Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Aprovada em reunião indicação do vereador Jhonathan que pede construção de rotatória na Av. Brasília com Rua Senador Gomes

O vereador Jhonathan Lavador fez uma indicação – que foi aprovada na reunião ordinária da Câmara do dia 28 – em que pede que seja construída uma rotatória no cruzamento da Avenida Brasília com a Rua Senador Gomes da Silva.

Ele justifica o pedido o fato de existir um grande fluxo de veículos e motos, principalmente nos horários de pico. Jhonathan declara que a rotatória tornará o local mais seguro para motoristas e pedestres.

Juninho do Sindicato quer mais segurança com conserto do muro do Hospital Frei Gabriel

Mediante visita in loco e registro de imagens em vídeo, o vereador Juninho do Sindicato fez uma indicação na reunião ordinária da Câmara de Frutal no dia 28 em que solicita ao Executivo aumentar a altura do muro do Hospital Frei Gabriel e instalar cerca concertina visando oferecer mais segurança.

Conforme ele salienta, a falta de uma cerca adequada facilita a entrada de pessoas não autorizadas, expõe pacientes e colocam servidores em risco.

Juninho relata que, nos últimos meses, foram registrados furtos no interior da unidade, sem que houvesse a identificação dos ladrões. “Medidas precisam ser tomadas urgentemente, uma vez que é de conhecimento de todos o alto valor de equipamentos hospitalares, que também acabam sendo expostos”, justifica.

Jarbinhas propõe criação de programa pré-natal para incentivar homens a cuidar da saúde

A necessidade de instituir um programa pré-natal masculino, que corresponda a um conjunto de exames preventivos destinados aos homens. Esta foi uma indicação apresentada e aprovada na sessão do dia 28, tendo como autor o vereador Jarbinhas Despachante.

O objetivo é incentivar as pessoas do sexo masculino a cuidar da própria saúde, ao mesmo tempo em que acompanham a gestação das parcerias no pré-natal, realizando exames de rotina, testes rápidos e atualização da carteira vacinal, além de participar das atividades educativas nos serviços de saúde.

Neste programa sugerido por Jarbinhas, ele ressalta que o homem poderá realizar exames como sorologia para hepatite B e C, HIV e sífilis, diabetes, colesterol e pressão arterial, receber informações sobre o risco e a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST), bem como fazer consultas complementares e outros exames preventivos.

Segundo ele, o pré-natal masculino pode contribuir para reduzir a transmissão vertical da sífilis e do HIV. A realização de testes rápidos para detecção destas doenças e a consequente adesão ao tratamento por parte do parceiro infectado pode ainda diminuir consideravelmente o risco de contágio da mãe para a criança, pois a mulher, mesmo com a devida atenção ao longo da gravidez, se mantiver relações sexuais com o parceiro infectado, pode ser reinfectada no caso da sífilis e ter a carga viral aumentada no caso do HIV.

“A iniciativa tem como foco também preparar o homem para o exercício da paternidade ativa. A estratégia incentiva o apoio à parceira durante toda a gestação, além dos cuidados básicos com o recém-nascido, como as orientações que favorecem à amamentação até os 2 anos de idade e, exclusivamente até os 6 meses do bebê, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde. O intuito é gerar vínculos afetivos saudáveis e qualidade de vida para todos da família”, observa.

Vereador Alexandre Braz indica construção de valeta em esquina da Rua Marechal Rondon no Bairro Santos Dumont

O Legislativo aprovou uma indicação do vereador Alexandre Braz na reunião do dia 28, em que ele pede ao Executivo a construção de uma valeta de cimento para o escoamento de água, na esquina entre as ruas Marechal Rondon e Derocy de Paula, no bairro Santos Dumont.

Ele justifica essa necessidade que considera urgente, em razão de haver uma água empoçada que tem gerado transtornos ao trânsito e perigos à saúde pública.

Construção de travessia elevada na Praça Dr. Alcides é solicitada pelo vereador Zizi

Através de indicação aprovada na reunião do dia 28, o vereador Zizi pediu ao prefeito Bruno Augusto e Secretaria e Planejamento, Obras e Serviços Urbanos para se construir uma travessia elevada com faixa de pedestres na Praça Dr. Alcides de Paula Gomes com a Rua 13 de Maio, em frente à Caixa Econômica Federal.

Ele justifica a ação o fato do local ter um intenso trânsito diário, o que incentiva a velocidade com que os veículos por lá trafegam. Zizi ressalta que a instalação da travessia elevada, com a faixa de pedestres é providência indispensável à segurança dos pedestres, principalmente das pessoas idosas, pois fará com que os carros parem e obedeçam a sinalização.

Construção de travessia elevada na Praça Dr. Alcides é solicitada pelo vereador Zizi

Através de indicação aprovada na reunião do dia 28, o vereador Zizi pediu ao prefeito Bruno Augusto e Secretaria e Planejamento, Obras e Serviços Urbanos para se construir uma travessia elevada com faixa de pedestres na Praça Dr. Alcides de Paula Gomes com a Rua 13 de Maio, em frente à Caixa Econômica Federal.

Ele justifica a ação o fato do local ter um intenso trânsito diário, o que incentiva a velocidade com que os veículos por lá trafegam. Zizi ressalta que a instalação da travessia elevada, com a faixa de pedestres é providência indispensável à segurança dos pedestres, principalmente das pessoas idosas, pois fará com que os carros parem e obedeçam a sinalização.

Professora Irma requisita levantamento e diagnóstico da situação das praças da cidade

Por meio de indicação aprovada na reunião do dia 28, a vereadora Irma Rezende Rocha solicitou ao prefeito e à Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos, que seja efetuado um levantamento e diagnóstico da situação das praças de Frutal.

Seu objetivo é que sejam visualizadas soluções quanto aos problemas relacionados à manutenção, como plantio de árvores e arbustos, poda de árvores e roçado do gramado. A medida visa ainda a limpeza, reposição de bancos e brinquedos, bem como a instalação de brinquedos adaptados para crianças portadoras de deficiência PCD, buscando a inclusão social, e ainda, avaliar a iluminação e a segurança desses importantes logradouros públicos.

De acordo com a vereadora, a população tem reclamado muito sobre as praças de Frutal. Por isso, ela considera que a reforma e manutenção terão maior alcance após um diagnóstico geral de todas as praças de Frutal, ocorrendo de forma planejada.

“As praças públicas ajudam na qualidade de vida da população. Seus espaços promovem convívio social e momentos de lazer. São importantes para a diversão das crianças, prática de esportes, além de possibilitar desenvolvimento de projetos ligados à educação ambiental com as crianças, pois sabemos que se conseguirmos plantar essa sementinha de consciência ambiental nelas, teremos futuros cidadãos que cuidam e prezam pela natureza e bem-estar social”, ressalta.

A vereadora comenta ainda que existem alguns projetos relacionados à educação ambiental, porém, acredita que falta engajamento por parte das secretarias responsáveis pelas praças e pelos moradores dos bairros da comunidade escolar.

Irma ressalta que a instalação de brinquedos adaptados nas praças permitirá que a criança com deficiência, em geral, desfrute do prazer de brincar e seja estimulada, contribuindo positivamente com o seu crescimento pessoal.

Juliene Sabino quer regulamentação de lei que proíbe queimadas no perímetro urbano

A vereadora Juliene Sabino foi autora de uma indicação em que pede ao prefeito e secretário do Meio Ambiente, Fabiano Vieira, regulamentar a lei 6.387 que proíbe a realização de queimadas nos imóveis públicos ou particulares no perímetro urbano ou logradouros públicos no Município de Frutal.

Ela enfatiza que, além de uma efetiva fiscalização pela Prefeitura e Secretaria, também se faz necessária a realização de campanhas periódicas de conscientização, como palestras nas escolas de Frutal, povoados e distrito de Aparecida de Minas, objetivando informar à população sobre os perigos das queimadas.

Juliene comenta que a lei foi criada com a finalidade de se priorizar a prevenção e adoção de medidas necessárias que possam evitar que sejam afetados o meio ambiente e a saúde, como o fogo e a fumaça.

A vereadora comenta que muitos moradores têm o hábito de limpar terrenos e eliminar o lixo acumulado no quintal da casa por meio de queimadas. Conforme lembra ainda, diversos municípios do país têm lei que proíbe a queima de lixo na zona urbana, inibindo essa prática que coloca em risco a vida das pessoas e a conservação da natureza (fauna, flora, mananciais) e, especialmente, prejudica a saúde humana.

“O combate intensivo às queimadas é uma medida preventiva para várias doenças e para preservação do meio ambiente e essa lei visa combater atitudes incoerentes como a limpeza de terrenos e eliminação de lixo doméstico, através de queimadas. Desta forma, além de prevenir prejuízos ao meio ambiente, evitamos respirar ar poluído, que causa consequências para a saúde”, argumenta.

Crianças projeto “Castelo Frutal” visitam a Câmara Municipal

Crianças que fazem parte do projeto “Castelo Frutal número 219”, entidade ligada à Loja Maçônica e que congrega menores de 8 a 12 anos, visitaram o plenário da Câmara, na tarde de quarta-feira (23), a fim de conhecer um pouco do trabalho do Legislativo.

O presidente da Câmara, Juninho do Sindicato, salienta a importância desta iniciativa e acrescenta que deveria acontecer com mais frequência. Também enfatizou a importância da política porque são as leis que regem toda a nação.

“Desta forma, a gente pode mostrar o trabalho do vereador, explicar o que fazemos. Eles vão poder crescer já sabendo o que é o Legislativo e o Executivo, podendo sair futuros vereadores ou prefeito daqui há alguns anos. Sem dúvida, foi um prazer poder receber as crianças no plenário”, destaca.

O vereador Edivalder Cheiroso, que também participou da recepção aos integrantes do “Castelo Frutal”, conta que foi abordado pelo conselheiro da entidade demonstrando interesse das crianças em conhecer o Legislativo, o que foi prontamente atendido pelo presidente Juninho.

“Fizemos um ‘tour’ apresentando às crianças como funciona e a gente espera que eles possam levar a colegas e professores a orientação que tiveram aqui. Importante a gente estar de portas abertas também para escolas para que conheçam como é o trabalho e a estrutura física do Legislativo”, finaliza.

Divulgação do edital do concurso da prefeitura somente foi possível graças a sessão extraordinária da Câmara

Vereadores de Frutal realizaram uma sessão extraordinária na tarde de quinta-feira (24) para discutir e apreciar um projeto de autoria do Executivo que versa sobre a realização do concurso público da Prefeitura.
O projeto, que permitiu alterações em documento anterior aprovado pela Câmara, foi aprovado por unanimidade tendo sido acrescentada uma emenda para respaldar direitos dos servidores que já são efetivos. A publicação do edital foi feita nesta sexta (25) pelo Poder Executivo, e deverão ser obedecidos prazos e processos antes da realização do concurso.
A vice-presidente da Câmara, vereadora Gislene Maria da Silva, salientou que se trata de um importante projeto do Executivo e parabenizou os membros das comissões permanentes que fizeram uma emenda para garantir os direitos adquiridos pelos servidores efetivados.
Portanto, o aumento da carga horária de 30 para 40 horas semanais será somente para os que ingressarem através do novo concurso. “A população e servidores estão ansiosos quanto a oportunidade de prestar esse concurso no município”, ressalta.
O vereador Edivalder Cheiroso comenta que a Câmara está ciente da necessidade do projeto para que o Executivo dê sequência em relação aos trâmites do concurso.
“Sabemos da importância do concurso para o município, lembrando que não terá mudança em relação a salário ou carga horária dos servidores atuais. A Prefeitura dará essa oportunidade a quem estiver realmente preparado. Como vereadores estamos à disposição da população trabalhando em prol de uma cidade melhor”, declara.
O vereador Alexandre Braz disse ter ficado feliz com a aprovação do projeto. “Quem é aprovado no concurso passa a ter uma segurança jurídica no seu trabalho, então, fomos todos a favor do projeto”, disse.

Câmara aprova indicação de Jhonathan Lavador sobre construção de mais ciclovias nas ruas de Frutal

Em indicação aprovada na reunião pela Câmara do dia 21, o vereador Jhonathan Lavador pediu para construir mais ciclovias nas ruas de Frutal, para garantir maior segurança para quem utiliza bicicleta para o trabalho, esporte ou lazer.

Ele destaca que as ciclovias são essenciais deixando a cidade mais bonita, além de contribuir para o meio ambiente, pois incentivam e facilitam a vida dos ciclistas que têm medo de se aventurar entre os carros, a utilizar este meio de transporte como forma de locomoção diária.

Outra observação do vereador é que a colocação das ciclovias e das ciclofaixas na cidade contribuirá para reduzir acidentes no trânsito, além de estimular o ciclismo como uma forma de deslocamento sustentável e veloz, melhorando a mobilidade urbana.

Como membro da comissão de Legislação, Justiça e Redação, a vereadora Juliene Sabino analisou todo o projeto e declara que é um grande benefício para toda a população. “Tivemos várias reuniões com os procuradores do município e da Câmara e também com servidores. Então, aprovamos o projeto pelo bem daqueles que aguardam o concurso”, disse.

Também o vereador Jhonathan Lavador relata que, por se tratar de um projeto polêmico, foi preciso que a procuradoria esclarecesse as dúvidas dos vereadores. “A gente vê que a população está muito ansiosa esperando o edital para se preparar. O concurso vai dar oportunidade de várias pessoas poderem trabalhar de forma efetiva dentro da Prefeitura”, observa.

Outro vereador que enfatiza a importância do projeto foi Fernando da Quineira. “O projeto dá autonomia ao prefeito para fazer o concurso. Não temos intenção de prejudicar servidor que já trabalha no serviço público. A gente sabe que a cidade ganha porque vãos surgir várias oportunidades de emprego. Acho que é um grande presente para Frutal”, finaliza.

Aprovada indicação de Zizi que pede proteção nos aparelhos de ar condicionado do prédio da Prefeitura

Por unanimidade, foi aprovada uma indicação do vereador Zizi que reivindica a instalação de proteção nos aparelhos de ar condicionado existentes em volta de todo o prédio da Prefeitura e da Câmara.

O objetivo é evitar que os pombos façam ninhos ou depositem fezes, penas e piolhos, trazendo perigo de transmissão de diversos tipos de doenças como cegueira, infecções no cérebro, dos pulmões, intestinos ou respiratórias aos servidores públicos municipais.

De acordo com ele, é grande a presença de pombos no prédio, sendo que a forma mais comum de infecções causadas pelos pombos é feita pelas vias respiratórias, através da inalação das fezes secas depositadas nos mais variados lugares, como janelas e aparelhos de ar condicionado. Outra forma de contaminação é através do piolho dos pombos que pode cair sobre as pessoas quando eles voam.

“Não podemos ignorar as diversas doenças que essas aves carregam consigo e, com o acúmulo deles em bandos, tais problemas aumentam em igual proporção. A colocação dessa proteção nos aparelhos trará um pouco mais de segurança”, declara.

Vereadora Juliene Sabino cobra limpeza da Rua do Marianinho no Residencial Flamboyant

A Câmara aprovou, em sua sessão do dia 21, uma indicação da vereadora Juliene Sabino que pede para a Prefeitura efetuar a limpeza urgente da Rua do Marianinho, no Residencial Flamboyant. Conforme ela destaca, no local, há muitos detritos que são jogados por pessoas sem nenhuma consciência ambiental, necessitando que a Administração Municipal efetue a limpeza urgente da rua.

Jornalista Alex Freitas requer dados sobre pagamento a empresa e critérios de seleção e indeferimento de bolsas de estudos

O vereador Alex Freitas foi autor de um requerimento em que pede ao prefeito Bruno Augusto informações e cópia de documentos oficiais dos contratos, empenhos e pagamento referentes a empresa Leandro Caetano Decorações e Buffet LTDA desde o dia 1º de janeiro de 2021.
Ele requer ainda uma listagem de todas as bolsas de estudos pagas pela Prefeitura de Frutal e dos beneficiários desde janeiro de 2021, bem como as formas e critérios de seleção destas pessoas e critérios para a não concessão do benefício a inscritos que foram indeferidos.
Alex Freitas enfatiza que os documentos e informações servirão para analisar valores pagos com os recursos públicos em relação às reais necessidades, a seleção criteriosa e abrangência de programa de bolsas de estudos no Município de Frutal.

Jornalista Alex Freitas requer dados sobre pagamento a empresa e critérios de seleção e indeferimento de bolsas de estudos

O vereador Alex Freitas foi autor de um requerimento em que pede ao prefeito Bruno Augusto informações e cópia de documentos oficiais dos contratos, empenhos e pagamento referentes a empresa Leandro Caetano Decorações e Buffet LTDA desde o dia 1º de janeiro de 2021.
Ele requer ainda uma listagem de todas as bolsas de estudos pagas pela Prefeitura de Frutal e dos beneficiários desde janeiro de 2021, bem como as formas e critérios de seleção destas pessoas e critérios para a não concessão do benefício a inscritos que foram indeferidos.
Alex Freitas enfatiza que os documentos e informações servirão para analisar valores pagos com os recursos públicos em relação às reais necessidades, a seleção criteriosa e abrangência de programa de bolsas de estudos no Município de Frutal.

Vereador Jarbinhas propõe criar atlas contendo a história e geografia do município de Frutal

O Legislativo frutalense aprovou uma indicação do vereador Jarbinhas que solicitou a criação de um ‘atlas’ contendo toda a história e geografia do Município, para ser disponibilizado à população e escolas municipais.
Trata-se de uma pesquisa a ser desenvolvida em colaboração envolvendo a comunidade e não somente construir um atlas como uma coletânea de mapas produzidos por cartógrafos.
Segundo ele, o projeto pauta-se na ideia de que os professores, como possuidores de saberes específicos da docência, pesquisem sobre a localidade e produzam um material escolar que atenda prioritariamente as suas necessidades educativas.
Jarbinhas explica que o objetivo é constituir um grupo que se propõe a pesquisar sobre a localidade de Frutal, a fim de construir – dentre outras ações – coletivamente um material educativo (Atlas Escolar) que subsidie o ensino da História e da Geografia, além de fomentar os processos formativos (Formação Inicial e Continuada) dos professores, pesquisadores e alunos envolvidos.
“A produção do Atlas deverá apoiar-se nos processos formativos (que envolvem aprendizagens profissionais da docência) e nas especificidades das escolas de ensino fundamental. Os resultados serão, portanto, materiais (produto em forma de um Atlas Municipal Escolar: Histórico e Geográfico) e, ao mesmo tempo, formativos, no sentido de que estarão subsidiando os processos de ensino e de aprendizagem dos professores envolvidos”, justifica.

Vereadora Maíza Signorelli sugere implantação de câmeras em veículos de transporte escolar

O Legislativo aprovou, na reunião do dia 21, um requerimento de autoria da vereadora Maíza Signorelli que questiona se a Prefeitura irá instalar câmeras de monitoramento com áudio em todos os veículos escolares do transporte municipal (vans e ônibus), visando mais segurança e controle à rede municipal de ensino.
Ela justifica que, através desta medida de monitoramento com captura de áudio e imagens no interior dos veículos, haverá mais segurança dos alunos, professores e motoristas do transporte escolar.
Maíza declara que ação irá inibir depredações, agressões e permitindo o acompanhamento da relação entre motorista e aluno. Segundo ela, essa filmagem seria de uso exclusivo da Secretaria Municipal de Educação, sendo todos devidamente alertados a respeito da implantação dessa nova medida de segurança.

Instalação de lixeiras em pontos críticos da cidade é solicitada em indicação pelo vereador Edivalder

Foi aprovada uma indicação do vereador Edivalder Cheiroso que pediu a instalação de lixeiras nos pontos críticos da cidade, com a finalidade de que a população descarte o lixo corretamente, bem como de efetuar campanhas periódicas de conscientização.
“É lamentável que parte da população ainda descarte lixo de qualquer maneira, em terrenos baldios ou até mesmo nas vias públicas. Pedimos que a Prefeitura faça um levantamento dos pontos mais críticos e instale lixeiras, pois, assim, estes descartes serão feitos de maneira amenizada, sem causar danos à sociedade em geral”, sugere.
Edivalder ressalta que a consciência ambiental é um fator importante porque tem efeitos positivos para a qualidade de vida das pessoas. “O descarte incorreto pode trazer danos ao meio ambiente e à saúde. Por isso, a importância de que sejam efetuadas campanhas periódicas de conscientização para a população”, conclui.

Vereador Jhonathan requisita instalação de travessia elevada frente ao Comercial Caetano

Foi aprovada, na reunião do dia 21, uma indicação do vereador Jhonathan Lavador que requisitou providências quanto a instalação de uma travessia elevada em frente ao Comercial Caetano.
Conforme acredita, essa faixa de pedestre elevada irá melhorar as condições de acessibilidade e segurança dos pedestres nas vias públicas, além de ampliar a visibilidade da travessia das pessoas, bem como reduzir a velocidade dos carros.
O vereador aponta que o trânsito de veículos nas vias públicas da cidade está caótico, o que faz com que muitas pessoas se sintam inseguras ao atravessar as ruas. Por isso, ele crê que a construção de mais faixas elevadas fará com que os pedestres se sintam mais seguros e que os motoristas tenham uma melhor visibilidade.

Reparos e limpeza de bueiros entupidos são indicados por vereador Zizi

Em uma indicação aprovada na última sessão, no dia 21, o vereador Zizi solicitou que sejam efetuados reparos e limpeza de todos os bueiros que estiverem entupidos, bem como limpar todos os córregos que passam dentro da cidade, com urgência, antes da chegada do período chuvoso.
Zizi comenta que, em Frutal, há muitos bueiros entupidos ou com as grades protetoras quebradas, o que ocasiona enchentes, principalmente quando chove. “A limpeza é necessária e urgente, pois o mato, lixo, pedras e outros agentes poluidores atrapalham o fluxo normal da água e prejudica o meio ambiente”, ressalta.

Destinação da lanchonete da “Ilha do Sol” volta a ser debatida em indicação da vereadora Juliene Sabino

Por meio de requerimento direcionado ao prefeito Bruno Augusto, a vereadora Juliene Sabino, pediu informações sobre a destinação do imóvel localizado na Praça Nossa Senhora da Abadia, anteriormente denominado “Ilha do Sol”.
A vereadora afirma que, constantemente, ela é questionada a respeito do imóvel localizado em uma praça pública da cidade. “Em razão da preocupação de todos a respeito da destinação do estabelecimento, solicitamos esta informação, para que possamos nos inteirar com absoluta segurança”, declara.

Vereador Alex Freitas pede totem de segurança no Jardim do Bosque

A necessidade da instalação de uma câmera de vigilância com longo alcance ou, pelo menos, um totem de segurança no final da Avenida Brasília, no Jardim do Bosque, foi uma indicação do vereador Alex Freitas aprovada na reunião da Câmara do dia 21.
A finalidade é instalar esse equipamento no local que dá acesso à saída do Marianinho, para a identificação de pessoas que depositam lixo, restos de materiais de construção, móveis velhos, etc. não realizando o descarte de lixo de maneira correta.
Alex lamenta que as pessoas estão transformando o local em um verdadeiro depósito de lixo, se fazendo necessária a instalação de câmeras de segurança para identificar os atores deste ato.
Desta maneira, a Administração poderá aplicar multas a estas pessoas, fazendo valer as leis para que esses fatos não ocorram mais e que o local não se transforme em um depósito irregular de lixo. “Queremos que o meio ambiente seja melhor preservado e que as pessoas que cometem este ato irregular sejam devidamente punidas”, completa.

Vereador Jarbinhas reivindica brinquedos adaptados para crianças portadoras de deficiência em praças públicas

Na reunião ordinária do dia 21, o vereador Jarbinhas Despachante apresentou uma indicação em que solicita a instalação de brinquedos adaptados para crianças portadoras de deficiência (PCD) nos projetos de construção e reforma de praças da cidade.
Conforme ele enfatiza, o brinquedo é um elemento fundamental na vida das crianças, pois por meio da interação que é estabelecida, elas constroem diversas capacidades, não só intelectuais, como emocionais também.
“Além de ser uma fonte de prazer e socialização, o brinquedo pode ser uma poderosa fonte de descoberta do mundo, não só para compreendê-lo fisicamente, mas também culturalmente. Por isso, gostaríamos que todas as praças tenham brinquedos adaptados para crianças com necessidades especiais”, finaliza.

Vereadora Maíza Signorelli reivindica instalação de totem de segurança na Praça do DER

A necessidade de instalar um totem de segurança na Praça Afrânio de Paula e Silva (DER), na esquina com a Rua Afrânio Peixoto, visando o monitoramento de todo o local. Esta foi uma indicação apresentada pela vereadora Maíza e aprovada pela Câmara na sessão ordinária do dia 21.
Ela comenta que já existe um totem na esquina da Rua Augusto de Lima. Porém, acredita que é necessário que se coloque mais um, na esquina com a Rua Afrânio Peixoto, considerando que é preciso o monitoramento de toda a praça, a fim de auxiliar a segurança pública do local.
Maíza justifica a necessidade apontado que existem muitos estabelecimentos comerciais, como os lanches e farmácias e que já ocorreram assaltos, não tendo disponível o vídeo da ocorrência pela ausência do totem de segurança.

Vereadora Irma indaga sobre medidas de segurança nas escolas da cidade por meio de requerimento

A Câmara de Frutal aprovou um requerimento da vereadora Irma Rezende Rocha que pede ao prefeito informações sobre as medidas tomadas em relação à segurança nas escolas do município e se foram instaladas câmeras externas e internas nos estabelecimentos de ensino.
Conforme ela enfatiza, a segurança no ambiente escolar é fundamental para o bem-estar dos alunos, para a tranquilidade dos pais e responsáveis e para o sucesso na relação ensino-aprendizagem, visto que a escola ocupa um espaço central na formação das crianças e adolescentes.
A vereadora relata que, no primeiro semestre de 2023, aconteceu no Paraná e São Paulo atos de extrema violência no ambiente escolar que chocaram todo o país, sendo levantadas preocupações em relação à segurança das escolas. Também se falou em criar e intensificar redes de proteção às unidades de ensino pública e privadas, além de outras ações de natureza preventiva.
“Em tempos de violência crescente e desenfreada, desenvolver estratégias firmes de segurança nas escolas é um desafio árduo, porém, necessário e possível. A violência, no âmbito das escolas, pode ser entendida como um processo complexo e desafiador que requer um tratamento adequado, cuidadoso e fundamentado”, argumenta.

Ações do documento