Notícias
Joziel reivindica reabertura de templos religiosos
Por meio de uma indicação, o vereador Joziel Nunes Rodrigues reivindicou da Prefeitura Municipal uma avaliação cuidadosa, juntamente do Comitê Técnico e Gestor de Enfrentamento à Covid-19, quanto à necessidade de que seja reavaliada a possibilidade da reabertura das igrejas e templos religiosos para a realização de cultos presenciais e também de atendimentos que estas entidades prestam aos seus fiéis. O pedido, segundo Joziel, é para que as instituições religiosas sejam autorizadas a funcionar com o uso de todas as normas restritivas impostas pela pandemia.
Como justificativa, o vereador assinalou que, no Programa Minas Consciente, editado pelo estado, consta a permissão para a realização de reuniões com até trinta pessoas e, diante disso, ele solicitou que esta medida seja aplicada à igrejas e templos religiosos do município de Frutal. “Devem ser observados, com certeza, os devidos cuidados de distanciamento correto entre as pessoas, com o uso de máscaras e álcool em gel. E pedimos que os templos sejam reabertos e que não fechem novamente.”
Josimar solicita sinalização no início da MG-255
O vereador Josimar Ferreira Campos solicitou, mediante indicação, que seja avaliada a necessidade de instalar sinalização horizontal e vertical na entrada e saída da MG-255 em Frutal. Ele propõe que a sinalização seja instalada na saída de Frutal, sentido a Itapagipe, bem como em volta da Praça Elvira Menezes, na entrada para a cidade, principalmente na Rua São Sebastião, no cruzamento com a Rua Paul Harris. Essa sinalização horizontal e vertical, segundo ele, vai oferecer mais segurança ao trânsito.
Em sua justificativa, Josimar aponta que essas vias de Essa entrada e saída da cidade têm um trânsito intenso, tanto de caminhões, quanto ônibus e motocicletas, causando um risco de acidentes que é constante. “Com uma sinalização adequada, julgamos que isso será bastante minimizado,” comentou o vereador, que pediu ainda que seja dada ciência da indicação a Maria Batista, moradora da Rua São Sebastião.
Vereadores propõem criação de Conselho da Cultura
A necessidade de criar o Conselho Municipal da Cultura e o Fundo Municipal da Cultura foi exposta pela vereadora Maíza Signorelli Nunes em parceria com o vereador Reimar Rodrigues Alvarenga. O pedido foi apresentado à prefeita com a justificativa de que tal Conselho será capaz de promover a participação democrática dos vários segmentos da sociedade que integram a ação cultural no município. Isso, conforme o texto da indicação, tem o objetivo de garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes da cultura nacional, além de apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais.
Na concepção dos vereadores o conselho deverá formular e aprovar uma proposta de política cultural para o município, incluindo políticas setoriais nas áreas de biblioteca, museu, fomento às artes e promoção do patrimônio cultural, definindo prioridades na consecução da política municipal de cultura e na aplicação dos recursos públicos destinados à área cultural. “Esse Conselho deverá também fiscalizar as atividades culturais promovidas pela Prefeitura Municipal, bem como pelas entidades culturais conveniadas com o município, elaborando normas e diretrizes para o financiamento de projetos culturais.”
Câmara conclui parcerias com duas UBS's
O presidente da Câmara Municipal de Frutal, Pedro do Nascimento, esteve na inauguração da UBS Camilla Cristina Menezes, na manhã do dia 24, quando entregou um gabinete odontológico completo que foi doado pelo Poder Legislativo como parte de uma das parcerias que tem sido mantidas com a Prefeitura. Pedrinho comentou que a construção desta unidade de saúde aconteceu graças a uma verba conquistada pelo ex-vereador Mazzarope, por meio de uma emenda parlamentar do deputado Luiz Tibé e apontou que o gabinete odontológico foi doado pela Câmara com o objetivo de oferecer mais este atendimento à população.
“Tenho satisfação em mostrar esse trabalho do Poder Legislativo junto ao Executivo, pois os resultados são para a comunidade de Frutal. A Câmara investiu nesta reforma e adequação da UBS e instalou um consultório odontológico que vai atender diretamente a população. Nossa preocupação é sempre estar ajudando nas ações de saúde.”
Pedro ainda esteve na inauguração da UBS Sônia Macedo, que foi construída com participação da Câmara de Frutal junto à Prefeitura, quando também foi entregue um gabinete odontológico para atender à população em mais essa necessidade. A parceria entre Prefeitura e Câmara aconteceu com o Poder Legislativo investindo recursos para a implantação da UBS, que também recebeu a instalação de um consultório odontológico. O presidente afirmou que a iniciativa de investir recursos na unidade de saúde e também instalar o consultório odontológico partiu da preocupação com as questões da saúde, com a finalidade de atender às necessidades da população. “Estamos satisfeitos por poder ajudar na questão da saúde em Frutal.”
Câmara viabiliza aquisição de aparelho de tomografia
Uma indicação da vereadora Maíza Signorelli Nunes, com participação dos vereadores José Adão da Silva e Edivalder Fernandes da Silva se tornou realidade a partir do dia 20 de julho, quando a Prefeitura de Frutal e a Câmara Municipal promoveram uma ‘live’ para anunciar a compra de um aparelho de tomografia computadorizada para o Hospital Municipal Frei Gabriel. A proposição dos vereadores apontava a necessidade de se desenvolver esforços para adquirir o aparelho para o Hospital Municipal Frei Gabriel, garantindo um diagnóstico médico rápido aos pacientes do SUS.
A justificativa dos vereadores foi que, com o aumento de casos de Covid-19 em todo o mundo, os métodos de prevenção, diagnóstico e tratamento para a doença mostram que as imagens de tomografia computadorizada do tórax e pulmões tem desempenhado um importante papel, principalmente para diagnosticar pneumonia e fazer o acompanhamento do quadro respiratório.
A parceria envolve o direcionamento de 600 mil reais da Câmara Municipal que foram economizados de seu duodécimo nos últimos meses e a participação da Prefeitura de Frutal para fazer a aquisição de um equipamento de maior capacidade, com valor estimado em um milhão e 200 mil reais.
O presidente da Câmara, Pedro do Nascimento, comentou que o aparelho deverá atender à demanda da saúde pública de Frutal e da microrregião. “Agradeço à maioria dos vereadores, que estiveram juntos conosco participando deste momento. O mais importante é trabalhar para a nossa comunidade e mostrar resultados à nossa população. Eu sempre tive o sonho de ser vereador para poder ajudar a nossa população e, agora que posso, estou feliz por ter essa condição”, comenta.
A prefeita Maria Cecília Marchi Borges lembrou que a parceria com a Câmara já resultou em vários feitos, como o mutirão de cirurgias de catarata, consultas eletivas, construção dos sanitários com acessibilidade, entrega de uma ambulância zero quilômetro para Aparecida de Minas, reforma da Unidade de Apoio à Saúde ‘Sônia Regina Macedo’ e consultórios odontológicos. “Agora, na devolução do duodécimo no valor de 600 mil reais, vamos realizar o sonho do tomógrafo juntamente com a implantação da Unidade de Terapia Intensiva-UTI.
Maiza Signorelli Nunes, que liderou a indicação para a compra do tomógrafo, apontou que recebeu apoio de todos os seus companheiros de Câmara. Ela agradeceu ao presidente e todos os colegas, pois a aquisição vai evitar viagens a cidades vizinhas para o exame. “Essa união entre a Câmara Municipal e a Prefeitura nos traz muita alegria e progresso, pois foi isso que permitiu realizar esse propósito para trazer maior qualidade de vida à população de Frutal.”
Vereador Rapinha sugere prorrogação no IPTU
O vereador Claudimar Basílio da Silva apontou na sua Indicação 352/2020, a necessidade de prorrogar por mais tempo o vencimento das parcelas do IPTU ou mesmo suspender a cobrança do imposto no ano de 2020 por tempo indeterminado, semelhante à forma que vem sendo executada pela administração municipal das cidades de Iturama e Alexandrita. Ele comentou que parabeniza a prefeita pela confecção da lei aprovada na Câmara autorizando a concessão do parcelamento e redução dos valores de juros e multas, mas ressaltou que é preciso fazer mais que isso.
Como justificativa o vereador assinala que a questão de calamidade pública pela qual o município está passando em virtude da pandemia afetou a maioria das pessoas, que hoje deixaram de receber o seu ganha-pão. “Muitos comércios estão fechados, não tendo voltado às suas atividades e mesmo os que estão abertos tiveram reduzidos os seus lucros. Inúmeras pessoas perderam os seus empregos,” comentou.
Rapinha assinalou que, em algumas cidades o Poder Executivo Municipal já tomou esta providência e suspendeu a cobrança do IPTU por tempo indeterminado. “Nós esperamos que a nossa prefeita possa olhar essa possibilidade com carinho. É preciso mesmo que se faça mais do que vem sendo feito e que sejam prorrogadas por mais tempo as parcelas do IPTU. Ou ainda que seja suspensa a cobrança do IPTU 2020 por tempo indeterminado, a exemplo do está sendo feito em Iturama e Alexandrita.”
Rapinha propõe medidas contra a Covid-19
A Indicação 349/2020, do vereador Claudimar Basílio da Silva, destacou a necessidade de montar os oito leitos que a Usina Cerradão doou para o Hospital Municipal Frei Gabriel, comprar mais aparelhos respiradores e ainda a UTI. Também pediu cobrança da direção do Ibrapp para que faça a limpeza constante no entorno e por dentro e fora do Hospital Frei Gabriel, com produtos adequados que eliminem os riscos de contágio da Covid 19, incluindo bancos, cadeiras, corrimões e os bancos localizados de fora das dependências do hospital. A mesma proposição solicita que sejam lavadas periodicamente todas as portas do comércio, bancos, casas lotéricas, calçadão, mercados, lojas e todos os locais onde há aglomeração de pessoas, para evitar que essa doença se espalhe.
Para justificar, ele alegou que esta pandemia é perigosa e até agora não foi finalizada a UTI e nem instalados oito leitos doados pela Usina Cerradão. Na opinião do vereador, isso deve ser feito o mais rápido possível, assim como a compra de mais respiradores. Quanto a lavar periodicamente as dependências do hospital e de pontos der comércio ou serviços públicos, ele assinala que não é possível manter as pessoas sempre dentro de suas casas, já que precisam se dirigir ao comércio, bancos, casas lotéricas, calçadão e outros locais. “A desinfecção constante desses ambientes é mais uma proteção contra a Covid 19.
IPTU
Em outra proposição, de número 352/2020, o vereador mostra a necessidade de prorrogar por mais tempo as parcelas do IPTU ou mesmo de suspender a cobrança do imposto em 2020 por tempo indeterminado, alegando que a questão de calamidade pública que o município está passando afetou a maioria das pessoas, que hoje perderam seus ganhos. “Muitos comércios estão fechados e os que estão abertos tiveram os seus lucros reduzidos. Também muitas pessoas perderam os seus empregos. Frutal poderia fazer como Iturama e Alexandrita, onde foi suspensa a cobrança do IPTU por tempo indeterminado.”
Odinaldo visita obra na Rua Silviano Brandão
Uma obra para a contenção dos efeitos da água que desce pelo córrego Brejinho, ao lado da antiga Horta Frutalense, na Rua Silviano Brandão, foi visitada pelo vereador Odinaldo Jacinto de Barcelos, que foi conferir de perto esta intervenção. Ele foi autor de diversos pedidos para a correção do problema desde que encontrou um morador deste local, que convivia há 20 anos com sérios problemas. “Encontrei esse morador em janeiro de 2017 e ele estava no Pátio da Prefeitura em busca de uma solução, pois havia sido vítima de uma das enchentes no local e teve prejuízos em sua residência, que foi invadida pela água e causou perda material.”
O vereador explica que conseguiu, nesta época, que algo fosse feito, mas houve mais problemas no local. Ele apresentou a Indicação 333/2017 de 15/05/2017, a Indicação 654/2017 de 25/09/2017 e ainda a Indicação 794/2019 em 06/12/2019, todas com o mesmo assunto, que é ‘determinar aos engenheiros da Prefeitura que efetuem estudos e providências para a melhoria da vazão da água do Córrego do Brejinho, na Rua Silviano Brandão, no local onde existia a Horta Frutalense’, antes do próximo período chuvoso.’ “Eu estive sempre acompanhando isso e agora me parece que vai ficar bom para evitar os transtornos que esses moradores enfrentam todas as vezes que chove um pouco mais forte.”
Reimar pede solução no bairro José Sales
O texto da Indicação 376/2020, de autoria do vereador Reimar Rodrigues Alvarenga pede solução para um problema com as redes pluviais instaladas no bairro Dr. José Sales Filho e também na Rua Belo Horizonte, mais especificamente no acesso ao bairro Cidade Jardim. O pedido inclui uma solicitação de urgência, pois, segundo explica, há a necessidade de fazer a limpeza dos bueiros nestes dois pontos, como forma de evitar problemas futuros, que ocorrem quando as águas das chuvas causam alagamentos e danos nas ruas.
O vereador explica que os moradores estão sempre preocupados com esta situação e seria bom que o departamento competente pudesse dar a devida atenção o quanto antes para sanar esses problemas. “São cerca de nove bueiros nesse bairro que estão precisando de manutenção, considerando que muitos deles estão entupidos. Na Rua Belo Horizonte, na esquina com a Rua Francisco Cabrera Moron, entre as casas de números 37 e 47, existe um bueiro que sempre deixa a desejar desde a sua instalação, pois, quando chove muito, a enxurrada chega à frente da residência de número 47 É importante dar atenção ante que a questão venha a se agravar com a ocorrência de chuvas frequentes.”
Pedrinho expede moção ao Grupo ABC
Por meio da proposição de uma Moção de Aplauso, o vereador Pedro do Nascimento pediu a expedição de Moção de Aplauso ao Grupo ABC, por estar se empenhando na instalação de um sistema de vendas em atacado. “A empresa está desenvolvendo obras na cidade, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do município de Frutal com a geração de empregos e impostos. Isso é uma coisa muito positiva, pois é uma forma de gerar impostos e também empregos”, assinalou o presidente da Câmara.
Segundo Pedrinho do Gás, a instalação de uma empresa deste porte em Frutal significa a conclusão de mais uma etapa rumo ao desenvolvimento de Frutal. “Nós temos o objetivo de buscar o que for melhor para o nosso povo de Frutal e essa empresa está colaborando com isso, trazendo mais recursos para todos nós. Nada mais justo do que oferecer essa moção em agradecimento por investir e acreditar em Frutal.”
Ana Cláudia pede correção de escoamento pluvial
A vereadora Ana Cláudia Brito Marchi solicitou, por meio da Indicação 383/2020, que seja dada atenção ao sistema de escoamento das águas de chuva por meio do dispositivo conhecido como boca-de-lobo. Ela apontou a necessidade de se instalar com urgência uma estrutura desse tipo na Rua Celso Peito Macedo, próximo ao número 251, no bairro Waldemar Marchi.
Ao apresentar a sua justificativa, Ana salientou que soube deste problema por meio de moradores do bairro, que mostraram a ela os problemas causados pela falta da boca-de-lobo. Segundo a vereadora, o problema merece atenção para que esta obra seja feita antes que se inicie o período de chuvas, que torna aquele ponto da cidade em um grande alagamento. “Trata-se de atender a pedido dos moradores, que veem esta necessidade para o escoamento das águas pluviais no local apontado.”
Edivalder sugere medidas para conter incêndios urbanos
A ocorrência de incêndios na área urbana, especialmente em terrenos que não recebem os cuidados necessários foi objeto de indicação do vereador Edivalder Fernandes da Silva. Ele assinalou a necessidade de desenvolver um trabalho de fiscalização rigoroso em todos os terrenos baldios da cidade onde o mato está alto e considerando o período de seca. Isso aumenta muito o perigo constante de incêndios e, para evita-los, é preciso aplicar o que recomenda o Código Municipal de Posturas.
Ao apresentar a sua justificativa, Edivalder assinalou que no sábado, 27 de junho, houve um grande incêndio na região central da cidade, em função do terreno baldio estar sujo e coberto pelo mato. Devido aos transtornos causados, ele afirmou ser absolutamente necessário e urgente que a Prefeitura intensifique a fiscalização e notificação dos proprietários dessas áreas que estão trazendo riscos a todos. “Isso deve ser feito antes que haja incêndios todos os dias, com transtornos, prejuízos e também a poluição do ar.”
Segundo Edivalder, a legislação municipal permite à Prefeitura notificar os proprietários de terrenos que eventualmente possam estar sujos, possibilitando, inclusive, não só a aplicação de multas, mas também autorizando a própria Prefeitura a execução dos serviços de limpeza do terreno e a consequente cobrança ao contribuinte infrator por meio de taxa. “É preciso cumprir efetivamente a lei para que os proprietários se empenhem mais, principalmente neste período de seca, quando há o perigo de incêndios. Evitar esse tipo de ocorrência, beneficia a sociedade como um todo.”
Zizi pede providências para construção de calçadas
A situação de uma propriedade que ocupa uma quadra inteira foi motivo de preocupação do vereador José Adão da Silva, que apontou a necessidade do Poder Público notificar e, se necessário, aplicar multas para que o proprietário faça a pavimentação dos passeios públicos da propriedade. A área, segundo a proposição, se situa entre as ruas Paraná, Uberaba, Conceição das Alagoas e Uberlândia, sendo que e urgente a necessidade de fazer a pavimentação da calçada da Rua Uberlândia, entre as ruas Paraná e Conceição das Alagoas.
O vereador assinala que esta área onde devera existir a calçada está coberta por mato e lixo, o que facilita o aparecimento de cobras, mosquitos, roedores e outras pragas, trazendo inquietação e transtornos aos transeuntes e moradores, além do problema de precisarem caminhar pelo leito da rua. “Esta quadra onde se localiza a antiga chácara do Dr. Paulo Musa, que já está dentro da cidade, não conta com as calçadas, trazendo, além de péssimo aspecto visual, a oportunidade de jogarem entulhos, restos de construção, lixo e animais mortos, o que tem gerado reclamações dos vizinhos, sujeitos à proliferação de insetos e animais peçonhentos, como escorpiões e especialmente o mosquito transmissor da dengue.
O vereador aponta que a Prefeitura já fez o asfalto e o meio fio e, assim, o contribuinte deve fazer a sua parte também. “É preciso que o responsável seja notificado e instado a providenciar a efetiva implantação deste melhoramento, conforme o Código de Posturas do Município, com complemento na Lei Complementar número 6, de 24/09/91.”
Josimar apresenta conjunto de indicações
O vereador Josimar Ferreira Campos apresentou um bloco de indicações apontando necessidades na área urbana de Frutal e também no Garimpo do Bandeira. Ele pediu que se façam reparos nos brinquedos do parquinho montado na Praça Venâncio Pereira Santos, com urgência. Ele apontou que os brinquedos do parquinho daquela praça estão quebrados e as crianças que frequentam o local passaram a brincar nos aparelhos de ginástica, onde correm perigo e ainda atrapalham as pessoas que desejam fazer seus exercícios físicos. “Promovendo os reparos necessários nos brinquedos, tudo voltará à normalidade.”
Ele solicitou também a limpeza da Quadra de Esportes Evilázio do Couto Botelho, no povoado Garimpo do Bandeira, com urgência, explicando que é preciso roçar o mato que está muito alto, pintar, fazer uma vistoria pelo Centro de Zoonoses para solucionar o problema da quantidade de morcegos na quadra, que está impedindo o seu uso devido à quantidade de animais que suja o local diariamente.
Concluindo, Josimar chamou a atenção para a necessidade de efetuar uma limpeza urgente na Rua João Moro, nas imediações da Avenida Rio de Janeiro, no ponto onde existe um ‘bico’ do canteiro central, no bairro Waldemar Marchi - Segunda Etapa. Segundo ele, os moradores que solicitaram esta medida, informaram que o local tem muito entulho, com latas a céu aberto e bastante mau cheiro, com o risco da proliferação do perigoso mosquito transmissor da dengue e de outras doenças.
Joziel pede extensão do horário comercial
A determinação para fechamento de supermercados e estabelecimentos semelhantes às 18 horas foi assunto de indicação do vereador Joziel Nunes Rodrigues, que solicitou da Prefeitura uma intervenção junto ao Comitê Municipal de enfrentamento à Covid-19, no sentido de que sejam revistos os critérios estabelecidos em relação aos supermercados, referentes ao horário de funcionamento. Pelo decreto, estes estabelecimentos devem fechar às 18h00, mas, segundo ele, parte da população, como trabalhadores da indústria e outros, serão prejudicados.
Joziel aponta que recebeu reclamações de comerciantes e da população por conta do horário de funcionamento dos mercados, os horários de abertura e fechamento, geralmente coincidem com os horários de entrada e saída de serviço de muitos trabalhadores, o que dificulta o acesso e até mesmo causa aglomeração nestes horários. Ele solicitou a extensão do horário de funcionamento, mantendo entre as 6h00 e 20h00 durante a semana e das 6h00 às 14h00 horas aos sábados e domingos. “Boa parte dos trabalhadores saem de suas atividades e vão encontrar os supermercados fechados, ficando sem ter como adquirir produtos de sua necessidade ou sem acertar as dívidas, que geralmente acontece nos finais de semana. É para evitar maiores transtornos que propusemos esta indicação.
Rapinha pede retorno de ticket a servidores
O vereador Claudimar Basílio da Silva pediu, por meio de indicação à Prefeitura, que seja revista a decisão de passar a somente fornecer o ticket alimentação aos servidores municipais que recebem o valor bruto de salário a até dois mil reais. Segundo ele, deixar de atender a todos os funcionários em um momento em que todas as partes da administração estão comprometidas daria menos condições destes funcionários públicos cumprirem com seus compromissos.
Como justificativa, o vereador argumenta que existe uma lei que instituiu este benefício e. por isso, esta é uma decisão injusta, uma vez que muitos ganham pouco e nem podem fazer horas extras. “O corte do ticket alimentação é injusto, pois representa muito em seus orçamentos. Pedimos encarecidamente que a prefeita não corte o ticket alimentação dos nossos sofridos servidores. Nós pedimos que a nossa prefeita olhe com carinho e reveja essa decisão.”
Presidente da Câmara parabeniza deputado Raul Belém por assumir liderança do governo na Assembleia
O presidente da Câmara de Frutal, Pedro do Nascimento, enviou mensagem hoje ao deputado estadual Raul Belém (PSC), parabenizando o parlamentar pela indicação para atuar como líder do governador Romeu Zema na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. "O deputado Raul Belém tem feito um excelente trabalho na Assembleia e é um parceiro de Frutal. Já destinou emendas parlamentares que estão para serem liberadas para a nossa cidade e também já esteve aqui em Audiência Pública para tratar da UEMG e das obras do Hidroex. Tenho certeza que agora, como líder do governo, poderá apoiar nossa cidade cada vez mais", destacou Pedrinho.
Em suas redes, o deputado Raul Belém se pronunciou sobre o convite do governador: "Hoje, 25 de junho de 2020, recebemos com muito orgulho e satisfação o convite do Excelentíssimo Governador do Estado de Minas Gerais, Senhor Romeu Zema, para assumir a liderança do Governo na Assembleia Legislativa. Sabemos, com absoluta certeza, que teremos um imenso desafio pela frente, porém reconhecemos que este será mais um motivo para reforçar o nosso trabalho em prol da população mineira e fortalecer ainda mais o Parlamento. É notório para toda a sociedade mineira que passamos atualmente por um dos piores momentos na história do Estado de Minas Gerais. Contudo, também sabemos e devemos destacar o empenho e o honrado trabalho de todas as deputadas e deputados mineiros para melhorar a situação financeira do Estado e readequá-la bem como para freiar a propagação do novo coronavírus.
À frente do Parlamento, temos acompanhado igualmente o incansável e responsável empenho do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Agostinho Patrus, não apenas no combate à pandemia, mas também para “colocar Minas Gerais nos trilhos” e fazer com que o nosso Estado volte a ocupar o seu real e merecido destaque no cenário nacional. Em relação ao Poder Executivo Estadual, sabemos das dificuldades enfrentadas pelo governador Romeu Zema, devido à caótica situação financeira do Estado. No entanto, temos a certeza plena e absoluta de que não mediremos esforços para que os mineiros não sejam mais prejudicados e que os trabalhos de todos os poderes corram de maneira cada vez mais unificada, sempre visando ao bem comum de toda a sociedade mineira."
Pedrinho propõe Moção ao presidente da República
O vereador presidente Pedro do Nascimento propôs ao Plenário da Câmara, na segunda-feira, 22, a expedição de uma Moção de Bravura e Competência em Defesa do Povo Brasileiro no Comando da Nação. A proposta foi aprovada e será endereçada ao presidente da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro.
Segundo Pedro, o objetivo é reconhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo atual chefe do Executivo Federal, que vem tomando medidas importantes em benefício do povo brasileiro. “Eu agradeço aos vereadores pela aprovação e decidi apresentar essa moção apresentar porquê o presidente tem passado por dificuldades, mas está trabalhando firme para o Brasil melhorar, ganhando cada vez mais a confiança da população. Nós temos conversas sendo mantidas para que ele venha visitar Frutal e a região do Triângulo Mineiro.”
Segundo Pedrinho do Gás, a região é muito produtiva e o presidente já acenou com a possibilidade de vir para dar um incentivo a essa economia. “Frutal tem um potencial muito grande em desenvolvimento e ele já ouviu falar de nós. A ideia de trazer ele aqui surgiu por meio de um contato com parlamentares que concretizaram essa amizade e agora devem ajudar a trazer o presidente a Frutal, para que ele possa atender às nossas necessidades e também do Triângulo Mineiro como um todo. Já estamos fazendo um levantamento das nossas demandas para apresentar à equipe dele.”
Com a aprovação da moção, ela será encaminhada à Presidência da República.
Josimar quer atenção em escola no Garimpo do Bandeira
O vereador Josimar Ferreira Campos alertou para a necessidade de se fazer uma limpeza e uma higienização completa na caixa d'água da nova Escola Municipal ‘Belmiro Batista Miranda’, que fica localizada no povoado do Garimpo do Bandeira. Ele pediu urgência nesta medida e requereu que Antônio Fernandes da Silva e Valdo Ferreira de Araújo, moradores da Avenida Presidente Getúlio Vargas, recebessem ciência desta proposição, assim como Cleonice Miranda Novaes, da Rua José Boanerges, Ildo Meire da Silva e Leandro Souza da Silva, da Rua João Mendes, Solange Aparecida Almeida, na Rua A e Silvia Maria Medina, residente na Avenida Presidente Getúlio Vargas.
Para justificar o pedido, Josimar citou a informação de que a caixa d'água foi usada com água do córrego pela construtora e que esta água pode estar contaminada, razão pela qual deve ser feita essa limpeza. “Por este motivo é que estamos solicitando que seja feita com urgência a limpeza e a higienização da mesma, antes que se inaugure a nova escola. Sem esta providências a água ficará inviável para o consumo humano.”
Ana Cláudia requer higienização em áreas urbanas
Com o aumento da ocorrência de contaminação pelo coronavírus, a vereadora Ana Cláudia Brito Marchi assinou uma indicação assinalando a necessidade de que seja efetuada a higienização dos logradouros públicos novamente. O trabalho já foi desenvolvido antes e esse novo pedido parte da necessidade de evitar mais contaminações no momento em que se verifica o aumento de casos da Covid-19 pela cidade.
Ela justificou a medida apontando que toda e qualquer medida que venha a trazer maior segurança aos nossos munícipes nesta pandemia é bem-vinda. Segundo a vereadora, a higienização das ruas deve ser feita na região de mais fluxo no comércio, área bancária e outros pontos, como hospitais. “A higienização das ruas é mais uma forma de prevenir a propagação do coronavírus, que, em Frutal, está aumentando a cada dia.”
Querino cobra retorno do ticket de servidores
O vereador Querino François de Oliveira Vasconcelos solicitou que a Prefeitura de Frutal retorne o pagamento do ticket alimentação a todos os funcionários públicos, num momento em que houve um novo corte, desta vez para os que recebem acima de dois mil reais brutos. A indicação mostra a necessidade de, ao invés de cortar o ticket alimentação criado pela Lei nº 5.634, de 17/05/2010 para os servidores desta categoria, que o benefício seja retornado a todos os servidores, considerando que esta seria uma forma de auxiliar não só a eles, mas também aos seus familiares, muitos dos quais perderam seus empregos ou seus pequenos empreendimentos.
Querino ressalta que a situação criada pela pandemia tem trazido muito sacrifício a todos e, por isso, se justifica o pagamento do benefício. “Entendemos que hoje o auxílio do ticket alimentação é de maior importância para o servidor da Prefeitura, pois muitos estão passando uma situação difícil, com reduções em seus ganhos, principalmente a categoria dos professores, que deixaram de receber seu incentivo de zona rural e também outros servidores que tinham determinadas complementações que foram reduzidas.”
O vereador Querino apontou que muitos servidores públicos estão pagando as contas de outros familiares, que ficaram sem condições de se manter e frisou que este recurso estaria, na verdade, ajudando outras pessoas. “E isso é o que mais está acontecendo com esta terrível situação econômica do país. Muitas mães não têm mais as creches para deixarem as suas crianças, então os servidores precisam deste benefício, que deve ser mantido e não cortado.”
Zizi pede abertura de via
Por meio da Indicação 372/2020, o vereador José Adão da Silva indicou a necessidade de a Administração Municipal entrar em contato com os proprietários do loteamento localizado na Avenida Goiás, que está com as obras paralisadas, para que sejam retirados alguns tubos de concreto que estão impedindo a passagem de pedestres e ciclistas, além de motocicletas e outros veículos. O vereador explica que os tubos impedem a travessia normal por esse trecho e recomenda que a rua seja aguada, devido à poeira do local.
Zizi requereu que o morador Adenildo Antonio da Silva, que reside à Rua Chico Xavier, receba ciência desta proposição e justificou a proposição assinalando que, devido a esta situação, as pessoas, ciclistas, motos e carros estão tendo de dar uma volta muito grande para ir em direção do centro ao bairro e do bairro ao centro, prejudicando a população como um todo. “Mas, com este tempo extremamente seco, a poeira ali também traz riscos à saúde pública, como problemas respiratórios, especialmente em crianças e idosos. Por isso é necessário aguar a rua para diminuir a poeira.”
Reimar alerta sobre efeitos da pulverização agrícola
O vereador Reimar Rodrigues Alvarenga apontou a necessidade de que a Prefeitura e sua Secretaria de Meio Ambiente tomem medidas que forem necessárias para disciplinar o uso de produtos que são jogados por pequenos aviões das usinas locais nos canaviais. Ele explica que essa pulverização tem passado muito próximos das residências e quintais dos agricultores, o que tem causado prejuízos não só a saúde de pessoas e animais, mas também aos pomares, destruindo suas plantas frutíferas.
Em sua justificativa, o vereador alerta que, além dos pomares, outras árvores, como sucupiras, flamboyants, amarelinhos e outros estão morrendo porque são atingidas por esses produtos tóxicos. “Uma fruta deliciosa, chamada lichia, não vinga mais, pois as plantas desta espécie estão sendo prejudicadas todos os anos. Por isso, pedimos que providências urgentes sejam tomadas a respeito.”
O vereador argumenta que está havendo uma verdadeira devastação do meio ambiente, devido às pulverizações feitas por aviões sobre as plantações de cana-de-açúcar que ficam muito próximas dos quintais e das residências rurais, afetando as plantações caseiras e também as seringueiras. “As frutas estão sendo contaminadas e é preciso que medidas sejam tomadas, isso sem falar que a população está respirando esses agrotóxicos.”
Joziel cobra informações sobre a UTI
Por meio do Requerimento 43/2020, o vereador Joziel Nunes Rodrigues pediu que a Administração Municipal dê informações sobre o andamento das providências que precisam ser tomadas pelo governo do município para que a Unidade de Terapia Intensiva de Frutal possa iniciar o seu funcionamento.
Ele requereu que seja informado, dentro do prazo legal, quais são as ações que faltam para inaugurar a UTI, bem como o estabelecimento, com a máxima precisão possível, de uma previsão de data para esta inauguração.
Como justificativa, Joziel argumenta que o aumento do número de casos de contaminação pelo coronavírus exige que sejam tomadas medidas rápidas para oferecer atendimento às vítimas. Segundo ele, muitos frutalenses têm cobrado respostas sobre a inauguração da UTI e falam sobre a demora para o seu funcionamento. “Eles nos questionam sobre a demora na inauguração e não sabemos apresentar uma resposta precisa. Diante disso, necessito de tais informações para dar essas respostas.”
Câmara entrega ambulância para Aparecida de Minas
Uma parceria entre a Câmara Municipal de Frutal e a Prefeitura resultou no recebimento de uma ambulância Fiat zero quilômetro na tarde do dia 16, quando o veículo foi recebido pelo vereador presidente Pedro do Nascimento e pelo vereador Odinaldo Barcelos. A conquista da ambulância, que vai ser colocada a serviço do distrito de Aparecida de Minas, foi resultado de uma parceria entre o município e a Câmara, que destinou cem mil reais de seus duodécimos como devolução para que a Prefeitura fizesse a compra.
Esta ambulância foi adquirida especificamente para atender ao distrito, que já vinha tendo essa necessidade há algum tempo, conforme explicou o vereador Pedro Nascimento. “Quero agradecer a todos os vereadores da Câmara de Frutal, pois esta é uma conquista de toda a Câmara para Aparecida de Minas. Esse veículo é necessário para atender aqueles moradores e eu, novamente, agradeço em nome de todos os quinze vereadores, que apoiaram a causa e deram seu apoio. Como presidente, eu devolvi a verba, mas ela é de toda a Câmara e todos os vereadores estavam de acordo.”
Em entrevista radiofônica na quarta-feira, 17, a prefeita Maria Cecilia Marchi Borges fez um agradecimento aos vereadores pelo apoio a esta necessidade do distrito de Aparecida de Minas e reiterou que esse veículo será fundamental para o transporte de pacientes e atendimento às necessidade daquela população.
Ações do documento