Notícias
Rapinha quer reativação do ar condicionado no HFG
Por meio da Indicação 579/2019, o vereador Claudimar Basílio da Silva pediu a intervenção da prefeita Maria Cecília Marchi Borges para determinar que o Ibrapp resolva, com urgência, a questão da falta de ar condicionado nos quartos do Hospital Municipal Frei Gabriel. Ele argumentou que a instalação desses aparelhos naquele local foi inaugurada em dezembro de 2016, mas hoje somente as salas reservadas para a administração contam com esse benefício.
Como justificativa, Rapinha apontou que quem mais precisa de conforto num hospital são os pacientes recém operados ou internados, porém não é isso que vem acontecendo no Hospital Frei Gabriel. “Necessitamos que a prefeita interfira em favor da nossa população. O calor em nossa cidade está sufocante e os pacientes estão sofrendo horrores naquele hospital. Isso acontece até mesmo as pessoas em estado mais grave, uma vez que os aparelhos de ar condicionado não funcionam ou a direção não deixa que sejam ligados.”
O vereador completou assinalando que as salas da administração possuem aparelhos de ar condicionado funcionando normalmente, o que é inadmissível e injusto para com os pacientes. “Sabemos que a Prefeitura já providenciou a troca da fiação, deixando tudo normalizado lá no hospital em relação aos aparelhos de ar condicionado. Então, é preciso cobrar daquela empresa que proporcione este direito aos pacientes.”
Maiza propõe abertura de portão lateral do Cemitério
Uma medida para oferecer mais facilidade às pessoas idosas foi proposta pela vereadora Maíza Signorelli Nunes por meio da Indicação 577/2019, onde ela aponta a necessidade de determinar a abertura do portão lateral do Cemitério Municipal, localizado na Rua José do Patrocínio, no dia 2 de novembro, feriado consagrado como Dia de Finados. A proposta, segundo ela, é oferecer um acesso alternativo ao local e evitar o acúmulo excessivo de pessoas no portão principal.
A vereadora justificou o pedido apontando que sempre há tumulto no Dia de Finados, pois essa data é reservada para que a população preste suas homenagens e faça orações a seus entes falecidos. “Com essa grande movimentação, no cemitério, é comum haver excesso de pessoas circulando pelo portão principal, por isso sugerimos essa entrada alternativa. Além de evitar acúmulo de pessoas na entrada e saída do local, essa medida vai possibilitar uma melhor locomoção para as pessoas idosas, deficientes e a população em geral.”
Juninho pede informação sobre substituição do Ibrapp
O Requerimento 133/2019, assinado pelo vereador Sebastião Custódio Couto Júnior, solicita que a Prefeitura Municipal encaminhe à Câmara, dentro dos prazos legais, as informações sobre o andamento das negociações com o grupo Austa Clínicas de São José do Rio Preto, relacionadas ao interesse desta grupo hospitalar em administrar o Hospital Municipal Frei Gabriel. O vereador solicitou ainda que a administração Municipal informe se há outras pessoas ou empresas interessadas neste trabalho, que vai substituir o Instituo Brasileiro de Políticas Públicas-Ibrapp nesta função.
Para justificar o seu pedido, Júnior assinalou que é de interesse público saber qual é a instituição que vai administrar o trabalho do hospital. “Considerando a desistência do Ibrapp em administrar o Hospital Municipal Frei Gabriel e cientes da possibilidade da Prefeitura estar em entendimentos com a administração do Austa Clínicas, para que este possa administrar o nosso hospital, gostaríamos de obter esta informação e saber ainda se há outras empresas interessadas em assumir o Frei Gabriel.”
Edivalder requer iluminação da Rua Fronteira
O vereador Edivalder Fernandes da Silva mostrou a necessidade de se instalar um poste com a respectiva luminária na Rua Fronteira, próximo à Rua Monte Alegre de Minas e outro na Rua Fronteira, entre a Rua Monte Alegre de Minas e a Avenida J.K. Segundo ele, estes dois pontos estão às escuras e isso tem gerado queixas dos moradores das imediações, que temem pela sua segurança. Ele argumentou que os contribuintes pagam mensalmente a Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública, porém, não têm iluminação justamente onde residem.
Ao justificar a indicação, Edivalder comentou que a colocação de postes na Rua Fronteira, próximo à Rua Monte Alegre de Minas e na Rua Fronteira, entre a Rua Monte Alegre de Minas e a Avenida J.K., é necessária para fins de iluminação pública, mas servirá também para a segurança dos usuários da via. “Os locais , pois os locais são bastante escuros no período noturno constituindo-se esta situação em grave desconforto aos moradores, pondo em sobressalto a sua segurança, principalmente a dos transeuntes, que necessitam ali transitar com tranquilidade.”
Zizi indica obra para conter água
O vereador José Adão da Silva pediu que a administração tome medidas para a solução de um problema que tem afetado moradores da Rua Sebastiao Jonas Ferreira, no bairro Caju. Ele apontou, por meio da Indicação 574/2019 a necessidade de tomar as providências necessárias para evitar que as águas de chuvas invadam a residência na Rua Sebastião Jonas Ferreira, 776. De acordo com ele, os moradores explicam que, quando chove, as águas invadem completamente a residência, trazendo prejuízos e grandes transtornos aos moradores.
O vereador assinalou que as pessoas se queixam de que já não aguentam mais esta situação de calamidade. Eles pedem que a Prefeitura, através do setor competente tome as providências necessárias para que esta situação seja resolvida com urgência, uma vez que o período chuvoso está próximo. “O morador diz que, quando chove, as águas pluviais entram em sua residência, uma vez que a rua tem declive e não tem como escoar, devido à inexistência de boca-de-lobo na rua. Sem uma galeria, a enxurrada desce e entra na casa”, assinalou o vereador.
Juninho pede apoio para que Copasa tenha gerador
Por meio da Representação 72/2019, o vereador Sebastião Custódio Couto Júnior levou aos deputados Helly Grillo e Guilherme da Cunha a preocupação quanto às constantes faltas de água que tem atingido a cidade, prejudicando bairros inteiros e às vezes, toda a cidade. O documento pede aos parlamentares que desenvolvam esforços junto à direção concessionária para que ela providencie a aquisição de um gerador, para evitar o que aconteceu quando houve falta de água nos bairros Waldemar Marchi I, II e Segunda Etapa, dentre outros.
Juninho do Sindicato justificou que muitas empresas, mesmo pequenas possuem geradores para essas ocasiões e a Copasa, como concessionária deste serviço público indispensável e pelo porte que tem, deveria também possuir esse equipamento. Ele apontou que solicitou as interferências dos deputados para conseguir que esta providência seja tomada com a finalidade de evitar o que ocorreu na semana em que boa ,parte da população ficou sem água.
Ana Cláudia quer divulgação do Setembro Amarelo
A vereadora Ana Cláudia Brito Marchi requereu que a Câmara Municipal expeça convite à terapeuta ocupacional Alzimara Martins da Silva Belo, que é especialista em Saúde do Trabalhador, para fazer uso da Tribuna Livre da Câmara, se possível na reunião ordinária do dia 23 de setembro de 2019. O motivo d convite, segundo ela, é a necessidade de se esclarecer à população sobre a importância do tema “Setembro Amarelo”, campanha que é realizada no nono mês do ano e que é dedicada nacionalmente à prevenção ao suicídio.
Segundo a vereadora, este tema é muito importante e a palestrante, que também é pós-graduanda em Dependência Química, tem condições de falar sobre essa situação e levar informações importantes sobre o debate deste tema e seus afeitos da sociedade. A vereadora acredita que a informação é fundamental para que as pessoas saibam sobre o tema e como lidar com diversas situações que indicam risco potencial.
Querino indica regulamentação de semáforos
Por meio da Indicação 559/2019, o vereador Querino François de Oliveira Vasconcelos chamou a atenção para a necessidade de se fazer uma avaliação a fim de determinar ao Departamento Municipal de Trânsito que verifique a viabilidade da sincronização dos semáforos da Avenida Lauriston Souza. Da mesma forma, ele pediu que se analise a possibilidade de passar para quatro tempos os semáforos existentes na esquina da Avenida Brasília com a Euvaldo Lodi.
Segundo a justificativa, as duas medidas tem o objetivo de melhorar a circulação de veículos. Querino aponta que os dois semáforos que dão acesso à Avenida Lauriston Souza estão muito próximos, o que obriga os condutores a fazer duas paradas e ficar esperando novamente pelo sinal praticamente no mesmo quarteirão. No caso das avenidas Brasília e Euvaldo Lodi, ele assinala que, devido à sinalização e aos dois tempos do semáforo, muitas pessoas passam pelo sinaleiro e entram novamente na mesma avenida para poder acessar a outra. “Estas medidas têm como finalidade proporcionar uma maior fluidez do trânsito das citadas avenidas, que estão entre os principais logradouros da nossa cidade.”
Querino indica regulamentação de semáforos
Por meio da Indicação 559/2019, o vereador Querino François de Oliveira Vasconcelos chamou a atenção para a necessidade de se fazer uma avaliação a fim de determinar ao Departamento Municipal de Trânsito que verifique a viabilidade da sincronização dos semáforos da Avenida Lauriston Souza. Da mesma forma, ele pediu que se analise a possibilidade de passar para quatro tempos os semáforos existentes na esquina da Avenida Brasília com a Euvaldo Lodi.
Segundo a justificativa, as duas medidas tem o objetivo de melhorar a circulação de veículos. Querino aponta que os dois semáforos que dão acesso à Avenida Lauriston Souza estão muito próximos, o que obriga os condutores a fazer duas paradas e ficar esperando novamente pelo sinal praticamente no mesmo quarteirão. No caso das avenidas Brasília e Euvaldo Lodi, ele assinala que, devido à sinalização e aos dois tempos do semáforo, muitas pessoas passam pelo sinaleiro e entram novamente na mesma avenida para poder acessar a outra. “Estas medidas têm como finalidade proporcionar uma maior fluidez do trânsito das citadas avenidas, que estão entre os principais logradouros da nossa cidade.”
Josimar pede correção em leito de rua
O vereador Josimar Ferreira Campos solicitou que a administração do município tome providencias para eliminar um acúmulo de água que causa transtornos a moradores da Rua Prudente de Morais. Ele quer que seja feito um reparo na rua nas proximidades do número 562, com urgência, já que o problema afeta seriamente o dino desta residência. Josimar solicitou que Mario Lucio Rodrigues dos Santos fosse cientificado desta indicação e explicou que a urgência do pedido se deve a uma obra que já está anunciada para aquela via.
O vereador justifica que o morador está reclamando que, no período de chuvas, sempre se forma uma poça de água de grandes dimensões em frente à sua residência, o que causa transtorno e o prejudica no direito de entrar em sua própria casa. “Nós temos a informação de que a Rua Prudente de Morais vai ser toda recapeada, então, julgamos que se deve tomar esta providência para corrigir esse ponto que acumula água antes da execução do recapeamento.”
Prefeitura realiza calçamento no lado externo do Pátio Municipal
Atendendo a indicação do vereador Pedrinho do Gás, presidente da Câmara Municipal de Frutal, a Prefeitura realizou a construção de uma calçada na rua Chiquinho da Mata, no bairro Princesa Isabel, na área ao lado do muro do Pátio da Prefeitura. Há anos o local estava com terra e mato, forçando os pedestres a transitarem na rua, colocando em risco suas vidas.
Com a construção da calçada, além de eliminar o problema do mato e de possíveis acúmulo de lixos, os moradores do bairro que precisam utilizar aquela área agora têm mais segurança, principalmente nos períodos noturnos. “Ali é um trecho que muitos moradores do bairro utilizam, pois é a chegada do bairro. Tanto nos primeiros horários da manhã, como final da tarde e a noite passam estudantes e trabalhadores que eram forçados a ir para o meio da rua pela falta da calçada. E a esquina é uma curva fechada muito movimentada e várias vezes ouvimos notícias de pessoas que quase foram atropeladas por carros, motos ou mesmo veículos grandes que dobravam a esquina e se deparavam com o pedestre. Agora esse problema todos foi solucionado”, destacou Pedrinho.
O vereador acrescentou que é morador do bairro e agradeceu a prefeita Ciça pelo atendimento à indicação. “Já havia feito esse pedido logo no primeiro ano de mandato, mas agora tivemos a condição de ser atendido. Agradeço a Prefeitura pela atenção a essa demanda que pode parecer pequena, mas é de muita importância para nossos moradores do Princesa Isabel”, finaliza.
Gleiva quer elaboração de documento de orientação
Por indicação da vereadora Gleiva Ferreira de Mello, a administração foi lembrada da necessidade de instituir diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Básica, na modalidade Educação Especial. Ela pediu que seja elaborado um documento orientador, com a finalidade de definir critérios para que os profissionais de educação das escolas municipais possam seguir normas e procedimentos para inclusão dos alunos da escola inclusiva na Rede Municipal de Educação.
Segundo a vereadora, por meio deste documento, será beneficiada a Educação Especial Inclusiva para cumprir a finalidade de promover e garantir a educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos por meio do Atendimento Educacional Especializado.
Gleiva ainda apontou que o público alvo da Educação Especial, de acordo com a legislação vigente, é definido para alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e de altas habilidades ou superdotados. “A Educação Inclusiva, como modalidade de ensino, atuará na educação básica das escolas, creches e cemeis do município de Frutal.”
Gleiva quer elaboração de documento de orientação
Por indicação da vereadora Gleiva Ferreira de Mello, a administração foi lembrada da necessidade de instituir diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Básica, na modalidade Educação Especial. Ela pediu que seja elaborado um documento orientador, com a finalidade de definir critérios para que os profissionais de educação das escolas municipais possam seguir normas e procedimentos para inclusão dos alunos da escola inclusiva na Rede Municipal de Educação.
Segundo a vereadora, por meio deste documento, será beneficiada a Educação Especial Inclusiva para cumprir a finalidade de promover e garantir a educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos por meio do Atendimento Educacional Especializado.
Gleiva ainda apontou que o público alvo da Educação Especial, de acordo com a legislação vigente, é definido para alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e de altas habilidades ou superdotados. “A Educação Inclusiva, como modalidade de ensino, atuará na educação básica das escolas, creches e cemeis do município de Frutal.”
Bruno apresenta projeto e recebe homenagem
O vereador Bruno Augusto de Jesus Ferreira participou, nesta segunda-feira, 16, da reunião na Câmara Municipal de Iturama. Na oportunidade, ele apresentou o projeto do Consórcio Regional de Saúde, que tem o objetivo de estruturar o Hospital Frei Gabriel, por meio de ajuda dos municípios vizinhos, em parceria com os governos estadual e federal.
Ao usar a tribuna, ele fez um apelo aos vereadores ituramenses para que eles mobilizem as cidades próximas para que possa ser formada uma caravana com intuito de concretizar o projeto. "Estamos presos a Uberaba, que não tem capacidade de atender a demanda existente. Por isso, temos que unir os municípios do Pontal e caminhar com as próprias pernas. Meu pedido é que possamos juntos estruturar o Hospital Frei Gabriel e, assim, garantir atendimento digno a nossa população", disse.
Por iniciativa do vereador Carlito Peaguda, aprovado por unanimidade, Bruno também recebeu uma Moção de Congratulação da Câmara Municipal de Iturama, em reconhecimento pela sua atuação parlamentar. Em seu pronunciamento, o vereador Carlito destacou a representatividade, coragem e determinação do vereador. Afirmou ainda que a homenagem foi singela, porém, é o reconhecimento de todos os vereadores pela atuação de Bruno.
Bruno apresenta projeto e recebe homenagem
O vereador Bruno Augusto de Jesus Ferreira participou, nesta segunda-feira, 16, da reunião na Câmara Municipal de Iturama. Na oportunidade, ele apresentou o projeto do Consórcio Regional de Saúde, que tem o objetivo de estruturar o Hospital Frei Gabriel, por meio de ajuda dos municípios vizinhos, em parceria com os governos estadual e federal.
Ao usar a tribuna, ele fez um apelo aos vereadores ituramenses para que eles mobilizem as cidades próximas para que possa ser formada uma caravana com intuito de concretizar o projeto. "Estamos presos a Uberaba, que não tem capacidade de atender a demanda existente. Por isso, temos que unir os municípios do Pontal e caminhar com as próprias pernas. Meu pedido é que possamos juntos estruturar o Hospital Frei Gabriel e, assim, garantir atendimento digno a nossa população", disse.
Por iniciativa do vereador Carlito Peaguda, aprovado por unanimidade, Bruno também recebeu uma Moção de Congratulação da Câmara Municipal de Iturama, em reconhecimento pela sua atuação parlamentar. Em seu pronunciamento, o vereador Carlito destacou a representatividade, coragem e determinação do vereador. Afirmou ainda que a homenagem foi singela, porém, é o reconhecimento de todos os vereadores pela atuação de Bruno.
Parceria entre Câmara, Prefeitura e deputado Raul Belém resulta em mais dois consultórios odontológicos para Frutal
Atuação do presidente da Câmara Municipal, vereador Pedrinho do Gás em parceria com o deputado estadual Raul Belém vai beneficiar diretamente os moradores dos bairros Jardim Brasil, Universe Plaza e Waldemar Marchi com a instalação de dois gabinetes odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estão em implantação nos bairros. A notícia foi confirmada pelo vereador Pedrinho do Gás na manhã de quarta, 18 de setembro, durante reunião com a prefeita Maria Cecília Marchi Borges (Ciça) e a coordenadora do setor de odontologia do município, a dentista Flávia Campos Macedo.
De acordo com Pedrinho, o deputado Raul Belém entrou em contato com ele para anunciar a disponibilização de duas cadeiras odontológicas para o município. A partir daí, em conversa com a Prefeitura, surgiu a possibilidade de ampliar o benefício para consultórios completos. Desta forma, a Câmara de Frutal irá repassar cerca de R$68 mil para a Prefeitura para a compra de equipamentos complementares para os consultórios dentários. “Estamos sempre em contato com o deputado em busca de benefícios para Frutal e tivemos essa boa notícia agora. Conversamos com a coordenadora de odontologia e ela apresentou o pedido dos equipamentos complementares e foi prontificado pelo Legislativo esse valor que vai atender diretamente aos moradores de dois grandes bairros da nossa cidade”, destaca.
Para a prefeita Ciça a parceria com a Câmara é importante no sentido de garantir que demandas importantes do município sejam supridas. “É um ganho enorme para o nosso município. Fizemos as solicitações no sistema do Governo e tivemos a grata surpresa de sermos contemplados com os dois gabinetes odontológicos. Apesar de parte dos equipamentos virem do governo, há periféricos que precisam ser instalados e que foram prontamente disponibilizados pelo presidente Pedrinho do Gás por meio da devolução de parte do duodécimo da Câmara para que possam ser comprados e instalados”, explica.
Atualmente os pacientes dos três bairros são atendidos apenas na Unidade do bairro Ipê Amarelo. Conforme a coordenadora de odontologia, Flávia Campos, a reunião foi importante por permitir a montagem completa de mais dois consultórios que vai aumentar consideravelmente o número de atendimentos para a população. “Estamos felizes por ter o serviço de odontologia lembrado pelo presidente Pedrinho, porque é uma área importante para a população. Hoje temos 20 consultórios à disposição da população, que serão aumentados agora com essa conquista, que vai atender bairros que estão distantes de Unidades de Saúde e que agora terão o atendimento perto de casa”.
A previsão é de que até o mês de dezembro as Unidades Básicas já estejam concluídas com os consultórios odontológicos já instalados e prontos para atender a população.
Rapinha solicita rescisão do contrato com a Copasa
A necessidade de que se verifique junto à Procuradoria Jurídica do Município a possibilidade de rever ou mesmo rescindir o contrato de concessão dos serviços públicos de água e esgotamento sanitário de Frutal concedido à Copasa foi sugerida pelo vereador Claudimar Basílio da Silva. Ele apresentou indicação assinalando que a Prefeitura pode anular o contrato considerando os péssimos serviços prestados por aquela concessionária. Ele ainda sugeriu, nesta proposição, que seja mantida uma reunião com o gerente distrital Francisco Fraietta, para que que todas as questões relativas a esses serviços sejam devidamente esclarecidas para a população.
Rapinha apontou que existem atualmente constantes questionamentos dos usuários dos serviços públicos de água e esgotamento sanitário que é feito pela Copasa. As maiores queixas são preços abusivos e a entrada de ar no hidrômetro, que pode fazer com que o usuário pague pelo que não está consumindo. “Sabemos que a entrada de ar tem impacto na conta de água mensal e isso tem trazido grande preocupação para os nossos munícipes.” Outra questão levantada pelo vereador foi quanto à Estação de Tratamento de Esgoto de Frutal, que exala constante mau cheiro há anos, causando revolta e mal-estar na população frutalense.
O vereador argumentou que a Estação de Tratamento de Esgoto não trouxe a solução definitiva para o esgoto da cidade, mas sempre divulga a perfeição dos seus serviços, mas, pelo contrário, é extremamente inclemente com usuários inadimplentes, desfaz o asfaltamento sem refazer da maneira correta. “Por isso tudo, julgamos que o Executivo Municipal deve tomar alguma medida concreta, revendo ou mesmo rescindindo o contrato com a Copasa ou também exigindo que aquela empresa cumpra com todas as suas responsabilidades, inclusive maior preocupação com o meio ambiente.”
Josimar reivindica atenção para Boa Esperança
O povoado de Boa Esperança fez parte do trabalho do vereador Josimar Ferreira Campos ao apresentar diversas indicações durante a sessão do dia 9 de setembro. Ele apontou a necessidade de a Prefeitura se organizar para aguar ou entrar em entendimentos com a direção da Usina Cerradão, para que essa ação seja desenvolvida na Avenida Celestino Batista, no povoado de Boa Esperança, pelo menos três vezes por semana.
Josimar salientou que os moradores estão reclamando que os caminhões, tratores e carros da Usina Cerradão passam constantemente por esta avenida, levantando muita poeira. A maior queixa é das donas de casa, que não têm como colocar roupas para secar nos varais. Além do mais, a poeira constante está causando doenças respiratórias nas pessoas idosas e em crianças. Josimar pediu que o morador Ibaldo Alves Ferreira, da Avenida Celestino Batista, seja comunicado desta indicação.
Frutal poderá sediar projeto de sustentabilidade da Suécia
O vereador Bruno Augusto esteve nesta quinta-feira (12) na embaixada da Suécia, em Brasília, acompanhando o deputado federal Zé Vitor. Eles se reuniram com a embaixadora Johanna Brismar Skoog e a diplomata Lisa Qvarfordt. O objetivo do encontro foi conhecer mais sobre o método utilizado pela Suécia no descarte e reaproveitamento do lixo, o que tem destaque mundial. A intenção é implantar esse método no Brasil, sendo que caso se concretize, Frutal sediará um dos projetos piloto. O sistema de reciclagem da Suécia funciona tão bem que, por anos, o país teve de comprar lixo de seus vizinhos para manter suas plantas funcionando. Um exemplo dessa eficiência é o dado de que, desde 2011, menos de 1% do lixo doméstico produzido pelos suecos foi para aterros. Outros exemplos de sustentabilidade da Suécia foram a criação de pesados impostos sobre os combustíveis fósseis, criados em 1991, e a priorização de uso de fontes renováveis de energia, que já fornecem metade da energia consumida pelo país. Para o vereador Bruno essa é uma semente que foi plantada, mas que no futuro poderá colocar Frutal em destaque nacional.
"Louvável essa iniciativa do deputado Zé Vitor e estamos bastante otimistas. Pra mim é um orgulho poder estar presente neste momento e saber que nossa cidade poderá sediar algo de grande representatividade". Disse Bruno.
Gleiva quer informação sobre reajuste do funcionalismo
Por meio do Requerimento 125/2019, a vereadora Gleiva Ferreira de Mello solicitou da Prefeitura de Frutal o encaminhamento de informações sobre a negociação que resultou em um acordo para a revisão da matriz salarial dos servidores da Prefeitura. A vereadora quer saber qual é a previsão para o cumprimento do restante do acordo efetuado pelo Poder Executivo ainda em campanha. De acordo com Gleiva, já foram pagas duas parcelas desse reajuste e restam dois compromissos, sendo um neste ano de 2019 e o outro no ano de 2020.
Como justificativa, a vereadora Gleiva explicou que muitos dos servidores estão procurando saber a respeito do cumprimento deste acordo, razão pela qual as informações são fundamentais para que se possa informá-los com a devida segurança. “Como já estamos em meados do mês de setembro, gostaríamos de saber do Executivo Municipal se há uma previsão. Ainda no período de campanha, foi feito esse acordo de que seriam promovidas quatro revisões na matriz salarial dos servidores da Prefeitura. Sabemos que restam duas parcelas, uma a ser concedida ainda neste ano de 2019 e a outra em 2020.”
Bruno cobra posicionamento da prefeita sobre luta contra a Copasa
Na reunião desta segunda-feira, 9 de setembro, o vereador Bruno Augusto falou do contrato firmado entre Copasa e Prefeitura. Segundo ele, o contrato foi renovado em 2000, pelo então prefeito Luiz Antônio Zanto, que, doze dias antes de deixar o cargo, promoveu o aditivo com a estatal por mais trinta anos. O vereador ainda contou que o prazo começou a valer a partir de 2003, pois a prorrogação foi feita antecipadamente. Bruno destacou também a mobilização dos munícipes, que estão coletando assinaturas em razão dos abusos cometidos pela Copasa.
Ele também enfatizou o trabalho da Câmara Municipal que, recentemente, instaurou uma Comissão de Investigação para apurar os valores e serviços prestados. O vereador afirmou estranhar o silêncio da prefeita municipal, que, até o presente momento, não se manifestou sobre essas ações da população e dos vereadores.
"Não adianta a mobilização da população e Legislativo se, quando for bater o martelo, o Executivo não apoiar. Passou da hora de a prefeita vir a público e se manifestar. Falar se está ao lado do povo ou da Copasa ou então se não vai entrar nessa briga, o que até entendo, pois foi seu esposo que renovou o contrato. Algum posicionamento a prefeita deve tomar e é isso que estou cobrando", disse Bruno.
Rapinha pede mais oftalmologistas no Frei Gabriel
Por meio da Indicação 538/2019, o vereador Claudimar Basílio da Silva, Rapinha. Indicou a necessidade de aumentar com urgência o número de médicos oftalmologistas que atendem no Hospital Municipal Frei Gabriel. O vereador assinala que existe uma grande demanda para esse ramo da Medicina, o que obriga os pacientes a enfrentar filas de espera que podem durar meses antes de conseguirem serem atendidos.
Rapinha argumenta que a cidade cresceu muito e, com isso, a necessidade de que o hospital acompanhe esse desenvolvimento atendendo bem à nova demanda. “A população não pode ficar sofrendo. É imperioso que esta medida seja tomada efetivamente.”
Segundo ele, o Hospital Municipal, que é o local para onde vão as pessoas carentes, presta atendimento a cerca de 150 pacientes por mês nesta especialidade, mas há informações que aproximadamente 2.800 pessoas estejam aguardando uma consulta. Para resolver o problema, ele sugere que sejam disponibilizadas mais consultas nesta área da Saúde, o que pode ser conseguido com mais profissionais disponíveis. “Se continuar da maneira como está, se não houver mais médicos oftalmologistas, termina esse mandato e essas pessoas não conseguirão ser atendidas.”
Josimar requisita informações sobre escola
Por meio do Requerimento 118/2019, o vereador Josimar Ferreira Campos requisitou informações sobre o andamento da obra da Praça ‘Lucineide Araújo Silva’, no bairro Vila Esperança. O vereador quer saber como está o andamento da construção e qual é a previsão para o término da obra, assim como qual é o valor do convênio firmado entre o Governo Federal e o Município de Frutal. Segundo ele, a obra foi conquistada por meio da ação do deputado federal Luiz Tibé e o pedido de informação ainda solicita o envio de documentos indicando o valor que já foi gasto na obra, qual é o saldo do convênio em conta e a justificativa de porquê esta obra está parada.
Para Josimar, as informações serão muito uteis para que a população possa ser esclarecida.”
Odinaldo cobra ação na Praça Elvira Menezes
Por meio da Indicação 529/2019, o vereador Odinaldo Jacinto de Barcelos pediu a tomada de providências capazes de providenciar com urgência uma limpeza geral e a poda das árvores na Praça Elvira Machado de Menezes, que fica localizada na entrada e saída de Frutal pela MG-255, perto do prédio da antiga Cofrul. Segundo o vereador, a praça se encontra suja e é péssima a impressão de quem chega à cidade por aquela via
Como justificativa ele argumenta que a referida praça, localizada na entrada e saída da cidade, está necessitando de uma limpeza geral para a melhoria de seu aspecto visual, mas precisa também de serviços de poda urgente nas árvores. Ele assinala que elas cresceram demasiadamente e encobriram a iluminação existente, trazendo muita escuridão à noite e fazendo com que as pessoas fiquem à mercê dos perigos provocados por esta situação.
Liosório indica sinalização especial
Após receber alguns pedidos, o vereador Liosório Antonio da Silva apresentou uma indicação ao Poder Executivo solicitando que seja feita uma sinalização nas ruas do povoado Garimpo do Bandeira, especificamente por onde passam os ônibus de linha. De acordo com ele, essa proposição foi apresentada com base na necessidade de pintar faixas com os dizeres “É Proibido Estacionar” para que os condutores possam evitar de deixar seus veículos nestes locais e, com isso, bloquear ou dificultar a passagem dos veículos de passageiros.
Ainda segundo Liosório, a medida se justifica porque estas faixas estão apagadas, o que faz com que motoristas não percebam o problema. “Por não verem a faixa com a proibição de estacionar, os motoristas acabam parando seus carros nesses locais, atrapalhando as manobras dos ônibus de linha.”
Ações do documento