Notícias
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗥𝗮𝗽𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗰𝗼𝗯𝗿𝗮 𝗶𝗻𝘀𝘁𝗮𝗹𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝘀𝗶𝗻𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝘁𝗿𝗮̂𝗻𝘀𝗶𝘁𝗼
𝗝𝗮𝗿𝗯𝗶𝗻𝗵𝗮𝘀 𝗗𝗲𝘀𝗽𝗮𝗰𝗵𝗮𝗻𝘁𝗲 𝗽𝗲𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗻𝘀𝘁𝗿𝘂𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗿𝗲𝗱𝘂𝘁𝗼𝗿 𝗱𝗲 𝘃𝗲𝗹𝗼𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲
𝗭𝗶𝘇𝗶 𝗶𝗻𝗱𝗶𝗰𝗮 𝗻𝗼𝗺𝗲 𝗱𝗲 𝗲𝘅-𝘃𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗻𝗼𝗺𝗲𝗮𝗿 𝗿𝘂𝗮
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮 𝗠𝗮𝗶́𝘇𝗮 𝗯𝘂𝘀𝗰𝗮 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝘀𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗥𝗲𝗴𝘂𝗹𝗮𝗿𝗶𝘇𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗙𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮́𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗺𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶́𝗽𝗶𝗼
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗰𝗼𝗯𝗿𝗮𝗺 𝗽𝗿𝗲𝘀𝘁𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗮𝘀 𝗱𝗼 𝗝𝘂𝗻𝗶𝗻𝗮̃𝗼 𝗱𝗮 𝗣𝗿𝗲𝗳𝗲𝗶𝘁𝘂𝗿𝗮
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗘𝗱𝗶𝘃𝗮𝗹𝗱𝗲𝗿 𝗖𝗵𝗲𝗶𝗿𝗼𝘀𝗼 𝗽𝗲𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗹𝗼𝗰𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗳𝗿𝗲𝘀𝗮 𝗱𝗲 𝗮𝘀𝗳𝗮𝗹𝘁𝗼 𝗲𝗺 𝗽𝗼𝘃𝗼𝗮𝗱𝗼𝘀
𝗝𝗼𝗿𝗻𝗮𝗹𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗔𝗹𝗲𝘅 𝗙𝗿𝗲𝗶𝘁𝗮𝘀 𝗽𝗲𝗱𝗲 𝗰𝘂𝗺𝗽𝗿𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗮 𝗹𝗲𝗶 𝗱𝗼 𝗔𝘂𝘅𝗶́𝗹𝗶𝗼 𝗔𝘁𝗹𝗲𝘁𝗮
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮 𝗣𝗿𝗼𝗳𝗲𝘀𝘀𝗼𝗿𝗮 𝗜𝗿𝗺𝗮 𝘀𝗼𝗹𝗶𝗰𝗶𝘁𝗮 𝗮𝗻𝗮́𝗹𝗶𝘀𝗲 𝗲𝗺 𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗮́𝗴𝘂𝗮
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗝𝗮𝗿𝗯𝗶𝗻𝗵𝗮𝘀 𝗽𝗲𝗱𝗲 𝗾𝘂𝗲 𝗣𝗿𝗲𝗳𝗲𝗶𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗷𝗼𝗴𝘂𝗲 𝗮́𝗴𝘂𝗮 𝗲𝗺 𝗿𝘂𝗮𝘀 𝘀𝗲𝗺 𝗮𝘀𝗳𝗮𝗹𝘁𝗼
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗔𝗹𝗲𝘅𝗮𝗻𝗱𝗿𝗲 𝗕𝗿𝗮𝘇 𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗼𝗯𝗿𝗮𝘀 𝗲𝗺 𝗽𝗼𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗮𝗹𝗮𝗴𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗥𝗮𝗽𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗿𝗲𝗰𝗼𝗺𝗲𝗻𝗱𝗮 𝗮𝗾𝘂𝗶𝘀𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗰𝗮𝗺𝗮𝘀 𝗵𝗼𝘀𝗽𝗶𝘁𝗮𝗹𝗮𝗿𝗲𝘀 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗣𝗿𝗲𝗳𝗲𝗶𝘁𝘂𝗿𝗮
𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗧𝗼̃𝗲 𝗱𝗮 𝗩𝗲́𝗶𝗮 𝗽𝗿𝗼𝗽𝗼̃𝗲 𝗺𝗮𝗻𝘂𝘁𝗲𝗻𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗺𝗮𝘁𝗮-𝗯𝘂𝗿𝗿𝗼𝘀
𝗝𝗵𝗼𝗻𝗮𝘁𝗵𝗮𝗻 𝗟𝗮𝘃𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗶𝗻𝘀𝘁𝗮𝗹𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝘂𝗺 𝗖𝗘𝗠𝗘𝗜
𝗝𝘂𝗻𝗶𝗻𝗵𝗼 𝗱𝗼 𝗦𝗶𝗻𝗱𝗶𝗰𝗮𝘁𝗼 𝘀𝗼𝗹𝗶𝗰𝗶𝘁𝗮 𝗿𝗲𝘃𝗶𝘁𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼𝘀 𝗹𝗮𝗴𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗣𝗮𝗿𝗾𝘂𝗲 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗹
𝗭𝗶𝘇𝗶 𝗰𝗼𝗯𝗿𝗮 𝗿𝗲𝗳𝗼𝗿𝗺𝘂𝗹𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼 𝗣𝗹𝗮𝗻𝗼 𝗗𝗶𝗿𝗲𝘁𝗼𝗿
𝐏𝐫𝐨𝐟𝐞𝐬𝐬𝐨𝐫 𝐖𝐚𝐧𝐝𝐞𝐫𝐥𝐞𝐲 𝐀𝐬𝐬𝐢𝐬 𝐫𝐞𝐜𝐞𝐛𝐞 𝐌𝐨𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐀𝐩𝐥𝐚𝐮𝐬𝐨
Durante a reunião ordinária da Câmara de Frutal, na segunda-feira (27), foi prestada uma homenagem pela Câmara Municipal por meio de Moção de Aplauso para o professor Wanderley Assis Melo Júnior, tendo como autora a vereadora Professora Irma.
Recentemente, Wanderley foi aclamado delegado nacional, representando o Estado de Minas Gerais no Êxito Gestores Municipais da Rede Pública, na Conferência Nacional de Educação (Conae), oportunidade em que serão deliberadas as metas e estratégias do Plano Nacional de Educação 2024-2034.
Na tribuna livre, Professora Irma destacou seu orgulho e emoção ao prestar a homenagem a Wanderley, a quem ela considera como amigo.
A vereadora relembrou que o homenageado atuou como secretário por mais de 20 anos no Colégio Objetivo de Frutal, foi coordenador da UNIP Polo Frutal, além de lançar o projeto de ‘teatro na escola’ com a obra “O Pequeno Príncipe” e de participar das semanas culturais da Escola Estadual “Maestro Josino”, entre tantas outras realizações.
“Você recebe essa moção pela sua aclamação como delegado nacional, o que é um orgulho para todos nós educadores. É um educador brilhante, admirado e respeitado por todos que conhecem o seu trabalho e só tenho a parabenizá-lo por suas conquistas e retidão de seu caráter”, discursou Irma.
Ao fazer uso da palavra, Wanderley agradeceu a educadores que fizeram parte da sua trajetória profissional, bem como a autora da homenagem, vereadora Irma.
“Agradeço a todos os professores que participaram da minha história e que de alguma forma me trouxeram até aqui. Agradeço em nome deles porque cada um merecia estar aqui no meu lugar. Os professores sempre terão em mim respeito e voz para falar sem medo e acrescento que é preciso ouvir a voz dos professores que estão na sala de aula”, concluiu Wanderley.




𝐂𝐚̂𝐦𝐚𝐫𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐜𝐞𝐝𝐞 𝐭𝐢́𝐭𝐮𝐥𝐨 𝐝𝐞 𝐜𝐢𝐝𝐚𝐝𝐚̃𝐨 𝐡𝐨𝐧𝐨𝐫𝐚́𝐫𝐢𝐨 𝐚 𝐦𝐢𝐥𝐢𝐭𝐚𝐫 𝐚𝐩𝐨𝐬𝐞𝐧𝐭𝐚𝐝𝐨
Por iniciativa do vereador Tõe da Veia, foi agraciado com o título de cidadão honorário de Frutal o policial militar aposentado Samuel Cândido. Atualmente com 94 anos de idade, o policial, que é natural de Matozinhos (MG), trabalhou em mais de 10 cidades, antes de ser designado para o município, em 1967, vindo a se aposentar como cabo no ano de 1979, sendo ainda residente em Frutal.
Conforme sintetizou o autor do título, o militar preenche todos os requisitos para o recebimento desta honraria pelos relevantes serviços prestados na área de segurança pública ao longo de sua vida profissional e também pela sociedade.
Tõe da Veia comentou ainda que o cabo Samuel sempre se destacou por sua atuação exemplar na vida pública e particular, e que, por todo o trabalho, é merecedor da outorga do título de cidadão honorário.
“Ele é uma verdadeira lenda para a gloriosa Polícia Militar de Minas Gerais; um exemplo vivo a ser seguido por todos aqueles que o conhecem, sejam militares ou civis. É uma pessoa participativa, sempre alegre e risonha e que relata com muita lucidez diversas histórias e dificuldades vividas quando estava na ativa da PM”, finalizou Toe da Véia.




𝐕𝐞𝐫𝐞𝐚𝐝𝐨𝐫 𝐀𝐥𝐞𝐱 𝐅𝐫𝐞𝐢𝐭𝐚𝐬 𝐪𝐮𝐞𝐫 𝐝𝐞𝐭𝐚𝐥𝐡𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐟𝐨𝐥𝐡𝐚 𝐝𝐞 𝐩𝐚𝐠𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐨 𝐇𝐨𝐬𝐩𝐢𝐭𝐚𝐥 𝐅𝐫𝐞𝐢 𝐆𝐚𝐛𝐫𝐢𝐞𝐥
O vereador Alex Freitas fez um requerimento destinado ao prefeito Bruno Augusto em que solicita o encaminhamento do detalhamento da folha de pagamento do Hospital Frei Gabriel, através da organização social Med Life, atual gestora do hospital.
O vereador também pediu informações sobre os valores destinados ao pagamento de médicos e servidores até o momento pela gestora daquele estabelecimento de saúde. Segundo ele, essas informações são de grande necessidade para sanar dúvidas a respeito deste assunto.
𝐕𝐞𝐫𝐞𝐚𝐝𝐨𝐫 𝐄𝐝𝐢𝐯𝐚𝐥𝐝𝐞𝐫 𝐂𝐡𝐞𝐢𝐫𝐨𝐬𝐨 𝐫𝐞𝐪𝐮𝐞𝐫 𝐭𝐫𝐨𝐜𝐚 𝐝𝐚 𝐢𝐥𝐮𝐦𝐢𝐧𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐨 𝐜𝐚𝐦𝐩𝐨 𝐝𝐨 𝐉𝐮𝐣𝐮𝐳𝐚̃𝐨
Na reunião da Câmara Municipal de 27 de junho, foi aprovada uma indicação do presidente da Camara, vereador Edivalder Cheiroso, em que ele requer a troca da iluminação do campo de futebol do Buraco Fundo (Jujuzão) por lâmpadas de LED.
Ele destaca que este tipo de lâmpada é mais eficiente na iluminação pública porque tem uma capacidade maior de brilho e luminosidade. Edivalder – que já havia feito essa indicação no ano passado – salienta que o campo está bastante escuro e que é preciso fomentar as práticas desportivas.
“É um dever do município e essas melhorias são ansiosamente aguardadas pelos desportistas que frequentam aqueles populares campos de futebol. O esporte é fator inegável de desenvolvimento cultural, de preservação da saúde e de integração social”, concluiu.
𝐕𝐞𝐫𝐞𝐚𝐝𝐨𝐫 𝐀𝐥𝐞𝐱𝐚𝐧𝐝𝐫𝐞 𝐁𝐫𝐚𝐳 𝐬𝐨𝐥𝐢𝐜𝐢𝐭𝐚 𝐔𝐓𝐈 𝐌𝐨́𝐯𝐞𝐥 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐩𝐚𝐜𝐢𝐞𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐧𝐞𝐜𝐞𝐬𝐬𝐢𝐭𝐚𝐦 𝐝𝐞 𝐭𝐫𝐚𝐧𝐬𝐟𝐞𝐫𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚
Na última reunião da Câmara de Frutal, os vereadores aprovaram uma indicação do vereador Alexandre Braz em que ele pede para disponibilizar uma ambulância UTI móvel 24 horas a fim de atender pacientes que derem entrada no Hospital Frei Gabriel e que necessitem de transferência para hospital de referência.
Segundo ele, esta uma providência de extrema importância, pois a UTI poderá significar o salvamento de uma vida. “Por ser dotada de todos os equipamentos necessários para o atendimento de emergência, principalmente quanto há risco de vida, facilitará a locomoção de doentes para outros centros maiores, com maior segurança”, concluiu.
𝐕𝐞𝐫𝐞𝐚𝐝𝐨𝐫 𝐉𝐡𝐨𝐧𝐚𝐭𝐡𝐚𝐧 𝐋𝐚𝐯𝐚𝐝𝐨𝐫 𝐫𝐞𝐜𝐨𝐦𝐞𝐧𝐝𝐚 𝐬𝐮𝐛𝐬𝐭𝐢𝐭𝐮𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐚𝐫𝐞𝐢𝐚 𝐞𝐦 𝐩𝐚𝐫𝐪𝐮𝐢𝐧𝐡𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐄𝐌𝐄𝐈
O vereador Jhonathan Lavador solicitou a troca da areia do parquinho do CEMEI – Centro Municipal de Educação Infantil “Antônio Gomes Pinheiro”, que serve de lazer para as crianças e que está exposta à contaminação de bactérias e verminoses em geral.
“Nosso objetivo é o bem-estar das crianças daquele CEMEI, porque com a exposição da areia, aumenta o nível de contaminação devido ao contato com fezes de animais como cães, gatos, pássaros, morcegos e outros”, explica.
𝐕𝐞𝐫𝐞𝐚𝐝𝐨𝐫𝐚 𝐆𝐢𝐬𝐥𝐞𝐧𝐞 𝐪𝐮𝐞𝐫 𝐬𝐚𝐛𝐞𝐫 𝐨 𝐧𝐮́𝐦𝐞𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐯𝐚𝐠𝐚𝐬 𝐞𝐦 𝐜𝐫𝐞𝐜𝐡𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐅𝐫𝐮𝐭𝐚𝐥
Foi aprovado na reunião de 27 de junho, um requerimento da vereadora Gislene da Silva que busca saber qual quantidade de vagas disponíveis em cada CEMEI nos bairros e requer a lista de nomes das crianças que estão nas filas de espera e desde quando estão esperando.
Também foi questionado por ela o motivo de algumas crianças não serem chamadas para as creches próximas de suas residências; bem como se o zoneamento é respeitado ou não.
Gislene afirma que existem muitas reclamações de pais de crianças que não conseguem uma vaga próxima de suas casas e que estão na fila de espera por vagas há mais de ano.
“As famílias necessitam que seus filhos frequentem o CEMEI próximo de suas residências. Por isso, é imprescindível fazer um levantamento das crianças que estão distantes de suas casas. Muitas vezes, os pais não têm veículo próprio ou condições de pagar por esse transporte e precisam ir a pé demorando até uma hora e meia para levar os filhos à creche”, concluiu a vereadora.
A proposição foi encaminhada ao prefeito Bruno Augusto e ao secretário da Educação, Marco Antônio Gaioso de Queiroz.
𝐕𝐞𝐫𝐞𝐚𝐝𝐨𝐫𝐚 𝐏𝐫𝐨𝐟𝐞𝐬𝐬𝐨𝐫𝐚 𝐈𝐫𝐦𝐚 𝐩𝐞𝐝𝐞 𝐦𝐞𝐝𝐢𝐝𝐚𝐬 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚 𝐪𝐮𝐞𝐢𝐦𝐚𝐝𝐚𝐬
A vereadora Irma Rezende foi autora de uma indicação aprovada na reunião de 27 de junho em que pede que sejam adotadas medidas a fim de evitar queimadas e incêndios no município no período de estiagem.
Para isso, ela propõe que sejam roçados os logradouros públicos como os bosques do Jardim do Bosque (além de manter ali um zelador) e fiscalização das áreas de loteamento, já que muitas pessoas fazem limpeza através das queimadas.
Irma solicita ainda a realização de campanhas de conscientização sobre o perigo e impacto ambiental provocado pela limpeza de quintais feitos por meio de queimadas nas zonas urbana e rural.
A vereadora enfatizou a necessidade de tornar pública a lei municipal que proíbe esse tipo de queimada e de regularizar a legislação, por meio de decreto, para fazer cumprir a lei e respaldar a fiscalização pelo órgão ambiental responsável.
Conforme destaca a autora, essa indicação foi feita em outra ocasião, entretanto ainda não foram tomadas as devidas providências, o que causa preocupação devido ao período de estiagem e altas temperaturas, aumentando a ocorrência de incêndios.
“As queimadas trazem grandes danos à fauna, à flora, ao solo, atmosfera, na qualidade da água e na saúde humana. A fumaça e a fuligem no ar provocam doenças respiratórias, principalmente em idosos, crianças e portadores de doenças respiratórias. São imensos os prejuízos das queimadas para a saúde e meio ambiente, portanto é necessário adotar medidas preventivas, bem como aumentar a fiscalização e a aplicação de leis punitivas”, finalizou Irma.
𝐕𝐞𝐫𝐞𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐪𝐮𝐞𝐬𝐭𝐢𝐨𝐧𝐚𝐦 𝐬𝐞𝐜𝐫𝐞𝐭𝐚́𝐫𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐄𝐝𝐮𝐜𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐩𝐚𝐫𝐜𝐞𝐥𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐫𝐞𝐚𝐣𝐮𝐬𝐭𝐞 𝐚 𝐩𝐫𝐨𝐟𝐞𝐬𝐬𝐨𝐫𝐞𝐬
Quatro vereadores assinaram um requerimento no qual pedem ao prefeito Bruno Augusto e ao secretário municipal de Educação, Antônio Gaioso de Queiroz, informações a respeito do motivo do parcelamento em 12 vezes do reajuste de 20% a ser pago a professores da zona rural do município.
O requerimento foi assinado pelos vereadores Juninho do Sindicato, Jarbinhas Despachante, Irma Rezende Rocha e Maíza Signorelli e aprovado na reunião de 27 de junho. Eles questionam esse parcelamento por considerarem “que seria justo e razoável o pagamento integral do reajuste de 20% a esta sofrida classe de servidores municipais”, frisam.
Ações do documento