Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereador Juninho pede limpeza no Parque dos Lagos

Vereador Juninho pede limpeza no Parque dos Lagos

Juninho do Sindicato

A Indicação 681/2019, assinada pelo vereador Sebastião Custódio Couto Júnior, aponta a necessidade de se cientificar a secretária municipal da pasta de Meio Ambiente, Mônica Alves, para tomar providências imediatas quanto à limpeza e manutenção das nascentes dos lagos do Parque Municipal dos Lagos ‘Leda Campos Borges’. Ele alerta ainda para a necessidade de se fazer a manutenção nos lagos, prevendo que tais medidas devem ser tomadas antes que estes lagos comecem a se encher com a chegada das chuvas.

Segundo o vereador, os locais das nascentes estão bastante sujos e esta situação somente irá piorar com as chuvas, prejudicando o meio ambiente. De acordo com a indicação, a sujeira poderá impedir a água de brotar nas nascentes, por conta do acúmulo de materiais que podem chegar com as chuvas e sufocar a saída de água. Ele alerta que esta providência deve ser tomada sem demora, pela Secretaria Municipal responsável pela área, que é a do Meio Ambiente.

Tõe da Véia quer reforma em ponto de ônibus

Tõe da Véia quer reforma em ponto de ônibus

Antonio Joaquim

Em proposição apresentada por meio da Indicação 682/2019, o vereador Antonio Joaquim da Silva expôs a necessidade de reformar com urgência o ponto de ônibus circular que fica localizado na Rua Sebastião Batista de Queiroz, nas proximidades do número 40, no bairro Caju. Para o vereador, esta estrutura atende bem aos moradores do bairro e de locais vizinhos, mas se encontra em mau estado de conservação, o que causa transtornos aos usuários de transporte público.

Antonio justificou o pedido assinalando que a cobertura do referido ponto de ônibus está quebrada e o banco se encontra com avarias, sendo necessária a reforma. De acordo com ele, essa medida vem de encontro aos interesses dos moradores, pois lhes proporcionará conforto e proteção. Ele aponta que essa proteção é necessárias especialmente para idosos e  estudantes, que não podem ficar à espera transporte sujeitos aos raios solares ou das chuvas.

Pedrinho solicita manutenção de vias públicas

Pedrinho solicita manutenção de vias públicas

Pedrinho do Gás

O vereador Pedro do Nascimento apresentou indicações apontando a necessidade de promover reparos em três trechos de vias urbanas. Ele indicou a necessidade de   promover o recapeamento da Rua Santos Dumont, entre as ruas do Carmo e Raul Soares, com urgência, bem como o recapeamento da Rua Araguari, entre a Avenida JK até a Rua Raimundo Correia, como forma de atender aos pedidos constantes de  oradores destes pontos d cidade.

Pedro justifica Pedro justifica os pedidos apontando que a obra de recapeamento é necessária nestes dois pontos para evitar mais transtornos e prejuízos aos proprietários de veículos.

Outro ponto que mereceu atenção foi a questão dos buracos existentes na Avenida Brasília com a Rua Castro Alves, que devem também receber atenção urgente. O vereador enviou fotografias junto a esta indicação assinalando o estado em que as vias se encontram, fazendo com que seja necessário promover reparos com urgência.

Vereadores conhecem projeto de segurança da zona rural

Vereadores conhecem projeto de segurança da zona rural

Vereadores de Frutal em Uberaba

Os vereadores Pedro do Nascimento, presidente da Câmara de Frutal e Odinaldo Jacinto Barcelos participaram na quinta-feira, 24, em Uberaba, do lançamento do projeto Mais Segurança no Campo, que foi apresentado no auditório da 5ª Risp-Região Integrada de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais. A iniciativa é uma parceria da Risp com o Conser-Conselho de Segurança Rural de Uberaba, com o objetivo de auxiliar no georreferenciamento das propriedades rurais cadastradas por meio das coordenadas geográficas de cada propriedade.

Este trabalho de orientação permite agilizar a chegada da Polícia Militar a locais de ocorrência após o acionamento. Na ocasião, Pedro e Odinaldo se reuniram com o secretário de Justiça e Segurança Pública, general Mário Alves, a quem apresentaram algumas reivindicações, como, por exemplo, a destinação de uma caminhonete para a Patrulha Rural da Polícia Militar em Frutal e empenho para que seja retirado da área central o presídio local, com a construção de um novo prédio em área já cedida pelo município com esta finalidade.

De acordo com o vereador Pedro, o general Mário Alves ouviu atentamente os pedidos e se colocou à disposição para atendê-los. “Sabemos da situação financeira do estado, que ainda é considerada crítica, mas não podemos deixar de buscar melhorias para a população de Frutal”, declarou o presidente da Câmara. “Estamos atentos e focados em atender nossa comunidade, incluindo os moradores da zona rural”, completou Odinaldo.

Vereadores pedem guarda-corpo em ponte

A Indicação 662/2019, de autoria dos vereadores Josimar Ferreira Campos, Maíza Signorelli Nunes e José Adão da Silva, apontou a necessidade de se instalar um guarda-corpo ou ‘guard-rail’ de concreto na ponte sobre o Ribeirão Frutal, que é conhecida como ponte da Copasa ou ponte que dá acesso à Unidade Frutal da UEMG. O pedido é para que a instalação deste dispositivo seja feita com urgência, pois o trânsito de veículos e pessoas no local é intenso, especialmente à noite, quando alunos do Campus Frutal passam pelo trecho para ir e retornar da faculdade.

Os vereadores apontam que essa ponte sofreu uma reforma recentemente, mas não foi instalado o ‘guard-rail’ de concreto, para dar maior segurança aos usuários. O texto da indicação reforça a necessidade de instalar esse dispositivo para aumentar o grau de segurança na travessia. “Acontece que o fluxo de veículos, motos e até mesmo pedestres é bastante intenso e sem esta proteção corre-se o risco de acontecerem acidentes. E, antes que isso venha a ocorrer, solicitamos esta providência.”

Professor Querino propõe estudo sobre a nascente de Água Santa

O vereador Querino François de Oliveira Vasconcelos, por meio da  Indicação 665/2019, propôs que a Prefeitura desenvolva uma ação de conservação ambiental com vistas a preservar a nascente do povoado de Água Santa. Ele pediu que a indicação fosse feita à prefeita e à secretária municipal do Meio ambiente, Mônica Alves, onde apontou a necessidade de que a Administração entre em entendimentos com a Unidade Frutal da UEMG, no sentido de efetuar uma parceria para a execução de uma pesquisa no local.

Pela proposição, Querino quer dar atenção em especial à área de recarga da nascente existente na sede do povoado de Água Santa. Ele justifica o pedido afirmando que a região vizinha a tal localidade está se transformando, cada vez mais, em terras para cultivo de cana, o que pode trazer prejuízos para o ambiente e até secar a nascente. “A continuar assim, logo não haverá mais a recarga da nascente, podendo esta secar por completo. Ali é um patrimônio do município, que tem de ser preservado e a UEMG tem condições de fazer o que propomos, que é um amplo estudo em relação à necessidade de se manter aquela nascente ativa.”

Pedrinho indica recapeamento de ruas

O vereador Pedro do Nascimento indicou a necessidade de atenção a dois trechos de ruas da cidade que estão necessitando de recuperação. Ele apontou a necessidade de fazer o recapeamento de um trecho da Rua Frei Teodósio, que fica entre a Rua Treze de Maio e a Rua Casemiro de Abreu e ainda que o mesmo trabalho seja desenvolvido na Rua Duque de Caxias, desde a Rua Osvaldo Cruz até à Rua Raul Soares. Segundo o vereador, os dois trechos estão com a pavimentação seriamente comprometida e somente tapar os buracos não resolve a situação.

Ao apresentar as suas justificativas, ele afirmou que a Rua Frei Teodósio está com muitos buracos na localização citada, necessitando fazer uma correção para evitar transtornos e prejuízos aos proprietários de veículos.

Os buracos que ali existem na pavimentação estão prejudicando o fluxo normal do trânsito, trazendo também riscos de acidentes e danos aos veículos, necessitando que seja promovido o recapeamento daquela rua, com urgência.

Quanto à rua Duque de Caxias, ele aponta que o trecho necessita mesmo de recapeamento e que esta medida deve ser tomada de forma urgente, para atender aos moradores e usuários da via.

Rapinha requer Casa de Apoio em Uberaba

O Requerimento 148/2019, do vereador Claudimar Basílio da Silva, o Rapinha, solicita que a Prefeitura encaminhe informações a respeito da instalação de uma Casa de Apoio na cidade de Uberaba, para oferecer auxilio a frutalenses que vão àquela cidade para tratamento de saúde. Ele pediu para ser informado sobre quando a Prefeitura instalará essa Casa de Apoio em Uberaba, para que os pacientes em tratamento possam usufruir de alguns benefícios, como, por exemplo, usar um sanitário e se alimentar, além de ter um local para esperar pelo retorno do ônibus.

O vereador assinala que sabe da existência de uma casa que acolhe os pacientes de Frutal e também de várias cidades, mas esta residência fica em local bastante distante do hospital e do ônibus. “Gostaríamos de saber quando e se a Prefeitura irá arrumar uma casa especialmente para os pacientes de nossa cidade, próxima ao hospital e perto de onde fica o ônibus que os transportam.”

Rapinha cita que a instalação de uma Casa de Apoio desta forma irá beneficiar muito os pacientes, pois grande parte deles fica nas ruas e sem ter onde descansar ou se alimentar até que os ônibus saiam de volta a Frutal.

Vereadores reivindicam segurança para o Calçadão

Três vereadores assinaram a Representação 83/2019, endereçada ao comandante da Quarta Companhia Independente da Polícia Militar, major Ivanildo Gomes dos Santos, pedindo atenção especial quanto à segurança pública na área do Calçadão. A proposição assinada pelo vereador Josimar Ferreira Campos e acompanhada por Maíza Signorelli Nunes e José Adão da Silva, solicita que seja desenvolvido  policiamento constante e ostensivo no Calçadão das ruas Prudente de Morais e Cônego Marinho, além da Praça Rui Barbosa, principalmente no período diurno, onde acontecem diversos fatos desagradáveis para os usuários do local.

A representação menciona que alguns dos casos mais comuns são a circulação indevida de veículos motorizados e também de tração animal pelo Calçadão e ainda o desrespeito dos ciclistas às leis que impedem a passagem de bicicletas pelo passeio, que é destinado exclusivamente a pedestres. Como

justificativa, eles assinalaram que trata-se de atender a uma reivindicação dos comerciantes e moradores das imediações do Calçadão. Os vereadores argumentam que uma maior fiscalização do Calçadão, com um policiamento mais ostensivo deve proporcionar maior segurança ao cidadão consumidor e aos lojistas, que pagam impostos e contribuem para o desenvolvimento e progresso da cidade.

Ana Cláudia reivindica área para convivência de idosos

A Representação 84/2019, de autoria da vereadora Ana Cláudia Brito Marchi, pede envio de correspondência ao deputado estadual Raul Belém,  solicitando seus esforços junto ao Governo Estadual para a reversão ao patrimônio público municipal da área onde funcionava o Departamento de Estradas de Rodagem-25ª Região do DER. A área, que fica no bairro Alto Boa Vista, se encontra praticamente ociosa e, de acordo com a vereadora, pode ser aproveitada para a construção de um Centro de Convivência de Idosos.

Ana justifica a representação afirmando que não se pode conceber que uma grande área como aquela, de propriedade do estado e localizada em ponto privilegiado da cidade, atravanque o progresso e impeça o uso do local. Ela ainda cita que os moradores das imediações, temem ficar à mercê de prováveis focos do mosquito transmissor da dengue. Para a vereadora esta área, se revertida ao patrimônio da municipalidade, deveria ser destinada a uma parcela importante da população, que é a Terceira Idade. “A construção de um Centro de Convivência de Idosos tem um enorme alcance social, por isso esperamos que o digno deputado, entenda o valor desta medida  e envide esforços para que esta providência seja tomada.”

Zizi lidera proposta para construção de presídio

Uma proposição assinada pelo vereador José Adão da Silva. que foi seguida pelos vereadores Sebastião Custódio Couto Júnior e Josimar Ferreira Campos, pede que seja expedida representação ao secretário de estado de Justiça e Segurança Pública, general Mário Araújo, pedindo que desenvolva esforços para que seja seja construído um novo presídio em Frutal. e acordo com a proposição, o objetivo principal é a desativação da atual cadeia, que, além de ser um prédio já inadequado para essa função, abriga detentos em uma área que fica em pleno centro da cidade.

Como justificativa, os vereadores alegam que não sabem se há atualmente alguma ação para que seja efetivamente construído o novo presídio de Frutal, mas reitera a necessidade de desativação da atual cadeia, que está situada em pleno centro da cidade. Segundo o pedido de representação, a Prefeitura já doou o terreno especialmente para esta finalidade, necessitando ser liberada a verba para a concretização da obra. ‘Há alguns anos, com a visita do então secretário sdjunto de Segurança Pública, ficamos confiantes de que os recursos para a construção de um novo presídio seriam logo liberados. Como nada disso ainda aconteceu, necessitamos ser informados sobre a atual situação desta obra, ansiosamente aguardada.’

A proposição cita que a superlotação da cadeia é preocupante, bem como a sua localização em pleno centro da cidade, trazendo riscos de rebeliões, balas perdidas em caso de fuga de presos e outros problemas que tem incomodado os moradores vizinhos. Da mesma maneira, a falta de comodidade dos presos e guardas do presídio é motivo para a construção de um novo prédio. “Podemos mesmo afirmar que a atual cadeia de Frutal há muito tempo é um barril de pólvora, prestes a explodir. E as consequências poderão ser trágicas.”

Bruno questiona qualidade de recapeamento e falta de sinalização

Na reunião de segunda-feira, 21, o vereador Bruno Augusto expediu requerimento ao Executivo solicitando informações sobre o serviço de recapeamento recentemente executado no centro da cidade. O parlamentar quer saber sobre os valores gastos, qual a origem do dinheiro e que empresa foi responsável pelo serviço, assim como o procedimento adotado para sua contratação, bem como cópia do projeto de engenharia.

Ele destacou que, poucos dias após as obras, o asfalto já está danificado, sendo evidente a baixa qualidade do material utilizado. "Ao fiscalizar in loco, constatamos que a pavimentação se encontra danificada, devido às manobras dos veículos ou estacionamento de motos. O asfalto literalmente sai na mão, parece mais uma massa mole, uma borracha flexível. Por esse motivo, quero essas informações, para que possamos apurar e ver se houve ou não alguma irregularidade no serviço executado", disse Bruno.

Na oportunidade, o vereador ainda expediu outra proposição à Prefeitura, pedindo que a sinalização nas vias que são recapeadas ou pavimentadas, seja feita em no máximo 48 horas após o serviço, pois, desta forma, o asfalto estará em condições favoráveis. Além disso, Bruno alertou que uma via sem a sinalização adequada, coloca em risco pedestres e motoristas. "Minha solicitação é que, assim que for recapeada ou pavimentada uma via, já em seguida seja feita a sinalização horizontal e vertical. Isso é questão de organização, para fazer um, tem que deixar o outro no jeito," finalizou.

Zizi lidera proposta para construção de presídio

Uma proposição assinada pelo vereador José Adão da Silva. que foi seguida pelos vereadores Sebastião Custódio Couto Júnior e Josimar Ferreira Campos, pede que seja expedida representação ao secretário de estado de Justiça e Segurança Pública, general Mário Araújo, pedindo que desenvolva esforços para que seja seja construído um novo presídio em Frutal. e acordo com a proposição, o objetivo principal é a desativação da atual cadeia, que, além de ser um prédio já inadequado para essa função, abriga detentos em uma área que fica em pleno centro da cidade.

Como justificativa, os vereadores alegam que não sabem se há atualmente alguma ação para que seja efetivamente construído o novo presídio de Frutal, mas reitera a necessidade de desativação da atual cadeia, que está situada em pleno centro da cidade. Segundo o pedido de representação, a Prefeitura já doou o terreno especialmente para esta finalidade, necessitando ser liberada a verba para a concretização da obra. ‘Há alguns anos, com a visita do então secretário sdjunto de Segurança Pública, ficamos confiantes de que os recursos para a construção de um novo presídio seriam logo liberados. Como nada disso ainda aconteceu, necessitamos ser informados sobre a atual situação desta obra, ansiosamente aguardada.’

A proposição cita que a superlotação da cadeia é preocupante, bem como a sua localização em pleno centro da cidade, trazendo riscos de rebeliões, balas perdidas em caso de fuga de presos e outros problemas que tem incomodado os moradores vizinhos. Da mesma maneira, a falta de comodidade dos presos e guardas do presídio é motivo para a construção de um novo prédio. “Podemos mesmo afirmar que a atual cadeia de Frutal há muito tempo é um barril de pólvora, prestes a explodir. E as consequências poderão ser trágicas.”

Bruno questiona qualidade de recapeamento e falta de sinalização

Na reunião de segunda-feira, 21, o vereador Bruno Augusto expediu requerimento ao Executivo solicitando informações sobre o serviço de recapeamento recentemente executado no centro da cidade. O parlamentar quer saber sobre os valores gastos, qual a origem do dinheiro e que empresa foi responsável pelo serviço, assim como o procedimento adotado para sua contratação, bem como cópia do projeto de engenharia.

Ele destacou que, poucos dias após as obras, o asfalto já está danificado, sendo evidente a baixa qualidade do material utilizado. "Ao fiscalizar in loco, constatamos que a pavimentação se encontra danificada, devido às manobras dos veículos ou estacionamento de motos. O asfalto literalmente sai na mão, parece mais uma massa mole, uma borracha flexível. Por esse motivo, quero essas informações, para que possamos apurar e ver se houve ou não alguma irregularidade no serviço executado", disse Bruno.

Na oportunidade, o vereador ainda expediu outra proposição à Prefeitura, pedindo que a sinalização nas vias que são recapeadas ou pavimentadas, seja feita em no máximo 48 horas após o serviço, pois, desta forma, o asfalto estará em condições favoráveis. Além disso, Bruno alertou que uma via sem a sinalização adequada, coloca em risco pedestres e motoristas. "Minha solicitação é que, assim que for recapeada ou pavimentada uma via, já em seguida seja feita a sinalização horizontal e vertical. Isso é questão de organização, para fazer um, tem que deixar o outro no jeito," finalizou.

Bruno questiona situação da Farmácia Municipal


Na segunda-feira, 14, o vereador Bruno Augusto expediu requerimento ao Executivo cobrando esclarecimentos sobre várias situações vivenciadas por pacientes na farmácia da Prefeitura. Ele afirmou ter recebido diversas reclamações sobre falta de medicamentos e criticou o modo de gestão no atendimento. Bruno lembrou que já solicitou à administração que seja feito um levantamento das pessoas que têm dificuldades para buscar os remédios, organizando a entrega na residência do cidadão. "As pessoas se deslocam até a farmácia e, muitas das vezes, não encontram o remédio que necessitam.”
Segundo o vereador, a Prefeitura precisa garantir atendimento humanitário, identificar as pessoas com maior dificuldade de locomoção e entregar o remédio em casa. “É triste ver idosos ou crianças aguardando embaixo do sol para receber um medicamento. Isso é humilhante e temos condições de mudar a realidade", disse.
Ao finalizar, o vereador se colocou à disposição do Executivo para buscar soluções que melhorem o atendimento para os munícipes. "Estou à disposição para colaborar no que estiver ao meu alcance para que possamos garantir ações positivas em favor do povo. Não é tanto questão financeira, mas sim de gestão, de humanidade e de sensibilidade para com o próximo", concluiu.

Bruno questiona situação da Farmácia Municipal


Na segunda-feira, 14, o vereador Bruno Augusto expediu requerimento ao Executivo cobrando esclarecimentos sobre várias situações vivenciadas por pacientes na farmácia da Prefeitura. Ele afirmou ter recebido diversas reclamações sobre falta de medicamentos e criticou o modo de gestão no atendimento. Bruno lembrou que já solicitou à administração que seja feito um levantamento das pessoas que têm dificuldades para buscar os remédios, organizando a entrega na residência do cidadão. "As pessoas se deslocam até a farmácia e, muitas das vezes, não encontram o remédio que necessitam.”
Segundo o vereador, a Prefeitura precisa garantir atendimento humanitário, identificar as pessoas com maior dificuldade de locomoção e entregar o remédio em casa. “É triste ver idosos ou crianças aguardando embaixo do sol para receber um medicamento. Isso é humilhante e temos condições de mudar a realidade", disse.
Ao finalizar, o vereador se colocou à disposição do Executivo para buscar soluções que melhorem o atendimento para os munícipes. "Estou à disposição para colaborar no que estiver ao meu alcance para que possamos garantir ações positivas em favor do povo. Não é tanto questão financeira, mas sim de gestão, de humanidade e de sensibilidade para com o próximo", concluiu.

Pedrinho cobra atendimento à infraestrutura da cidade

Num trabalho que buscou soluções para diversas questões de infraestrutura da cidade, o vereador Pedro do Nascimento pediu à administração municipal que tome uma série de medidas no sentido de atender a reivindicações da população. Ele apontou a necessidade de trocar a tampa de um bueiro localizado na rua Santos Dumont com a Rua João Pinheiro, com urgência. Pedro explicou que essa troca é necessária, pois o bueiro, que está com uma parte quebrada, coloca em risco as pessoas e veículos, bem como aumenta a oportunidade do mesmo entupir e causar alagamento.

Outra necessidade apontada por ele é sobre um buraco localizado na Rua Nova Ponte com a Rua Ituiutaba, que necessita ser tapado com urgência. “No local já ocorreu até um acidente com um motoqueiro, necessitando assim que sejam promovidos os reparos necessários, antes que algo pior ali aconteça.”
Pedro reivindicou ainda que seja tapado um buraco na Rua Itapagipe, com as ruas Senador Gomes e Capinópolis, com urgência, além de instalar canaletas para escoamento de água. Ele justificou a indicação apresentando fotografia mostrado que, neste local, há um grande buraco e também que a água escorre sem parar, o que requer urgência nestas providências.

Ana Cláudia propõe criar título de Amigo dos Animais

A vereadora Ana Cláudia Brito Marchi apresentou uma proposta por meio do Projeto de Resolução 161, de 9 de outubro de 2019, prevendo a instotuição, no âmbito do município de Frutal, do diploma honorífico Amigo dos Animais|. A honraria, segundo a proposta, institui o diploma honorífico de Amigo dos Animais com o objetivo de homenagear anualmente, três pessoas que promovam ou promoveram ações em benefícios dos animais. Os nomes das pessoas a serem premiadas serão definidos por uma comissão de três vereadores, a ser nomeada pela presidência da Câmara após indicados pelas lideranças das bancadas ou blocos partidários existentes no Poder Legislativo.

A homenagem, conforme o projeto, será concedida mediante Decreto Legislativo aprovado pelo voto de dois terços dos membros da Câmara. A entrega dos diplomas será feita na primeira reunião ordinária após o dia 4 de outubro, data em que se comemora o Dia de São Francisco de Assis, santo reconhecido por seu apreço à natureza e mundialmente conhecido como o patrono dos animais. “Como a data coincide com o aniversário de emancipação política do município, sendo feriado instituído pela Lei Orgânica Municipal, sugerimos que a entrega da homenagem seja efetuada na primeira reunião ordinária após essa data, em fase aberta após o Expediente.”
Ana Cláudia conclui assinalando que se motiva pela convicção da importância do trabalho desenvolvido por pessoas que dedicam grande parte do tempo para proteger e salvar ou enfrentam uma luta diária para conseguir manter o trabalho em prol dos animais. Ela aponta que são vários os diplomas instituídos pela Câmara Municipal para homenagear os munícipes e os cidadãos em geral e que essa proposta além de servir de menção honrosa para aqueles que receberão o prêmio, servirá como estímulo para que possam atuar ainda mais nessa relevante tarefa de promoção de ações em prol dos animais.

Bruno questiona situação da Farmácia Municipal

Na segunda-feira, 14, o vereador Bruno Augusto expediu requerimento ao Executivo cobrando esclarecimentos sobre várias situações vivenciadas por pacientes na farmácia da Prefeitura. Ele afirmou ter recebido diversas reclamações sobre falta de medicamentos e criticou o modo de gestão no atendimento. Bruno lembrou que já solicitou à administração que seja feito um levantamento das pessoas que têm dificuldades para buscar os remédios, organizando a entrega na residência do cidadão. "As pessoas se deslocam até a farmácia e, muitas das vezes, não encontram o remédio que necessitam.”

Segundo o vereador, a Prefeitura precisa garantir atendimento humanitário, identificar as pessoas com maior dificuldade de locomoção e entregar o remédio em casa. “É triste ver idosos ou crianças aguardando embaixo do sol para receber um medicamento. Isso é humilhante e temos condições de mudar a realidade", disse.
Ao finalizar, o vereador se colocou à disposição do Executivo para buscar soluções que melhorem o atendimento para os munícipes. "Estou à disposição para colaborar no que estiver ao meu alcance para que possamos garantir ações positivas em favor do povo. Não é tanto questão financeira, mas sim de gestão, de humanidade e de sensibilidade para com o próximo", concluiu.

Rapinha quer coordenação do Ibrapp na Tribuna Livre

O Requerimento 143/2019, subscrito pelo vereador Claudimar Basílio da Silva, pediu que a Câmara envie convite ao responsável pelo Ibrapp-Instituto Brasileiro de Politicas Públicas, para fazer uso da Tribuna Livre da Câmara, se possível, na reunião ordinária do dia 21 de outubro de 2019. O objetivo do vereador é que o convidado preste esclarecimentos sobre diversos assuntos, entre eles, a necessidade de se colocar mais médicos, enfermeiros e funcionários no Hospital Municipal Frei Gabriel, sobre a previsão para o funcionamento dos aparelhos de ar condicionado, a situação da folha de pagamento dos funcionários, médicos e enfermeiros, falta de medicamentos e material de trabalho e finalmente informar se o Ibrapp irá continuar a gerir aquele hospital ou não.

Para o vereador, é necessário saber destas informações para atender a alguns questionamentos que vem sendo feitos por meio da população. Rapinha salientou que sempre tem visitado o hospital e constatado que os usuários tem feito muitas reclamações e, por isso, é necessário verificar e buscar as soluções para cada caso. Sobre a questão da administração do hospital, o vereador lembrou que esse comentário ainda não foi confirmado e seria bom que a direção do Instituto confirmasse ou não se vai continuar a gestão do Hospital Frei Gabriel.

Josimar propõe medidas para controle de velocidade

Na última reunião da Câmara, o vereador Josimar Ferreira Campos apontou a necessidade de instalar semáforos na esquina da Rua São Francisco de Sales com a Rua Iturama. De acordo com o ele o principal objetivo da indicação é evitar acidentes, já que têm havido muitas ocorrências onde os veículos colidem ou colocam pedestres e ciclistas em risco. Ao reivindicar essa solução, ele pediu que seja feita sinalização horizontal e vertical no local enquanto esta medida não puder ser tomada.

Ainda justificando seu pedido, Josimar assinalou que esta medida é necessária e bastante urgente, considerando que ali existe um grande volume de tráfego e que, devido à grande quantidade de veículos que passa por este ponto, os moradores destas imediações estão reclamando de acidentes frequentes. Junto à indicação, o vereador pediu que fosse dada ciência desta proposição a Jurandir Souza Moreira, morador da Rua São Paulo.

Maiza cobra solução para escoamento pluvial

Por meio da Indicação 647/2019, a vereadora Maiza Signorelli Nunes fez uma reivindicação em nome dos moradores da Rua Chiquinho da Mata, que fica nas proximidades do Pátio Municipal. Ela reivindicou a instalação de uma boca-de-lobo e que seja feita a ligação do tubo até o barranco do Ribeirão Frutal. Ela apontou o local como sendo na Rua Chiquinho da Mata, em frente ao mata-burro, na estrada que vai para a propriedade do senhor Nassib.

Maiza pediu urgência na realização deste serviço, para evitar que os moradores sejam submetidos a novos transtornos, como os que ocorreram por conta das chuvas em datas passadas. Ela justificou a necessidade de se realizar esse trabalho com urgência, pois a ação é muito necessária para o escoamento das águas pluviais, evitando que sejam formados barrancos e erosões que tragam problemas aos moradores. Uma destas questões é que, dependendo do volume de chuva, as águas causam erosões, prejudicando a entrada de pessoas e veículos nas propriedades.

Câmara e Prefeitura anunciam nova parceria para incrementar saúde e infraestrutura urbana

Mais uma parceria entre a Prefeitura e a Câmara Municipal vai permitir que a população de Frutal possa ser beneficiada na área da saúde e ainda para a complementação da infraestrutura urbana. Pelo acordo, definido no gabinete da Prefeitura, entre a prefeita Maria Cecilia Marchi Borges e o presidente da Câmara, Pedro do Nascimento, além de vários vereadores, o Poder Legislativo fez a destinação de duzentos mil reais para que o Executivo possa trabalhar no sentido de zerar as filas de consultas médicas e ainda montar seu próprio laboratório de próteses dentárias, além de construir sanitários para feirantes na Praça da Abadia, como foi anunciado na semana passada.

A reunião também deixou acertada a destinação de recursos para a compra de maquinário para a Usina de Resíduos da Construção Civil, que é administrada pela Apac de Frutal. No entendimento do vereador Edivalder Fernandes da Silva, a parceria sempre é benéfica para a população, pois, apesar de cada um ter seu viés político, todos visam atender aos anseios da população. “Acredito que esses recursos vão trazer grandes benefícios para a população, começando pela saúde, para concluir as filas de espera. A Câmara e a prefeita estão mostrando que estão unidas em um propósito comum, que é beneficiar o povo, independente de posição política.”
O apoio da Câmara para atender às necessidades da Prefeitura, segundo o vereador Sebastião Custodio Couto Júnior, é muito interessante do ponto de vista dos resultados, pois vai usar valores do duodécimo para a saúde, odontologia, compra de equipamento para a Apac e ainda os banheiros públicos para atender aos feirantes e à população. “Estão todos de parabéns por ajudar a população. Nós trabalhamos para fazer a economia do dinheiro público, fazemos menos viagens, economizamos materiais, a prefeita teve sensibilidade para aplicar os recursos nestes setores e está aí o resultado, que vai ajudar a Prefeitura e a população.”
A vereadora Maiza Signorelli Nunes manifestou seu orgulho por fazer parte da Câmara Municipal de Frutal ao desenvolver uma atitude como essa, que estabeleceu uma parceria importante. Ela assinalou que a Câmara tem de repassar o que sobra no final do ano, mas faz isso agora para que seja possível desenvolver ações para melhorar a qualidade de vida da população, diminuindo a fila de consultas, comprando equipamento para a Apac trabalhar com resíduos e montando o laboratório de próteses dentárias. “Temos ainda um ganho maior, que é o banheiro na Praça da Abadia, que sempre temos falado. “Naquele local acontece a feira e muitos eventos importantes sem que haja banheiro público, mas agora isso vai se resolver, atendendo um pedido antigo dos feirantes e das pessoas que participam de eventos ali.”
Essa ação conjunta, na opinião do vereador Claudimar Basílio da Silva, vai trazer bons resultados, pois atende pedidos antigos da população, como no caso das filas para consultas, banheiros públicos, laboratório de prótese e muitas outras conquistas para a população. “Estou feliz por ver que isso vai
reduzir fila oftalmologia que está muito grande, por isso sei que o dinheiro será muito bem usado. Eu acredito em novas parcerias e essa é uma forma de a população ver que o seu dinheiro está sendo bem empregado.”
O investimento de duzentos mil reais, na opinião da vereadora Gleiva Ferreira de Mello, vem para mostrar o valor da classe política. Ela agradeceu ao presidente Pedro Nascimento por se reunir, ouvir, trocar ideias e ajudar a resolver problemas, principalmente na área de Odontologia. “Já fizemos a cirurgia de catarata e zeramos as filas para fazer a segunda cirurgia em novembro e tudo com a colaboração da Câmara. “Eu sempre quis que o presidente fosse pessoa de cabeça aberta, como o Pedrinho é, pois temos de trabalhar todos em conjunto.”
A prefeita Maria Cecília Marchi Borges comentou que o fato de a Câmara abrir mão dos recursos marcou uma data importante, quando o seu gabinete recebeu dez vereadores para tratar do atendimento de grandes demandas. Ela apontou que já há projeto pronto para os sanitários com deputados, mas a emenda não prosperou e agora, com esse acordo, muitos pedidos da população serão atendidos. “Vamos atender à feira, os lanches da praça e pessoas que a utilizam com os banheiros. Fizemos recentemente um acordo importante na parceria para zerar as cirurgias de catarata e agora essa parceria é mais importante ainda, pois é para zerar outras especialidades e eliminar a fila de espera com especialistas.”
Para a prefeita, a palavra mais adequada para esse momento é de gratidão. “Agradeço muito pela parceria e compreensão e também vamos atender a demanda odontologia com as próteses para dar agilidade ao serviço, pois a Prefeitura vai contratar um protético e agilizar os serviços. Temos ainda o recurso para a Apac, que vai completar cerca de duzentos mil. Quero agradecer muito ao presidente, pois esse ato é apenas dele. Com boa vontade, estamos discutindo as necessidades e beneficiando a população com união e trabalhando, olhando de forma fraterna para a nossa população.”
Concluindo os comentários, o presidente Pedro do Nascimento comemorou os resultados desta reunião com a prefeita e os vereadores para anunciar as novas conquistas. Segundo ele, a parceria o deixa feliz porque é mais um trabalho em prol de Frutal. “Não é algo isolado do presidente e sim uma decisão levada a todos os vereadores para que esse repasse fosse feito. Nós apontamos diversas questões, desde as filas de espera, banheiros para os feirantes, laboratórios de próteses e apoio à Apac. No caso das próteses, a economia será de cinco mil reais por mês.”
Pedro disse que é preciso desenvolver ações de interesse da população, pois o vereador é o para-choque, que precisa fazer a indicação e aguardar o atendimento. Ele também disse entender que a prefeita tem se esforçado para atender depois que diminuíram as dificuldades por conta da falta dos repasses do governo. “Se ela nos atender, vai atender a população e isso nos deixa felizes. Eu procuro trabalhar para o bem e espero que a população ganhe com isso. É importante estarmos unidos, pois eu valorizo o trabalho de todos os vereadores, que procuramos trabalhar em prol de Frutal.”

Câmara e Prefeitura acertam parceria para construção de sanitários para a Feira Livre

Uma parceria entre a Câmara Municipal e a Prefeitura de Frutal vai concretizar o projeto de construção de banheiros para a Feira Livre, atendendo a uma reivindicação dos comerciantes e da população, que cobram essa estrutura desde que foi feita a mudança do local. O presidente da Câmara Municipal, Pedro do Nascimento, juntamente dos vereadores, anunciou que fará a devolução antecipada de recursos do duodécimo da Câmara para que a obra possa ser levada adiante.

De acordo com a prefeita Maria Cecília Marchi Borges, já existe um projeto pronto e que seria executado por meio de emendas parlamentares mas a Câmara, em acordo com a Prefeitura, foi feito o compromisso para que os recursos sejam investidos nos sanitários. “Aqui neste conjunto da Praça da Abadia e Praça Dr. França, nós temos eventos importantes e também a Feira Livre. Os banheiros vêm num momento importante e eu quero agradecer ao presidente Pedro e a todos os vereadores pela devolução destes recursos e nós faremos essas obras em parceria, com respeito, amizade e amor pela cidade.”
O presidente da Câmara avaliou que a reunião teve excelentes resultados e que, por meio desta parceria, será atendida uma importante parcela da população frutalense. “Não podemos exigir que se atenda à necessidade do vereador, mas podemos ajudar a atender nas necessidades da população. Esses recursos que vamos repassar vão ser bem usados para dar mais atenção à saúde e agora para a construção dos banheiros para beneficiar os feirantes e também toda a população que sempre frequenta esta praça.”

Sessão da Câmara homenageia 30 anos da UEMG

Uma sessão especial da Câmara Municipal de Frutal foi realizada na quarta-feira, 9, no Anfiteatro da UEMG, onde foram entregues diversas homenagens a funcionários, estudantes e à direção do Campos Frutal. Na ocasião, foram comemorados os trinta anos da instituição, que veio para Frutal após um longo trabalho, com o empenho de autoridades e setores da comunidade, que trouxeram um campus avançado para a cidade, que logo foi estadualizado e hoje reúne alunos de todas as partes do país.

O diretor da Unidade Frutal, professor Allinson Takehiro Fujita, apontou que a entrega de uma Moção de Congratulação para cada curso, para a direção e para os funcionários significou uma grande dose de satisfação, já que isso mostra reconhecimento do município ao trabalho que vem sendo realizado. “Outros municípios também prestaram homenagens, mas Frutal tem um sabor especial nesta luta, por ter ajudado a democratizar a participação de alunos, servidores e professores no destino da instituição. De Frutal haverá uma evolução para todas as unidades e isso é ganho democrático, para evitar indicações e fazer com que todas as classes participem desse processo de escolha.”
O vice-prefeito Toninho Heitor falou do início da busca do ensino superior para Frutal e sobre a evolução do projeto, concretizado com o apoio de dois deputados. Ele assinalou que a conquista do Campus veio de um trabalho árduo, quando o prédio da UNIUBE foi doado à UEMG pelo reitor Mário Palmério e a comunidade foi em busca da UEMG.

A vereadora Maiza que foi aplaudida ao defender o crescimento do Campus Frutal, afirmou ser necessário efetivar a UEMG como um polo educacional, absorvendo os prédios do antigo Hidroex, que segundo entende, não podem ser privatizados e sim incorporados à UEMG. “O governador precisa entender que a universidade deve se concretizar como um polo educacional, isso aquece a economia, gera emprego, renda e é importante por tudo isso e porque Frutal pode centralizar os estudantes de Frutal e de toda a região, além de todos os pontos do Brasil.”

Para o professor Querino François de Oliveira Vasconcelos, comemorar os trinta anos de fundação da Universidade do Estado de Minas Gerais é acreditar que uma universidade pública é essencialmente para Frutal. “Esse momento deve ser agraciado, vendo alunos e professores promovendo a universidade mesmo apesar de algumas limitações. “É importante que a universidade cresça cada vez mais e que isso aconteça o mais breve possível. A universidade abre a portas para todos os tipos de desenvolvimento dos jovens e daqueles que precisaram abandonar e agora poderão voltar para o seu processo de desenvolvimento pessoal.”
O presidente da Câmara Municipal de Frutal, Pedro do Nascimento, comentou que essa solenidade para a entrega das moções na sede da universidade traz satisfação, porque as homenagens são para mostrar que a Câmara reconhece a capacidade da universidade para o crescimento da cidade e, por isso, é importante valorizar professores, funcionários e alunos. “A Câmara já promoveu uma audiência pública e está acompanhando por se importar muito com a UEMG. É preciso que esse espaço seja ocupado com mais cursos e com o crescimento de nossa universidade, trazendo mais opções e mais crescimento para a nossa Frutal.”

Ações do documento