Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Josimar requer informações sobre asfaltamento

Josimar requer informações sobre asfaltamento

Vereador Josimar

 O Requerimento 170/2019, de autoria do vereador Josimar Ferreira Campos, solicitou informações da Administração Municipal referentes à empresa prestadora de serviços e um responsável técnico pela condução de obras de pavimentação na área urbana. Ele questionou sobre qual é a empresa que está prestando o serviço de recapeamento na Avenida Goiás, no quarteirão onde fica o restaurante Galinha Gorda e também qual é o engenheiro da Prefeitura que está responsável pelo recebimento do serviço realizado.

Josimar pediu que fosse dada ciência desta proposição a diversas pessoas e estabelecimentos comerciais, como Cacilda Souza Freitas, ao Supermercado Tocantins Ltda., Fernando Nascimento Cortes, Welder Silva Martins, e ao Restaurante Galinha Gorda. Ele justificou o pedido apontando que verificou ‘in loco’ a situação da obra, assinalando que há várias reclamações de que os serviços e não são de boa qualidade. “Como não somos conhecedores destes serviços, necessitamos saber quem é o engenheiro responsável pelo recebimento para que possamos prestar os devidos esclarecimentos aos cidadãos que nos questionam.”

Querino requer atenção para prédios públicos

Querino requer atenção para prédios públicos

Professor Querino

O vereador Querino François de Oliveira Vasconcelos solicitou que o prédio da Prefeitura que fica localizado na Rua Conquista 193, esquina com a Rua Raul José Miziara, seja destinado para sediar algum departamento municipal. Ele aponta que o local está abandonado e que, caso isso não seja possível, que pelo menos seja feita uma calçada para possibilitar o trânsito seguro dos pedestres. Ele argumentou que a Prefeitura precisa dar o exemplo para os munícipes dando utilidade ao espaço. “Para se ter uma ideia, era alugado um imóvel no centro da cidade, para fazer os registros de boletins de ocorrências com esse imóvel abandonado sem nenhuma serventia.”

O vereador ainda cobrou que os imóveis da Prefeitura sejam devidamente identificados com os nomes a que se destinam para facilitar a sua localização. Ele diz que uma verificação nos imóveis da Prefeitura, com o objetivo de fazer um levantamento, foi notado que os mesmos não são devidamente identificados não havendo menção sobre que departamento municipal ali funciona. Como exemplo, ele citou a Casa Dona Delfina e o Eco Ponto, onde se descartam pneus, dois locais que não têm caracterização de imóveis da Prefeitura. “Da mesma forma que esses dois prédios, existem muitos outros. Por isso pedimos esta providência, de fácil execução, mas de grande interesse público.”

Zizi solicita instalação de semáforos

Zizi solicita instalação de semáforos

Vereador Zizi

O vereador José Adão da Silva sugeriu que seja determinado ao Departamento Municipal de Trânsito que tome providencias para a instalação de semáforos no cruzamento da Avenida Cel. Delfino Nunes com a Rua Fioravanti Franzi, com urgência. O mesmo pedido foi apresentado para que seja feito o mesmo procedimento no cruzamento da Praça da Matriz com a Rua Treze de Maio, onde existe o Restaurante Maria Fumaça. Os dois pedidos vieram com a indicação de urgência, já que existem muitas solicitações neste sentido por conta dos conflitos diários no trânsito de condutores de veículos e pedestres pelo local.

Segundo Zizi, na esquina da Avenida Cel. Delfino Nunes com a Rua Fioravanti Franzi, o trânsito de veículos é intenso, principalmente nos horários de pico, com passagem de ônibus e outros, o que cria o constante risco de acidentes. No caso da esquina da Praça da Matriz com a Rua Treze de Maio, há um intenso movimento diariamente em virtude do centro bancário, com grande perigo para os pedestres, principalmente idosos. “Se houver semáforos, todos vão respeitar o sinal, tornando a vida dos motoristas bem mais cômoda e a dos pedestres mais segura. Por isso pedimos que tais medidas sejam realizadas o mais breve possível.”

Pedrinho quer atenção à Escola ‘Gomes da Silva’

Pedrinho quer atenção à Escola ‘Gomes da Silva’

Vereador Pedro

Por meio da indicação 774/2019, o vereador presidente da Câmara Municipal, Pedro do Nascimento, propôs que seja dada atenção à Escola Municipal ‘Gomes da Silva’. A proposição pede que seja feita a troca do telhado do prédio que abriga a instituição de ensino. Por meio de outra indicação, ele solicita ainda a instalação de uma rampa de acesso ao piso superior da escola. Segundo o documento, a Escola Municipal ‘Gomes da Silva’ é o estabelecimento escolar mais antigo e tradicional de Frutal, tendo completado 100 anos em 24 de abril de 2013.

Pedro comenta em sua justificativa que o telhado da escola está seriamente comprometido, necessitando ser trocado, pois as telhas são velhas e muitas delas estão quebradas trazendo riscos aos alunos e professores. “Nossa intenção é dar segurança e conforto para todos aqueles que usam o referido estabelecimento de ensino.”

Para justificar a outra indicação, Pedro salienta que a escola era um belo e  e imponente prédio que, infelizmente, foi demolido para e construir as instalações atuais, sem nenhuma estrutura que facilite o acesso ao piso superior. “Esta escola é sede de uma das seções eleitorais de Frutal e todos os anos vemos idosos, cadeirantes ou pessoas com deficiência física sofrendo para subir ao piso superior e exercer o seu sagrado direito do voto. A instalação de uma rampa na Escola Gomes da Silva garantirá o acesso adequado dos deficientes físicos, que também são cidadãos, bem como das pessoas idosas, que têm dificuldade em subir a escada.”

O vereador requereu seja dada ciência destas proposições à diretora da Escola Municipal ‘Gomes da Silva’, professora Maria do Rosário Peito Macedo Batista.

Reimar solicita ação contra a dengue

Reimar solicita ação contra a dengue

Vereador Reimar

O vereador Reimar Rodrigues Alvarenga propôs, por meio da Indicação 778/2019, que seja avaliada a necessidade de verificar os pontos da cidade onde há maior incidência na proliferação do mosquito Aedes aegypti para que se tome providências a respeito, desenvolvendo, por exemplo, uma parceria com usineiros e outras empresas do município, para que seja feita a pulverização da cidade no período da madrugada. Essa parceria, segundo ele, ajudaria no combate ao mosquito, já que as usinas e outras empresas usam o aeroporto para incrementar a pulverização de suas lavouras e os mesmos aviões que pulverizam canaviais e laranjais poderiam pulverizar a cidade durante a madrugada.

Na justificativa, ele alega que essas medidas devem inibir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de várias doenças, para tranquilizar as famílias frutalenses, que já sofreram com a doença e em alguns casos, até perderam parentes por conta desse inseto. A indicação cita como um dos prováveis pontos de maior incidência na proliferação do mosquito um depósito na Avenida J.K. onde há sucatas de carros que podem armazenar água, que é o ambiente apropriado para a proliferação do Aedes aegypti.

Edivalder recomenda assistência na estrada do Chatão

Edivalder recomenda assistência na estrada do Chatão

Vereador Edivalder

O vereador Edivalder Fernandes da Silva solicitou atenção da pasta de serviços rurais para que faça o atendimento a uma das regiões que mais tem sofrido com o mau estado das vicinais e estradas municipais. Ele indicou à prefeita a necessidade de desenvolver uma ação para passar o maquinário motonivelador n a estrada que liga Frutal a Vila Barroso, na região conhecida como Chatão. A urgência reivindicada nesta proposição se deve ao fato de que o período chuvoso do ano já começou e a falta de melhores condições nas vias rurais pode trazer prejuízos aos produtores e usuários da via, seja criando problemas para a circulação de veículos ou mesmo impedindo o transporte da produção.

Ao apresentar a sua justificativa, Edivalder assinalou que esta via deve ser patrolada com urgência porque, além de dar acesso ao povoado de Vila Barroso, esta estrada recebe um grande volume de trânsito, já que é usada pelos produtores e moradores da região, além dos veículos que se dirigem aos ranchos de veraneio e fazendas da região, bem como as peruas escolares, caminhões, ambulâncias e outros. “Os moradores e usuários desta estrada correm sempre o risco de acidentes em virtude da falta de uma manutenção adequada.”

Rapinha cobra que Ibrapp melhore serviços do hospital

Rapinha cobra que Ibrapp melhore serviços do hospital

Vereador Rapinha

O vereador Claudimar Basílio da Silva insistiu na cobrança de mais agilidade para o serviço médico do Hospital Frei Gabriel. Ele apontou a necessidade de cobrar do Ibrapp, que administra o Hospital Municipal Frei Gabriel, que coloque mais médicos, enfermeiros e funcionários à disposição da população. De acordo com ele, a população que necessita contar com os serviços do hospital precisa deste atendimento com urgência. Para o vereador, essas medidas ajudarão a aliviar o problema de superlotação e demora no atendimento, que prejudica ainda mais quem estiver doente.

O vereador justificou a indicação assinalando que a colocação de mais médicos, enfermeiros e funcionários à disposição da população vai aproximar esse atendimento do que é ideal. “É preciso melhorar substancialmente os serviços do Hospital Frei Gabriel. Ali, tem dias que lota bastante, o que faz com que os pacientes fiquem por horas na fila à espera de atendimento. Para a triagem há fila, para a consulta há fila, para tomar medicamentos, a mesma situação. E é preciso compreender que há pessoas que não aguentam ficar em pé à espera.”

Josimar reivindica identificação de ruas

Josimar reivindica identificação de ruas

Josimar Campos

Por indicação do vereador Josimar Ferreira Campos, a administração municipal recebeu a sugestão de  se promover uma ação para que as ruas possam receber a devida identificação, com o objetivo de facilitar a localização de endereços. A Indicação 784/2019, pede que se dê atenção à necessidade de instalar placas indicativas dos nomes das vias nos bairros Vila Esperança, Caju, Novo Horizonte, Frutal II e III, Santos Dumont, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora Aparecida, Ipê Amarelo, Paralelo XX, Princesa Isabel e Princesa Isabel II, além de Quinze de Novembro, Progresso, Alto Boa Vista, Jardim do Bosque, Jardim das Laranjeiras, Estudantil, Ipê Amarelo I e II, Jardim Brasil, Residencial Plaza, Cidade Jardim e ainda no Centro.

O vereador requereu que se desse ciência da proposição a Onildo José Ferreira, morador da Rua Avelino Furtado de Mendonça. Josimar apontou que a falta de placas com os nomes ruas nos bairros apontados e no centro vem trazendo dificuldades quanto à localização das moradias e dos estabelecimentos, o que causa transtornos aos moradores, entregadores e carteiros. “Estamos sugerindo que a prefeita faça parceria com a iniciativa privada para a confecção das placas indicativas, mediante acordo para que as empresas tenham espaço para expor suas propagandas.”

Vereadores dividem proposta para terreno do DER

Vereadores dividem proposta para terreno do DER

Edivalder e Pedrinho

Por meio da Representação 95/2019, os vereadores Edivalder Fernandes da Silva e Pedro do Nascimento acionaram o deputado Luiz Tibé solicitando seus esforços junto ao DNIT para a reversão ao patrimônio público municipal da área onde funcionava o antigo DER, no bairro Alto Boa Vista. Segundo os vereadores, o local está abandonado e ocioso e pode ser aproveitado para a construção de uma área de lazer e esporte, com pista de caminhadas, playground e outras estruturas para uso da população. A solicitação prevê ao aproveitamento de toda a vegetação ali existente e também as instalações físicas, que podem ser adaptadas para atender a determinadas necessidades.

Os vereadores justificaram essa ação com base na necessidade de mais áreas ou espaços públicos para uso da população, na esperança de que o deputado, entenda o alcance social desta medida e desenvolva esforços para que esta providência seja tomada. Para os  vereadores Edivalder e Pedro, não se pode aceitar que uma grande área como aquela, que é de propriedade do estado e está localizada em ponto privilegiado da cidade, atravanque o progresso. Além disso, eles argumentam que os moradores das imediações também temem prováveis focos do mosquito transmissor da dengue, o que facilitaria a reversão do terreno para o município, que passaria a cuidar dele.

Com a reversão desta área, ao patrimônio da municipalidade, ela poderia ser destinada à construção deste espaço de lazer. “Seria um local para lazer e esporte, com pista para caminhada, parquinho infantil e uma série de estruturas para uso da população, principalmente com o aproveitamento de toda a vegetação já existente. E as construções que existem nesta área podem ser adaptadas para servir às diversas finalidades de um espaço público como esse.”

Rapinha pede conserto de equipamentos médicos

Rapinha pede conserto de equipamentos médicos

Vereador Rapinha

O vereador Claudimar Basílio da Silva propôs duas indicações à Prefeitura para que dois aparelhos de assistência à saúde que existem no Hospital municipal Frei Gabriel possam ser reparados e passem novamente a funcionar para as atividades de assistência à saúde. Ele apontou a necessidade de determinar ao IBRAPP, que administra o Hospital Municipal Frei Gabriel, que providencie com urgência o conserto do aparelho oxímetro, que que mede indiretamente a quantidade de oxigênio no sangue dos pacientes. Rapinha assinalou que o aparelho está quebrado e fazendo falta para o trabalho de atendimento à saúde.

O segundo pedido aponta a necessidade de determinar ao Ibrapp que providencie com urgência o conserto do monitor de sinais vitais Bionet Multiparamétrico BM3. Segundo ele, este importante aparelho está com defeito e custa a funcionar. O vereador informou que já tentou uma solução junto ao responsável pelo Ibrapp a respeito dos dois equipamentos defeituosos, mas não conseguiu falar com ninguém a respeito. “Nós tentamos junto ao responsável, mas não conseguimos falar com ninguém a respeito.”

Vereadores indicam criação do Mercado Municipal

Vereadores indicam criação do Mercado Municipal

Vereadores Ana e Querino

Os vereadores Ana Cláudia Brito Marchi e Querino François de Oliveira Vasconcelos propuseram que a administração municipal pavimente a calçada localizada na Avenida Rio de Janeiro, em frente à Secretaria Municipal de Promoção Humana, que é da Prefeitura e que utilize o barracão, que sediava a fábrica de conhaque Gengibrisa, cuja frente dá para a Avenida J.K, para a instalação de um Mercado Municipal. Eles apontaram que Frutal já tem condições de ter um mercado municipal para a venda de produtos agrícolas e também outros, a exemplo de cidades do mesmo porte, que contam com esta estrutura.

De acordo com os vereadores, poderiam ser instalados boxes para a venda de frutas, verduras, legumes, queijos, carnes, peixes e outros,  vindos direto dos produtores, além de trabalhos de também de artesanato, podendo este Mercado Municipal se tornar até uma atração para a cidade.

Eles justificam o pedido apontando que o passeio em questão está localizado em ponto nobre da cidade, mas, até hoje, continua sem a pavimentação, trazendo um péssimo aspecto visual para o local. Eles acreditam que esta calçada deve ser devidamente pavimentada para o conforto e segurança dos que precisam transitar, pois, na situação atual, as pessoas têm de passar pelo leito da rua, com sérios riscos de atropelamento. Além de tratar de segurança, a pavimentação do passeio vai de encontro ao Código Municipal de Posturas.

Zizi propõe maior fiscalização contra a dengue

Zizi propõe maior fiscalização contra a dengue

Vereador Zizi

O vereador José Adão da Silva indicou a necessidade de se acionar o setor responsável para que seja intensificada a fiscalização para evitar que a dengue e outras doenças recaiam sobre a comunidade. Ele argumentou que, com a chegada das chuvas, é necessário fiscalizar a limpeza dos terrenos baldios e de fazer campanhas constantes através da mídia escrita e falada, com a finalidade de alertar a população sobre a importância de se manter os quintais limpos e bem cuidados, como medida preventiva. “Precisamos trabalhar para que, neste próximo verão, a incidência do número de casos de dengue, chikungunya e zika diminua substancialmente em nosso município.

Como justificativa, Zizi assinala que essas medidas preventivas devem e podem ser tomadas, considerando o surto de dengue que assolou Frutal no verão passado. Segundo ele, é necessário que o Poder Público tome providências efetivas com o apoio da sociedade organizada e da população. “Se nada for feito, haverá novamente, não somente o perigo da dengue, pois o mosquito Aedes aegypti é também transmissor da febre chikungunya e da febre zika, que trazem também gravíssimas consequências à saúde pública e podem virar uma epidemia.”

Reimar solicita manutenção em estrada e limpeza

O vereador Reimar Rodrigues Alvarenga solicitou, por meio de indicação ao Poder Executivo, que seja levada em consideração a necessidade de determinar ao departamento responsável que providencie uma manutenção urgente na via rural conhecida como Estrada do Bentinho, requisitando ainda à Secretaria do Meio Ambiente que tome as medidas cabíveis quanto à grande quantidade de lixo e entulhos que estão sendo depositados de forma constante às margens desta estrada.

Ele argumentou que a sua indicação tem o objetivo de informar ao departamento responsável da Prefeitura que a estrada do Bentinho tem uma necessidade urgente de manutenção antes que ocorra o período mais chuvoso do ano, o que vai provocar a abertura de enormes crateras. Além disso, ele aponta que as pessoas se sentem incomodadas ao passar pela estrada por causa que de pessoas que não têm compromisso algum com o meio ambiente e atuam com descaso, deixando marcas negativas por onde passam. “Estão jogando todo tipo de lixo naquela estrada. Visivelmente se vê entulhos, sofás velhos, aparelhos de TV quebrados, geladeiras velhas e outros materiais. É preciso que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente tome providências a respeito.”

Josimar quer estudo para regular trânsito

Josimar quer estudo para regular trânsito

Vereador Josimar

O vereador Josimar Ferreira Campos pediu à prefeita e à chefe do Departamento Municipal de Trânsito, Rosângela Trivilim, que atentem para a necessidade de efetuar um estudo sobre a viabilidade da instalação de obstáculos redutores de velocidade na Rua Orlando Pinto da Cruz, na esquina com a Rua Afrânio Peixoto, usando como base da construção os moldes estabelecidos pela legislação de trânsito. O dispositivo para controle de velocidade, segundo ele, deve vir acompanhado da devida sinalização  horizontal e vertical, devendo ser implantado com urgência para evitar acidentes.

Para justificar o pedido, o vereador apontou que as duas ruas têm o trânsito de mão dupla e, por isso, tem acontecido vários acidentes nessa esquina. Ele argumentou que os moradores estão bastante preocupados com esta situação e cobrando providências urgentes, para evitar novas ocorrências e até a provável perdas de vidas neste local. “Antes que isso aconteça, julgamos que deve ser tomada esta providência, com urgência, porque essa é uma reivindicação dos moradores destas imediações. Josimar requereu, na indicação, que Leonardo Victor Ferreira, morador da Rua Orlando Pinto da Cruz e Jurandir Souza Moreira, da Rua São Paulo, fossem cientificados desta proposição.

Liosório solicita sinalização em saída da cidade

Liosório solicita sinalização em saída da cidade

Liosório Barba

Por meio da Indicação 764/2019, o vereador Liosório Antonio da Silva indicou a necessidade de colocar sinalização horizontal de parada obrigatória na Rua São Francisco de Sales, na saída para o povoado de Vila Barroso, mais conhecido como Chatão. A ideia, segundo ele, é atender a uma série de pedidos que recebeu de moradores e condutores de veículos, assinalando o risco de acidentes ao se levar em consideração o grande fluxo de trânsito deste local.

Como justificativa, Liosório apontou que seu objetivo é garantir a segurança dos condutores de veículos e também de pessoas que cruzam esta via a pé ou com bicicletas. Ele explica que a rua é muito movimentada por ser uma das saídas da cidade, que é usada diariamente por centenas de veículos transportando trabalhadores ou mercadorias. “Essa sinalização é bastante necessária, sendo uma medida preventiva importante e que deve ser implantada com urgência, para evitar ou mesmo diminuir graves acidentes que ocorrem nesse local.

Câmara participa de audiência de conciliação

Em audiência de conciliação ocorrida no final da tarde desta segunda-feira entre a Câmara Municipal de Frutal, a cidadã Ana Paula Faria Iori (representada por seu advogado), o jornalista Alex Reis de Freitas, o ex-vereador Bruno Augusto de Jesus Ferreira, e o cidadão Alfredo Sebastião Martins Filho.

A audiência foi presidida pelo juiz André Botasso, sendo que a Câmara foi representada pelo presidente Pedrinho do Gás e pelo procurador jurídico, Leonardo Junqueira. Também estiveram presentes a promotora Daniela Campos de Abreu Serra e o major Ivanildo Gomes dos Santos. Ao final da sessão as partes chegaram a um acordo no sentido de que os trabalhos legislativos não sejam mais atrapalhados pelos manifestantes, sendo que, em casos desta natureza, será seguido o Regimento Interno da Casa que, em seu Artigo 81, prevê que o presidente da Câmara poderá solicitar a retirada de plenário de qualquer pessoa que esteja atrapalhando o andamento da reunião.

Também faz parte do acordo que, diante da situação tensa, a Câmara continuará com o serviço de segurança particular para preservar a integridade de servidores, vereadores e do público que acompanhar as reuniões. Todos que ingressarem no interior do prédio da Câmara passarão por detector de metais, incluindo os vereadores.

Foi proposto pelas partes que a Tribuna Livre será concedida no dia 2 de dezembro ao jornalista Alex Freitas e ao cidadão Alfredo Sebastião Martins Filho. Manifestações silenciosas serão permitidas no plenário, desde que não faltem com o respeito com vereadores, servidores ou população.
O acordo foi homologado pelo juiz André Botasso, sendo que as partes se comprometeram a cumprir o que foi estabelecido. Leia a íntegra do acordo nas imagens anexas a esta postagem.

Joziel reivindica atenção para quadra

Joziel reivindica atenção para quadra

Vereador Joziel

O vereador Joziel Nunes Rodrigues indicou a necessidade de se designar um servidor para atuar como responsável pela quadra anexa à Escola Municipal ‘Necime Lopes da Silva’, que é denominada de Complexo Esportivo ‘Lívia Pacheco’. De acordo com ele, existem várias irregularidades no local, que seriam corrigidas com a presença de uma pessoa para tomar conta do local. O vereador cita que alguns moradores têm reclamado de desperdício na quadra e isso certamente traz prejuízos para o município.

Ele justificou o pedido apontando que há necessidade que alguém fique responsável por aquela quadra, pois alguns moradores deram ciência de que ali as lâmpadas estão sendo deixadas constantemente ligadas, mesmo não havendo ninguém usando o local. Também apontou que da mesma forma, pela falta de um zelador, existe um vazamento constante de água na quadra, que não se sabe se é causado por vândalos ou por algum outro motivo. “Nesta quadra há o vazamento de uma água direto e tais desperdícios, assim como o das lâmpadas ligadas sem necessidade, além de onerar o Erário, também prejudicam o meio ambiente.

Rapinha reivindica pelo bairro Waldemar Marchi

Rapinha reivindica pelo bairro Waldemar Marchi

Vereador Rapinha

O vereador Claudimar Basílio da Silva apresentou duas proposições em benefício do bairro Waldemar Marchi. Ele evidenciou a necessidade de construir uma pista de caminhadas, bem como um parquinho infantil e uma academia ao ar livre no canteiro central que fica ao longo da extensão da Rua Antonio Mateus Neto e que dá acesso ao referido bairro. Ele explica que tais medidas serão de grande importância para os munícipes residentes naquele ponto da cidade, pois vai permitir a prática saudável de atividades físicas e de lazer, servindo ainda como estímulo ao prazer da convivência, atitudes que são capazes de promover saúde e qualidade de vida a todos.

A segunda reivindicação partiu da necessidade de providenciar o alargamento da pista da estrada Tião Rodrigues, que dá acesso ao bairro Waldemar Marchi, construindo também uma ciclovia e calçadas para pedestres. Para o vereador Rapinha, o local precisa com urgência de uma ciclovia, rotatória e calçadas para pedestres, sendo também necessário o alargamento da estrada, pois o fluxo de veículos e transeuntes é grande. “Eu acredito que isto proporcionará maior segurança a todos e, assim, aqueles que residem naquele local poderão contar com estes benefícios.”

Querino requer informações por meio da Tribuna Livre

Querino requer informações por meio da Tribuna Livre

Professor Querino

Dois requerimentos assinados pelo vereador Querino François de Oliveira Vasconcelos requisitaram a elaboração de convites para que três pessoas possam usar a Tribuna Livre da Câmara Municipal com o objetivo de esclarecer dúvidas existentes com relação à questão ambiental e de saúde. Querino pediu que o professor Antônio Marangoni, da Unidade Frutal da UEMG, faça uso da Tribuna Livre da Câmara, se possível na reunião ordinária do próximo dia 2 de dezembro, para falar sobre os efeitos nocivos  saúde por conta da proximidade de antenas de telefonia celular em áreas urbanas.

O segundo requerimento pede que um convite seja endereçado às professoras Graciely Andrade Miranda e Flávia Lúcia Sabino, para que façam uso da Tribuna Livre do Legislativo, se possível, na reunião ordinária do dia 25 de novembro, com a finalidade de discorrer sobre o documentário por elas produzido a respeito da queimada que comprometeu a Escola Municipal Odílio Fernandes, neste ano de 2019. Segundo o professor Querino, as informações serão de suma importância para que se possa fazer movimentações no sentido de solucionar questões relacionadas a tais assuntos.

Ana Cláudia quer revitalização do paisagismo nos Lagos

Ana Cláudia quer revitalização do paisagismo nos Lagos

Ana Cláudia

O texto da Indicação 737/2019, de autoria da vereadora Ana Cláudia Brito Marchi, propõe que a Administração dê atenção especial à necessidade de trabalhar o aspecto visual do Parque Municipal dos Lagos ‘Leda Campos Borges.’ A proposição aponta a necessidade de providenciar, com urgência, uma reestruturação do paisagismo no local, para que continue a ser um ponto de visitação pública e área de convivência da comunidade para a prática de exercícios e atividades como passeios e contato com a natureza.

Como justificativa, a vereadora comenta que o Parque Municipal dos Lagos ‘Leda Campos Borges’ é um cartão postal da cidade de Frutal, mas tem sofrido com o mau aspecto em alguns pontos. “O seu paisagismo tem deixado a desejar, necessitando que este seja reestruturado, com o objetivo de fazer com que que aquele local se torne cada vez mais bonito, servindo ao lazer e às práticas de exercícios físicos que ampliam a saúde da nossa população.”

Reimar reivindica dois redutores de velocidade

Reimar reivindica dois redutores de velocidade

Vereador Reimar

Por meio da Indicação 740/2019, o vereador Reimar Rodrigues Alvarenga solicitou dois dispositivos para contenção de velocidade, um deles próximo ao número 34 da Rua Maria Dutra Souza e o outro em frente ao número 205 da mesma rua, no bairro Dr. José Sales Filho. Segundo a proposição, existe a necessidade de instalar os dois obstáculos redutores de velocidade, desde que  obedecendo às normas da legislação de trânsito e com a devida sinalização de alerta.

Para justificar a indicação ele apontou que essas lombadas têm o objetivo de diminuir a alta velocidade com que os condutores de veículos e motociclistas trafegam por aquela rua. Segundo ele, a medida irá, com certeza, minimizar problemas futuros, como a ocorrência de acidentes. De acordo com ele, os redutores devem ser acompanhados da sinalização adequada, para que os condutores estejam preparados e possam diminuir a velocidade sem prejuízo para seus veículos.

Zizi solicita reparos na Rua Belo Horizonte

Zizi solicita reparos na Rua Belo Horizonte

Vereador Zizi

O vereador José Adão da Silva propôs indicação com o objetivo de melhorar as condições de trânsito na Rua Belo Horizonte, em um ponto onde esta rua se cruza com uma das entradas da cidade pela BR-364. Ele evidenciou a necessidade de providenciar com urgência uma operação tapa buracos na Rua Belo Horizonte, ao lado da empresa Marques e Marques, especialmente na esquina da rua queda acesso à rodovia, onde existem dois enormes buracos na pavimentação, um ao lado do outro.

Como justificativa, Zizi explica que a pavimentação no local se encontra bastante deteriorada, o que cria inúmeros buracos, que podem causar acidentes com danos em veículos e riscos para as pessoas. Além destes incômodos diversos, existem ainda outros riscos, como o acúmulo de água suja, o que pode causar doenças. “É preciso fazer uma operação tapa buracos ou mesmo uma obra de recapeamento sem demora, para que o prejuízo da Administração não seja cada vez maior.”

Josimar indica medidas de segurança para avenidas

Josimar indica medidas de segurança para avenidas

Josimar Campos

Uma indicação do vereador Josimar Ferreira Campos apontou a necessidade de atenção para o cruzamento das avenidas Lauriston Souza e Campos Sales, que, segundo observou, apresenta diversos conflitos no trânsito. Ele evidenciou a conveniência de se instalar semáforos na esquina da Avenida Lauriston Souza com a Avenida Campos Sales, bem como a necessidade de se sinalizar horizontal e verticalmente toda Avenida Lauriston Souza, principalmente na esquina com a Campos Sales.

Ao justificar a proposição, Josimar destacou que a medida vem para atender a pedidos dos motoristas que estão notando esta deficiência e reclamam por providências urgentes. Segundo o vereador, a falta de semáforos e de uma sinalização adequada no local apontado prejudica a fluidez do trânsito, que já é bastante intenso. “A instalação de semáforos, de sinal de ‘pare’ horizontal e vertical, bem como faixa de pedestre, irá melhorar o trânsito dos veículos.”

Juninho requer informações sobre aeroporto

Juninho requer informações sobre aeroporto

Juninho do Sindicato

Por meio do Requerimento 161/2019, o vereador Sebastião Custódio Couto Júnior requisitou informações à Prefeitura de Frutal a respeito do aeroporto local. O documento solicitou, dentro do prazo legal, que sejam encaminhadas para a Câmara informações sobre o processo de homologação do campo de pouso de aeronaves e se o local já se encontra devidamente homologado ou não.

Como justificativa, ele assinalou que grandes empresas estão vindo para Frutal, que já possui unidades industriais de grande porte, como as duas usinas instaladas no município e uma cervejaria. A necessidade de viagens constantes dos empresários e mesmo de funcionários exige rapidez, o que acaba por criar a necessidade de que o aeroporto local seja devidamente regulamentado para atender às normas da aviação civil e garantir a segurança dos voos.

Juninho requer informações sobre aeroporto

Juninho requer informações sobre aeroporto

Juninho do Sindicato

Por meio do Requerimento 161/2019, o vereador Sebastião Custódio Couto Júnior requisitou informações à Prefeitura de Frutal a respeito do aeroporto local. O documento solicitou, dentro do prazo legal, que ejam encaminhadas para a Câmara informações sobre o processo de homologação do campo de pouso de aeronaves e se o local já se encontra devidamente homologado ou não.

Como justificativa, ele assinalou que grandes empresas estão vindo para Frutal, que já possui unidades industriais de grande porte, como as duas usinas instaladas no município e uma cervejaria. A necessidade de viagens constantes dos empresários e mesmo de funcionários exige rapidez, o que acaba por criar a necessidade de que o aeroporto local seja devidamente regulamentado para atender às normas da aviação civil e garantir a segurança dos voos.

Ações do documento