Notícias
Pedrinho entrega Títulos de Cidadania
Duas pessoas foram agraciadas na noite da segunda-feira, 11, com o Título de Cidadania Honorária de Frutal. As homenagens foram entregues pelo vereador Pedro do Nascimento, autor das duas proposições, que tornou cidadãos frutalenses o patrulheiro rodoviário federal Hugo Patrício de França, que veio para Frutal com 3 anos de idade e o capitão da reserva do Exército Brasileiro, Hildebrando dos Santos, que, após sua trajetória como militar, veio residir em Frutal.
Para Hugo França, o título significa muito, pois está em Frutal desde os 3 anos de idade, quando veio com a mãe e a irmã do estado do Tocantins. Ele aponta que foram bem acolhidos e sempre manteve sua rotina de estudos estudando muito para vencer na vida. “Com nove anos, fui trabalhar vendendo picolés, depois sucos, trabalhei como servente pedreiro, aos 18 anos fiz o sérvio militar no TG, depois fui da primeira turma de Administração UEMG, membro do Interact, participava de corridas de rua, fui aprovado no concurso dos Correios e atuei como carteiro por 8 anos.”
Ele relata que prestou concurso para o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e se ausentou de Frutal, mas sempre manteve o objetivo de retornar. Passei dois anos em Brasília, depois fui aprovado no Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, retornei a Frutal e, em seguida, prestei o concurso da PRF. Estive em Rondônia por um ano e seis meses até surgir vaga em Frutal. Eu agradeço aos vereadores, em especial ao Pedrinho, que propôs esse título, pois vivi grande parte de minha vida aqui.”
O capitão da reserva, Hildebrando dos Santos, que esteve à frente do TG 11-009 por dois anos como chefe de instrução, de 1994 a 1996, contou que sempre teve vontade de ser militar e se formou em 1971, passando, desde então, pelos cargos de soldado, cabo, sargento, subtenente e indo para a reserva como capitão. Ele conta que passou por onze transferências e então veio para Frutal em 1994. “A cidade foi uma bênção pra mim, aqui aconteceu o casamento de minha irmã, da minha filha e filho, além do nascimento de dois netos. Frutal representa pra mim uma cidade abençoada, pois todos os setores contribuíram para o meu sucesso e êxito.”
Hildebrando disse que ficou surpreso ao ser comunicado que receberia o título e ficou emocionado por ser reconhecido por uma sociedade e suas autoridades. “Eu sou grato ao vereador Pedrinho pela generosidade em conceder esse título e essa cerimônia me trouxe uma gratidão imensa.”
Após as homenagens, o vereador Pedro do Nascimento comentou que a entrega dos títulos foi um momento para destacar duas histórias de vitória por Frutal, uma de um jovem que passou por vários lugares e lutou para vir morar aqui e outra de um militar aposentado que escolheu Frutal para morar depois de atuar no Tiro de Guerra local. “Eu quero agradecer a todos os vereadores que votaram favoravelmente e, para mim, foi uma grande satisfação e alegria homenagear um jovem que vendeu picolés e hoje se dedica para a segurança da comunidade nas rodovias federais da região e o capitão Hildebrando, que, com a graça de ser aposentado, continua em Frutal após ter dado a sua contribuição. Ficamos muito agradecidos por ter essa oportunidade de homenagear esses dois frutalenses.”
Reimar assume cadeira na Câmara
O vereador Reimar Rodrigues de Alvarenga foi empossado no cargo e iniciou a sua atuação parlamentar no último dia 11 de novembro. Conhecido pela população por executar o Projeto Mão Amiga, iniciativa que existe há anos e visa criar púbico futuro para manifestações culturais, ele falou sobre a sua atuação no Poder Legislativo a partir de agora. Reimar salientou que pretende desenvolver seu trabalho de acordo com a legislação e afirmou que chegar à Câmara neste momento da história de Frutal é algo inusitado e não esperado.
O novo vereador disse ter ouvido que ele seria, por ser suplente, como um pneu de estepe, mas acredita que esse pneu reserva pode ir muito longe e fará o seu trabalho com lisura e transparência, sem conluios ou falcatruas. “Quero deixar claro que Satanás não tem dinheiro para me comprar, porque o céu é melhor” declarou. Sobre os primeiros momentos como vereador, ele assinalou que disputou duas eleições e agora que está empossado, pretende defender a bandeira de um processo para alavancar o setor cultural. “Precisamos de um espaço cultural, teatro e cinema funcionando, assim como uma escola de circo ou dramaturgia para jovens em vulnerabilidade social.”
Reimar assinalou que também pretende atuar por saúde, educação, segurança pública, esporte e outras áreas. “Eu não estou na Câmara de abelhudo e sim por direito constitucional. Algumas pessoas comentaram em redes sociais dizendo que não deveria ter ido, mas eu fui convocado por ter esse direito constitucional. Vim de uma campanha pobre e que se sustentou apenas do meu trabalho para o que eu sonho para Frutal. Eu tenho a minha profissão e poderia ganhar três vezes mais. Mas agora Deus me chamou para trabalhar por este projeto grandioso para Frutal e região. Fui convocado e fui como qualquer um iria. E vim para trabalhar com seriedade”, concluiu.
Ana Cláudia requer reparos em estrada vicinal
Pela Indicação 711/2019, a vereadora Ana Cláudia Brito Marchi solicitou atenção para uma das estradas vicinais que saem do perímetro urbano em direção à zina rural do município. Ele se refere à necessidade de promover reparos na conhecida Estrada do Bentinho, que vai em direção ao chamado Lixão. Ela solicitou que estes reparos sejam feitos com urgência, já que o leito desta via se encontra praticamente sem condições de trânsito, o que gera uma série de problemas para os moradores e usuários eventuais.
Ao justificar a indicação, ela apontou que esta estrada se encontra em péssimas condições, conforme podem provar algumas as fotografias anexadas à proposição. “Estra estrada tem grande movimento todos os dias e a população que passa pelo trecho em direção às suas propriedades, necessita que sejam feitos os reparos necessários e com urgência.”
Vereador Zizi indica definição no horário de transporte
O vereador José Adão da Silva está preocupado com a prestação de serviços de transporte público em Frutal, especialmente no horário em que os veículos devem passar por cada um dos pontos de embarque de passageiros. Por meio de uma indicação, ele sugeriu que a administração municipal possa determinar que os ônibus circulares passem em horários definidos pelo locais de parada. Ele ainda solicitou que, além do cumprimento do horário, que sejam disponibilizados nos pontos de transporte coletivo, todos os horários do ônibus circular, para que a população possa ter conhecimento.
Em sua justificativa, Zizi assinala que, com os horários devidamente programados nos pontos de ônibus coletivo, as pessoas teriam a exata ciência de quando teriam o seu transporte, facilitando muito a vida cotidiana dos usuários, principalmente mulheres com crianças, senhoras e senhores idosos. “São essas pessoas as que mais utilizam esse transporte e na maioria das vezes, eles ficam à espera por muito tempo nos pontos de ônibus circular, que, às vezes, nem passa, causando transtornos e inconformismo para quem usa este transporte.”
Rapinha pede construção de abrigo no Frei Gabriel
Por meio da Indicação 716/2019, o vereador Claudimar Basílio da Silva solicitou que a administração municipal ofereça abrigo para as pessoas na parte externa do Hospital Municipal Frei Gabriel. Ele apontou a necessidade de que seja construída uma área coberta, com bancos, em frente ao hospital, para proporcionar maior conforto às pessoas que ali ficam à espera de familiares ou do horário para troca de acompanhantes.
Como justificativa, ele argumentou que uma grande quantidade de pessoas precisa ficar, diariamente, na parte externa do hospital, sendo que a sombra disponível é pouca e ainda existe o problema do sol forte ou chuva, que causa bastante incômodo. “As pessoas que ficam à espera no Hospital Municipal Frei Gabriel não têm um local adequado, ficando estas em pé, sob as intempéries, como sol e chuva, justificando o atendimento a este nosso pedido.”
Maíza quer controle de velocidade em ambulâncias
A necessidade de se instalar um sistema de controle eletrônico de velocidade nas ambulâncias do município foi levantada pela vereadora Maíza Signorelli Nunes por meio da Indicação 723/2019, apresentada no dia 11 de novembro. Ela argumentou que os condutores destes veículos sempre desenvolvem uma velocidade mais elevada com o objetivo de salvar uma vida, mas tal comportamento pode causar acidentes, como o que ocorreu recentemente com um dos carros de apoio da Secretaria Municipal de Saúde, deixando duas vítimas fatais.
Ao justificar o pedido, Maíza sinalizou que esta providência certamente irá evitar acidentes com as ambulâncias. “Acontece que o motorista, às vezes, com vontade de servir e no intuito de ajudar a salvar uma vida, acaba por se exceder na velocidade do veículo que está sob seu comando. Com a instalação de um controle eletrônico de velocidade na ambulância, isso seria evitado.”
Odinaldo pede reabertura de canteiro central
O vereador Odinaldo Jacinto de Barcelos apresentou, por meio da Indicação 722/2019, uma solicitação para que a Prefeitura analise a necessidade de providenciar a abertura do canteiro central da Avenida Euvaldo Lodi, no cruzamento com a Rua Minas Gerais, para possibilitar o acesso ao Mercado Mouro e demais pontos comerciais existentes nas proximidades. Ele analisa que o mesmo pedido foi feito pelo vereador Antonio Joaquim da Silva, em 24 de junho deste ano por meio da Indicação 427/2019, mas assinalou que a sua proposição complementa a anterior, pois recomenda a instalação de semáforos no local.
Em sua justificativa, ele cita a indicação do vereador Antonio e argumenta que o trânsito na Rua Minas Gerais atualmente é de mão única, o que impede acidentes se for possibilitada a passagem dos veículos que sobem a Avenida Euvaldo Lodi ou descem para a citada rua, dando acesso ao Mercado Mouro e outros comércios ali existentes. “Julgamos que, se for tomada esta providência pela Administração Municipal, seria importante a instalação de semáforos no local, o que fará com que o trânsito fique ainda mais seguro para motoristas e transeuntes.”
Josimar reivindica segurança no trânsito
Por iniciativa do vereador Josimar Ferreira Campos, a administração municipal recebeu a indicação da necessidade de tomar providências para controle do trânsito no entroncamento da Avenida Brasília, na esquina com a Rua José do Patrocínio. Ele apontou a necessidade da instalação de semáforos, complementados por sinalização horizontal e vertical, ou então a à instalação de uma rotatória neste ponto da cidade com urgência. Na proposição, solicitou que fosse dado conhecimento da indicação a Sonia Cristina David, moradora da Avenida Brasília, Genésio Paulino da Silveira, Jonildo Tiago da Costa, Claudinei Correia de Oliveira e Charles Antunes de Souza, todos moradores na Rua José do Patrocínio.
Na justificativa apresentada, o vereador Josimar aponta que tais medidas devem ser tomadas com urgência, considerando que, neste entroncamento, os veículos somente passam em alta velocidade. Ainda, de acordo com relatos de alguns moradores estão acontecendo acidentes frequentemente. Este sistema de controle do trânsito e as providências para a sua concretização estão sendo reivindicadas por todos os moradores das imediações e os pedidos têm sido constantes. “Julgamos que as obras têm de ser feitas com urgência, antes que ali se percam vidas por atropelamento ou outros acidentes.”
Odinaldo pede limpeza de bairro
O vereador Odinaldo Jacinto de Barcelos apontou a necessidade de efetuar uma limpeza urgente nas ruas do bairro Santa Efigênia, onde há muito acúmulo de lixo. A indicação foi acompanhada de uma fotografia enviada em anexo ao documento, mostrando a situação de um dos pontos do bairro. Odinaldo pediu que o clamor dos moradores seja atendido com rapidez, pois as queixas são muitas, já que o problema existe há um bom tempo sem que medidas eficientes sejam tomadas.
Odinaldo reiterou que a medida é urgente e imprescindível, haja vista que toda sujeira é seguramente um ambiente propício para a proliferação do perigoso mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras enfermidades graves. Ele alerta que a incidência destes tipo de doença transmitida pelo mosquito da dengue aumentou assustadoramente este ano no município, trazendo consigo risco da febre chikungunya e da febre zika.
Rapinha questiona sobre pagamento de servidores
Por meio do Requerimento 155/2019, o vereador Claudimar Basílio da Silva, o Rapinha, questionou a administração frutalense a respeito dos débitos para com servidores públicos que atuam no Hospital Municipal Frei Gabriel. Pelo documento, ele pediu envio de ofício solicitando dias informações oficiais a respeito desta questão, sendo elas a informação sobre quando efetivamente serão pagos os funcionários do Hospital Municipal Frei Gabriel e se a referida dívida é de responsabilidade do município ou do Ibrapp.
Na justificativa, ele afirmou que há uma necessidade urgente de que esta situação seja resolvida o mais breve possível. Ele expos que recebe questionamentos quase que diários a respeito deste assunto e por conta das perguntas, fica bastante preocupado. “Os funcionários querem e precisam receber seus salários atrasados, pois isso faz muita falta para eles e suas famílias. Não sabemos com certeza de quem é a real responsabilidade e, por isso, precisamos das informações para esclarecer a quem nos questiona.”
Liosório reivindica sinalização no Jardim do Bosque
O vereador Liosório Antonio da Silva, por meio da Indicação 701/2019, iniciou um trabalho para a segurança do trânsito no bairro Jardim do Bosque. Ele expediu indicação da necessidade de instalar a sinalização horizontal e vertical na Rua Osvaldo Cruz e, na sequência, pelas ruas do bairro Jardim do Bosque. Ele fez o pedido em caráter de urgência, devido a diversas ocorrências de acidentes, por conta da alta velocidade desenvolvida por alguns veículos e ainda devido ao fato de alguns dos cruzamentos serem mais estreitos que em outras partes da cidade.
Liosório justifica o pedido apontando a necessidade de garantir a segurança dos condutores, por meio da orientação que é dada pela sinalização, que oferece mais condições de se dar ordem ao trânsito. Ele argumentou que uma boa sinalização, com colocação de sinal de parada nas esquinas e com as devidas placas de alerta, servirá para orientar os motoristas, evitando acidentes e trazendo maior fluidez ao trânsito como um todo.
Edivalder propõe iluminação led no bairro Frutal-II
Por meio da Indicação 704/2019, o vereador Edivalder Fernandes da Silva assinalou a necessidade de prover iluminação de melhor qualidade em uma parte de um dos bairros que ficam próximo de uma das saídas da cidade. Ele apontou a necessidade de instalar braços para luminárias e lâmpadas, de preferência do tipo led, nos postes do bairro Frutal-II, na antiga estrada em direção a Pirajuba, entre elas as ruas Miguel Lopes Furtado e João Gualberto de Rezende.
Como justificativa, ele alegou que esta medida, de fácil execução, fará com que os postes sirvam melhor à sua finalidade, iluminando o local e trazendo maior sensação de segurança para todas as pessoas que precisam transitar por estes pontos no período noturno. Edivalder comenta que as lâmpadas requisitadas poderiam ser do sistema led, que já se comprovou ser um tipo de iluminação que é melhor que a convencional e ainda mais econômica.
Pedrinho indica vagas especiais juntos aos semáforos
O vereador Pedro do Nascimento apresentou uma indicação no sentido de facilitar a convivência de carros e motocicletas no momento de aguardar a abertura dos semáforos. A indicação aponta a necessidade de determinar ao Departamento Municipal de Trânsito que providencie a instalação de faixa indicativas para motocicletas e similares antes de todas as faixas de pedestres localizadas nos semáforos da cidade.
Para o vereador, o objetivo é que estes veículos de duas rodas possam parar à frente dos carros para aguardar a abertura do sinal e não no meio deles, o que pode facilitar a ocorrência de acidentes.
Ele apresentou a sua justificativa assinalando que esta medida é bastante oportuna e necessária, pois vai oferecer segurança e prioridade aos motociclistas no momento de sair do sinaleiro. “Nós temos ciência de que essa medida poderá ser tomada, a exemplo de outras cidades, como São José do Rio Preto, onde as motos param em faixas próprias para elas antes dos semáforos.”
Tõe da Véia quer união para apoiar o Hospital Frei Gabriel
O vereador Antonio Joaquim da Silva propôs uma ação conjunta da Câmara de Vereadores para ajudar a sanar as dificuldades pelas quais passa o Hospital Frei Gabriel, especialmente na questão financeira. Ele indicou a necessidade de promover uma reunião com a prefeita e todos os vereadores, onde o tema seria a discussão de esforços de todos no sentido de fazer visitas às prefeituras e câmaras de cidades da região que recebem atendimento pelo HFG para solicitar que esses municípios auxiliem na sua manutenção mensalmente.
Para o vereador, é preciso que haja essa união para conclamar o apoio das cidades vizinhas cujos munícipes utilizem o Hospital Municipal Frei Gabriel. Antonio comenta que é preciso que isso aconteça com urgência, pois não é possível que as cidades da região, cujos moradores vem aqui em busca de recursos médicos não auxiliem de maneira alguma. “O hospital atende outras cidades, mas Frutal acaba pagando a conta sozinha e isso não é justo. Além dos municípios terem como dispor de recursos mensais para a manutenção do Hospital Frei Gabriel, os seus gestores e os vereadores destas cidades também poderiam ajudar a buscar recursos estaduais e federais para o Hospital Frei Gabriel.”
Vereador Bruno apresenta sugestão para melhor atendimento no hospital
Na reunião desta segunda-feira, 4, o vereador Bruno Augusto expediu proposição à prefeita Maria Cecília, apresentando uma sugestão para melhorar o atendimento no Hospital Frei Gabriel. Ele destacou que, segundo o próprio Ibrapp, que administra esta parte do setor de saúde pública, 70% dos atendimentos feitos são classificados como verdes e azuis pelo Protocolo de Manchester, ou seja, são casos que deveriam ser sanados nas unidades básicas de saúde.
De acordo com o vereador, as UBS´s, por não terem estrutura, fazem com que os pacientes procurem pelo hospital. “Não adianta investir milhões no hospital, aumentar o quadro de profissionais, se não houver uma divisão nos atendimentos. O cidadão espera por horas para receber um atendimento que poderia ser feito na UBS,” afirmou Bruno.
Ele então solicitou que, pelo menos, três UBS’s sejam estruturadas fisicamente e ampliado o número de profissionais para que elas fiquem abertas até 22 horas, pois, desta forma, segundo Bruno, haverá um desafogamento do hospital. “O certo seria termos três unidades de saúde funcionando 24 horas, mas, como hoje há uma escassez de recursos, minha sugestão é que funcionem pelo menos até as 22 horas, com estrutura básica e condições de atender casos classificados como verde e azul. Desta forma, haverá uma divisão na demanda e, consequentemente, o fim do congestionamento no hospital. Isso é questão de gestão, de saber dividir o dinheiro adequadamente e da forma correta,” finalizou.
O vereador ainda ressaltou que, desde a gestão passada, defende essa tese e que cabe ao Executivo acatar ou não a sugestão.
Vereadores apresentam demandas de Frutal ao deputado Raul Belém
Os vereadores Pedro do Nascimento (Pedrinho do Gás) e Odinaldo Jacinto de Barcelos (Dinaldo do Pão de Queijo) se reuniram na tarde de ontem (31) com o deputado estadual Raul Belém (PSC) para tratar de demandas do município de Frutal. Dentre as discussões ocorridas no gabinete do parlamentar em Belo Horizonte estão a instalação de antenas de telefonia celular e Internet nas comunidades rurais de Frutal, reforma da Praça Alcides de Paula Gomes (praça da Matriz), andamentos das discussões sobre o Complexo UEMG-HidroEx pós audiência pública, academia popular e kits de mata-burro para a zona rural do município.
Segundo o presidente Pedrinho do Gás, a reunião foi produtiva e deve resultar em boas notícias para Frutal nos próximos meses. “Já sacramentamos o compromisso do deputado em destinar emenda parlamentar de R$300 mil para reforma da Praça Alcides de Paula Gomes, em frente a Igreja da Matriz, que vai consistir em mudanças no belvedere e nos banheiros ali existentes. Já existe um projeto do arquiteto Ionei Dutra que apresentamos ao deputado e a emenda será apresentada para que chegue a Frutal no ano que vem. É uma conquista importante para a cidade e desde já agradecemos ao deputado por essa atenção com Frutal”.
Outro assunto importante da pauta foram os resultados obtidos na Audiência Pública ocorrida em Frutal que discutiu as obras paradas do Complexo UEMG. Conforme o deputado Raul Belém, as ações não terminaram na audiência. “Quero deixar aqui para a população que um dos resultados já alcançados foi a formação de uma comissão do governo para discutir o problema dessas obras paradas. Agora a nossa intenção é realizar uma reunião com essa Comissão e leva-la até Frutal para discutir com a população e a comunidade acadêmica a situação dessas obras e soluções para que esse complexo educativo funcione”, acrescentou.
Zona Rural
A zona rural de Frutal também foi pauta da conversa dos vereadores com o deputado Raul Belém, em especial, atendimento a comunidades como Boa Esperança, Quineira e Água Santa. O vereador Dinaldo do Pão de Queijo apresentou pedido para que o deputado viabilize junto ao governo do estado a instalação de antenas de telefonia celular e de Internet nessas comunidades, atendendo antiga demanda dos moradores da região. “Entregamos os pedidos e sabemos de um programa do governo do estado que contempla os municípios com esse benefício, que deve solucionar esses problemas nas comunidades rurais da nossa cidade. Também entregamos o pedido de kits de mata-burro e de uma academia popular para a Boa Esperança e saímos de lá com o compromisso do deputado em viabilizar esses pedidos junto ao governo Zema”, finalizou Dinaldo.
Bruno propõe incluir produção de alimento orgânico no currículo escolar
O vereador Bruno Augusto expediu na terça-feira (29) indicação à prefeita Maria Cecília, propondo que seja incluída nas instituições educacionais do município, dentre as atividades escolares, uma matéria exclusiva de produção de alimentos orgânicos. Ele destacou que, no Brasil, existem mais de 300 tipos de agrotóxicos utilizados nas lavouras e este número tem aumentado expressivamente. Por esse motivo, o vereador enfatizou que é de extrema importância que as crianças aprendam sobre alimentação saudável desde o início. Ele então sugeriu que a prefeitura, por meio da secretaria municipal de Educação, faça um estudo com objetivo de ver a viabilidade de se implantar essa matéria, com atividades teóricas e práticas.
“Iremos avançar muito. Tenho certeza que Frutal será reconhecida nacionalmente, uma vez que a produção de alimentos orgânicos é uma de maior destaque no país. Minha proposta é que seja criada uma horta em cada instituição de ensino e que os alunos possam aprender sobre o cultivo, produção e benefícios, por meio de atividades teóricas e práticas, ” disse.
Bruno propõe incluir produção de alimento orgânico no currículo escolar
O vereador Bruno Augusto expediu na terça-feira (29) indicação à prefeita Maria Cecília, propondo que seja incluída nas instituições educacionais do município, dentre as atividades escolares, uma matéria exclusiva de produção de alimentos orgânicos. Ele destacou que, no Brasil, existem mais de 300 tipos de agrotóxicos utilizados nas lavouras e este número tem aumentado expressivamente. Por esse motivo, o vereador enfatizou que é de extrema importância que as crianças aprendam sobre alimentação saudável desde o início. Ele então sugeriu que a prefeitura, por meio da secretaria municipal de Educação, faça um estudo com objetivo de ver a viabilidade de se implantar essa matéria, com atividades teóricas e práticas.
“Iremos avançar muito. Tenho certeza que Frutal será reconhecida nacionalmente, uma vez que a produção de alimentos orgânicos é uma de maior destaque no país. Minha proposta é que seja criada uma horta em cada instituição de ensino e que os alunos possam aprender sobre o cultivo, produção e benefícios, por meio de atividades teóricas e práticas, ” disse.
Odinaldo e Pedrinho vão a palestra sobre segurança rural
Os vereadores Pedro do Nascimento e Odinaldo Jacinto de Barcelos estiveram em uma reunião na comunidade da Quineira, na região de São Mateus, onde a PM abordou diversos assuntos relacionados à segurança pública do homem que mora no campo. A palestra foi proferida pelo tenente Victor e assessorada pelo cabo Lélio e soldado Leonel, da Quarta Companhia Independente de Polícia Militar.
Os vereadores Pedro do Nascimento e Odinaldo Jacinto de Barcelos estiveram presentes e puderam fornecer algumas informações que conseguiam durante participação no lançamento do projeto ‘Mais Segurança no Campo’, que aconteceu no dia 24 de outubro, em Uberaba. O projeto é uma parceria da Quinta Região da Polícia Militar com o Conser-Conselho de Segurança Rural, que irá auxiliar no georreferenciamento das propriedades rurais.
Esse processo de cadastrar as coordenadas geográficas de cada propriedade, para agilizar a chegada da Polícia Militar a locais de ocorrência após o acionamento foi desenvolvido pela primeira vez em Frutal, sob supervisão do então comandante da PM local, Arnaldo Pereira Junior.
Veja a matéria sobre Uberaba em https://www.frutal.mg.leg.br/institucional/noticias/vereadores-conhecem-projeto-de-seguranca-da-zona-rural
Professor Querino requer informações sobre códigos impressos em holerites de servidores
Por meio do Requerimento 151/2019, o vereador Querino François de Oliveira Vasconcelos solicitou à Prefeitura, dentro do prazo legal, o encaminhamento de informações a respeito de códigos que são estampados nos holerites de servidores públicos. Pelo documento, ele quer saber quais são os significados de todos os códigos constantes dos holerites dos servidores e agentes políticos da Prefeitura e também em que lei constam esses códigos.
Em sua justificativa, ele aponta que alguns servidores ficam em dúvida quanto aos códigos impressos nos holerites e citou como exemplo, P101, P204, P235, P066, P167, P195, P368, P493 e P217. Segundo ele, os códigos constam em seus holerites publicados no Portal da Transparência do site da Prefeitura. e estão tendo dúvidas em relação aos seus significados, razão que embasa este requerimento.
Edivalder quer recapeamento na Rua Frei Teodósio
Proposta apresentada pelo vereador Edivalder Fernandes da Silva por meio da Indicação 673/2019, solicita a atenção da administração municipal para a necessidade de promover uma obra de recapeamento na Rua Frei Teodósio, no trecho compreendido desde a Avenida José de Alencar até a Rua Arédio Santana de Andrade. O vereador alega que as vias estão oferecendo condições precárias de trânsito, por conta da quantidade de buracos e pela má qualidade da pavimentação, que está comprometida após anos de operação tapa-buracos.
Ao apresentar a sua justificativa, Edivalder chamou a atenção para a qualidade da via, que tem muitas imperfeições e pontos em que o condutor encontra dificuldades para transitar pela mão de direção comum. Ele aponta que é preciso tapar os buracos existentes na Rua Frei Teodósio, desde a Avenida José de Alencar até a Rua Arédio Santana de Andrade, para evitar transtornos e prejuízos aos proprietários de veículos. “A maneira adequada é mesmo um recapeamento, o que deve ser feito urgente, para atender os moradores.”
Rapinha quer ação para agilizar transferências
O vereador Claudimar Basílio da Silva apresentou uma indicação à prefeita Maria Cecilia Marchi Borges solicitando que ela faça cobranças ao Instituto que administra o Hospital Frei Gabriel, o Ibrapp, para que seja dada atenção à necessidade de cobrar do órgão para que tome as devidas providências, em caráter de urgência, em relação aos pacientes que ficam na fila do SUS Fácil. O objetivo é facilitar a situação de todos aqueles que necessitam ser transferidos com maior rapidez.
Como justificativa, o vereador assinala que, na semana anterior, faleceram mais duas pessoas que estavam aguardando serem transferidas para Uberaba. Ele reitera que essa situação é inadmissível e, desta forma, é preciso que a prefeita cobre do Ibrapp que tome tais providencias ou que procure uma solução para este problema.
Rapinha quer ação para agilizar transferências
O vereador Claudimar Basílio da Silva apresentou uma indicação à prefeita Maria Cecilia Marchi Borges solicitando que ela faça cobranças ao Instituto que administra o Hospital Frei Gabriel, o Ibrapp, para que seja dada atenção à necessidade de cobrar do órgão para que tome as devidas providências, em caráter de urgência, em relação aos pacientes que ficam na fila do SUS Fácil. O objetivo é facilitar a sutuação de todos aqueles que necessitam ser transferidos com maior rapidez.
Como justificativa, o vereador assinala que, na semana anterior, faleceram mais duas pessoas que estavam aguardando serem transferidas para Uberaba. Ele reitera que essa situação é inadmissível e, desta forma, é preciso que a prefeita cobre do Ibrapp que tome tais providencias ou que procure uma solução para este problema.
Tõe da Véia quer reforma em ponto de ônibus
Em proposição apresentada por meio da Indicação 682/2019, o vereador Antonio Joaquim da Silva expôs a necessidade de reformar com urgência o ponto de ônibus circular que fica localizado na Rua Sebastião Batista de Queiroz, nas proximidades do número 40, no bairro Caju. Para o vereador, esta estrutura atende bem aos moradores do bairro e de locais vizinhos, mas se encontra em mau estado de conservação, o que causa transtornos aos usuários de transporte público.
Antonio justificou o pedido assinalando que a cobertura do referido ponto de ônibus está quebrada e o banco se encontra com avarias, sendo necessária a reforma. De acordo com ele, essa medida vem de encontro aos interesses dos moradores, pois lhes proporcionará conforto e proteção. Ele aponta que essa proteção é necessárias especialmente para idosos e estudantes, que não podem ficar à espera transporte sujeitos aos raios solares ou das chuvas.
Ana Cláudia quer unidade do Cras no Waldemar Marchi
A vereadora Ana Cláudia Brito Marchi apresentou indicação onde expõe a necessidade de uma unidade do Centro de Referencias em Assistência Social-Cras no bairro Waldemar Marchi. Ela solicitou que o órgão seja implantado na casa que hoje abriga o Projeto ‘Delfina Luiza do Carmo’, solicitando que o local seja transformado em um Cras para atender as famílias do bairro com cursos de artesanato, quando a casa for desocupada.
Ela aponta que o Cras-Centro de Referência em Assistência Social, é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social sendo responsável pela organização e oferta dos serviços sócio assistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social. O órgão atende as pessoas sob vulnerabilidade e risco social, sendo bastante oportuno e necessário que o local que hoje abriga o Projeto Delfina Luiza do Carmo seja assim transformado quando a casa for desocupada, atendendo àquele bairro periférico.
Ações do documento