e emergencial por parte do Executivo.

Câmara Municipal devolve quase R$ 3 milhões em recursos para a Prefeitura de Frutal

 Quinze dias depois de anunciar a devolução de R$ 1,3 milhão para a Prefeitura de Frutal, a Câmara Municipal tornou a fazer nesta semana um novo repasse de recursos ao Executivo. Na segunda-feira (13), acompanhado dos vereadores, o presidente Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso) anunciou ao prefeito Bruno Augusto a restituição de mais R$ 1,2 milhão em duodécimos. Somados aos recursos devolvidos anteriormente, o montante em devoluções alcança a impressionante cifra de R$ 2.942.000,00 em apenas 12 meses.

Edivalder Cheiroso ressalta que fez esta devolução com muita alegria, pois foi o fruto de economia que ele e seus 14 companheiros do Legislativo fizeram ao longo do ano a fim de retornar para a comunidade através de benefícios e investimentos.

Nos repasses anteriores, a Câmara sugeriu que os recursos fossem investidos para montar a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Frei Gabriel e também em realização de cirurgias de catarata. Nesse último repasse – de R$ 1,2 milhão, a expectativa é que o recurso seja empregado em obras no Frei Gabriel como pintura e outras melhorias físicas.

Um exemplo será a reforma do centro cirúrgico, para possibilitar a realização de um número maior de cirurgias eletivas, o que tem sido cobrado bastante pela população. Também deverá ser aumentado o pronto socorro para que possam ser atendidas crianças e adultos separadamente.

O presidente da Câmara ressalta que espera que o prefeito Bruno Augusto possa fazer investimentos dentro do HFG e que a comunidade venha colher estes frutos.

“Repassamos quase R$ 3 milhões este ano e estamos dando prioridade à saúde, pois esperamos a inauguração da UTI. Fico feliz por podermos contribuir com a população de Frutal com os recursos que estamos devolvendo à Prefeitura”, sintetizou.

Para o prefeito Bruno Augusto, este tipo de parceria é muito importante, pois, através de um trabalho em conjunto, é possível devolver um pouco para o contribuinte aquilo que foi pago em impostos.

Ele conta que ao assumir o cargo, herdou uma dívida de R$ 11 milhões do Frei Gabriel com fornecedores, ações trabalhistas e medicamentos, o que dificultou muito a colocação dos projetos em prática. Porém, ele conseguiu pagar todas as dívidas e agora começa a trabalhar na questão estrutural do HFG.

Bruno comenta que o prédio é antigo e que precisa de muitas melhorias na estrutura e nas partes elétrica e hidráulica, além de ampliações como a do pronto socorro, criar novas salas de atendimento, melhorar e ampliar a sala cirúrgica e inaugurar a UTI.

“O dinheiro que a Câmara devolveu para o Executivo por meio de economias ao longo do ano, junto com os recursos próprios da Administração e repasses de deputados, será destinado a estas melhorias. Não estamos fazendo nenhum favor, apenas devolvendo aquilo que se paga em impostos. A demanda da cidade é grande; há muita coisa para fazer, mas estamos trabalhando junto com o Legislativo. Quem ganha com isso é a população”, finaliza.

Vereador Edivalder Cheiroso quer cadastro do município no programa “Acelera Minas”

O cadastro no programa do Governo Estadual “Acelera Minas” foi uma solicitação apresentada pelo vereador Edivalder Cheiroso na última sessão do Legislativo.
Ele explica que esse programa visa o recebimento de equipamentos de informática a fim de implementar ações de inclusão digital e capacitação profissional, destinado a popularização da tecnologia em Minas-Tecpop.
Trata-se de um projeto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) que busca selecionar prefeituras de Minas Gerais a receber os equipamentos informáticos no âmbito do Programa “Acelera Minas”.
Para receber os equipamentos, as prefeituras precisam se enquadrar em algumas diretrizes como democratização da tecnologia, empreendedorismo e conhecimento; promoção de meios de acesso à educação; promoção da inclusão digital; fomento à capacitação profissão; geração de emprego e renda e outros aspectos.
Cada município poderá ser contemplado com 20 notebooks. Para isso, terá que se cadastrar como usuário externo do Sistema Eletrônico de Informação do Governo de Minas Gerais até o dia 10 de dezembro.

Vereador Jhonathan pede conserto de ponte e recapeamento de rua

O vereador Jhonathan Lavador fez duas indicações na última reunião da Câmara de Frutal. Em uma delas, ele pede o conserto urgente da ponte localizada na região da Almecega, próxima à Casinha Branca.
Conforme destaca, a ponte esta caída e este pedido atende a uma reivindicação dos produtores rurais que não têm conseguido passar com seus tratores e maquinários, sendo que o serviço pode ser executado com facilidade.
Jhonathan pediu ainda o recapeamento da Rua Raul Soares, entre as ruas Gonçalves Dias e José do Patrocínio. O vereador destaca que é uma reclamação que parte dos moradores, motoristas e pedestres devido aos buracos no local que geram inúmeros transtornos e riscos de acidentes.

Vereador Juninho do Sindicato indica placa de sinalização em área escolar

Duas indicações do vereador Juninho do Sindicato foram aprovadas na reunião da Câmara. Ele reivindicou a colocação de uma placa de sinalização de “Área Escolar”, na Rua Senador Gomes, em frente a Escola Thales de Mileto.
Seu propósito é chamar a atenção de motoristas para que tomem os devidos cuidados e evitem acidentes, já que o local tem um fluxo intenso de veículos.
“É preciso que haja fluidez do tráfego nas proximidades daquele estabelecimento de ensino para se oferecer mais segurança às crianças. Cabe ao Poder Público cuidar do trânsito para o bem-estar da comunidade”, ressalta.
Em outra indicação, ele pede a aquisição e instalação de uma antena digital para captar os sinais da TV Paranaíba e da Rede Bandeirantes. Ele conta que muitas pessoas não têm antenas parabólicas ou canais por assinatura, por isso, faz o pedido que não terá um alto custo.

Vereadores pedem à Prefeitura urgência na realização de mutirão de limpeza

Dez vereadores assinaram a autoria de uma indicação na qual eles requerem a realização de um mutirão de limpeza emergencial no mês de dezembro nas praças, ruas e avenidas da cidade, objetivando a limpeza também de quintais, terrenos baldios e logradouros.
Eles justificam a necessidade da medida o fato de chuvas, entulhos, lixo e materiais que acumulem água podem virar criadouros do mosquito transmissor de doenças.
Os vereadores também conclamam a população para que cada uma faça a sua parte, cuidando da limpeza de seus quintais e colocando entulhos e lixo na frente da residência para posterior coleta pela Prefeitura.
“As ruas estão bastante sujas, devendo-se primar pelo zelo de nossos logradouros, deixando-os mais bonitos e com um visual mais agradável, fazendo com que os munícipes fiquem satisfeitos com a destinação de seus impostos”, argumentam.
Os autores da indicação foram Jarbinhas Despachante, Alex Freitas, Alexandre Braz, Gislene Silva, Irma Rezende, Juliene Sabino, Maíza Signorelli, Fernando da Quineira, Juninho do Sindicato e Sinomar Borges.

Vereador Sinomar entrega Título de Cidadão Honorário ao pastor Fabrício Barlete, da Igreja do Evangelho Quadrangular

Foi entregue pelo vereador Sinomar Borges, na segunda-feira (6), durante ato solene na reunião da Câmara Municipal de Frutal, o título de Cidadão Honorário ao pastor Fabrício Henrique Stela Barlete. Pastor da RUG, ministério de jovens da Igreja do Evangelho Quadrangular, ele recebeu a homenagem em agradecimento aos relevantes serviços prestados ao Município.
“O pastor Fabrício Barlete, natural de São José do Rio Preto-SP, preenche os requisitos necessários ao recebimento desta honraria, não só pelos relevantes serviços prestados na área religiosa, social e também pelo trabalho assistencial que este realiza em nossa cidade, fazendo, portanto, por merecer esse honroso título”, justificou o vereador.
Casado com a frutalense Roberta Zingara Rodrigues, o pastor Fabrício é filho do pastor Itamar e da pastora Magali. Estabeleceu moradia no município há oito anos, mas mesmo antes desse período mantinha laços estreitos com a cidade – que inclusive representou como jogador de futebol. “Foram inúmeras as conquistas defendendo nossa bandeira. Além de seu exemplar trabalho religioso e social, é empresário do ramo de cosméticos, gerando renda e empregos no comércio”, acrescentou Sinomar.
Ao fazer uso da tribuna, o pastor Fabrício Barlete – sob o olhar atento da esposa e dos pais, assim como dos familiares e amigos presentes – ele fez questão de agradecer o vereador Sinomar Borges e os demais vereadores e vereadoras pela homenagem, ressaltando ter ficado emocionado e lisonjeado com o reconhecimento. “Tudo em nossa vida é propósito de Deus, se estou aqui é por permissão Dele. Nossa missão é amar e servir!”, afirmou em um dos momentos de seu discurso.

Aprovado projeto do vereador Rapinha que visa evitar comércio ilegal de cobre

Foi aprovado por unanimidade na reunião da Câmara de segunda-feira (6), o projeto de lei de autoria do vereador Rapinha que dispõe sobre a fiscalização de empresas do ramo de sucata ou ferro velho, desmanche ou comércio de peças usadas no que diz respeito a comercialização de fiação e outros materiais oriundos do cobre e similares.
Conforme explica Rapinha, o projeto proíbe a aquisição, estocagem, transporte, comercialização de peças sem a devida comprovação de origem no que diz respeito a portas de túmulos de cobre, bronze ou alumínio; placas de sinalização de trânsito; grades protetoras de bueiros e hidrômetros e escora de chumbo e metais pesados.
Ainda segundo ele, o projeto determina que a empresa deverá manter os registros através de um livro de entrada e saída de mercadorias com as informações de origem e destinação. “O livro deve conter registro mensal de quantidade e produtos adquiridos e vendidos com a nota fiscal ou outros comprovantes”, destacou.
Rapinha ressalta que “também deverão ser registrados data de entrada do material adquirido; nome, endereço e identidade do vendedor e do comprador; data de saída no caso de venda; origem, quantidade e característica do material”.
O vereador lembra que as empresas do setor deverão manter cadastro junto a Prefeitura. “O descumprimento da lei poderá resultar em penalidade de 50 a 200 UFM e de 201 a 600 UFM em caso de reincidência e até mesmo interdição do estabelecimento”, advertiu.

Vereadores pedem instalação de lixeira na rotatória das avenidas JK e Euvaldo Lodi

Com a finalidade de evitar o acúmulo de lixo em canteiros e calçadas de um dos principais entroncamentos da cidade, os vereadores Juliene Sabino e Alex Freitas pediram ao Governo Municipal a instalação de uma lixeira na rotatória da Avenida Euvaldo Lodi com a Avenida JK, no bairro Estudantil.
“A colocação de uma lixeira, conforme solicitado, evitará que as pessoas joguem o lixo no chão, poluindo o visual do local – que é bastante frequentado por jovens. Isso facilitará também a coleta e dará um aspecto de limpeza e higiene ao logradouro, incentivando a consciência ambiental”, afirmaram.

Vereadora Irma quer concurso para criação de portais nas entradas da cidade

A vereadora Irma Rezende Rocha encaminhou indicação ao Governo Municipal apontando a necessidade de criar um concurso no Município para a elaboração de projetos visando a construção de portais nas principais entradas de Frutal.
”Muitas cidades possuem portais grandiosos nas suas entradas, encantando aqueles que ali adentram e se transformando em verdadeiros cartões postais destas”, afirmou.
Para Irma, seria bastante democrática e popular a medida de se elaborar um concurso no Município, onde o melhor projeto seria o ganhador, podendo, após a construção, ser ali colocada uma placa com o nome do seu criador.
“Tal concurso obviamente deve ser regulamentado pelos órgãos competentes da Prefeitura, com ampla publicidade, buscando a escolha dos melhores projetos para os nossos portais de entrada da cidade”, destacou.
A vereadora Irma ressalta que a construção de portais bonitos e bem iluminados nas entradas de Frutal seguramente fará com que a cidade ganhe destaque. “Trata-se de uma ação que poderá inclusive, movimentar a economia local”.

Vereadora Maíza busca informações sobre destinação de leite especial para crianças

A vereadora Maíza Signorelli Nunes teve um requerimento de sua autoria aprovado na reunião da Câmara da última segunda-feira (6). Na proposição, ela pergunta quando será estabilizada a questão do leite especial para as crianças carentes, que está em falta há alguns meses. “Desde agosto deste ano o estoque já estava baixo e agora está em falta o leite especial. Assim, necessitamos saber o que está ocorrendo e para quando está prevista esta estabilização”, questionou a parlamentar.

Vereadores pedem instalação de lixeira na rotatória das avenidas JK e Euvaldo Lodi

 Com a finalidade de evitar o acúmulo de lixo em canteiros e calçadas de um dos principais entroncamentos da cidade, os vereadores Juliene Sabino e Alex Freitas pediram ao Governo Municipal a instalação de uma lixeira na rotatória da Avenida Euvaldo Lodi com a Avenida JK, no bairro Estudantil.

 “A colocação de uma lixeira, conforme solicitado, evitará que as pessoas joguem o lixo no chão, poluindo o visual do local – que é bastante frequentado por jovens. Isso facilitará também a coleta e dará um aspecto de limpeza e higiene ao logradouro, incentivando a consciência ambiental”, afirmaram.

Vereador Zizi pede policiamento no povoado de Vila Barroso (Chatão)

O vereador José Adão da Silva (Zizi) encaminhou representação ao Comandante da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, Tenente Coronel Ivanildo Gomes dos Santos, solicitando que seja dada atenção especial ao povoado de Vila Barroso (Chatão), no que se refere à execução de policiamento constante e ostensivo.
“Os moradores estão apreensivos, devido à ação constante de marginais e do uso de drogas naquele povoado. Julgamos que a ocorrência de fatos mais graves poderá ser evitada através de um reforço do policiamento, principalmente no período noturno, quando a insegurança é maior”, manifestou o parlamentar em proposição.

Consultor Jurídico e professor do Intituto Plenum visita gabiente do presidente da CÂMARA

O presidente da Câmara de Vereadores de Frutal, Edivalder Fernandes (Cheiroso) recebeu na tarde desta quarta-feira (01), uma visita de cortesia do Consultor Jurídico e professor do Instituto Plenum, Carlos Barbosa.
O docente especialista em licitação, consultoria especializada para Prefeitura e Câmaras Municipais, está na cidade junto com a equipe Plenum para qualificar e trazer conhecimento sobre a nova lei de licitações.

Ações do documento