Notícias
Juliene Sabino quer regulamentação de lei que proíbe queimadas no perímetro urbano
A vereadora Juliene Sabino foi autora de uma indicação em que pede ao prefeito e secretário do Meio Ambiente, Fabiano Vieira, regulamentar a lei 6.387 que proíbe a realização de queimadas nos imóveis públicos ou particulares no perímetro urbano ou logradouros públicos no Município de Frutal.
Ela enfatiza que, além de uma efetiva fiscalização pela Prefeitura e Secretaria, também se faz necessária a realização de campanhas periódicas de conscientização, como palestras nas escolas de Frutal, povoados e distrito de Aparecida de Minas, objetivando informar à população sobre os perigos das queimadas.
Juliene comenta que a lei foi criada com a finalidade de se priorizar a prevenção e adoção de medidas necessárias que possam evitar que sejam afetados o meio ambiente e a saúde, como o fogo e a fumaça.
A vereadora comenta que muitos moradores têm o hábito de limpar terrenos e eliminar o lixo acumulado no quintal da casa por meio de queimadas. Conforme lembra ainda, diversos municípios do país têm lei que proíbe a queima de lixo na zona urbana, inibindo essa prática que coloca em risco a vida das pessoas e a conservação da natureza (fauna, flora, mananciais) e, especialmente, prejudica a saúde humana.
“O combate intensivo às queimadas é uma medida preventiva para várias doenças e para preservação do meio ambiente e essa lei visa combater atitudes incoerentes como a limpeza de terrenos e eliminação de lixo doméstico, através de queimadas. Desta forma, além de prevenir prejuízos ao meio ambiente, evitamos respirar ar poluído, que causa consequências para a saúde”, argumenta.
Crianças projeto “Castelo Frutal” visitam a Câmara Municipal
Crianças que fazem parte do projeto “Castelo Frutal número 219”, entidade ligada à Loja Maçônica e que congrega menores de 8 a 12 anos, visitaram o plenário da Câmara, na tarde de quarta-feira (23), a fim de conhecer um pouco do trabalho do Legislativo.
O presidente da Câmara, Juninho do Sindicato, salienta a importância desta iniciativa e acrescenta que deveria acontecer com mais frequência. Também enfatizou a importância da política porque são as leis que regem toda a nação.
“Desta forma, a gente pode mostrar o trabalho do vereador, explicar o que fazemos. Eles vão poder crescer já sabendo o que é o Legislativo e o Executivo, podendo sair futuros vereadores ou prefeito daqui há alguns anos. Sem dúvida, foi um prazer poder receber as crianças no plenário”, destaca.
O vereador Edivalder Cheiroso, que também participou da recepção aos integrantes do “Castelo Frutal”, conta que foi abordado pelo conselheiro da entidade demonstrando interesse das crianças em conhecer o Legislativo, o que foi prontamente atendido pelo presidente Juninho.
“Fizemos um ‘tour’ apresentando às crianças como funciona e a gente espera que eles possam levar a colegas e professores a orientação que tiveram aqui. Importante a gente estar de portas abertas também para escolas para que conheçam como é o trabalho e a estrutura física do Legislativo”, finaliza.
Divulgação do edital do concurso da prefeitura somente foi possível graças a sessão extraordinária da Câmara
Câmara aprova indicação de Jhonathan Lavador sobre construção de mais ciclovias nas ruas de Frutal
Em indicação aprovada na reunião pela Câmara do dia 21, o vereador Jhonathan Lavador pediu para construir mais ciclovias nas ruas de Frutal, para garantir maior segurança para quem utiliza bicicleta para o trabalho, esporte ou lazer.
Ele destaca que as ciclovias são essenciais deixando a cidade mais bonita, além de contribuir para o meio ambiente, pois incentivam e facilitam a vida dos ciclistas que têm medo de se aventurar entre os carros, a utilizar este meio de transporte como forma de locomoção diária.
Outra observação do vereador é que a colocação das ciclovias e das ciclofaixas na cidade contribuirá para reduzir acidentes no trânsito, além de estimular o ciclismo como uma forma de deslocamento sustentável e veloz, melhorando a mobilidade urbana.
Como membro da comissão de Legislação, Justiça e Redação, a vereadora Juliene Sabino analisou todo o projeto e declara que é um grande benefício para toda a população. “Tivemos várias reuniões com os procuradores do município e da Câmara e também com servidores. Então, aprovamos o projeto pelo bem daqueles que aguardam o concurso”, disse.
Também o vereador Jhonathan Lavador relata que, por se tratar de um projeto polêmico, foi preciso que a procuradoria esclarecesse as dúvidas dos vereadores. “A gente vê que a população está muito ansiosa esperando o edital para se preparar. O concurso vai dar oportunidade de várias pessoas poderem trabalhar de forma efetiva dentro da Prefeitura”, observa.
Outro vereador que enfatiza a importância do projeto foi Fernando da Quineira. “O projeto dá autonomia ao prefeito para fazer o concurso. Não temos intenção de prejudicar servidor que já trabalha no serviço público. A gente sabe que a cidade ganha porque vãos surgir várias oportunidades de emprego. Acho que é um grande presente para Frutal”, finaliza.
Aprovada indicação de Zizi que pede proteção nos aparelhos de ar condicionado do prédio da Prefeitura
Por unanimidade, foi aprovada uma indicação do vereador Zizi que reivindica a instalação de proteção nos aparelhos de ar condicionado existentes em volta de todo o prédio da Prefeitura e da Câmara.
O objetivo é evitar que os pombos façam ninhos ou depositem fezes, penas e piolhos, trazendo perigo de transmissão de diversos tipos de doenças como cegueira, infecções no cérebro, dos pulmões, intestinos ou respiratórias aos servidores públicos municipais.
De acordo com ele, é grande a presença de pombos no prédio, sendo que a forma mais comum de infecções causadas pelos pombos é feita pelas vias respiratórias, através da inalação das fezes secas depositadas nos mais variados lugares, como janelas e aparelhos de ar condicionado. Outra forma de contaminação é através do piolho dos pombos que pode cair sobre as pessoas quando eles voam.
“Não podemos ignorar as diversas doenças que essas aves carregam consigo e, com o acúmulo deles em bandos, tais problemas aumentam em igual proporção. A colocação dessa proteção nos aparelhos trará um pouco mais de segurança”, declara.
Vereadora Juliene Sabino cobra limpeza da Rua do Marianinho no Residencial Flamboyant
A Câmara aprovou, em sua sessão do dia 21, uma indicação da vereadora Juliene Sabino que pede para a Prefeitura efetuar a limpeza urgente da Rua do Marianinho, no Residencial Flamboyant. Conforme ela destaca, no local, há muitos detritos que são jogados por pessoas sem nenhuma consciência ambiental, necessitando que a Administração Municipal efetue a limpeza urgente da rua.
Jornalista Alex Freitas requer dados sobre pagamento a empresa e critérios de seleção e indeferimento de bolsas de estudos
Jornalista Alex Freitas requer dados sobre pagamento a empresa e critérios de seleção e indeferimento de bolsas de estudos
Vereador Jarbinhas propõe criar atlas contendo a história e geografia do município de Frutal
Vereadora Maíza Signorelli sugere implantação de câmeras em veículos de transporte escolar
Instalação de lixeiras em pontos críticos da cidade é solicitada em indicação pelo vereador Edivalder
Vereador Jhonathan requisita instalação de travessia elevada frente ao Comercial Caetano
Reparos e limpeza de bueiros entupidos são indicados por vereador Zizi
Destinação da lanchonete da “Ilha do Sol” volta a ser debatida em indicação da vereadora Juliene Sabino
Vereador Alex Freitas pede totem de segurança no Jardim do Bosque
Vereador Jarbinhas reivindica brinquedos adaptados para crianças portadoras de deficiência em praças públicas
Vereadora Maíza Signorelli reivindica instalação de totem de segurança na Praça do DER
Vereadora Irma indaga sobre medidas de segurança nas escolas da cidade por meio de requerimento
Instalação de lixeiras em pontos críticos da cidade é solicitada em indicação pelo vereador Edivalder
Requerimento de vereadora Gislene Maria busca informações sobre folha de pagamento dos servidores da Prefeitura
Em indicação, vereador Jhonathan pede colocação de bancos nas praças públicas da cidade
Vereador Zizi sugere ampliação da recepção do Hospital Frei Gabriel
Indicação da vereadora Juliene Sabino pede pintura das ciclovias
Vereadores cobram medidas para evitar vândalos na quadra de esporte da Escola “Necime Lopes”
Dez vereadores assinaram uma indicação solicitando que sejam tomadas medidas urgentes quanto ao fechamento do Complexo Esportivo “Lívia Pacheco”, situado em frente a Escola Municipal Necime Lopes da Silva, no bairro Novo Horizonte.
No pedido – que é destinado ao prefeito Bruno Augusto, Secretaria de Educação e Secretaria de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos – eles também cobram a colocação de vigia a fim de impedir a utilização do local de pessoas durante a noite.
Os vereadores relatam que vândalos utilizam bebidas alcóolicas e deixam vidros quebrados, fezes e outras sujeiras no local, prejudicando os alunos que praticam aulas de educação física.
“Necessitamos que sejam tomadas providências urgentes para o fechamento da quadra. Se possível ainda, que seja designado um vigia para cuidar do local à noite, garantindo que não seja utilizado indevidamente”, enfatizam.
Os autores da indicação foram Juninho do Sindicato, Alex Freitas, Jarbinhas Despachante, Zizi, Irma Rezende Rocha, Juliene Sabino, Rapinha, Gislene Maria, Tõe da Veia e Lucivaine “Vaininha”.
Jarbinhas requer divulgação em site da Prefeitura da lista de pacientes que esperam por pequenas cirurgias eletivas
O vereador Jarbinhas Despachante fez uma indicação em que requer a atualização e divulgação no site oficial da Prefeitura da listagem contendo a quantidade de pacientes na fila de espera para cirurgias eletivas como hérnia, catarata, vesícula e outros pequenos procedimentos.
Ele pede que na lista constem informações como as iniciais dos nomes dos pacientes, idade e bairros em que residem para que a população possa acompanhar o andamento da fila de espera, porém sem que haja a identificação das pessoas, garantindo o sigilo necessário.
Ações do documento